Anda di halaman 1dari 18

INTRODUO A ECONOMIA

Professor
Anderson Barbosa Pereira Bacharel em Cincias Econmicas Unimontes (Universidade Estadual de Montes Claros). Especialista em Gesto Pblica UFU Universidade Federal de Uberlndia. Experincia: Escritrio de Contabilidade; Banco do Nordeste do Brasil S/A.; Funam; Inonibrs; Prefeitura Municipal de Pirapora; Cmara Municipal de Pirapora; Unopar; Colgio Santssimo Sacramento; Tecplan; Consultoria Financeira em Escritrios de Advocacia.

Tratado de Convivncia
Cumprir os horrios com assiduidade; Manter os aparelhos de telefone celular, desligados ou no modo silencioso durante as aulas; Estar presente no mximo 10 minutos aps o incio das aulas para ter frequncia, horrio de incio das aulas 19:00hs; No permitido lanchar dentro da sala de aula; Horrio de sada s 22:15hs.

Conceito de Economia; Evoluo das relaes comerciais; As relaes de oferta e demanda dos mercados; Microeconomia e Macroeconomia; O indivduo no sistema econmico; A procura de bens; Formas de competio e preo de mercado; Salrios, juros, renda e lucro; Introduo aos problemas econmicos; Moedas; Comrcio Internacional e relaes internacionais.

Ementa

Habilidades a Serem Desenvolvidas / Valores Observados

Compreender os conceitos de demanda e oferta, bem como as relaes comerciais; Estabelecer as diferenas entre microeconomia e macroeconomia; Analisar a economia internacional e as suas relaes. Ateno, disciplina, tica no trabalho, flexibilidade, objetividade, organizao, proatividade, raciocnio lgico, responsabilidade social, segurana, trabalho em equipe.

Cronograma
MS Novembro DIA 26 tera feira

Dezembro Fevereiro
Maro

03/10/17 tera feira 03/10/17/24 segunda feira


10/17 segunda feira

Conceito de Economia
A palavra economia vem do grego oikos (casa) e nomos (norma, lei). Teramos, ento, a palavra oikonomia que significa administrao de uma unidade habitacional (casa), podendo tambm ser entendida como administrao da coisa pblica ou de um Estado. Em economia, por sua vez, estudamos as maneiras pelas quais os diferentes tipos de sistemas econmicos administram seus limitados recursos com a finalidade de produzir bens e servios, objetivando satisfazer as ilimitadas necessidades da populao. Podemos, ento, definir Economia como a Cincia Social que estuda como as pessoas e a sociedade decidem empregar recursos escassos, que poderiam ter utilizao alternativa, na produo de bens e servios de modo a distribu-los entre as vrias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas.

Conceito de Economia
Na realidade existem muitas definies da Economia como cincia, e elas tm evoludo ao longo da histria, desde as primeiras escolas econmicas, datadas do sculo XVIII, at o presente.

Myron H. Umbreit, Elgin F.Hunt e Charles V.Kinter: A economia o estudo da organizao social atravs da qual os homens satisfazem suas necessidades de bens e servios escassos. Stonier e Hague: No houvesse escassez nem necessidade de repartir os bens entre os homens, no existiriam tampouco sistemas econmicos nem Economia. A Economia fundamental, o estudo da escassez e dos problemas dela decorrentes. Paul A. Samuelson: A economia o estudo de como as pessoas e a sociedade decidem empregar recursos escassos, que poderiam ter utilizao alternativas, para produzir bens variados e para os distribuir para consumo, agora ou no futuro, entre vrias pessoas e grupos da sociedade.

Definio de alguns Autores

Cabe, ento, Cincia Econmica, atravs do seu corpo terico, fornecer respostas, ainda que parciais, para questes do tipo: O que inflao? Quais suas causas? Como baix-la? Por que existe uma distribuio to desigual de renda? Como reduzir esse problema? O que desemprego? Por que ocorre esse fenmeno? Como fazer para que o nvel de emprego aumente? Qual o papel do governo no bem-estar da populao? Como se determinam os preos? O que determina a existncia de relaes econmicas internacionais?

Estudo da Economia

Economia como Cincia Social


A Economia considerada uma Cincia Social porque as cincias sociais estudam a organizao e o funcionamento da sociedade. Algumas outras cincias sociais Direito: Cincia das normas obrigatrias que disciplinam as relaes dos homens em sociedade; Sociologia: Estudo objetivo das relaes que se estabelecem, consciente ou inconscientemente, entre pessoas que vivem em uma comunidade ou em um grupo social, ou entre grupos sociais diferentes que vivem no seio de uma sociedade mais ampla;

Economia como Cincia Social


Antropologia: Cincia que rene vrias disciplinas cujas finalidades comuns so descrever o homem e analis-lo com base nas caractersticas biolgicas (antropologia fsica) e culturais (antropologia cultural) dos grupos em que se distribui, dando nfase, atravs das pocas, s diferenas e variaes entre esses grupos; Psicologia: Cincia que trata da mente e de fenmenos e atividades mentais. Cincia do comportamento animal e humano em suas relaes com o meio fsico e social.

Sistema Econmico

Um sistema econmico pode ser definido como uma forma poltica, social e econmica pela qual est organizada uma sociedade. um particular sistema de organizao da produo, distribuio e consumo de todos os bens e servios que as pessoas utilizam buscando uma melhoria no padro de vida e bemestar. Os elementos bsicos de um sistema econmico so:

Elementos do Sistema Econmico

Estoque de recursos produtivos ou fatores de produo: aqui se incluem os recursos humanos (trabalho e capacidade empresarial), o capital, a terra, as reservas naturais e a tecnologia; Complexo de unidades de produo: constitudo pelas empresas; Conjunto de instituies politicas, jurdicas, econmicas e sociais: que so base da organizao da sociedade.

Classificao dos Sistemas Econmicos


Sistema capitalista, ou economia de mercado. regido pelas foras de mercado, predominando a livre iniciativa e a propriedade privada dos fatores de produo; Sistema socialista, ou economia centralizada, ou ainda economia planificada. Nesse sistema as questes econmicas fundamentais so resolvidas por um rgo central de planejamento, predominando a propriedade pblica dos fatores de produo, chamados nessas economias de meios de produo, englobando os bens de capital, terra, prdios, bancos, matrias-primas.

Concluso


Se todos os economistas fossem postos lado a lado, nunca chegariam a uma concluso. George Bernard Shaw

Exerccios
1- Qual o objetivo de estudo da Economia? 2- Por que a Economia se preocupa com o estudo dos preos? No seria melhor deixar que o prprio mercado ditasse o valor dos bens e servios? 3- possvel controlar o inflao em nosso Pas? De que forma? 4- Que medida econmica voc adotaria para melhorar a distribuio de renda em nosso Pas.

Anda mungkin juga menyukai