Anda di halaman 1dari 12

As bodas de Can (Jo 2,1-11)

No terceiro dia, houve uma festa de casamento em Can da Galileia, e a me de Jesus estava a. 2 Jesus tambm tinha sido convidado para essa festa de casamento, junto com seus discpulos. 3 Faltou vinho e a me de Jesus lhe disse: Eles no tm mais vinho! 4 Jesus respondeu: Mulher, que existe entre ns? Minha hora ainda no chegou. 5 A me de Jesus disse aos que estavam servindo: Faam o que ele mandar. 6 Havia a seis potes de pedra de uns cem litros cada um, que serviam para os ritos de purificao dos judeus. 7 Jesus disse aos que serviam: Encham de gua esses potes. Eles encheram os potes at a boca. 8 Depois Jesus disse: Agora tirem e levem ao mestre-sala. Ento levaram ao mestre-sala. 9 Este provou a gua transformada em vinho, sem saber de onde vinha. Os que serviam estavam sabendo, pois foram eles que tiraram a gua. Ento o mestre-sala chamou o noivo 10 e disse: Todos servem primeiro o vinho bom e, quando os convidados esto bbados, servem o pior. Voc, porm, guardou o vinho bom at agora. 11 Foi assim, em Can da Galileia, que Jesus comeou seus sinais. Ele manifestou a sua glria, e seus discpulos acreditaram nele. 12 Depois disso, Jesus desceu para Cafarnaum com sua me, seus irmos e seus discpulos. E a ficaram apenas alguns dias.
1

Jo 2,1-11

As bodas de Can

Introduo (1)

A passagem muitas vezes apresentada como um gesto simptico de Jesus para com os noivos. Na realidade, muitos sinais apontam para uma mensagem que vai muito alm da narrao.

O quarto evangelho conta s sete milagres. Porque o primeiro um episdio to modesto? Na prtica, Jesus manifesta sua gloria dando vinho a gente j bbeda. H particulares demais no mencionados: os nomes dos esposos, os dos discpulos, uma descrio da festa, Alguns elementos para entender: Jesus chama Maria Mulher, ou, afirma que no chegou sua hora mas realiza o milagre. As bodas de Can: substituio da gua para purificao com excelente vinho. A substituio do templo: o santurio cede o lugar a Jesus, nico e verdadeiro templo. A samaritana: a gua viva dada por Jesus substitui a gua do poo de Jac (o Esprito substitui a Lei).
(Mc 2,19-22) [19] Jesus respondeu: "Vocs acham que os convidados de um casamento podem fazer jejum enquanto o noivo est com eles? Enquanto o noivo est presente, os convidados no podem fazer jejum. [20] Mas vo chegar dias em que o noivo ser tirado do meio deles. Nesse dia eles vo jejuar. [21] Ningum pe um remendo de pano novo em roupa velha; porque o remendo novo repuxa o pano e o rasgo fica maior ainda. [22] Ningum coloca vinho novo em barris velhos; porque o vinho novo arrebenta os barris velhos, e o vinho e os barris se perdem. Por isso, vinho novo deve ser colocado em barris novos."

A seco do evangelho que trata a substituio das instituies judaicas (cap. 2-4)

Nos evangelhos sinticos, no contexto de uma festa nupcial, Jesus usa o simbolismo do vinho novo para comparar seu ensinamento com os costumes dos fariseus.

37 - 2

Jo 2,1-11

As bodas de Can

Introduo (2)

O versculo 6 que descreve os 6 potes, o versculo central do conto e divide o episdio em duas partes

A me de Jesus (citada 3 vezes) O mestre-sala (citado 3 vezes)

(Citados 1 vez) Jesus e os discpulos (Citados 1 vez)

Joo, com a substituio da gua em vinho, prope a mudana da aliana; da de Moiss de Jesus
Todo o trecho concentrado nas bodas, tema, pelo qual os profetas representavam a aliana entre Deus, o esposo, e Israel, a esposa. O vinho exalta a paixo do encontro esponsal. O jbilo dos dias do Messias, descrito pela presena do vinho O Cntico dos Cnticos usa 8 vezes a metfora do vinho para definir a atrao que o amado e a amada nutrem um para com o outro.
Is 54,5 ; Os. 2,3

Os 2,21-24 ; Is. 62,5.8.9

Extraordinariamente abundante. De excelente qualidade. De gratuidade inesperada.


Ct 1,2.4 ; 2,4 ; 4,10 ; 5,1 ; 7,3.10 ; 8,2

Am 9,13-14; Jr 31,12 ; Jl. 2,19.22.24

Os 14,8 ; Is 25,6 ; Zc 9,17


Is. 55,1

37 - 3

Jo 2,1-11

As bodas de Can

O terceiro dia e as bodas

Partindo da atividade do Batista (Jo 1,19), tratase do sexto dia (Jo. 1,29.35.43). o mesmo dia em que Deus criou o homem, Ado. um dia simblico que incluir toda a atividade de Jesus, terminar sua morte, que, por sua vez, acontecer num dia sexto. Referindo-se ao dia da criao do homem, indica que em Can comea a criao do homem novo

O terceiro dia lembra tambm o dia da aliana entre Jav e o povo de Israel no Sinai. A teologia judaica considerava o evento do Sinai como uma segunda criao. Como a criao no Gnesis narrada numa semana e o homem criado no sexto dia, assim tambm a revelao do Sinai subdividida no decorrer de uma semana e, no sexto dia, Deus cria Israel como povo. A expresso o terceiro dia encontra-se tambm no profeta Oseias

Joo Batista, referindo-se Lei do Levirato, designou Jesus como o novo esposo. As bodas adquirem um valor simblico.

(x 19,10-11.16) [10] Jav disse a Moiss: "Volte para o povo e purifique-o hoje e amanh: que lavem suas roupas, [11] e estejam preparados para depois de amanh, porque Jav descer depois de amanh sobre a montanha do Sinai vista de todo o povo. [16] Trs dias depois, pela manh, houve troves e relmpagos e uma nuvem espessa desceu sobre a montanha, enquanto o toque da trombeta soava fortemente. O povo que estava no acampamento comeou a tremer. (Os 6,2) [2] Em dois dias ele nos far reviver, e no terceiro dia nos far levantar, e passaremos a viver na sua presena.

(Jo 1,27) [27] quem vem depois de mim, Eu no mereo nem sequer desamarrar a correia das sandlias dele.

Todo o acontecimento de Jesus, se concluir no terceiro dia, aquele da ressurreio (1Cor 15,3-4 ; Jo 2,19-22).

37 - 4

Jo 2,1-11

As bodas de Can

Can e os convidados ao casamento

Can de Galileia, citada somente por Joo, provavelmente

una localidade que nunca existiu. A Joo interessa o sentido da palavra Can, que, provavelmente, refere-se ao verbo hebraico qanah, que significa adquirir . o verbo pelo qual indica-se a escolha de Deus para Israel, que era o povo adquirido por Deus (x 15,16 ; Sl 73,2). Como no Sinai aconteceu o aquisio de Israel por parte de Deus, assim em Can acontece a aquisio do povo por parte de Jesus.

A me de Jesus apresentada sem nome, mas s pela relao que tem com Jesus: no somente aqui mas em todo o evangelho (Jo 6,42; 19,25) Durante a vida pblica de Jesus, a me nunca comparecer. Est presente s em dois momentos: a Can, onde Jesus anuncia a su hora, e na crucificao (Jo 19,25-27) onde leva a termo esta hora. At este momento, o protagonista principal do evangelho foi Joo Batista. Inicia agora o dia da atividade de Jesus, novo esposo, que entra nas antigas bodas, mas como convidado. Jesus no pertence antiga aliana, somente um hospede junto com seus discpulos; a me que vive nela.

37 - 5

Jo 2,1-11

As bodas de Can

A falta do vinho e a interveno da me (1)

O vinho representa o amor dos esposos e um elemento indispensvel nas bodas. Temos um casamento no qual o vinho falta; na aliana entre Deus e seu povo veio faltar o amor. Intervm a me de Jesus que, por um lado, um membro das bodas, e por outro, tem um vnculo estreito com Jesus que o convidado. A me se dirige a Jesus sem cham-lo filho; tambm Jesus no a chama de me; entre ele h um vnculo de origem, mas a me no pretende ter direitos sobre Jesus.

(Ct 1,2b ; 7,10a ; 8,2b) [2b] Seus amores so melhores do que o vinho, [10a] Sua boca um vinho delicioso [2b] Eu lhe daria a beber vinho perfumado

A me pertence s bodas, mas em Jesus reconhece o Messias; representa o povo que ficou fiel a esta aliana, e que sofre pela situao do povo. A me de Jesus, mesmo pertencendo s antigas bodas, se distancia delas, afirmando eles no tm vinho e no ns no temos vinho. O Israel fiel aliana reconhece em Jesus o Messias que deve salvar Israel. Uma religio que tem somente ritos de purificao, triste, como uma festa de casamento sem vinho. A expresso o que h entre ns, mulher um semitismo. Uma traduo mais compreensvel para ns poderia ser o que importa a mim e a ti, mulher? Jesus nega que sua misso seja revitalizar a antiga aliana.. Dizendo mulher, nome utilizado para mulher casada o prometida em casamento, e no me, Jesus demonstra sua independncia; nasceu num ambiente judaico, mas nem por isso se inspirar a ele. Jesus faz compreender que a antiga aliana acabou, e que sua obra no se apoiar sobre as antigas instituies, mas ser uma novidade radical; a antiga aliana fundada na Lei no ser integrada na nova. A hora um termo tcnico utilizado por Joo para indicar o perodo da paixo, morte e ressurreio, que, em vez de ser uma cena de morte, ser descrita como uma exploso de vida.

37 - 6

Jo 2,1-11

As bodas de Can

A falta do vinho e a interveno da me (2)

A me smbolo do Israel fiel, compreende que o antigo pacto acabou e que Jesus est para inaugurar o novo: por isso convida os servos a colaborar com Jesus. Para indicar os servos Joo usa a palavra grega dicono; no so servos por condio social, mas aqueles que livremente e por amor servem os outros. A frase Faam o que ele mandar lembra aquela que o povo de Israel pronunciou no Sinai, quando Moiss, descido da montanha, propus a eles as normas da aliana. A me, smbolo do Israel fiel ao compromisso descrito no livro do xodo, compreende que a mesma profisso deve ser feita ao Messias que est inaugurando a nova aliana. Faam o que ele mandar, lembra tambm as palavra do Fara durante a carestia no Egito. As palavras de Maria fazem de Jesus um novo Jos no momento da falta do vinho como o patriarca o foi na falta de comida.

(x 19,8) Ento todo o povo respondeu: Faremos tudo o que Jav mandou.

(Gn 41,55b) [55b] Vo a Jos, e faam o que ele disser a vocs.

37 - 7

Jo 2,1-11

As bodas de Can

Os potes (1)

A capacidade dos potes corresponde, literalmente metreta (80-120 litros). A finalidade dos potes, a purificao dos judeus, e sua posio no centro do episdio, evidenciam sua importncia: eles presidem as bodas, isto , aliana. Nos imaginamos os potes como vasos de barro, mas o texto precisa que so de pedra, ento muito pesados. Os potes so de pedra como as tbuas da Lei; neles o evangelista representa a lei de Moiss, cdigo da antiga aliana. A pedra lembra tambm o famoso texto do profeta Ezequiel. lei de pedra corresponde um corao de pedra.

(Ez 36,26) [26] Darei para vocs um corao novo, e colocarei um esprito novo dentro de vocs. Tirarei de vocs o corao de pedra, e lhes darei um corao de carne.

A purificao, que indica o esforo do homem para cativar Deus, criava com ele uma relao difcil e frgil, pois era dominada pelos ritos. Neste sistema religioso, a pessoa humana no se sentiu unida ao Senhor por um vnculo de amor, mas pelo medo de seus castigos. Os potes no contm gua, e de fato devero, ser enchidos pelos servos. As prescries da lei sobre a purificao eram somente aparentes, vazias como os potes, e ento inteis e ineficazes. O numero dos potes seis, nmero que indica o inacabamento em oposio ao sete que indica a totalidade. Tambm o nmero das festa judaicas relatadas em Joo seis. Tambm as festas so incompletas, provisrias; esto pra ser substitudas pela festa por excelncia, a Pscoa de Jesus. A mesma atividade de Jesus acontece no sexto dia, porque a criao ainda no est completa. Assim como no tinha vinho na festa, tambm no tinha gua para a purificao. As duas coisas juntas indicam que o Antigo Testamento est terminando. Os potes sero, por ordem de Jesus enchidos at a boca; a vinda de Jesus j indica uma plenitude que recomea.

37 - 8

Jo 2,1-11

As bodas de Can

Os potes (2) e o mestre-sala

Sendo vazios, os potes, so uma realidade pesada, estorvante. A expresso at a boca , literalmente at o alto, um modo de dizer que na ao est Deus. Jesus indica que ele est para oferecer a verdadeira e definitiva purificao, que nunca mais depender de lei alguma; os potes no contero nunca o vinho que ele oferece. A gua se mudar em vinho fora deles. A Lei se colocava entre o homem e Deus, de agora em diante no haver intermedirios; o vinho que o amor, estabelecer uma relao pessoal e imediata. A abundancia do vinho uma das imagens constantes da tradio proftica para expressar a alegria dos dias messinicos
(Am 9,13-14) [13] Dias viro - orculo de Jav - nos quais aquele que estiver arando vai encontrar-se com quem estiver colhendo, e quem estiver esmagando a uva com quem estiver semeando. As montanhas vo destilar vinho novo, que escorrer pelas colinas. [14] Farei voltar os exilados do meu povo Israel. Eles voltaro a construir as cidades que foram destrudas, e nelas vo morar. Plantaro vinhedos e bebero seu vinho; formaro pomares e comero suas frutas

Os casamentos, no mundo palestino, duravam entre 3 e 7 dias e eram abertos a todo o povoado. Para guiar a cerimnia, havia um mestre-sala, o responsvel da organizao. O mestre, que no sabia de onde viesse, no reconhece o dom do Messias. O vinho oferecido a todos, tambm aos dirigentes judeus representados pelo mestre-sala, mas estes no o reconhecem. O vinho simboliza o amor, dom do Esprito; com referncia sua hora, a ao de Jesus anuncia a cruz onde a todos o Esprito ser oferecido. Nesta cena h a ampliao da oposio j anunciada no prologo:
(Jo 1,17) [17] Porque a Lei foi dada por Moiss, mas o amor e a fidelidade vieram atravs de Jesus Cristo..

A figura do mestre-sala contraposta quela da me de Jesus; enquanto ela percebeu a falta de vinho, o mestre-sala, no somente no se deu conta, mas protesta pela ordem com que o vinho servido. Para indicar o mestre-sala, Joo usa uma palavra, cuja raiz idntica a chefe e sumo sacerdote.

37 - 9

Jo 2,1-11

As bodas de Can

O mestre-sala (2) . Jesus manifesta a glria


Os sinais, mais do que os prodgios, devem ser ligados hora de Jesus. Um sinal no tem significado em si mesmo, mas deve apontar para algo mais e a este levar; quem para no sinal, vai perder o profundo sentido dele. o nico episdio no evangelho de Joo em que se afirma que Jesus manifestou sua glria, como Deus no dia da antiga aliana.
(x 24,15.17) [15] Quando Moiss subiu montanha, a nuvem cobriu a montanha. [17] A glria de Jav aparecia aos olhos de Israel como fogo consumidor no topo da montanha.

Joo representa, na figura do mestre-sala, os chefes religiosos surdos e insensveis s necessidades do povo. Para eles no nada anormal o fato que Deus tenha se distanciado do povo por causa da lei que eles deformaram; a eles no interessa absolutamente nada que entre Deus e o povo no haja amor. O mestre-sala acostumado com o sistema de darter com Deus, no entende e no acolhe um presente gratuito. Ele protesta a respeito da ordem em que os vinhos so oferecidos; para ele, o de antes deve ser o melhor. a caricatura que Joo faz dos representantes da instituio religiosa; so homens do passado que em frente da novidade, em lugar de acolhe-la, reprovam aqueles que a acolhem. No compreendem que o plano de Deus est em progresso; para eles, a situao passada era a definitiva. Na instituio religiosa, v-se o novo sempre com suspeita e desconfiana, e, muitas vezes, dificultado; para ela o melhor pertence ao passado, e, toda novidade deve estar integrada no antigo.

Para Joo os termos glria e glorificar so sempre uma referencia cruz, que revela em plenitude o amor de Jesus. Em Can, pela primeira vez, Cristo anunciou a nova aliana do amor a se viver na alegria do Esprito, assim como o vinho d alegria. As novas bodas aparecero em plenitude no dia da nova criao, por meio do novo par, Jesus e Maria de Mgdala, no jardim da ressurreio.

37 - 10

Jo 2,1-11

As bodas de Can

Aprofundamento

Os noivos, os convidados, o mestre-sala, os servos


Os noivos no tem nome, uma pertena social, s emergem como smbolo. Os convidados so simples comparsas. Recuam para fazer espao ao Cristo esposo, que tem sua esposa na comunidade, feita pela sua me e seus discpulos. O mestre-sala o nico que emerge da massa, representa o bom senso que fica confundido frente novidade do evento. Os servos executam os inslitos pedidos de Jesus, sem se por tantos problemas. Sero eles a experimentar a passagem da gua em vinho: se tornam portadores do amor de Deus porque aderiram a Jesus.

A me de Jesus

(Lc 11,27-28) [27] Enquanto Jesus dizia essas coisas, uma mulher levantou a voz no meio da multido, e lhe disse: Feliz o ventre que te carregou, e os seios que te amamentaram. [28] Jesus respondeu: Mais felizes so aqueles que ouvem a palavra de Deus e a pem em prtica.

A me de Jesus a protagonista junto ao Filho. ela que o gerou, mas me de Jesus tambm a comunidade fiel de Israel que o cresceu religiosamente. Na anunciao, Maria afirma faa-se de mim segundo a tua palavra (Lc 1,38); fez o seu pessoal ato de f. Ora, em Can pede aos outros de fazer a mesma coisa. A me de Jesus convida a passar dos problemas quotidianos ao grande problema do Reino. A me de Jesus nomeada mais vezes, sempre na dependncia do Filho. No pode ter nenhuma parte em seu ministrio No momento da hora, na cruz (Jo 19,27), seguir Jesus no como me aflita, mas como verdadeira discpula, pronta a morrer com o mestre. O texto afirma que estava em p; no uma mulher levada pelos acontecimentos, mas voluntariamente presente. Aps suas palavras, a me se retira na sombra. Sua tarefa terminou. No fim do conto no mais e me de Jesus a ser nomeada por primeira, mas Jesus mesmo e sua comunidade.
37 - 11

Jo 2,1-11

As bodas de Can

A simbologia do vinho

A simbologia do vinho o tema central do episdio, e um tema clssico da Palavra de Deus. O vinho expressa a vitalidade, a exuberncia, quase a embriaguez de uma relao: (Ct 2,4) [4] Ele me levou adega, e contra mim Na simbologia do Cntico dos Cnticos, a cela do vinho o quarto nupcial. desfralda sua bandeira de O vinho smbolo do amor esponsal entre Deus entre Jav e seu povo. amor. O dilogo de amor entre ns e o Pai deve-se equiparara embriagues que o vinho causa. O Antigo Testamento recorre muitas vezes imagem do banquete escatolgico para indicar o ltimo desembarque da vida: neste banquete Cristo o esposo, que oferece o seu vinho. Se em nossa vida, na confiana do Pai, falta-se de agilidade estivermos medrosos, preguiosos, receosos, famintos pelo futuro, significa que no h alegria que se angustia na vida, talvez feita mais de amarguras que de satisfaes. Veio faltar o vinho em nosso banquete nupcial. nestas situaes que se tem a sensao de no ter mais nada a oferecer a no ser seu cansao, sua frieza e, frequentemente, a amarga deluso: so os potes de pedra vazios. Precisa fazer nosso o convite da me Faam o que ele mandar. Para fazer jorrar o vinho da alegria, precisa encher abundantemente o vazio que sentimos e vivemos, com a gua da vida. nossa vida que deve ser enchida com sua luz e seus projetos> precisa fazer o que ele diz, acreditando nele, confiando. O convite do Evangelho um convite de casamento. nesse encontro que emerge a alegria que muitas vezes nos falta. A f transmite a embriaguez do amor do Pai que deveria contagiar. Nossa f precisa sair das garras do legalismo, que nos torna pesados; aquele tipo de cristianismo que carregamos como uma asma permanente, e todos somos um pouco asmticos. Este primeiro sinal de Jesus nos diz que a f est no outro lado, sobre outra encosta.

37 - 12

Anda mungkin juga menyukai