Anda di halaman 1dari 34

Turbina a Gs

Alexandre Kardec
Daniel Mozart Diego Melo Fernando Francino Ruiter Santos

Turbina a Gs
A turbina a gs definida como sendo uma mquina trmica, onde a energia potencial termodinmica contida nos gases quentes provenientes de uma combusto convertida em trabalho mecnico ou utilizada para propulso.

Turbina a Gs
O termo turbina a gs empregado em referncia a um conjunto de trs equipamentos: compressor, cmara de combusto e turbina.

Turbina a Gs
A denominao turbina a gs no se refere ao combustvel utilizado. Se refere queima de gases combustveis, que so fluido de trabalho da turbina. Neste caso a mistura de gases resultante da combusto. O combustvel pode ser gasoso, como gs natural, gs liquefeito de petrleo (GLP), gs de sntese ou lquido, como querosene, leo diesel e at mesmo leos mais pesados.

Turbina a Gs
O uso da turbina a gs como mquina motora tem sido um sonho bastante antigo dos Engenheiros. A evidncia disto a grande quantidade de estudos no decorrer da histria.

Turbina a Gs
Em 150 a.C., Hero, filsofo e matemtico grego, inventou a Eolpila, um motor a vapor que foi considerado um brinquedo. Este girou em cima gua fervente, pelo efeito de reao do vapor movendo bicos de uma panela de dispostos em uma roda.

Turbina a Gs
John Barber da Inglaterra patenteou o motor de turbina a gs.

1 Turbina 2 Compressor de Ar ou Gs 3 Cmara de Combusto 4- Receptor 5 Produtor de Gs

Componentes da turbina a gs
A turbina a gs possui trs principais componentes: o compressor, a turbina propriamente dita e o sistema de combusto. Compressor de ar Cmara de combusto Turbina

Compressor de ar
o componente da turbina a gs onde o fludo de trabalho pressurizado Podem ser do tipo radial (ou centrfugo) e do tipo axial.

Cmara de combusto
A cmara de combusto (combustor) onde ocorrem as condies mais severas de temperatura e presso. A temperatura mxima na zona de combusto no interior da cmara est na faixa de 1800 a 2000 C.

Turbina
A roda de turbina o meio mais eficaz para transformar a energia contida em um fluxo de gs a alta presso e temperatura em trabalho no eixo. O gs ao escoar atravs da turbina perde presso e temperatura, medida que se expande e transforma sua energia em trabalho.

Classificao
Apesar das muitas aplicaes e dos diversos tipos de turbinas a gs, h entre elas uma srie de aspectos que possibilitam uma classificao. Entre vrias classificaes, pode-se citar:

Quanto ao Ciclo Aberto e Fechado Quanto Construo Leves e Pesadas Quanto ao Nmero de Eixos De um eixo e De vrios eixos

Quanto Aplicao Industrial Martima Aeronutica

Quanto ao Ciclo
As turbinas podem operar em um Ciclo Aberto ou Ciclo Fechado. Por Ciclo Aberto entende-se que o fluido de trabalho no retorna ao incio do ciclo. O ar, retirado da atmosfera, comprimido, levado cmara de combusto onde, juntamente com o combustvel, recebe uma fasca, provocando a combusto da mistura. Os gases desta combusto ento expandem-se na turbina, fornecendo potncia mesma e ao compressor, e, finalmente, saem pelo bocal de exausto. Ao contrrio do ciclo aberto, no Ciclo Fechado, o fluido de trabalho permanece no sistema. Para isso, o combustvel queimado fora do sistema, utilizando-se um trocador de calor para fornecer a energia da combusto ao fluido de trabalho.

Ciclo Aberto e Fechado

Ciclo Aberto (a) e Fechado (b)

Quanto construo
Leves (Jet-drived GT)

Caractersticas:
Altas velocidades Vrios eixos girando em diferentes velocidades

Aplicaes:
Energia mecnica Motor para mquinas (bombas, compressores)

Quanto construo
Pesadas (Heavy-duty GT) Caractersticas: Gerao de energia de 10 MW a100 MW

Estruturas muito pesadas e volumosas


Cmaras de combusto no circulares e dispostas entorno do cilindro da turbina Aplicaes: Indstria aeronutica

Quanto ao nmero de eixos


1 Eixo A potncia dividida entre o compressor e a potncia til do eixo.

2 Eixos
O primeiro eixo ligado a um gerador de gs e a turbina livre ligada ao segundo eixo. Vrios Eixos O conjunto pode ter um, dois ou trs eixos concntricos com a finalidade de aumentar a razo de presso do ciclo e consequentemente sua eficincia trmica.

Quanto Aplicao
Industrial Utilizadas para gerao de energia mecnica, com rotao constante ou varivel

Martima Utilizadas na gerao de energia mecnica e eltrica em navios

Quanto Aplicao
Aeronutica Podem ser classificadas em turbohlice, turbofan , turbojato e ramjet.

Seus gases de escape no possuem efeito propulsivo, o que d propulso aeronave a hlice acoplada ao eixo redutor de velocidade.

Ciclo ideal
o ciclo terico de funcionamento das Turbinas a gs. um ciclo a presso constante.

Ciclo real
Denomina-se ciclo real, aquele em que a compresso e a expanso so considerados como transformaes irreversveis. Nas transformaes reais ocorre aumento de entropia, mesmo sem que haja intercmbio de calor entre o sistema e o exterior.

Funcionamento em ciclo aberto


Durante a partida a turbina necessita de um sistema de arranque para pr o compressor em funcionamento. Assim que este alcana uma dada velocidade, o ar atmosfrico aspirado, comprimido e conduzido cmara de combusto, onde misturado ao combustvel (lquido ou gasoso). A energia resultante da combusto libera gases quentes que se expandem atravs da turbina, produzindo energia mecnica. A estabilidade da combusto, bem como a temperatura na seo da turbina, pode ser mantida atravs do controle da relao ar/combustvel.

Funcionamento em ciclo aberto

Funcionamento em ciclo fechado


Os gases de escape saindo da turbina e sendo diretamente excludos de forma no reciclada, fazem com que o ciclo deva ser classificado como um ciclo aberto. No ciclo fechado, os processos de compresso e expanso continuam os mesmos, no entanto o processo de combusto substitudo por processos de troca de calor, para aproveitamento de parte da energia perdida no ciclo em forma de calor.

Funcionamento em ciclo fechado

Ciclo brayton com regenerao


Nos motores de turbina a gs, a temperatura dos gases de escape saindo da turbina geralmente muito maior do que a temperatura do ar deixando o compressor. Portanto, o ar de alta presso deixando o compressor pode ser aquecido pela transferncia de calor dos gases de escape quente em um trocador de calor contracorrente, que conhecido tambm como regenerador ou recuperador.

O ciclo ideal da turbina a gs, usando compresso em vrios


Uma aproximao do ciclo de Brayton com a idealidade se d na utilizao do mesmo com o uso de compresso em vrios estgios, com resfriamento intermedirio entre os estgios, expanso em vrios estgios, com reaquecimento entre os estgios, e um regenerador

Ciclo brayton
O ciclo Brayton um ciclo ideal, uma aproximao dos processos trmicos que ocorrem nas turbinas a gs, descrevendo variaes de estado (presso e temperatura) dos gases. O conceito utilizado como base didtica e para anlise dos ciclos reais, que se desviam do modelo ideal, devido a limitaes tecnolgicas e fenmenos de irreversibilidade, como o atrito.

Ciclo brayton
Uma turbina a gs produz energia a partir do resultado das seguintes etapas contnuas do ciclo BRAYTON: Admisso Compresso Combusto Exausto

Admisso
O ar atmosfrico admitido passando por uma seo de filtragem normalmente de trs estgios. O primeiro estgio de filtragem do tipo inercial com uma tela de ao inoxidvel e venezianas verticais com a finalidade de reter partculas maiores (insetos) e gua proveniente de chuvas. O segundo estgio composto por elementos do tipo manta de fibra sinttica coalescedora extratora de nvoa de alta eficincia com densidade progressiva. O terceiro estgio composto por elementos tipo caixa ou multibolsa para a filtragem final de partculas finas.

Compresso
O ar comprimido em um compressor dinmico (axial ou centrfugo), normalmente do tipo axial de vrios estgios onde a energia de presso e temperatura do fluido (ar) aumentada. O compressor de ar o componente da turbina responsvel pelo aumento da presso do ar no ciclo Brayton e acionado pela turbina do gerador de gs. O princpio de funcionamento do compressor axial o da acelerao do ar com posterior transformao em presso.

Combusto
Na cmara de combusto, 25% do ar comprimido e o combustvel injetado a alta presso promovem a mistura e queima a uma presso praticamente constante. As cmaras de combusto podem ser do tipo anular, tubular ou tuboanular. As cmaras do tipo tubular so normalmente utilizadas nas turbinas industriais de porte pesado e as cmaras do tipo anular so mais utilizadas nas turbinas industriais de porte leve. As turbinas aeroderivadas utilizam as cmaras do tipo tuboanular ou anular.

Exausto
Em um avio a jato os gases remanescentes da expanso na turbina passam atravs de um bocal para aumentar sua velocidade e consequentemente o impulso (propulso). Na aplicao industrial os gases so direcionados para uma turbina de reao ou turbina de potncia com um ou mais estgios (estator e rotor), onde a energia disponvel dos gases convertida em potncia no eixo para acionar os compressores de gs. Finalmente os gases fluem para o duto de exausto, onde sua energia remanescente pode opcionalmente ser aproveitada em um sistema de recuperao de calor (aquecimento de gua).

Principais Aplicaes
Aeronuticas Turbo-jatos; Planta de biogs; Transmisso de gs natural;

Turbo-fans;
APU Auxiliary Power Unit; Turbo-hlices; Helicpteros Estacionrias Gerao local; Gerao distribuda;

Bombeamento de lquido e leo;


Armazenagem e extrao de gs; Transporte (propulso martima, terrestre) Compresso de CO2 (processos industriais, etc).

Anda mungkin juga menyukai