Anda di halaman 1dari 25

GESTO DE RECURSOS HUMANOS

Tema 5: A manuteno do indivduo na organizao Sumrio: 1. O sitema de compensao do trabalho

ADMINISTRAO DE RECURSOS HUMANOS

SUBSISTEMA DE PROVISO DE RECURSOS HUMANOS

SUBSISTEMA DE APLICAO DE RECURSOS HUMANOS

SUBSISTEMA DE MANUTENO DE RECURSOS HUMANOS

SUBSISTEMA DE DESENVOLVIMEN TO DE RECURSOS HUMANOS

SUBSISTEMA DE MONITORAO DE RECURSOS HUMANOS

Compensao Benefcios e servios sociais Higiene e segurana do trabalho Relaes sindicais

Como manter as pessoas na organizao ??????

Compensao do trabalho ( Recompensas )


Todos os benefcios que a organizao pe a disposio de seus empregados.
Todas as aes dirigidas a que os empregados alcancem os objectivos da organizao e satisfaam suas necessidades pessoais, cujos efeitos representam benefcios tanto para os empregados como para a organizao, obtendo que ambas as partes cubram suas expectativas e percebam eqidade atravs do balano custo-benefcio.

Compensao o sistema de incentivos e recompensa, que a organizao estabelece para remunerar e recompensar as pessoas que nela trabalham.Dessa maneira,a compensao envolve a remunerao sob as suas formas possveis.

Os diversos tipos de compensao


DIRETA FINANCEIRA

Salario direto Premios Comisses

COMPENSAO

INDIRETA

Frias Gratificaes Horas extras Adicionais (adicional nocturno,de insalubridade ) Participao nos resutados,bons. Benefcios(alimentao subsidiada,seguro de vida,etc.
Reconhecimento e auto-estima Segurana no emprego Trabalho desafiante

NO FINANCEIRA

Pacote de recompensas que um empregado recebe pelo seu trabalho

Remunerao Bsica

Incentivos Salariais

Remunerao indireta/benefcios

O que o salrio?

Salrio a retribuio em dinheiro ou equivalente paga pelo empregador ao empregado em funo do cargo que este exerce e dos servios que presta.

Salrio Nominal : Representa o volume de dinheiro fixado em contrato individual pelo cargo ocupado. Salrio Real : Representa a quantidade de bens e servios que o empregado pode adquirir com aquele volume de dinheiro e corresponde ao poder aquisitivo,ou seja ,o poder de compra ,a quantidade de maercadoras que pode ser adquirida com o salrio .

O nvel de salrio
o elemento essencial tanto na posio competitiva da organizao no mercado de trabalho,como nas relaes da organizao com seus prprios fucionrios.

O salrio para as organizaes

Custo

Investimento

Incentivos
So componentes variveis do salrio e so usualmente prmios monetrios ,tal como as comisses e o bnus,as opes de compra de aces. Beneficios So um componente da retribuio que visa suprir necessidades primrias e de segurana dos colaboradores . Os mais frequentes so os subsdios de doena.subsdios de transporte,seguros de sade,etc.

Quais so os objectivos do sistema de compensao?

1. Alinhar os comportamentos individuais com os objectivos da organizao, compensando o alcance dos objectivos desejados ( alinhamento da poltica salarial com a estratgia organizacional).

2. Alcanar e/ou manter um estado de eqidade interna, externa e individual, reforando positivamente os bons comportamentos e negativamente os comportamentos indesejados.

Equidade interna: Diz respeito ao grau em que as compensaes dentro da organizao so justas para os diferentes cargos e fues. Equidade externa: Diz respeito ao grau em que as compensaes pagas numa organizao so justas relativamente s que so pagas noutras organizaes.

Equidade individual: Diz respeito ao grau em que as comensaes pagas aos individuos com a mesma funo so justas .Dos indivduos com a mesma funo, mas desempenhos diferentes, devem receber compensaes diferentes.

3. Atrair e reter os melhores colaboradores: Um

sistema de recompensas que valorize as competncias e o contributo dos seus melhores colaboradores contribui para que estes se mantenham na empresa e pode ajudar a aumentar a motivao e o nvel de identidade com a mesma atravs da utilizao de recompensas .

. Motivar a produtividade e o cumprimento dos objectivos da empresa.


4

5. Pode reforar o papel e o estatuto da cada um dois nveis da hierarqua da empresa,permitiendo uma distino clara dos mesmos.

Administrao de salrios ? Um conjunto de normas e procedimentos que visam estabelecer e /ou manter estruturas de salrios eqitativas e justas na organizao. Para tanto devero apresentar um duplo equilbrio : intero e externo.

Objectivos da administrao de salrios

1. Remunerar cada funcionrio de acordo com o valor do cargo que ocupa ou das competncias que proporciona organizao. 2. Recompens-lo adequadamente por seu desempenho e dedicao . 3. Atrair e reter os melhores talentos para os cargos.

4. Obter dos funcionrios a plena aceitao dos sistemas de remunerao e da poltica salarial adotada pela organizao .

5. Manter equilibrio entre os interesses financeiros da organizao e sua poltica de relaes com os funcionrios.
6. Ligar remunerao aos fatores de sucesso da organizao .

7. Facilitar os controles administrativos (Folha de pagamento, pagamentos,controles administrativos,etc.)

Componentes da administrao salarial


Avaliao e Classificao de Cargos
o processo de analisar e comparar o contedo de cargos, no sentido de coloc-los em uma ordem de classes, as quais podem ser usadas como base para um sistema de remunerao. Todavia, uma tcnica projetada para assessorar o desenvolvimento de uma nova estrutura de salrios que define as relatividades entre os cargos sobre uma base consistente e sistemtica."

Classificao de cargos
Os cargos podem ser classificados em classes de cargos para facilitar a administrao salarial. Para as classes de cargos so atribudas faixas de classes de salrios com limites minimos e mximos.

Higiene e segurana do trabalho?

Atividade orientada a criar condies, capacidades e cultura para que o trabalhador e sua organizao possam desenvolver a atividade trabalhista eficientemente, evitando feitos que possam originar danos derivados do trabalho.

Anda mungkin juga menyukai