Anda di halaman 1dari 13

A diviso poltica dos homens: consumidores e trabalhadores

Grupo composto por: Daniel Rodrigo- Luan- Lucas Fernanda- Maikon- Grazi

Descreve o capitalismo atravs das suas trs relaes fundamentais: relao de troca, relao salarial, e relao produtiva; esta ltima, relao bsica e essncia organizativa do capitalismo.

Marx utiliza o conceito de modo de produo) que associa foras produtivas, conjunto de fatores da produo, a relaes produtivas, relaes sociais desempenhadas pelos indivduos e pelos grupos no processo de produo e seus meios de controle.

Valor e Mercadoria
O que h de comum entre esta infinidade de coisas diferentes, trocadas diariamente entre os homens de todas as partes do mundo onde vigora o capitalismo? Segundo Marx, no to perceptvel: o que todos eles tem em comum o fato de serem produtos do trabalho do homem.

O valor das coisas para Marx, s pode ser encontrado se levarmos em conta as relaoes sociais de produo de uma formao histrica determinada.

Nas sociedades capitalistas, a mercadoria ao ser comprada no mercado por um valor, quando usada no proceso de trabalho, produz mais valor do custou ao comprador,o capitalista.

Trabalho
O trabalho de cada indivduo ou grupo de indivduos trabalho social no sentido de que ele contribui para as necessidades da sociedade. O trabalhador adianta ao capitalista o uso de sua fora de trabalho e s depois de t-la aproveitado e que o capitalista lhe paga um salrio. Para encontrar essa medida ns devemos abstrair o trabalho de sua forma concreta. Marx escreve: "Portanto, um valor de uso ou um bem possui valor, apenas, porque nele est objetivado ou materializado trabalho humano abstrato".

Marx refere-se fora de trabalho, energia humana dispendida no processo de transformao de matrias brutas e/ou primas em mercadorias. Cada mercadoria em si representa uma certa poro de trabalho socialmente necessrio para a sua produo. O valor de uma mercadoria, ento determinada pela quantidade de tempo de trabalho necessrio a sua produo- a produo de um certo valor de uso.

Mais-Valia
o Excedente, produzido pelo trabalho, no retorna a quem produz, ele apropriado pelo capitalista. O salrio do trabalhador bem menor que o valor criado durante o tempo em que vendeu sua fora de trabalho. A mais-valia corresponde ao lucro do capitalista, e atravs dela que se processa acumulao de capital, resultado de um trabalho no pago. Oculta a explorao do trabalhador pelos donos do capital

No caso concreto, a mercadoria separa os homens em diferentes classes sociais: uns vedem seu trabalho como mercadorias, enquanto outros a compram(capitalistas).

No dia-a-dia no se percebe que a mercadoria expressa o resultado de relaes de produo socialmente determinadas, no se percebe que a mercadoria vale como meio de sobrevivncia para um e para outro a sobrevivncia um meio de lucro.

Mundo das Aparncias


Coisas materiais condizem ao status, podeer, prestgio, assim como ttulos sociais e diploma universitrio. No basta ser trabalhador, esperto, empreendedor, esforado, competente, ter talento e um pouco de sorte, resta trabalhar e economizar. Existem pessoas que so privilegiadas e tem por isso acesso a certos bens que outros no tem. Responde simplesmente a certas carncias do hoem no sentido de alivi-lo do peso da alienao a que remetido pela forma como se organizam as relaes de trabalho e na reproduo evidentemente, na ideologia da classe dominante.

A sociedade de consumo um tipo de organizao social que se apropria indebitamente no s do trabalho, mas tambm da conscincia do homem numa situao de tal complementaridade que dificulta muitas vezes a ao consciente e poltico-solidria entre eles. A sociedade de consumo no obscurece o fato de que nem toda a vida do trabalhador est inexoravelmente sujeita s armadilhas do capital.

Sociedade consagrada ao consumo

H espaos da vida trabalhadora, sobretudo o lazer, em que so constantemente recriadas as relaes sociais onde o trabalhador pode ouvir e falar a sua lngua.

Trata-se de um mundo em que produzir e consumir no passa necessariamente pela lgica da mercadoria

Anda mungkin juga menyukai