Anda di halaman 1dari 41

Direito Processual Civil II Recursos

Teoria Geral dos Recursos

INTRODUO
A existncia de um sistema recursal no ordenamento jurdico decorre: a) do princpio da pluralidade dos graus de jurisdio; e b) da busca pelo atendimento aos ideais de justia. Leva-se em considerao a possibilidade de o magistrado se equivocar na apreciao de uma causa ou de praticar ato marcado pela presena de vcio formal, existindo, assim, a possibilidade de a deciso ser novamente analisada pela mesma autoridade que a proferiu ou pela instncia superior, conforme o caso. Alm disso, a pluralidade de graus de jurisdio funciona como um controle implcito das decises, impondo que sejam mais zelosas e justas, bem como fortalece os ideais de justia, pois a possibilidade do reexame recomenda ao magistrado inferior maior cuidado na elaborao da deciso e o estimula a se aprimorar para o desempenho de sua funo.

Disposies iniciais
Em relao etimologia e as acepes, podemos dizer que existem dois sentidos para o termo recurso: a) Sentido genrico: a palavra recurso derivou do verbo latino recursare, significando correr para trs ou correr para o lugar de onde se veio. b) Sentido jurdico: o termo recurso pode ser utilizado em dois contextos: b.1) Lato (Amplo): Em sentido jurdico lato utiliza-se o termo recurso para se referir a todo meio hbil, disponibilizado pelo ordenamento jurdico, para que os litigantes possam defender seus interesses. Exemplo: O ru recorreu provas testemunhais. b.2) Strictu (Restrito): Refere-se ao meio ou o poder inerente parte litigante em ver a deciso jurisdicional submetida a novo exame, buscando modific-la, invalid-la ou anul-la.

Conceito dos Recursos


CONCEITO: remdio1 voluntrio2 e idneo3 a ensejar, dentro do mesmo processo4, a reforma, a invalidao, o esclarecimento ou a integrao5 de deciso judicial6 que se impugna (BARBOSA MOREIRA apud GRECO FILHO, 2009, p. 293). Por este conceito, so caractersticas do recurso:
a) b) c) d) e) remediao; Voluntariedade; Idoneidade jurdica processual; Dependncia; Finalidade modificativa, anulatria esclarecimento ou integrao.

ou

de

Conceito dos Recursos


CONCEITO: remdio1 voluntrio2 e idneo3 a ensejar, dentro do mesmo processo4, a reforma, a invalidao, o esclarecimento ou a integrao5 de deciso judicial6 que se impugna (BARBOSA MOREIRA apud GRECO FILHO, 2009, p. 293). 1. REMDIO: um instrumento processual destinado a corrigir um desvio jurdico (remediar).

Conceito dos Recursos


CONCEITO: remdio1 voluntrio2 e idneo3 a ensejar, dentro do mesmo processo4, a reforma, a invalidao, o esclarecimento ou a integrao5 de deciso judicial6 que se impugna (BARBOSA MOREIRA apud GRECO FILHO, 2009, p. 293). 2. INSTRUMENTO VOLUNTRIO: um ato de vontade da parte insatisfeita. Assim, no h recurso de ofcio (exceo: reexame obrigatrio).

Conceito dos Recursos


CONCEITO: remdio1 voluntrio2 e idneo3 a ensejar, dentro do mesmo processo4, a reforma, a invalidao, o esclarecimento ou a integrao5 de deciso judicial6 que se impugna (BARBOSA MOREIRA apud GRECO FILHO, 2009, p. 293). 3. IDNEO (ADEQUADO): o instrumento jurdico CAPAZ de permitir a reviso de uma deciso judicial a fim de obter um resultado especfico (a reforma, invalidao, esclarecimento ou integrao [ver slide n 8]). Para que o recurso possa ser capaz (idneo) de produzir o resultado pretendido deve: (a) existir no ordenamento jurdico (deve estar previstos no ordenamento jurdico) (b) ser adequado quanto ao aspecto formal (deve obedecer as formalidades previstas na Lei) (c) ser adequado quanto tipo de deciso que se impugna (Ex.: contra sentenas o recurso cabvel a apelao).

Conceito dos Recursos


CONCEITO: remdio1 voluntrio2 e idneo3 a ensejar, dentro do mesmo processo4, a reforma, a invalidao, o esclarecimento ou a integrao5 de deciso judicial6 que se impugna (BARBOSA MOREIRA apud GRECO FILHO, 2009, p. 293). 4. Mesmo processo: ao recorrer, a parte no prope uma nova ao, mas d continuidade, em nova fase, ao anteriormente porposta e em andamento. Observao: em alguns casos o processamento do recurso feito destacado do processo principal (Ex.: No Agravo de Instrumento, o recurso sobe ao tribunal em procedimento prprio, enquanto prossegue o procedimento principal), mas mesmo assim diz-se que ele se desenvolve no mesmo processo, pois se trata da mesma relao jurdica processual.

Conceito dos Recursos


CONCEITO: remdio1 voluntrio2 e idneo3 a ensejar, dentro do mesmo processo4, a reforma, a invalidao, o esclarecimento ou a integrao5 de deciso judicial que se impugna (BARBOSA MOREIRA apud GRECO FILHO, 2009, p. 293). 5. REFORMA, INAVALIDAO, ESCLARECIMENTO OU INTEGRAO: so os resultados esperarados de um recurso.
- Reforma: pretende-se a substituio de uma deciso por outra que atenda aos interesses do recorrente. A deciso recorrida plenamente vlida, no contm vcios processuais, mas o recorrente no concorda no todo ou em parte com o seu contedo, (alega vcio no seu contedo, error in procedendo). - Invalidao: pretende-se a nulidade de uma deciso processualmente viciada (error in procedendo) e a produo de uma nova pelo mesmo rgo que a proferiu, corrigindo o vcio que levou nulidade. (ex.: uma deciso que deixou de ser devidamente fundamentada [vide art. 93, IX, da CF/88]). - Esclarecimento: em virtude de obscuridade (quando a deciso no clara o suficiente) ou contradio (quando numa mesma deciso h afirmaes conflitantes na fundamentao ou entre a fundamentao e a concluso). - Integrao: nos casos em que a deciso omissa quanto a um ponto que deveria ter sido objeto de exame (ex.: em uma ao de indenizao por danos materiais e morais o juiz se limita apenas a examinar a matria quanto ao pedido de indenizao por danos materiais, omitindo-se quanto aos danos morais).

Conceito de Recursos
CONCEITO: remdio1 voluntrio2 e idneo3 a ensejar, dentro do mesmo processo4, a reforma, a invalidao, o esclarecimento ou a integrao5 de deciso judicial6 se impugna (BARBOSA MOREIRA apud GRECO FILHO, 2009, p. 293). DECISO JUDICIAL: os recursos em geral so utilizados para atacar uma deciso judicial que tenha sido desvatajosa para a parte recorrente. Assim, s sero passveis de recurso as decises capazes de gerar PREJUZO parte:
So passveis de recursos: a) As decises interlocutrias (decises tomadas no meio do processo que resolvem questes incidentes [questes de meio]); b) As sentenas (decises singulares que extinguem o processo [deciso final]); c) Os acrdos (decises proferridas por rgos colegiados [tribunais]).

ATENO! Dos despachos de mero expediente no cabero recursos, pois so decises que tem a finalidade de dar mero andamento ao processo, no sendo capazes de produzir PREJUZO (ex.: despacho inicial que determinaCite-se o ru para apresentar defesa no prazo de 15 dias).

Natureza Jurdica
O recurso no tem natureza jurdica de ao autnoma: ao recorrer, a parte no prope nova ao, mas d continuidade, em nova fase, ao anteriormente proposta e em andamento. Observao: O ordenamento jurdico prev algumas espcies de aes que, em determinados casos, podem ser utilizados com a finalidade de revista de uma deciso judicial. Nestes casos no estamos diante de um recurso (em sentido restrito), tais aes so denominadas aes de impugnao (Ex.: Ao Rescisria, Embargos de Terceiro, Madado de Segurana).

Espcies de recursos (Classificao quanto Matria)


Quanto matria os recursos podem ser classificados em duas espcies:
a) Recursos ordinrios: tm por finalidade a correo de algum prejuzo. Podem ser divididos em:

a.1) Recursos ordinrios COMUNS: tem como pressuposto bsico e suficiente a sucumbncia (frustrao de uma expectativa jurdica causada pela deciso judicial) Ex.: Apelao; a.2) Recursos ordinrios ESPECFICOS: exigem determinada situao ou presusposto especfico (Ex.: embargos infringentes)
b) Recursos extraordinrios: tm por funo no apenas a correo de um prejuzo no caso concreto, mas tambm a uniformidade de interpretao da legislao federal e a eficcia e integridade das normas da prpria Constituio. So recursos extraordinrios: b.1) Recurso Especial ao STJ; b.2) Recurso Extraordinrio ao STF; e b.3) Embargos de Divergncia no STF e no STJ.

Juzo a quo e Juzo ad quem


Em matria de recursos, em razo da movimentao do processo entre diferentes graus de jurisdio identificam-se os rgos jurisdicionais em Juzo ou Tribuinal a quo e Juzo ou Tribunal ad quem:
a) Judex a quo (do latim, Juzo do qual): Juzo ou tribunal de que se recorre. b) Judex ad quem (do latim, Juzo para o qual): Juzo ou Tribunal para o qual se recorre.

Pressupostos de Admissibilidade
Para que se concretize a competncia do Juzo ad quem, no basta apenas o manejo do recurso, necessrio que estejam presentes certos pressupostos, chamados pressupostos de admissibilidade. Pressupostos de admissibilidade (Conceito): so exigncias formais estabelecidas pela lei para que o recurso possa ser apreciado. Antes de examinar o pedido contido no recurso (o mrito), o tribunal verifica se esto presentes os seus pressupostos, no chegando a examinar o mrito se faltarem tais os pressupostos de admissibilidade. Os pressupostos de admissibilidade podem ser Gerais ou Especficos:
a) Pressupostos Gerais: exigdos para todos os recursos. b) Pressupostos Especficos: especficos de cada espcie recursal.

Conhecimento e Provimento
possvel dizer que o exame dos recursos se faz em duas fases lgicas: 1 JUZO DE ADMISSIBILIDADE: o exame dos pressupostos de admissibilidade; 2 JUZO DE MRITO: o exame do pedido contido no recurso. O exame dos pressupostos (juzo de mrito) leva ao conhecimento ou no do recurso e o exame do mrito (juzo de mrito) leva ao provimento ou no do recurso. Exemplos: Caso de recurso interposto no atendendo aos pressupostos de admissibilidade: DECISO: No conheo do presente recurso, eis que deduzido por mandatrio judicial sem procurao nos autos. Caso de recurso que, apesar de atender aos requisitos de admissibilidade (foi conhecido), foi negado quanto ao mrito: Vistos, relatados e discutidos estes autos, acordam os Ministros da Quinta Turma do Superior Tribunal de Justia, na conformidade dos votos e das notas taquigrficas a seguir, por unanimidade, negar provimento ao recurso, com recomendao, nos termos do voto do Sr. Ministro Relator.

pressupostos de admissibilidade. Dependendo do recurso, o juzo de admissibilidade pode ser feito: a) Parte pelo juzo a quo e parte pelo Juzo ad quem Exemplo: Na Apelao, o recurso examidado primeiramente pelo Juz que proferiu a sentena recorrida, que faz um juzo primeiro de admissibilidade, e somente se verificar que esto presentes seus pressupostos que o encaminhar ao Juzo ad quem que, ao receber o recurso, faz um novo Juzo de admissibilidade. ATENO! Nestes casos, quando a deciso do Juzo a quo negar seguimento ao recurso em seu Juzo de admissibilidade, caber sempre recurso desta deciso para que possa ser conferida pelo tribunal ad quem. b) Apenas pelo Juzo ad quem Exemplo: No Agravo de Instrumento, o recurso encaminhado diretamente ao Juzo ad quem, que far um nico Juzo de admissibilidade.

Juzo de Admissibilidade dos Recursos O Juzo de Admissibilidade dos recursos consiste na verificao de seus

Pressupostos Gerais de Admissibilidade Subjetivos e Objetivos


Os pressupostos de Admissibilidade podem ser divididos em: a) Pressupostos objetivos: aqueles que esto relacionados ao prprio recurso (o objeto): 1) Cabimento; 2) Tempestividade; 3) Regularidade procedimental; 4) Preparo; 5) Inexistncia de fato impeditivo ou extintivo. b) Pressupostos Subjetivos: aqueles relacionados parte recorrente (o sujeito): 1) legitimidade; 2) Interesse de agir (sucumbncia) .

Pressupostos Gerais Objetivos: Cabimento


Ao analisar o CABIMENTO, verifica-se trs aspectos inseparveis:
a) Existncia do recurso: sua previso, em abstrato no ordenamento jurdico (recursos cabveis [art. 496 do CPC]); b) Adequao do recurso: se o recurso utilizado o correto contra a deciso a ser revista (Ex.: de sentea caber apelao [art. 513, do CPC]; c) Recorribilidade da deciso: se a deciso passvel de recurso (Exs.: despachos [art. 504, do CPC]; sentenas aps trnsito em julgado).

Portanto, o recurso CABVEL quando existente no ordenamento jurdico e manejado adequadamente contra deciso judicial passvel de recurso.

Pressupostos Gerais Objetivos: Cabimento: Recursos Existentes no CPC


O Cdigo de Processo Civil, prev as espcies de recursos cabveis no art. 496, conforme a seguir: Art. 496. So cabveis os seguintes recursos: I apelao (CPC, art. 496, I, c/c 513); II agravo (CPC, art. 496, II c/c 522); III - embargos infringentes (CPC, art. 496, III c/c 530); IV - embargos de declarao (CPC, art. 496, IV c/c 535); V - recurso ordinrio (CPC, art. 496, V c/c 539; CF/88, art. 102, II e art. 105, II); Vl - recurso especial (CPC, art. 496, VI c/c 541; CF/88, art. 105, III); Vll - recurso extraordinrio (CPC, art. 496, VII c/c 541; CF/88, art. 102, III) VIII - embargos de divergncia em recurso especial e em recurso extraordinrio (CPC, art. 496, VIII c/c 546).

Pressupostos Gerais Objetivos: Cabimento: Adequao: Unirrecorribilidade e Fungibilidade Recursal


Ao manejar um recurso, necessrio que se faa a adequao do instrumento recursal deciso que se pretende ser revisada (Ex.: o recurso ADEQUADO para reviso de sentena a APELAO, no cabendo qualquer outro recurso nessa hiptese). Dois princpios esto diretamente relacionados problemtica da adequao:
a) Princpio da Unirrecorribilidade: para cada deciso h apenas um recurso (deve-se escolher o recurso ADEQUADO pois no possvel a interposio de dois recursos concomitantemente contra uma mesma deciso) exceo: interposio de recursos especial e extraordinrio (estudados posteriormente). Princpio da Fungibilidade recursal: o Tribunal pode conhecer um recurso por outro, desde que no haja erro grosseiro ou m-f (fungvel algo que pode ser substitudo, neste caso, aplica-se o princpio quando a parte manejou um recurso INADEQUADO, mas que pode ser recebido em substituio ao recurso ADEQUADO. Ex.: Converso de Agravo de Instrumento em Agravo Retido).

b)

Fungibilidade Recursal: Cosideraes importantes


O princpio da fungibilidade recursal no est previsto expressamente no Cdigo de Processo Civil, mas se justifica pelo PRINCPIO DA INSTRUMENTALIDADE DAS FORMAS: Instrumentalidade das formas: O processo um instrumento a servio do direito material, portanto, um ato praticado de forma inadequada pode ser aproveitado, desde que tenha atingido seu objetivo e no cause prejuzos. (pas de nullit sans grief no h nulidade sem prejuzo). Assim, NO se aplica a fungibilidade recursal quando houver erro grosseiro ou m-f da parte recorrente: a) Erro grosseiro pode ocorrer em duas hipteses: a.1) interposio de recurso inadequado quando h expressa disposio legal (ex.: nos termos do art. 296 do CPC o recurso cabvel contra deciso do juiz que indefere a inicial a APELAO, caso a parte interponha um Agravo de Instrumento, incorre em erro grosseiro). a.2) quando a situao a situao to clara que no resta dvidas sobre qual o recurso cabvel (Ex.: manejo de Apelao contra acrdo do Tribunal). b) M-f ocorre quando a parte interpe recurso de maior prazo e o recurso cabvel de menor prazo (Ex.: interposio de Apelao [prazo: 15 dias] para sanar OMISSO de Sentena, caso em que o recurso cabvel Embargos de Declarao [prazo: 5 dias]).

A lei prev determinado prazo para cada recurso. O recurso interposto fora do prazo dito INTEMPESTIVO:
RECURSO Apelao Embargos Infringentes Embargos de Divergncia Recurso Extraordinrio Recurso Ordinrio Recurso Especial Agravo (Intrumento e Retido) Embargos Infringentes Embargos de Declarao Agravo Interno PRAZO 15 dias (prazos unificados pelo art. 508 do CPC)

Pressupostos Gerais Objetivos: Tempestividade

10 dias 5 dias

Pressupostos Gerais Objetivos: Tempestividade: Prazos: Caracterticas


Os prazos recursais so prprios, fatais e improrrogveis: a) Prprios: pois o seu descumprimento acarreta a precluso ou o trnsito em julgado (perde-se o direito de recorrer); b) Fatais: pois as partes no podem convencionar prazos maiores do que os previstos na lei; c) Improrrogveis: pois, em regra, no podem ser prorrogados. Observao: Nos casos de falecimento da parte ou de seu procurador, ou por motivos de fora maior que suspenda o processo, o prazo ser RESTITUDO em favor da parte, do herdeiro ou do sucessor aps a respectiva intimao, nos termos do art. 507 do CPC.

Pressupostos Gerais Objetivos: Tempestividade: Prazos: Contagem


O prazo para interposio do recurso em regra, so contados excluindo-se o dia do COMEO e incluindo-se o do vencimento:
SITUAO COMEO (deve ser excludo para fins da contagem) Data da leitura da sentena em audincia (feita ao final da audincia)

Sentea proferida em audincia

Sentena NO proferida em audincia


Acrdo

Data da intimao da sentea


Data de publicao do acdo em rgo oficial (Dirio Oficial)

Pressupostos Gerais Objetivos: Regularidade Procedimental

Por regularidade procedimental, quer-se dizer que o recurso deve estar formalmente em ordem. Em regra, so requisitos procedimentais: a) INTERPOSIO DO RECURSO POR PETIO ESCRITA contendo: 1. Nome das partes; 2. Nome do recurso; 3. Motivos do recurso (Fatos e Fundamentos); 4. Pedido (reforma, anulao, esclarecimento ou integrao pretendido). b) PREPARO (recolhimento das custas processuais ver prximo slide). ATENO PARA AS SEGUINTES EXCEES: a) Quando no h petio escrita: Interposio oral de Agravo de Retido (neste caso o advogado expe oralmente as razes e o pedido de nova deciso, fazendo-se constar por escrito no termo de audincia); Termo de audincia: o documento escrito, lavrado em Juzo, durante a audincia, onde se relata todos os fatos que ocorreram e decises que foram tomadas. b) Casos em que se dispensa o Preparo (ver slide n. 24).

Pressupostos Gerais Objetivos: Preparo


Preparo o recolhimento das custas processuais na fase recursal.
CUSTAS JUDICIAIS: so taxas judicirias devidas pela prestao de servios pblicos de natureza forense, ou seja, para o julgamento da ao ou recurso. Seu valor, quando devido, ser uma quantia nica paga por meio de um formulrio denominado Guia de Recolhimento (semelhante a um boleto bancrio).

O preparo antecipa o valor das despesas necessrias pela interposio do recurso. A ausncia de preparo ou a sua no comprovao acarreta a pena de DESERO (consequentemente o recurso no conhecido).
Quando se diz que o recurso deserto, quer dizer que no foi feito ou deixou de ser comprovado o respectivo preparo.

Observao: Nos casos em que deixar de recolher as custas recursais ou recolher insuficientemente (recolher menos do que se exige para o tipo recursal), a parte ser intimada para que corrija o preparo no prazo de 5 dias, sob pena de desero (art. 511, 1 do CPC).

Pressupostos Gerais Objetivos: Preparo: Casos de Dispensa


ATENO! Em algumas casos o preparo dispensado:

a) Justia gratuita;
b) Recursos independem de preparo (embargos de declarao, agravo retido etc.)

c) rgos gozam de inseno legal em razo da natureza da funo que exercem: Ministrio Pblico, da Unio, dos Estados-membros, dos Municpios e de suas autarquias e quaisquer outros que gozem de iseno legal (CPC, art. 511, 1).
d) Outros casos previstos em Leis Estaduais.

Pressupostos Gerais Objetivos: Inexistncia de Fato Impeditivo ou Extintivo


Considera-se impeditivo ao poder de recorrer, um ato praticado pelo recorrente e que deu causa deciso desfavorvel:
a) b) c) desistncia; renuncia ao direito sobre o que se funda a ao; Reconhecimento da procedncia do pedido.

Considera-se extintivo do direito de recorrer a manifestao vontade de no interpor o recurso (renncia) ou da sua coformao com a deciso proferida (aceitao ou aquiescncia). tambm fato extintivo a desero (no recolhimetno das custas recursais).

Pressupostos Gerais Objetivos: Inexistncia de Fatos Impeditivos


So fatos impeditivos: a) A desistncia do recurso: Nessa situao, a parte recorre, mas desiste do recurso e, posteriormente, vem a interpor um segundo recurso contra aquela mesma deciso. Neste caso o segundo recurso no ser conhecido pois a desistncia do primeiro representa fato impeditivo para a nova tentativa de impugnao. b) Renncia ao direito sobre o que se funda a ao: situao em que o AUTOR abre mo sobre o direito que pleiteia na ao, extinguindo-se o processo com resoluo de mrito (art. 269, V do CPC). Neste caso, o AUTOR no poder interpor recurso contra a deciso que extinguiu o processo, pois sua renncia fato impeditivo ao direito de recorrer. c) Reconhecimento da procedncia do pedido: Situao em que o RU declara que concorda com o pedido do autor da ao, extinguido-se o processo com resoluo de mrito (art. 269, II do CPC). Neste caso, o RU no poder interpor recurso contra a deciso que extinguiu o processo, pois o reconhecimento da procedncia do pedido fato impeditivo ao direito de recorrer. Em todos estes casos ocorre a precluso lgica [ver slide n. 35] , pois um primeiro ato incompatvel com o segundo (a interposio de um novo recurso).

Fatos Extintivos
So Fatos extintivos:
a) Renncia ao direito de recorrer: A parte prejudicada pela deciso manifesta sua vontade de no recorrer. Ocorre APS a produo da deciso e ANTES da interposio do recurso. b) Aceitao ou aquiescncia: A parte prejudicada manifesta sua conformidade com a deciso. Tambm ocorre APS a produo da deciso e ANTES da interposio do recurso. c) Desero: A parte interpe recurso, mas no faz o recolhimento das custas recursais (ver slides n. 25 e 26).

Pressupostos Gerais Subjetivos: Legitimidade


Para recorrer preciso que o recorrente tenha legitimidade. Assim, como para a ao, preciso que a parte possa levar sua pretenso ao judicirio, porque titular da relao jurdica discutida ou porque esteja expressamente autorizado em lei. Podem recorrer s partes, o terceiro prejudicado e o Ministrio Pblico. Importante ressaltar tambm, que esto legitimados para recorrer todos os que forem prejudicados em seus direitos em consequncia dos efeitos reflexos ou indiretos da sentena.

Pressupostos Gerais Subjetivos: Interesse Recursal (Prejuzo)


O interesse recursal, decorre de um PREJUZO que a deciso judicial causa (frustrao de uma expectativa que se tinha no processo): SUCUMBNCIA: prejuzo que a deciso judicial causa por deixar de atender uma expectativa DA PARTE. A palavra sucumbncia quer dizer literalmente ser vencido (A deciso no o que a parte esperava, a parte vencida [ver art. 499 do CPC], frustrase uma expectativa EXPLICITA do resultado do processo). Observao: H casos em que o interesse recursal no decorre de sucumbncia (ex.: terceiro prejudicado no sucumbe, pois at ento no parte do processo, portanto, no pode ser considerado vencido, mas poder recorrer). De qualquer forma, o interesse recursal ainda decorre de um PREJUZO causado pelos efeitos reflexos ou indiretos da deciso judicial (frustra-se uma expectativa IMPLICITA do resultado do processo).

Efeitos dos Recursos


Efeitos dos recursos so os resultados causados por sua interposio, podendo ser classificados em gerais e eventuais: a) Efeitos Gerais (causados por todos os recursos): 1. Efeito impedimentivo de precluso ou trnsito em julgado; 2. Efeito Devolutivo. b) Efeitos Eventuais (ocorrero ou no, dependendo das circunstncias): 1. Efeito Suspensivo; 2. Efeito Translativo; 3. Efeito regressivo ou de retratao; 4. Efeito Expansivo subjetivo.

Efeitos Gerais dos Recursos: Efeito Impeditivo de Precluso ou Trnsito em Julgado


Todos os recursos produzem este efeito. O instituto da precluso gera a perda do direito de agir (neste caso perda do direito de RECORRER) [breve reviso no prximo slide]. Enquanto no ocorre a precluso a deciso ainda passvel de ser modificada (no DEFINITIVA). Quando o recurso conhecido pelo Juzo ad quem, impede-se que a deciso recorrida se torne definitiva. A precluso poder ser temporal, lgica ou consumativa [ver prximo slide]. Quando se tratar de SENTENA, aps o trnsito em julgado, forma-se a COISA JULGADA, que se trata da PRECLUSO MXIMA, pois naquele processo no caber mais qualquer recurso, a sentena se torna imutvel.

BREVE REVISO Precluso (Perda do Direito de Agir/Recorrer)


Precluso representa a perda do direito de agir no processo. Dependendo da causa que gerou a precluso ela pode se apresentar em trs espcies:
a) b) Precluso temporal (art. 183, CPC): o ato no foi exercido no prazo determinado (exemplo: o vencido, que no apresenta recurso de apelao dentro dos 15 dias determinados pela norma processual). Precluso lgica (art. 503, CPC): quando o ato que se quer praticar incompatvel com outro j praticado (exemplo: quando a parte aceitar expressa ou tacitamente a sentea, no pode mais recorrer, pois sua aceitao incompatvel com a inteno de recorrer) Precluso consumativa (art. 473, CPC): quando a faculdade processual j foi validamente exercida, no podendo ser exercida novamente (exemplo: o prazo para apelar de 15 dias; o advogado entrega a apelao em 5 dias, porm ele percebe falhas em sua fundamentao a entrega de outra apelao proibida por conta da precluso consumativa).

c)

H tambm a Precluso mxima, que ocorre pela formao da COISA JULGADA, momento em que j no cabe qualquer recurso e a SENTEA se torna definitiva.

Todos os recursos produzem este efeito. DEFINIO: efeito do recurso que devolve o conhecimento da matria ao Juzo para que seja reexaminada. O efeito devolutivo pode ser classificidado em: a) EFEITO DEVOLUTIVO PRPRIO, PERFEITO OU INDEPENDENTE: o efeito causado quando o prprio recurso permite devoluo da matria ao Juzo ad quem. ex.: Apelao: a apelao em si j suficiente para que a matria seja submetida a novo exame pelo Tribunal ad quem. b) EFEITO DEVOLUTIVO IMPRPRIO, IMPERFEITO OU DEPENDENTE: este efeito ocorre quando o recurso somente possibilitar a devoluo da matria ao Juzo ad quem pela. interposio de um outro recurso (por isso chamado de dependente). ex.: Os agravos retidos so interpostos contra decises interlocutrias do processo, mas no so imediatamente remetidos ao Juzo ad quem, ficam retidos nos autos e somente sero apreciados caso ao final do processo seja interposto recurso de apelao contra a sentena.

Efeitos Gerais dos Recursos: Efeito Devolutivo

Efeitos Eventuais dos Recursos: Efeito Suspensivo


Efeito suspensivo: o efeito que impede a deciso recorrida de produzir seus efeitos imediatamente (suspende sua eficcia, impedindo que seja executada, at que o recurso tenha sido apreciado). Em regra, tm efeito suspensivo seguintes recursos: a) a apelao (salvo os casos do art. 520, do CPC); b) os embargos infringentes; c) embargos de declarao. No tm efeito suspensivo, permitindo, portanto, que a deciso produza efeitos e prosseguindo o processo: a) o agravo b) o recurso especial; e c) o recurso extraordinrio. IMPORTNTE! importante lembrar, que, mesmo quando no tem efeito suspensivo, o recurso impede o trnsito em julgado da deciso, de modo que, apesar de a deciso poder produzir efeitos, estes no sero definitivos, porquanto a execuo definitiva somente possvel com o trnsito em julgado da sentena (neste caso, a execuo PROVISRIA).

Efeitos Eventuais dos Recursos: Efeito Regressivo ou de Retratao


Efeito regressivo ou de retratao: Autoriza o rgo a quo a rever a deciso recorrida e exercer Juzo de Retratao (o magistrado reconhece seu prprio equivoco e volta atrs da sua deciso). Este efeito ocorre nos recursos de agravo e em apelao contra sentena que indefere a inicial (arts. 285-A e 296 do CPC).
Exemplo: Aps intimado de sentena que indeferiu a inicial, extinguindo o processo sem resoluo de mrito, a parte interpe recurso de Apelao. Na apelao, o recurso passa primeiramente pelas mos do Juz que proferiu a sentena impugnada que far o primeiro juzo de admissbilidade (verificar os pressupostos de admissibilidade). Ao receber a apelao, o prprio Juz que proferiu a sentena recorrida pode reconhecer seu equivoco e voltar atrs, exercendo o juzo de retratao.

Efeitos Eventuais dos Recursos: Efeito Expansivo Subjetivo


Efeito expansivo subjetivo: Faz o recurso produzir efeitos tambm para quem no recorreu. Em regra o recurso s produz efeitos para o recorrente. O efeito expansivo subjetivo representa uma exceo a essa regra. Ocorre nas seguintes hipteses:
a) Litisconsrcio unitrio (art. 509 do CPC): o recurso interposto por um dos litiscorsrtes se aproveita a todos os demais, salvo se distintos ou opostos os seus interesses. b) Embargos de Declarao (art. 538 do CPC): Quando so opostos embargos de declarao, interrompe-se o prazo para interposio de outro recurso, e no apenas para aquela que embargou.

Princpios do Processo Civil aplicveis ao Sistema Recursal


Ao sistema recursal se aplicam certos princpios processuais que esto presentes em qualquer momento processual, no s na fase recursal (princpios gerais), mas tambm existem aqueles que so especficos deste momento processual (princpios especficos do sistema recursal). Princpios Gerais do Processo:
a) Duplo grau de Jursdio; b) Ampla Defesa; Contraditrio; Juz Natural; Fundamentao das decises; Publicidade das decises; etc.)

Princpios especficos do sistema recursal:

Princpio do Sistema Recursal


Princpio da Taxatividade: Consite na exigncia de que a enumerao dos recursos seja taxativamente prevista em Lei (o recurso s existe se estiver previsto na lei). Princpio da Singularidade ou Unirrecorribilidade Recursal: indica que para cada deciso judicial, caber apenas um nico recurso [ver slide 20]. Princpio da Fungibilidade: Permite que um recurso interposto de forma INADEQUADA, seja aproveitado como se fosse o ADEQUADO [ver slide . 20 e 21]. Princpio de proibio da reformatio in pejus (reforma prejudicial): Ao apreciar um recurso o juzo ad quem no pode reformar a deciso recorrida para pior.

Anda mungkin juga menyukai