Anda di halaman 1dari 22

RIPv2

O RIPv2 , de fato, mais um aprimoramento dos recursos e extenses do RIPv1 do que um protocolo completamente novo. Algumas destas caractersticas aprimoradas incluem: Endereos do prximo salto includos nas atualizaes de roteamento Uso de endereos de multicast nas atualizaes enviadas Opo de autenticao disponvel

Como o RIPv1, o RIPv2 um protocolo de roteamento de vetor de distncia. Ambas as verses de RIP compartilham as seguintes caractersticas e limitaes: Uso de holddown e outros temporizadores para ajudar a impedir loops de roteamento; Uso de split horizon ou split horizon com poison reverse para ajudar tambm a evitar loops de roteamento; Uso de atualizaes disparadas (triggered updates) quando h uma mudana na topologia para uma convergncia mais rpida; Limite mximo de contagem de 15 saltos, com a contagem de saltos de 16 significando uma rede inalcanvel.

RIPv1 x RIPv2

Redistribuio de rotas estticas

Por exemplo, crie uma rota para uma interface nula:


R2# configure terminal R2(config)# ip route 192.168.0.0 255.255.0.0 Null0 R2(config)# router rip R2(config-router)# redistribute static

Esse comando redistribui todas as rotas estticas no roteador, incluindo a rota padro. No confundir com o comando:
R2(config-router)# default-information originate

Esse comando redistribui apenas a rota padro (rota default)

EIGRP

EIGRP
O propsito principal no desenvolvimento do EIGRP da Cisco era criar uma verso classless do IGRP. O EIGRP inclui diversos recursos que geralmente no so encontrados em outros protocolos de roteamento de vetor de distncia como o RIP (RIPv1 e RIPv2) e IGRP. Estes recursos incluem: O Protocolo confivel de transporte (RTP - Reliable Transport Protocol) Atualizaes associadas Algoritmo de atualizao por difuso (DUAL, Diffuding Update Algorithm) Estabelecimento de adjacncias Tabelas de vizinho e topologia Embora o EIGRP possa atuar como um protocolo de roteamento link-state, ele tambm considerado como um protocolo de roteamento de vetor de distncia.

O EIGRP utiliza o Algoritmo de atualizao por difuso (DUAL, Diffusing Update Algorithm). Embora ainda seja um protocolo de roteamento do vetor de distncia, o EIGRP com DUAL implementa recursos no encontrados em protocolos de roteamento do vetor de distncia tradicionais. O EIGRP no envia atualizaes peridicas e as entradas de rota no expiram. Em vez disso, o EIGRP utiliza um protocolo Hello para monitorar o status de conexo com seus vizinhos. Somente alteraes nas informaes de roteamento, tais como um novo link ou um link tornando-se indisponvel, fazem uma atualizao de roteamento ocorrer. As atualizaes de roteamento EIGRP ainda so vetores de distncias transmitidas a vizinhos diretamente conectados.

Mtricas do EIGRP
Mtricas padro: Largura de banda(BW), Atraso(DLY), Tambm pode ser usado Confiabilidade e Carga(txload/rxload)

Largura de banda(BW)

Atraso(DLY)

Confiabilidade e carga

Clculo da mtrica EIGRP largura de banda

Clculo da mtrica EIGRP atraso

Clculo da mtrica de EIGRP

Sucessor Vivel (FS - Feasible Successor) Distncia Vivel (FD - Feasible Distance)

Mquina de estado finito (FSM - Finite State Machine) do DUAL

Alteraes de temporizadores

Anda mungkin juga menyukai