Anda di halaman 1dari 66

CFI 023 Comandos Bsicos SQL

Principais Comando SQL

Create Table Insert Select Update Delete Drop Commit/Roolback

Tipos de Dados no Firebird


CHAR e VARCHAR

Os tipos CHAR e VARCHAR so usados para armazenam informaes textuais (letras, nmeros, caracteres especiais, etc). A diferena entre os dois tipos que CHAR sempre recupera a string armazenada com espaos direita, mesmo que no utilize todo o espao definido pelo campo. J o tipo VARCHAR recupera as strings sem espaos, ou seja, com o mesmo tamanho que foram inseridas. O uso de campos CHAR recomendado quando os valores tm seu tamanho determinado previamente, como por exemplo para armazenar CEPs ou siglas de UFs.

Tipos de Dados no Firebird


DATE, TIME e TIMESTAMP
No dialeto 3 o tipo DATE armazena somente uma data; o tipo TIME, por sua vez, armazena somente informaes de hora; e finalmente, o tipo TIMESTAMP, armazena tanto a data quanto a hora. Internamente qualquer um desses tipos ocupa um espao de 64 bits (ou 8 bytes).

INTEGER e SMALLINT
O tipo INTEGER armazena valores inteiros com sinal; ocupa 4 bytes e permite uma faixa de valores entre -2.147.483.648 at 2.147.483.647. O tipo SMALLINT tambm armazena inteiros com sinal, mas ocupa 16 bits no decimais com sinal ocupando 2 bytes, permitindo um faixa de -32.768 at 32.767.

Tipos de Dados no Firebird


BOOLEAN

O tipo BOOLEAN est disponvel apenas no InterBase 7.x. Permite os valores true, false e Unknown. Provavelmente este tipo estar implementado na prxima verso do FireBird (posterior a 1.5). Enquanto isso no acontece, deve-se trabalhar com o tipo CHAR(1) e armazenar T indicando true e F para indicar false ou usar o tipo INTEGER tratando 1 como true e 0 como false.

Tipos de Dados no Firebird


FLOAT
Campos FLOAT so utilizados para armazenar valores de ponto flutuante, como valores reais ou moeda (ou currency); ocupam 8 bytes e permitem uma faixa de valores de 1.175 x 10-38 at 3.402 x 1038.

DOUBLE PRECISION
possvel afirmar que o tipo DOUBLE PRECISION um FLOAT duplo. armazenado em 8 bytes o que permite uma faixa maior de valores e 2.225 x 10-308 at 1.797 x 10308.

Tipos de Dados no Firebird


NUMERIC e DECIMAL
A partir do InterBase 6 (e do Firebird 1), com a utilizao do dialeto 3, os tipos NUMERIC e DECIMAL so indicados para armazenar valores fracionrios, nos quais a preciso importante na recuperao de dados (indicados para armazenar valor do tipo moeda). Ambos os tipos NUMERIC e DECIMAL so declarados com dois parmetros: precision e scale. O parmetro scale (escala) determina quantos dgitos depois da vrgula sero armazenados. O parmetro precision especifica o nmero mximo de dgitos, tanto inteiros como fracionrios. Para o tipo NUMERIC, o parmetro precision determina exatamente o nmero de dgitos armazenados. Para DECIMAL, precision especifica o nmero mnimo de dgitos. O valor de scale deve ser sempre menor ou igual ao de

Tipos de Dados no Firebird


BLOB
Campos do tipo BLOB podem armazenar desde textos simples at arquivos binrios arbitrrios. Ao definir um BLOB, deve ser especificado seu subtype (subtipo) e o segment size (tamanho do segmento). Existem algumas variedades de subtipos prdefinidos para campos BLOB, por exemplo:
0- Dados binrios (para armazenar imagens) 1- Informao textual (equivalente ao tipo memo)

O armazenamento de arquivos BLOB pode facilitar a administrao de dados, muitas as vezes, dependendo da informao ou do arquivo a ser armazenado, melhor armazenar no banco de dados apenas um path indicando o caminho externo do arquivo. Mantendo a informao ou o arquivo fora do banco de dados diminuir o seu tamanho, em contrapartida aumentar o esforo, por exemplo, na hora de fazer backups.

Tipos de Dados no Firebird


CAMPOS CALCULADOS Diferentemente dos outros tipos de dados, os campos calculados no so armazenados no banco. O contedo de um campo calculado gerado em tempo de execuo pelo servidor de banco de dados e geralmente o resultado de operaes com valores de outros campos.

SGBD

Seja uma tabela de piadas

Create Table

Cria uma tabela Sintaxe


CREATE TABLE nome_tabela ( nome_coluna tipo modificadores, ... )

Exemplo
CREATE TABLE Jokes( ID INT NOT NULL PRIMARY KEY , JokeText VARCHAR(100), JokeDate DATE );

Regras de Integridade
CHAVE PRIMRIA No exemplo vimos a seguinte declarao na criao da tabela: PRIMARY KEY ( campo_x,...); Esta declarao diz que os campos inseridos entre os parnteses formam a chave primria da tabela. As chaves primrias funcionam como os campos que diferenciam os dados uns dos outros, e que no podem ser repetidos de nenhuma forma. Por exemplo, em nossa tabela Cliente, o cdigo do Cliente funciona como a chave-primria, ou seja, os clientes podem at ter o mesmo nome, endereo ou telefone, mas tero cdigos diferentes uns dos outros. Se dois cdigos iguais forem inseridos o SGBD retornar erro.

Regras de Integridade
CHAVE ESTRANGEIRA A chave estrangeira uma clusula que deve ser includa quando possumos mais de duas tabelas em um banco de dados. Atravs da chave estrangeira estabelecemos as relaes entre duas ou mais tabelas. A chave estrangeira desta forma referencia o campo que chave primria de outra tabela.

FOREIGN KEY (Campo1, Campo2, Campo3 ...) REFERENCES Nome_Tabela2 (Nome_Chave);

Insert
Insere um registro em uma determinada tabela. Sintaxe Exemplo
INSERT INTO Jokes (ID,JokeText, JokeDate) VALUES (1,Why did the chicken cross the road? To get to the other side!, 2000-04-01)

INSERT INTO nomeDaTabela [(campo1, campo2,...)] VALUES (valor1, valor2,...)

Vai inserir a piada com ID = 1, um texto e uma data

SELECT
Retorna um subconjunto de registros
um comando SELECT bsico inclui 3 clausulas
SELECT <attribute name> FROM <tables> WHERE <condition> SELECT
command

FROM
Especifica de qual ou quais tabelas sero extraidos os dados

WHERE
Especifica uma ou mais condies para fazer a seleo (OPCIONAL).

Select
Retorna um subconjunto de registros
Exemplo
SELECT ID, JokeText, JokeDate FROM Jokes SELECT JokeText, JokeDate FROM Jokes ORDER BY ID

Equivalentes SELECT * FROM Jokes

ORDENADO PELO CAMPO ID


ORDENADO PELO CAMPO ID DECRESCENTE

SELECT JokeText, JokeDate FROM Jokes ORDER BY ID DESC

SELECT JokeText, JokeDate FROM Jokes WHERE ID = 1

SELEO LIMITADA

17

LIKE
Usado para comparao de partes de uma string, em conjunto com a clausula WHERE. Usa curingas (wildcards) :

_ (underscore): substitui um simples caracter. % (percent): substitui uma string.

Podem ser usados no inicio e final da sentena.


SELECT * FROM CLIENTES WHERE NOME LIKE %A
(encontra todos os nomes que TERMINAM em A)

SELECT * FROM CLIENTES WHERE NOME LIKE A%


(encontra todos os nomes que INICIAM em A)

SELECT * FROM CLIENTES WHERE NOME LIKE %A%


(encontra todos os nomes que TENHAM a string A.)

18

LIKE
Lembrando que A <>a Devemos utilizar o comando UPPER para comparar tudo em maiusculas.

.
SELECT * FROM CLIENTES WHERE Upper(NOME) LIKE %RIA%
(encontra todos os nomes que tenham RIA em qualquer parte do texto)

Update
Atualiza uma tabela
Sintaxe
UPDATE nome_tabela SET nome_coluna = novo_valor WHERE condicao

Exemplo
UPDATE Jokes SET JokeDate = '1990-04-01' WHERE ID = 1

UPDATE Jokes SET JokeDate = '1990-04-01' WHERE JokeText LIKE '%chicken%'

Delete
Deleta registro(s) de uma tabela Sintaxe
DELETE FROM nome_tabela WHERE condicao

Exemplo
DELETE FROM Jokes WHERE JokeText LIKE '%chicken%'

DROP
Apaga uma tabela Sintaxe
DROP TABLE nome_tabela

Exemplo
DROP TABLE Jokes

COMMIT/ROOLBACK
Utilizados para confirmar/reverter um comando SQL Sintaxe
COMMIT

O comando commit deve ser usado no FLAMEROBIN para confirmar os comandos utilizados....

23

Usando duas ou mais tabelas


Exemplo

SELECT p.nome, b.nome, sobrenome FROM cliente C, vendedor V WHERE C.nome=V.nome and Cidade=BRASILIA';

Table aliases

Lista todas as tabelas utilizadas na clausila FROM O criterio de seleo especificado na clausula WHERE Mantem clareza sobre qual tabela a coluna pertence Pode usar aliases para diminuir o comando (a tabela cliente chamada de P e vendedor de V, e so selecionados os nomes e sobrenomes dos clientes e vendedores e BRASILIA que possu em o mesmo nome)

Dialetos (1/3)
Antes de apresentar detalhes sobre os tipos de dados, importante destacar que o Firebird e o InterBase suportam trs dialetos que determinam os tipos disponveis e a maneira como so armazenados. Os dialetos foram lanados na verso 6 do InterBase para que novos tipos de dados pudessem ser oferecidos pelo servidor sem comprometer a compatibilidade com verses antigas. Os tipos de dados tem comportamento diferente de acordo com o dialeto usado.

Dialetos (2/3)
O dialeto 1 mantm compatibilidade com qualquer banco de dados criado no InterBase 6 ou anterior. O dialeto 2 deve ser utilizado apenas em testes e depurao, para identificar incompatibilidades entre tipos dos dialetos 1 e 3, mas no deve ser utilizado em ambientes de produo. O dialeto 3 o mais novo, e o recomendado, oferece tipos de dados adicionais e caractersticas especiais.

Dialetos (3/3)
Para definir o dialeto de um novo banco de dados usado o seguinte comando, ou sentena SQL:

SET SQL DIALECT X;


onde: X identifica o dialeto a ser utilizado (1, 2 ou 3).

TESTES DE SQL

27

Modelo EntidadeRelacionamento (ER)

http://www.w3schools.com/SQl/sql_tryit.asp

Plano de Aula
Comandos DDL Comandos DML Exerccio

28

Modelo EntidadeRelacionamento (ER)

Comandos DDL
Introduo ao SQL Criando o Banco de Dados
Podemos criar um banco de dados qualquer com o comando: CREATE DATABASE <nome_do_banco>; Exemplo: CREATE DATABASE FARMACIA; OBS: Aps criar o banco de dados para criar as tabelas dentor desse novo banco de dados utilize o comando: USE <nome_do_banco> Exemplo: USE FARMACIA;

Comandos DDL
Create Table Nome_da_Tabela ( campo_1 tipo_do_campo restrio_do_campo, ... campo_n tipo_do_campo restrio_do_campo, Constraint x Primary Key ( lista de campos que compem a chave primaria))
Tipos de Dados Usados Na Definio dos Campos - BigInt: inteiros de 18 dgitos. - Blob: ( binary large object ) tem tamanho varivel de at 64 Kbytes e usado para imagens, adio, vdeo. -Char(n) ou Character(n) : armazena n caracteres (mximo 32.767). -Date: armazena datas e usa 64 bits. - Decimal(preciso, escala): valores decimais de tamanho varivel. - Float: armazena valores de ponto flutuante com preciso de 7 dgitos. - Integer: valores inteiros de 32 bits. - Numeric: valores decimais de tamanho varivel. - SmallInt: valores inteiros de 16 bits. -VarChar(n): armazena n caracteres.

Comandos DDL
Introduo ao SQL - Criando Tabelas
Podemos criar uma tabela qualquer dentro de um banco de dados. A sintaxe bsica para criarmos : CREATE TABLE nome_tabela ( nome_campo_1 tipo_1, nome_campo_2 tipo_2, ... nome_campo_n tipo_n, PRIMARY KEY ( campo_x,...) );

Comandos DDL
Introduo ao SQL - Criando Tabelas
CREATE TABLE o comando usado para criao da tabela e deve ser seguida pelo nome que daremos tabela. Dentro do comando, devemos definir os nomes dos campos de acordo com a convenincia do banco de dados, e determinar o tipo de dado que poder ser includo neste campo.
PRIMARY KEY define a chave primria da tabela, isto , o campo que serve como chave da tabela e que no pode ser repetido. NOT NULL usado quando desejamos que um campo seja de preenchimento obrigatrio. Ex: CREATE TABLE nome_tabela ( nome_campo_1 tipo_1 NOT NULL, nome_campo_2 tipo_2, ... nome_campo_n tipo_n, PRIMARY KEY(campo_x,...) );

Comandos DDL

Introduo ao SQL - Tipos de Dados

Tipos de dados definem os tipos de informao que podem ser inseridos em um campo. Abaixo os tipos suportados por um banco de dados Oracle: VARCHAR(N) : Permite a incluso de dados alfanumricos com tamanho prdefinido. O nmero de caracteres definido entre os parnteses.Limite de 4000 bytes. NUMBER(N,D) : Permite a incluso de nmeros positivos ou negativos de ponto flutuante. N corresponde ao nmero mximo de Digitos, sem considerar o ponto decimal e D o nmero mximo de casas decimais. Limite = 38 dgitos CHAR(N) : Permite a incluso de caracteres. N corresponde ao tamanho fixo do campo em bytes. Limite =2000 bytes. Se um dado ocupar menos que o definido, ser completado com espaos em branco direita DATE : Colunas do tipo DATE ocupam sempre 7 bytes internamente. A faixa de datas no Oracle 9i vai de 01-janeiro-4712 a.C at 31-dezembro-9999 d.C. Alm da data(dia, ms e ano), o tipo DATE tambm contm o horrio(hora, minuto e segundo). Para preciso de fraes de segundo, considerar o tipo de dado TIMESTAMP

Comandos DDL
Introduo ao SQL - Tipos de Dados

Exemplo: Como exemplo do uso do comando CREATE TABLE, imaginemos a necessidade de uma tabela que deva possuir os dados dos clientes de uma loja. CREATE TABLE Cliente ( Codigo INT NOT NULL, Nome VARCHAR (60) NOT NULL, Data_Nascimento DATE, Telefone CHAR (8), PRIMARY KEY (Codigo) );

Comandos DDL
Introduo ao SQL - Tipos de Dados

Neste comando, criamos uma tabela chamada Cliente. Esta tabela contm quatro campos:
O primeiro campo o Cdigo do cliente. Este campo ser utilizado como chave primria de forma que no poder se repetir nunca. Desta forma o campo deve ser sempre preenchido (NOT NULL), numrico do tipo inteiro (INT).

O campo Nome do tipo VARCHAR (60), ou seja aceita dados alfa-numricos com at 60 caracteres. No entanto se um nome for inserido com menos de 60 caracteres, o nmero de bytes consumidos pelo campo ser de acordo com o nome inserido.
O campo de Data_Nascimento do tipo DATE, ou seja, uma data, que no entanto no de preenchimento obrigatrio (por isto no foi declarado o NOT NULL). O campo Telefone foi determinado como sendo alfa-numrico com oito caracteres definidos, e mesmo que sejam utilizados menos caracteres, o nmero de bytes consumidos sero sempre os mesmos independente dos dados. Isto til para dados alfanumricos que no variam de tamanho, como o caso de UF no Brasil, cuja abreviao sempre so de dois caracteres.

A instruo PRIMARY KEY define qual dos campos ser a chave primria e no pode ser repetido, sendo o diferenciador entre os diversos clientes que sejam inseridos nesta tabela.

Regras de Integridade

Ao criarmos uma tabela dentro de um banco de dados devemos ter em mente as Regras de Integridade, que garantam a consistncia, integridade e no redundncia dos dados. Entre estas regras podemos englobar as chaves primrias, checagem e chave estrangeira.

Regras de Integridade
Checagem
Podemos inserir em uma tabela depois do campo chave primria e antes do ltimo parntese a clusula: CHECK Nome _Campo IN (valor1 , valor2, valor n); Esta clusula fora a um campo a aceitar apenas os valores especificados entre os parnteses. Isto pode ser til para definir, por exemplo, campos como sexo. Desta forma foramos as opes atravs de: CHECK Sexo IN ('M','F');

Onde o campo Sexo s podem assumir a forma M (Masculino) ou F (Feminino).

Regras de Integridade
Unco Est Contraint determina que uma coluna no poder ter 2 linhas com o mesmo valor. No Nulo Determina que a coluna tem preenchimento obrigatrio

Nome_Campo VARCHAR2(40) NOT NULL UNIQUE

Comandos do SGDB
DESCRIBE

Aps criarmos uma tabela, elas podem ser manipuladas de diversas formas, inserindo, alterando ou excluindo dados. Podemos visualizar a estrutura e campos de uma tabela criada utilizando o comando DESCRIBE ou DESC: DESCRIBE Nome_Tabela; Ou: DESC Nome_Tabela;

Comandos do SGDB
DESCRIBE

Aps criarmos uma tabela, elas podem ser manipuladas de diversas formas, inserindo, alterando ou excluindo dados. Podemos visualizar a estrutura e campos de uma tabela criada utilizando o comando DESCRIBE ou DESC: DESCRIBE Nome_Tabela; Ou: DESC Nome_Tabela;

Comandos DDL
O Data Definition Language parte (DDL) das tabelas de banco de dados SQL permite que seja criado, modificado ou excludo. Ns tambm podemos definir ndices (chaves), especifique as ligaes entre as tabelas, e impor restries entre as tabelas do banco de dados.

As demonstraes mais importantes DDL em SQL so:


CREATE TABLE - cria uma nova tabela no banco ALTER TABLE - altera (muda) uma tabela de banco de dados DROP TABLE - apaga uma tabela de banco de dados CREATE INDEX - cria um ndice (chave de busca) DROP INDEX - exclui um ndice

Comandos DML
SQL (Structured Query Language) uma sintaxe para a execuo de consultas. Mas a linguagem SQL inclui tambm uma sintaxe para atualizar, inserir e excluir registros. Estes comandos de consulta e atualizao, juntos, formam a linguagem de manipulao de dados (DML) parte de SQL: SELECT - extrai dados de uma tabela de banco de dados UPDATE - atualiza os dados em uma tabela de banco de dados DELETE - exclui dados de uma tabela de banco de dados INSERT INTO - insere novos dados em uma tabela de banco de dados

Comando DML SQL Database Tables


O BD com a tabela Persons").

LastName Hansen Svendson Pettersen

FirstName Ola Tove Kari

Address Timoteivn 10 Borgvn 23 Storgt 20

City Sandnes Sandnes Stavanger

Comando DML
O Comando de Consulta nas tabelas :
SELECT LastName FROM Persons

Resultado:

LastName Hansen Svendson Pettersen

Sintax SELECT
A instruo SELECT usado para selecionar dados de uma tabela. O resultado tabular armazenado em uma tabela de resultados (o chamado conjunto de resultados).
Syntax

SELECT column_name(s) FROM table_name

Sintax SELECT
Para selecionar as colunas com o nome lastName" e FirstName", use uma instruo SELECT como este: SELECT LastName, FirstName FROM Persons
Persons

LastName Hansen Svendson Pettersen

FirstName Ola Tove Kari

Address Timoteivn 10 Borgvn 23 Storgt 20

City Sandnes Sandnes Stavanger

vsledok

LastName Hansen Svendson Pettersen

FirstName Ola Tove Kari

Sintax SELECT
Selecionando todas Colunas
Para Selecionar todas colunas da tabela Persons use o simbolo *

SELECT * FROM Persons

LastName Hansen Svendson Pettersen

FirstName Ola Tove Kari

Address Timoteivn 10 Borgvn 23 Storgt 20

City Sandnes Sandnes Stavanger

SELECT Distinct
A palavra-chave DISTINCT usada para retornar somente valores distintos (diferentes). A instruo SELECT retorna informaes de colunas da tabela. Mas o que se s deseja selecionar elementos distintos? Com o SQL, tudo o que precisamos fazer adicionar uma palavra-chave DISTINCT para a instruo SELECT:

Syntax SELECT DISTINCT column_name(s) FROM table_name

SELECT Distinct
Para selecionar todos valores da coluna de nome "Company" demos usar SELECT :

SELECT Company FROM Orders


Orders Company Company OrderNumber Sega W3Schools

Sega
W3Schools Trio W3Schools

3412
2312 4678 6798

Trio
W3Schools

SELEC Distinct
Para selecionar apenas os valores diferentes de a coluna denominada "Company" usamos uma instruo SELECT DISTINCT assim

SELECT DISTINCT Company FROM Orders


Orders Company Sega Company Sega W3Schools OrderNumber 3412 2312 W3Schools Trio

Trio
W3Schools

4678
6798

SELECT Distinct
The WHERE clause is used to specify a selection criterion. The WHERE Clause To conditionally select data from a table, a WHERE clause can be added to the SELECT statement.

Syntax SELECT column FROM table WHERE column operator value

Clusula WHERE
Com a clusula WHERE, os seguintes operadores podem ser usados:
Operator = <> > < >= <= BETWEEN LIKE Description Equal Not equal Greater than Less than Greater than or equal Less than or equal Between an inclusive range Search for a pattern

Nota: Em algumas verses do SQL o operador <> pode ser escrita como =!

Clusula WHERE
Para selecionar apenas as pessoas que vivem na cidade "Sandnes", que adicionar uma clusula WHERE para a instruo SELECT:

SELECT * FROM Persons WHERE City='Sandnes'


LastName Hansen Svendson Svendson Pettersen LastName Hansen Svendson Svendson FirstName Ola Tove Stale Kari FirstName Ola Tove Stale Address Timoteivn 10 Borgvn 23 Kaivn 18 Storgt 20 Address Timoteivn 10 Borgvn 23 Kaivn 18 City Sandnes Sandnes Sandnes Stavanger City Sandnes Sandnes Sandnes Year 1951 1978 1980 1960 Year 1951 1978 1980

Aspas
Note que ns usamos aspas simples em torno dos valores condicional nos exemplos. SQL usa aspas simples em torno de valores de texto (a maioria dos sistemas de banco de dados tambm aceitam aspas). Valores numricos no deve ser colocada entre aspas. Para valores de texto:

Este o correto:
SELECT * FROM Persons WHERE FirstName='Tove'

Este o Errado::
SELECT * FROM Persons WHERE FirstName=Tove

Condio LIKE
A condio LIKE usado para especificar uma busca por um padro em uma coluna.

Syntax
SELECT column FROM table WHERE column LIKE pattern

A "%" sinal pode ser usado para definir wildcards (faltando letras no padro) antes e aps o padro.

Condio LIKE
A seguinte instruo SQL retornar pessoas com nomes que comeam com um 'O':

SELECT * FROM persons ONDE FirstName LIKE '% O'


A seguinte instruo SQL retornar pessoas com nomes que terminam com um 'a':

SELECT * FROM persons ONDE FirstNameLIKE '% a'

Condio LIKE

A seguinte instruo SQL retornar pessoas com primeiros nomes que contenham o padro 'la':

SELECT * FROM Persons WHERE FirstName LIKE '%la%'

INSERT INTO
A instruo INSERT INTO utilizado para inserir novas linhas em uma tabela.

Syntax
INSERT INTO table_name

VALUES (value1, value2,....)

Voc tambm pode especificar as colunas para o qual voc deseja inserir dados: INSERT INTO table_name (column1, column2,...) VALUES (value1, value2,....)

INSERT INTO
LastName Pettersen FirstName Kari Address Storgt 20 City Stavanger

SQL statement: INSERT INTO Persons VALUES ('Hetland', 'Camilla', 'Hagabakka 24', 'Sandnes')

LastName Pettersen Hetland

FirstName Kari Camilla

Address Storgt 20 Hagabakka 24

City Stavanger Sandnes

INSERT INTO
LastName
Pettersen Hetland

FirstName
Kari Camilla

Address
Storgt 20 Hagabakka 24

City
Stavanger Sandnes

Especificando a coluna no SQL: INSERT INTO Persons (LastName, Address) VALUES ('Rasmussen', 'Storgt 67')

LastName
Pettersen Hetland Rasmussen

FirstName
Kari Camilla

Address
Storgt 20 Hagabakka 24 Storgt 67

City
Stavanger Sandnes

UPDATE

A instruo UPDATE usada para modificar os dados em uma tabela.

Syntax
UPDATE table_name SET column_name = new_value WHERE column_name = some_value

UPDATE

LastName Nilsen Rasmussen

FirstName Fred

Address Kirkegt 56 Storgt 67

City Stavanger

Queremos adicionar um primeiro nome para a pessoa com um sobrenome de "Rasmussen":

UPDATE Person SET FirstName = 'Nina' WHERE LastName = 'Rasmussen'


LastName Nilsen Rasmussen FirstName Fred Nina Address Kirkegt 56 Storgt 67 City Stavanger

UPDATE

LastName Nilsen Rasmussen

FirstName Fred

Address Kirkegt 56 Storgt 67

City Stavanger

Queremos mudar o endereo e adicionar o nome da cidade:

UPDATE Person
SET Address = 'Stien 12', City = 'Stavanger' WHERE LastName = 'Rasmussen'
LastName Nilsen Rasmussen FirstName Fred Nina Address Kirkegt 56 Stien 12 City Stavanger Stavanger

DELETE
A instruo DELETE usado para apagar linhas de uma tabela.

Syntax
DELETE FROM table_name

WHERE column_name = some_value

DELETE
LastName Nilsen Rasmussen FirstName Fred Nina Address Kirkegt 56 Stien 12 City Stavanger Stavanger

"Nina Rasmussen" vai ser excludo

DELETE FROM Person WHERE LastName = 'Rasmussen'

LastName Nilsen

FirstName Fred

Address Kirkegt 56

City Stavanger

Quem reclamar de nota de prova , que a prova estava dificil, que o tempo foi pouco, etc...

Perde 5 pts.

Anda mungkin juga menyukai