Anda di halaman 1dari 13

Lgica de Programao

A programao
Desde o incio dos tempos, o homem tem procurado criar mquinas que o auxiliem em seus trabalhos, diminuindo esforos e economizando tempo. Uma das principais mquinas criadas foi o computador, pois pode exercer diversas atividades, porm depende do homem fornecer as instrues para executar as atividades. A finalidade de um computador receber, manipular e armazenar dados atravs de programas, gerando informaes. Programas (Softwares) so cdigos binrios (zero e um) originados de algoritmos.

O que lgica?
Lgica, na reduo da expresso grega, logik tkhne, significa "arte de raciocinar", correo do pensamento/ordem do pensamento. Lgica a arte de pensar corretamente.

Vamos Trabalhar com

Algoritmos

O que algoritmo?
"Algoritmo corresponde a uma sequncia de passos que visam atingir um objetivo bem definido." (FORBELLONE, 1999). Algoritmo a descrio de uma sequncia de passos que deve ser seguida para a realizao de uma tarefa (ASCENCIO, 1999). Algoritmo uma sequencia de passos lgicos, utilizados para resolver algum tipo de problema tendo como fim, rapidez e eficcia na resoluo. (Givanildo Gonalves)

Exerccio Lgico
Um homem precisa atravessar um rio com um barco que possui capacidade de carregar apenas ele mesmo e mais uma das trs cargas que so: um lobo, um bode e um mao de alfafas. Observe as leis naturais: o lobo carnvoro e o bode herbvoro. O que o homem deve fazer para conseguir atravessar o rio sem perder suas cargas.

Veja no prximo SLIDE a ilustrao...

Ilustrao:
Margem 2

Margem 1

Resposta em algoritmo
O Homem leva o bode da margem 1 para a margem 2 O Homem navega da margem 2 para a margem 1. O Homem leva o lobo da margem 1 para a margem 2.

O Homem leva o bode da margem 2 para a margem 1


O Homem leva a alfafa da margem 1 para a margem 2 O homem navega da margem 2 para a margem 1. O Homem leva o bode da margem 1 para a margem 2

Fluxogramas
Inicio e fim do fluxograma

Processamento (Calcular, atribuir valor)

Ler ou mostrar dados

Fluxogramas
V F

Desvio condicional (Funo SE)

F V

Estrutura de deciso e/ou de repetio

Exemplo:
Uma loja de eletrodomsticos oferece um desconto de 10% para compras superiores a R$ 1.000,00 (mil reais). Crie um algoritmo que receba o valor da compra e mostre o valor a pagar.

Resposta:

INCIO

desc 0

Leia (valcomp) V desc valcomp * 0.1

valcomp > 1000

valpag valcomp - desc

Mostre (Valor a Pagar: , valpag)

FIM

Exerccio:
Crie um algoritmo (Fluxograma) que leia duas notas de um determinado aluno (AV1 e AV2), e em seguida faa a Mdia Final e mostre-a. Depois mostre se ele est APROVADO ou REPROVADO

P.S.: Fazer em grupo e entregar em 5 min.

Anda mungkin juga menyukai