Anda di halaman 1dari 51

Sistema nico de Sade

Sonia Lucena de Andrade c/colaborao de: Amlia Leonel Nascimento

O SUS QUE TEMOS... O SUS QUE QUEREMOS!

E O SUS QUE PRECISAMOS?

Encarar sade apenas como ausncia de doenas nos legou um quadro repleto no s das prprias doenas, como de desigualdades, insatisfao dos usurios, excluso, baixa qualidade e falta de comprometimento profissional.

A sade um direito universal e fundamental do ser humano, firmado na Declarao Universal dos Direitos Humanos e assegurado pela Constituio Federal

Garantia da Sade
A sade direito de todos e dever do Estado, garantido mediante polticas sociais e econmicas que visem reduo do risco de doena e de outros agravos e ao acesso universal e igualitrio s aes e servios para a promoo, proteo e recuperao.
Constituio Federal de 1988, artigo 196.

Conceito de Sade = qualidade de vida


moradia trabalho educao transporte alimentao saneamento meio ambiente bens e servios

SADE
lazer renda

Outros Conceitos no SUS


Sistema refere-e a um conjunto de vrias
instituies, dos trs nveis do governo e do setor privado contratado e conveniado, que se integram para nico fim comum.
* Os elementos integrantes do sistema referem-se ao mesmo tempo s atividades de promoo, proteo e recuperao da sade.

Outros Conceitos no SUS


Unicidade a gesto nica, por cada
esfera de governo, do conjunto de elementos doutrinrios e de organizao do sistema de sade.
* Seus princpios so a universalizao, a equidade, a integralidade, a descentralizao e a participao popular.

O lugar do SUS na Constituio


1. O SUS faz parte das aes definidas na Constituio como sendo de relevncia pblica. 2. A sade faz parte de um sistema mais amplo, o Sistema da Seguridade Social.

Seguridade Social
Sade
Previdncia

Assistncia Social

Princpios do SUS
Universalidade Eqidade Integralidade

Participao Popular

Regionalizao e Hierarquizao

Descentralizao e Comando nico

O SUS pode ser entendido como um ncleo comum (nico), que concentra os princpios doutrinrios, e uma forma de organizao e operacionalizao, os princpios organizativos.

Princpios Doutrinrios
Universalidade
Acesso aos servios de sade a todas as pessoas, independente de sexo, raa, renda, ocupao, etc.

Eqidade
Tem como objetivo reduzir as desigualdades, no atravs da igualdade, mas tratando desigualmente os desiguais, investindo mais onde a carncia maior. o princpio da justia social. Integralidade (da pessoa e das aes) Considerar a pessoa como um todo, atendendo todas as suas necessidades. fundamental a integrao de aes, incluindo a promoo da sade, a preveno de doenas, o tratamento e a reabilitao.

Princpios Organizativos
Regionalizao
, na maioria das vezes, um processo de articulao entre os servios existentes, buscando o comando unificado dos mesmos.

Hierarquizao
Os servios devem ser organizados em nveis crescentes de complexidade, circunscritos a determinada rea geogrfica, planejados nesta rea a partir de critrios epidemiolgicos e definio da clientela atendida.

Descentralizao
distribuir o poder e responsabilidade entre os trs nveis do governo, com direo nica. Ex: municipalizao.

Participao Social
A participao da sociedade se concretiza atravs dos Conselhos de Sade e das Conferncias de Sade.

Legislao do SUS
O SUS foi criado pela Constituio Federal de 1988 e regulamentado pelas Leis n. 8.080/90 e n. 8.142/90. A partir da, vem sendo, socialmente, construdo especialmente por meio de Normas Operacionais Bsicas, feitas em consenso pelas trs esferas de governo e materializadas em Portarias Ministeriais.

Constituio Federal
Constituio Federal de 1988: A Constituio Cidad foi um marco fundamental na redefinio das prioridades da poltica do Estado na rea da sade pblica. Ela estabelece o conceito de sade, incorporando novas dimenses; define o SUS como ao de relevncia pblica; estabelece seus princpios, diretrizes, competncias e financiamento.

Leis Orgnicas da Sade


Lei n 8.080 e Lei n 8.142, de 1990:
Detalharam os princpios, diretrizes gerais e condies para organizao e funcionamento do sistema. Ou seja, definiram as competncias do SUS: Prestar assistncia s pessoas por intermdio de aes de promoo, preveno e recuperao da sade; Realizao integrada das aes de vigilncia sanitria, vigilncia epidemiolgica, sade do trabalhador, assistncia teraputica integral, inclusive farmacutica. Direo nica do SUS, exercida pelas trs esferas do governo: Unio, estados e municpios.

Normas Operacionais Bsicas


So instrumentos utilizados para a definio de estratgias e movimentos ttico-operacionais que reorientam a operacionalidade do SUS, a partir da avaliao peridica de sua implantao e desempenho. Tais normas definiram as competncias de cada esfera de governo e as condies necessrias para que estados e municpios (descentralizao) pudessem assumir as novas atribuies no processo de implantao do SUS. Ex: NOB 01/93 e NOB 01/96

Gestores do SUS
FEDERAL
Ministrio da Sade

ESTADUAL
Secretaria de Estado da Sade

MUNICIPAL
Secretaria Municipal de Sade

Funes Gestoras na Sade


a) Formulao de polticas / planejamento b) Financiamento c) Coordenao, regulao, controle e avaliao d) Prestao direta de servios de sade

Comisses Intergestores
So instncias que integram a estrutura decisria do SUS. Estas comisses intergestores tm desempenhado papel relevante na formulao e na implementao da poltica de sade e tm contribudo na complexa tarefa de desenvolver as diretrizes do SUS no Brasil. As decises se do por consenso (e no por votao), estimulando o debate e a negociao entre as partes.

Comisso Intergestores Bipartite


CIB na direo Estadual:
constituda paritariamente por representantes da Secretaria Estadual de Sade e das Secretarias Municipais de Sade , indicados pelo Conselho de Secretrios Municipais de Sade (Cosems), ou similar, incluindo obrigatoriamente o Secretrio de Sade da Capital

Comisso Intergestores Tripartite


CIT na direo Nacional
composta por representantes do Ministrio da Sade, do Conselho Nacional de Secretrios de Sade (CONASS) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Sade (Conasems).
Na CIT, so definidos diretrizes, estratgias, programas, projetos e alocao de recursos do SUS.

Financiamento do SUS
Dividido nos seguintes blocos:
1. 2. 3. 4. Ateno bsica Ateno de mdia e alta complexidade Vigilncia em Sade Assistncia Farmacutica

Financiamento do SUS
Emenda Constitucional n 29/2000:
Unio: limite mnimo de gasto foi estabelecido como o valor empenhado em 1999, acrescido de 5% e, nos anos subseqentes, da variao nominal do Produto Interno Bruto (PIB); Estados: tero que gastar, no mnimo, 12% das suas receitas prprias com a sade; Municpios: comprometem 15% de suas contas.

Os recursos financeiros para o SUS tm sido insuficientes para dar suporte a um sistema pblico universal de qualidade.

Financiamento do SUS
Para receber os recursos federais, Estados e Municpios devem apresentar os requsitos: Fundo de Sade conta especial onde sero depositados e movimentados os recursos financeiros do SUS, sob fiscalizao do Conselho de Sade; Conselho de Sade rgo colegiado de carter permanente e deliberativo, composto por representantes do governo prestadores de servio (25%), profissionais de sade (25%) e usurios (50%). Sua finalidade exercer o controle social sobre a gesto e implantao do SUS; Plano de Sade base das programaes e atividades que sero desenvolvidas por cada nvel de direo do SUS; Relatrios de Gesto mecanismo de acompanhamento da execuo do plano de sade e da aplicao dos recursos recebidos. Contrapartida dos recursos para a sade no respectivo oramento; Plano de Carreiras, Cargos e Salrios elaborado por comisso.

Avanos a celebrar
Aumento na quantidade de servios: Cobertura do PSF Exames de imagem Procedimentos de hemodilise N de consultas de pr-natal Cobertura vacinal por DPT Consultas mdicas por internao Procedimentos de quimioterapia Cirurgias cardacas

Avanos a celebrar
Melhoria na qualidade de servios: Programa Nacional de Imunizao
cobertura vacinal e erradicao de doenas

Sistema Nacional de Transplantes


nmero de transplantados

Programa de Controle do HIV/Aids


tratamento e preveno da doena

Sade Mental
desospotalizao e humanizao dos servios

O SUS em nmeros
Em 20 anos de existncia, o SUS tornou-se de enorme relevncia e com resultados inquestionveis populao:
6 mil Hospitais 440 mil Leitos Ambulatoriais 63 mil Unidades Ambulatoriais 26 mil Equipes de Sade da Famlia 215 mil Agentes Comunitrios de Sade 13 mil Equipes de Sade Bucal Em mais de 5 mil municpios!!!

Nmeros anuais do SUS


12 milhes de internaes hospitalares + de 1 bilho de procedimentos em ateno primria sade 50 milhes de consultas mdicas 2 milhes de partos 300 milhes de exames laboratoriais 1 milho de tomografias computadorizadas 9 milhes de exames de ultra-sonografia 140 milhes de doses de vacina + de 15 mil transplantes de rgos

Percepo do SUS
O SUS no deve ser visto como um problema sem soluo, mas como uma soluo com problemas.
As percepes negativas esto fortemente associadas ao tempo de espera: demora em ser atendido, espera em filas, tempo perdido na recepo. Mas o nvel de conhecimento acerca do SUS da populao em geral muito pequeno. E o SUS vem perdendo a batalha da comunicao com a sociedade brasileira: mdia.

Desafios a superar
Universalizao Financiamento Modelo Institucional Modelo de Ateno Sade Gesto do Trabalho Participao Social

As armadilhas dos Planos de Sade


Nem o SUS to ruim, nem os planos so to bons Voc paga duas vezes, e ainda no fica satisfeito O plano de sade pode falhar quando voc + precisa E na hora da aposentadoria ou caso de demisso? Fique atento aos planos segmentados! Excluses, limitaes e reajustes de coberturas PQSS: Programa de Qualificao da Sade Suplementar da ANS, 2005. Fique atento! O Nutricionista nos Planos de Sade: tratamento multiprofissional? Nmero de consultas e procedimentos suficientes?

Diferena entre os dois sistemas

Diferena entre os dois sistemas

Seja qual for o plano, no abra mo de seus direitos!!!

Carta dos Direitos dos Usurios da Sade


Objetivo: promover o respeito destes direitos e assegurar seu reconhecimento efetivo e sua aplicao.

Necessidade de promover mudanas de atitude em Redao:


Ministrio da Sade Conselho Nacional de Sade Comisso Intergestora Tripartite

todas as prticas de ateno e gesto que fortaleam a autonomia e o direito do cidado.

Base legal:
Constituio Federal (art. 196) Lei n 8.080/90 Lei n 8.142/90

1. Todo cidado tem direito ao acesso ordenado e organizado aos sistemas de sade.

2. Todo cidado tem direito a tratamento adequado e efetivo para seu problema.

3. Todo cidado tem direito ao atendimento humanizado, acolhedor e livre de qualquer discriminao.

4. Todo cidado tem direito a atendimento que respeite a sua pessoa, seus valores e seus direitos.

5. Todo cidado tambm tem responsabilidades para que seu tratamento acontea da forma adequada.

6. Todo cidado tem direito ao comprometimento dos gestores da sade para que os princpios anteriores sejam cumpridos.

Bibliografia Consultada:
Sistema nico de Sade. Coleo Progestores Para entender a gesto do SUS. CONASS, 2007. SUS: avanos e desafios. Coleo Progestores Para entender a gesto do SUS. CONASS, 2007. SUS: Princpios. Gesto Municipal de Sade: textos bsicos. MS, 2001. O SUS no seu municpio: garantindo sade para todos. MS, 2004. Seu Plano de Sade: Conhea os abusos e armadilhas / IDEC: Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, 2007. O SUS pode ser seu melhor plano de sade / IDEC: Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor. 2. ed., 3. reimpr. - 2003.

amalia.nascimento@ufpe.br

O SUS QUE QUEREMOS


A necessria repolitizao da Sade no deve significar a sua partidarizao. Ao contrrio, o SUS deve ser reafirmado, constantemente, como poltica de Estado, mais que de governos.

Anda mungkin juga menyukai