Anda di halaman 1dari 12

1.7. Apresentao de um seminrio?

Prof. Luciano Rosset


Autor do livro: Filosofia para no filsofos, publicado pela Editora Universidade So Judas e coautor do livro: Metafsica Antiga e Medieval, publicado pela editora Paulus.

O que um seminrio?
O seminrio uma tcnica de aprendizagem que inclui pesquisas, discusso e debate. Ele no feito somente para o professor, mas essencialmente para a turma de alunos. No uma leitura de um texto, mas sim uma troca de ideias entre quem apresenta e quem assiste. Geralmente os organizadores apresentam um tema com o apoio de um texto distribudo entre os assistentes e usa o recurso de figuras, mapas, transparncias, recortes de revista ou jornais, vdeos, entre outros.

Estrutura e funcionamento
O seminrio pode ser individual ou em grupo. Quando em grupo, o assunto dividido em sub-temas (temas menores) e cada aluno fica responsvel por um deles ou todos falam sobre eles. O debate envolve toda a classe, incluindo o professor e as concluses envolvem a todos.

Etapas do seminrio
Para a montagem e a realizao de um seminrio h um procedimento bsico: 1 - o professor fornece aos participantes um texto roteiro ou marca um tema de estudo que deve ser lido antes por todos, a fim de possibilitar a reflexo e a discusso, 2 - procede-se leitura e discusso do texto roteiro em cada grupo que apresentar o seminrio, 3 - cada grupo ter um coordenador para dirigir a discusso e um relator para anotar as concluses particulares a que o grupo chegar.

Funes dos grupos


Cada grupo designado para fazer: 1 - exposio temtica do assunto, valendo-se para isso das mais variadas estratgias: exposio oral, quadro-negro, slides, cartazes, filmes.Trata-se de uma viso global do assunto e ao mesmo tempo aprofunda-se o tema em estudo. 2 - contextualizar o tema de estudo (contexto histrico, filosfico e cultural). 3 - apresentar os principais conceitos, ideias, doutrinas, valendo-se tambm de outras fontes. 4 - levantar os problemas sugeridos pelo texto e apresentar os mesmos para discusso.

Elaborao do texto roteiro


O grupo responsvel pelo seminrio dever produzir um texto roteiro para os colegas, podendo fornec-lo aos mesmo uma semana antes da apresentao. O texto roteiro precisas conter: introduo do tema, desenvolvimento, concluso e bibliografia, material que dever ser entregue para o professor.

Dicas de apresentao de um seminrio


1 - Comece cumprimentando seus colegas e apresentando o grupo e o tema do seminrio. Seja objetivo e foque o ponto principal do seu seminrio, procurando no fugir do assunto proposto. 2 - V com um traje adequado. 3 - Desligue o celular, no deixe nem no silencioso. 4 - No enrole. Explique uma vez, no existe necessidade de repetio, se a banca avaliadora no entendeu, por que voc no foi claro, seja claro!

No se esquea
5 - Obedea ao tempo estipulado: verifique quanto tempo voc ter para a apresentao e no exceda-o. 6 - Antes de apresentar, ensaie com seu grupo, amigos e familiares. 7 - Entregue algo para os avaliadores, por exemplo, imprima seus slides em miniatura, com espao para anotaes e d uma cpia para os avaliadores.
8

No se esquea
8 - Slides poludos. Muito cuidado com os slides, algumas pessoas escrevem muita coisa neles. No faa isso, figuras falam mais que mil palavras. Ainda sobre slides, cuidado com as cores e fontes. Colocar um fundo branco e fonte amarela por exemplo, no garante boa visualizao.

Postura
9 - Fale olhando nos olhos da banca ou da sala de aula. No tenha medo, mas lembre-se, voc no tem que apresentar olhando somente para a banca, olhe para todos na sala! Cuidado tambm com o tom da voz. 10 - Gestos: Cuidado para no ficar se mexendo igual a um boneco de posto ou danando uma dana havaiana, controle-se, pois voc pode se tornar algo, no mnimo, hilrio, se ficar se movimentando demasiadamente. 11 - Saiba o que est falando: Estude antes e esteja preparado para questionamentos, no pense jamais algo do tipo ningum vai me perguntar sobre o item X.
10

Mais dicas
12) Entenda e compre sua ideia, pois voc dificilmente conseguir vender uma ideia que no comprou (no acredita). 13) No tome um banho de perfume, perfume tende mais a atrapalhar do que ajudar. Se fuma, cuidado com o cheiro de cigarro. 14) Se for apresentar um dado, por exemplo: o banco de dados X mais rpido que o Y, esteja pronto para a defender e cite suas referncias.

Para finalizar
15 - Quando voc est fazendo uma apresentao, a sala sua! Se a turma est atrapalhando a apresentao, voc deve chamar a ateno, mas educadamente. 16 - A apresentao no hora para brincadeiras, no mximo, faa uma piadinha para descontrair, mas no transforme a apresentao num show de comdia.

Anda mungkin juga menyukai