Anda di halaman 1dari 32

Windows

CARACTERSTICAS BSICAS DOS SISTEMAS WINDOWS

O Windows um sistema operacional Grfico: Isso significa que sua interface (ou seja, sua cara) baseada em itens visuais, como cones, janelas, menus. No necessrio que o usurio digite comandos como os comandos usados no DOS e UNIX para comandar o sistema. s usar os itens que se apresentam de forma bonitinha na tela.

O Windows atualmente um Sistema Operacional de 32 bits ou 64 bits: isso significa que o Windows criado para controlar mquinas com processadores que usam essa tecnologia (32 bits ou 64 bits no barramento de dados). Se o processador do computador de 64 bits, e o Windows for de 32 bits, este no ser capaz de control-lo.

O Windows usa Multitarefa Preemptiva: isso quer dizer que o Windows permite a execuo de vrias tarefas ao mesmo tempo (pelo menos, faz aparentar isso para o usurio). A multitarefa preemptiva um sistema que permite que vrias janelas de vrios programas sejam apresentadas ao usurio, como se todos estivessem sendo executados ao mesmo tempo. Na verdade, o que acontece que o Windows fica chaveando a execuo de tarefas na CPU de forma bem rpida (isso porque, s h uma CPU no micro), fazendo parecer que pode fazer tudo ao mesmo tempo. Ele fica mais ou menos como um guarda de trnsito, fazendo: Impressora, sua vez..., Pare!, Agora a vez do Word, pronto, pode passar, Agora o Excel que vai usar a CPU! Prooonto... Deixe de ser egosta. Pare. Agora a vez do Word de novo... e assim por diante.

O Windows suporta Plug and Play: Significa que a instalao de equipamentos Plug and Play pode ser realizada de forma simples no Windows, que entende perfeitamente esse sistema. Os sistemas Windows utilizam a tecnologia Plug and Play, que permite que eles reconheam equipamentos de Hardware automaticamente no momento da Instalao destes, facilitando, e muito, a vida dos usurios de computador na hora de adicionar um novo equipamento ao computador.

Como o Windows Entende as Unidades O Windows atribui um identificador a cada unidade, baseado em uma nomenclatura prpria. Cada unidade recebe uma letra seguida do sinal de : (dois pontos). Cada unidade instalada no computador receber uma letra diferente. As unidades A: e B: sempre sero destinadas a dispositivos de disquete. A unidade denominada C: est reservada para um equipamento de Disco Rgido (HD). As demais letras das unidades sero destinadas aos outros equipamentos que sero instalados no computador (ou demais parties do disco rgido). justamente nas unidades que esto os arquivos e as pastas do seu computador.

Como o Windows Trata os Arquivos


Um arquivo pode ser classificado como sendo Arquivo de Dados (que contm dados que normalmente so feitos pelo usurio) ou Arquivo de Programa (que contm instrues a serem executadas pelo Sistema Operacional). Os arquivos do Word e do Excel, como os que criamos cotidianamente, so arquivos de dados, mas os prprios Word e Excel so armazenados em arquivos de programas (Executveis).
H algumas regras que devem ser seguidas para nomear (e renomear) um arquivo ou uma pasta no Sistema Operacional Windows. Aqui vo elas:

Um nome de arquivo ou pasta deve ter at 255 caracteres. No podem ser usados os seguintes caracteres: * / \ | : ? >< No pode haver dois objetos com o mesmo nome no mesmo diretrio (pasta).

Mas os arquivos, no Windows, possuem Uma extenso um conjunto de trs caracteres (normalmente) que identifica o tipo de um arquivo. Quem atribui a extenso ao arquivo o prprio programa que o cria, como o Word e o Excel, por exemplo. Normalmente, no Windows, as extenses esto ocultas para o usurio, mas possvel solicitar ao programa que as mostre, verifique alguns arquivos abaixo com extenses diversas.

Linux
CARACTERSTICAS BSICAS DOS SISTEMAS LINUX

Software Livre

todo software sobre o qual o usurio tem o livre direito de instalar, usar, estudar, modificar e redistribuir.

FSF Free Software Foundation (Fundao do Software Livre)


Organizao sem fins lucrativos, que defende a ideia do Software Livre e que se dedica eliminao de restries sobre cpia, entendimento, modificao e redistribuio de programas de computadores. Iniciou um projeto de criao de um Sistema Operacional que se aproximava do UNIX, porm gratuito, que se chama GNU (GNUs Not Unix). Como reguladora criou a GPL!

GPL- General Public License Licena Pblica Geral


A GPL um tipo de classificao criada pela FSF para determinar o que software livre Na GPL, quatro direitos so garantidos aos usurios dos programas regidas por ela (os chamados softwares livres).

Quatro Direitos da GPL


I. Um Software Livre poder ser usado para qualquer finalidade.

II. Um Software Livre poder ser estudado plenamente (para isso necessrio o cdigo-fonte do programa). III. Um Software Livre poder ser alterado em sua totalidade (para isso necessrio o cdigo-fonte do programa). IV. Um Software Livre poder ser distribudo (copiado) livremente, sem restries de licena.

O Linux
Sistema operacional considerado um Software Livre. Sua distribuio gratuita e seu cdigo-fonte aberto (chamado Open Source). Algumas empresas lanam distribuies que so cobradas apenas a sua venda e no a sua utilizao/instalao.

O Linux - Histrico
Idealizado pelo finlands Linus Torvalds.

Baseou-se no UNIX.

Primeira verso lanada em 1994.

O Linux - Caractersticas
Multitarefas: vrios programas ao mesmo tempo.
Multiplataforma: opera em diversas arquiteturas. Multiusurio: vrios usurios operam a a mquina ao mesmo tempo. Multiprocessado: suporte a computadores com mais de um processador.

O Linux - Estrutura
Kernel: o ncleo do sistema. Tire a sua interface grfica (tudo o que voc v na tela), tire os programas instalados e vai sobrar o kernel, sobre ele que o sistema roda todos os aplicativos que voc usa.

Shell: camada entre o usurio e o sistema. Shell nada mais do que o interpretador de comandos do Linux, voc pode acess-lo atravs dos consoles (ou terminais), atravs do modo texto. Grosso modo, seria a verso Linux do MS-DOS do Windows, porm bem mais poderoso.

Interface grfica - KDE

Interface grfica - GNOME

Distribuies Linux
Kernel + Shell + programas auxiliares (aplicativos e acessrios). Algumas distribuies so bem pequenas (cabem em um disquete). Outras so bem maiores e cabem em um CD/DVD. Diferenciam-se pela maneira como so organizados e pr-configurados os aplicativos e como ser feita a instalao dos sistema.

Pqui Linux
Litrix

BrDesktop ImagineOS

Metamorphose Linux

Epidermic GNU/Linux Big Linux

Poseidon Linux

Dream Linux

Sistema Livre SO Ekkaty Linux Metamorphose Linux

Gerenciadores de inicializao 1 setor do HD a ser lido


LILO (Linux Loader)

GRUB (Grand Unified Boot Loader)

LILO

GRUB

Estrutura de diretrios
a forma como so organizados os arquivos e as pastas no SO. No Linux, o diretrio raiz est tomado pelas pastas de sistemas, enquanto as pastas e arquivos pessoais devem ficar armazenadas no diretrio /home.

/ este o diretrio raiz do sistema linux.

/boot esto os arquivos de inicializao.


/dev arquivos para funcionamento de hardware. /home equivalente ao Documents and Settings do Windows. Armazena opes e configuraes de cada usurio.

Tipos de comandos

Chama as funes do Linux pelo Shell.

nome do programa abre o programa. help abre uma lista dos principais comando do Shell.

locate localiza arquivos.


mkbootdisk cria disco de boot. passwd altera a senha.

shutdown desliga o sistema.

useradd adiciona usurios.

userdell apaga usurios.


cp copia arquivos. find procura arquivos.

chmod altera as permisses de acesso de arquivos ou diretrios. kill encerra um ou mais processos em andamento.

mv move ou renomeia arquivos. mkdir cria diretrios.

Anda mungkin juga menyukai