Anda di halaman 1dari 39

OPERAES UNITRIAS FSICAS

CHRISTIANNE GARCIA RODRIGUES

Geralmente, o engenheiro atua em quatro campos:


Dimensionamento da instalao industrial: desenho, dimensionamento e construo. Operao: superviso, manuteno e otimizao. Administrao, logstica, vendas e planejamento. Pesquisa: bsica ou aplicada para desenvolvimento de produtos e processos. o
2

O QUE O ENGENHEIRO FAZ?


Seleciona o tipo de equipamento adequado Dimensiona os equipamentos Calcula o tempo de processamento

Elabora os balanos de massa e energia da operao


Calcula os custos do investimento necessrio Calcula os custos operacionais Avalia o desempenho do processo
3

Conceito: Na engenharia qumica e seus campos relacionados, uma operao unitria uma etapa bsica de um processo

- Um processo tem vrias operaes unitrias presentes para que se possa obter o produto desejado

Processo: um conjunto de aes executadas em

etapas, que envolvem modificaes da composio qumica, que geralmente so acompanhadas de certas modificaes fsicas na matria prima, para se obter o produto final. Operao unitria: a operao que ira realizar alguma alterao fsica em seu produto em questo.
Por exemplo: a fermentao pode ser considerada

uma operao unitria independente do tipo de material que ir fermentar. Esta operao tem como princpio bsico a transformao de uma substncia em outra, produzida a partir de microorganismos, tais como fungos, bactrias, ou at o prprio corpo, chamados nestes casos de fermentos, gerando um produto desejado.

Um grande nmero de operaes trata os

sistemas slido-fluido sem alterar sua composio e propriedades fsicas; em outras, as composies qumicas tambm no so alteradas, mas as propriedades fsicas sofrem modificaes sob influncia de variveis como temperatura, presso, concentrao, etc.

O que um slido particulado?


Um material composto de materiais slidos de tamanho reduzido (partculas).

O tamanho pequeno das partculas pode ser uma caracterstica natural do material ou pode ser devido a um processo prvio de fragmentao.
7

Importncia
O conhecimento das propriedades dos slidos particulados fundamental para o estudo de muitas operaes unitrias como:

Reduo de tamanho Fluidizao

Transporte Pneumtico
Centrifugao

Decantao Sedimentao
Filtrao
8

PROPRIEDADES DOS SLIDOS PARTICULADOS


A) as que dependem da natureza das partculas: o tamanho, a forma, a dureza, a densidade, o calor especfico e a condutividade. B) as que dependem do sistema (leito poroso): a densidade aparente, a rea especfica, a porosidade, o ngulo de talude, entre outras. Neste caso, a propriedade passa a ser uma caracterstica do conjunto de partculas (leito) e no mais do slido em si.

Tamanho de Partculas
Granulometria o termo usado para caracterizar o tamanho das partculas de um material.

Ps

1 m at 0,5 mm 0,5 a 10 mm 1 a 5 cm
5 a 15 cm > 15 cm

Slidos Granulares
Distinguem-se pelo tamanho cinco tipos de slidos particulados: Blocos Pequenos Blocos Mdios Blocos Grandes

10

FORMA E COMPOSIO DAS PARTCULAS


A forma e composio das partculas determinada pelo sistema cristalino dos slidos naturais e no caso dos produtos industriais pelo processo de fabricao. A forma uma varivel importante.
A) Esfericidade e Dimetro Equivalente B) Densidade Os parmetros mais utilizados so os seguintes: C) Dureza D) Fragilidade E) Aspereza F) Porosidade (e) G) Densidade Aparente
11

A) Esfericidade e Dimetro Equivalente


A forma de uma partcula pode ser expressa pela esfericidade (), que mede o afastamento da forma esfrica. Superfcie da esfera de igual volume da partcula

Superfcie externa da partcula real


Logo = 1 para uma partcula esfrica < 1 para qualquer outra forma

0 1
12

A) Esfericidade e Dimetro Equivalente


Seja uma partcula de volume Vp e rea Ap:

Volume da esfera

Ap d eq
2

Por definio:

d eq
2

Ap
13

A) Esfericidade e Dimetro Equivalente

d eq
2

Ap

14

A) Esfericidade e Dimetro Equivalente

2 d eq

Ap
15

A) Esfericidade e Dimetro Equivalente

Nmero de partculas Dada uma massa (m) de partculas, de densidade s e Volume Vp, o nmero total de partculas (N) pode ser calculado como:

16

A) Esfericidade e Dimetro Equivalente


Se todas as partculas tm o mesmo volume (Vp) e a mesma forma, a rea total das partculas = nmero de partculas x rea da partcula

Pode ser calculada a rea por unidade de massa (rea especfica) se conhecemos o dimetro equivalente para uma partcula i:

17

B) Densidade

Permite classificar os slidos nas seguintes classes: - Leves (<500 kg/m3) = serragem, turfa, coque - Mdios (1000 2000 kg/m3) = areia, minrios leves - Muito Pesados ( > 2000 kg/m3) = minrios pesados - Intermedirios (550< <1100 kg/m3) = produtos agrcolas

18

C) Dureza
Esta propriedade costuma ter dois significados. Nos plsticos e metais corresponde a resistncia ao corte, enquanto que no caso dos minerais a resistncia que eles oferecem ao serem riscados por outros minerais. A escala de dureza que se emprega nos minerais a Escala de Mohr, que vai de um a dez e cujos minerais representativos so:

19

D) Fragilidade
Mede-se pela facilidade fratura por toro ou impacto. Muitas vezes no tem relao com a dureza. Os plsticos podem ser pouco duros (moles) mas no so frgeis.

E) Aspereza
Determina a maior ou menor dificuldade de escorregamento das partculas.

F) Porosidade (e)
a propriedade da partcula que mais influencia as propriedades do conjunto (leito poroso)

a proporo de espaos vazios. Quanto mais a partcula se afastar da forma esfrica, mais poroso ser o leito. 20

F) Porosidade (e)

Quanto maior a esfericidade menor a porosidade do leito.

21

G) Densidade Aparente (a)


a densidade do leito poroso, ou seja, a massa total do leito poroso dividida pelo volume total do leito poroso. Pode-se calcular por meio de um balano de massa a partir das densidades do slido e do fluido, que muitas vezes o ar.
Proporo de Slido Densidade do Slido Porosidade Densidade do Fluido

a = (1- ).p + .f
22

O tamanho da partcula de materiais homogneos (com partculas uniformes) pode ser obtido:
1. Com o auxlio de um microscpio

2. Por peneiramento: fazer passar por malhas progressivamente menores, at que fique retida a maior poro. O tamanho corresponde ao tamanho da peneira o a mdia das peneiras.

3. Decantao: o material posto numa


suspenso que se deixa em repouso durante um certo tempo, findo o qual o nvel dos slidos decantados ter descido. A partir das fraes de massa separadas, calcula-se o tamanho da partcula.
23

4. Elutriao:
O princpio empregado o mesmo, porm a suspenso mantida em escoamento ascendente atravs de um tubo. Variando-se a velocidade de escoamento, descobre-se o valor necessrio para evitar a decantao das partculas. Esta ser a velocidade de decantao do material.

5. Centrifugao:
A fora gravitacional substituda por uma fora centrfuga cujo valor pode ser bastante grande. til principalmente quando as partculas so muito pequenas e, por conseqncia, tm uma decantao natural muito lenta.
24

MATERIAIS HETEROGNEOS
Neste caso o material ter que ser separado em fraes com partculas uniformes por qualquer um dos mtodos de decantao, elutriao ou centrifugao anteriormente citados. O meio mais prtico, no entanto, o tamisamento, consiste em passar o material atravs de uma srie de peneiras com malhas progressivamente menores, cada uma das quais retm uma parte da amostra. Esta operao, conhecida como anlise granulomtrica, aplicvel a partculas de dimetros compreendidos entre 7 cm e 40 m.
25

MATERIAIS HETEROGNEOS
A anlise granulomtrica realizada com peneiras padronizadas quanto abertura das malhas e espessura dos fios de que so feitas. Sries de Peneiras mais Importantes British Standard (BS) Institute of Mining and Metallurgy (IMM) National Bureau of Standards - Washington Tyler (Srie Tyler) A mais usada no Brasil

26

MATERIAIS HETEROGNEOS
O sistema Tyler constitudo de quatorze peneiras e tem como base uma peneira de 200 fios por polegada (200 mesh), feita com fios de 0,053 mm de espessura, o que d uma abertura livre de 0,074 mm. As demais peneiras, apresentam 150, 100, 65, 48, 35, 28, 20, 14, 10, 8, 6, 4 e 3 mesh. Quando se passa de uma peneira para a imediatamente superior (por exemplo da de 200 mesh para a de 150 mesh), a rea da abertura multiplicada por dois e, portanto, o lado da malha multiplicado por
27

MATERIAIS HETEROGNEOS
O ensaio consiste em colocar a amostra sobre a peneira mais grossa a ser utilizada e agitar em ensaio padronizado o conjunto de peneiras colocadas umas sobre as outras na ordem decrescente da abertura das malhas. Abaixo da ltima peneira h uma panela que recolhe a frao mais fina que consegue passar atravs de todas as peneiras da srie.
28

MATERIAIS HETEROGNEOS

29

MATERIAIS HETEROGNEOS
As quantidades retidas nas peneiras e na panela so pesadas. A frao de cada tamanho se calcula dividindo a massa pela massa total da amostra.

30

MATERIAIS HETEROGNEOS
Esta frao poder ser caracterizada de dois modos: 1) Como a frao que passou pela peneira i-1 e ficou retida na peneira i. Se estas forem as peneiras 14 e 20, respectivamente, ser a frao 14/20 ou 14+20. 2) A frao ser representada pelas partculas de dimetro igual a mdia aritmtica das aberturas das malhas das peneiras i e i-1. No caso que estamos exemplificando, ser a frao com partculas de tamanho:

31

MATERIAIS HETEROGNEOS
Quando temos uma mistura de partculas de diversos dimetros, podemos definir um dimetro mdio que represente esse material. Uma mistura que contem fraes com Ni partculas de dimetro equivalente deq (se forem esfricas seria dpi) pode apresentar uma distribuio granulomtrica com a seguinte forma:

32

MATERIAIS HETEROGNEOS

33

34

MATERIAIS HETEROGNEOS
o dimetro da partcula de volume mdio. Multiplicando o volume desta partcula pelo nmero de partculas da amostra, obtm-se o volume total do slido. O volume desta partcula a mdia aritmtica dos volumes de todas as partculas da amostra. Admite-se uma densidade igual para todas as partculas:

35

TA 631 OPERAES UNITRIAS I

Exerccios

Slidos Particulados

36

1) Calcule a esfericidade de um anel de Raschig de


- dimetro externo = - altura = - espessura de parede =

Espessura

deq

Vp.6

Altura

.deq 2
Ap
Dimetro externo
37

RESPOSTA:

= 0,577

2) Compare a esfericidade de duas partculas de


mesmo volume e de mesmo material, sendo, uma esfrica e a outra cilndrica. A relao dimetro/comprimento do cilindro 1/3. Prove que, neste caso, deq da partcula cilndrica igual ao deq da partcula esfrica.

.deq
Ap

deq

Vp.6

RESPOSTA:

partcula esfrica= 1

partcula cilndrica= 0,778


38

3) Gros de pipoca no estourados possuem dimetro equivalente de 6 mm e esfericidade aproximada de 1. J, os gros de pipoca estourados, apresentam dimetro equivalente de 12 mm e esfericidade de 0,85. Obtenha o volume da partcula para o gro no estourado e para o gro estourado.

deq

Vp.6

.deq 2
Ap

RESPOSTA: Volume gro no estourado = 1,13.10-7 m3 Volume pipoca = 9,048.10-7 m3


39

Anda mungkin juga menyukai