Anda di halaman 1dari 12

A PS-MODERNIDADE CONCEITUAO: O movimento da cultura que rejeita os valores da modernidade e v com desconfiana os princpios racionais supostamente universais, desenvolvidos

na poca do iluminismo

05/05/2009

Centro Univeritrio Franciscano Curso de Jornalismo Sociologia da Comunicao

Contraste
Valores da Modernidade Valores da Ps-modernidade

O absoluto
A unidade O objetivo O esforo O passado/futuro (trajetria)

O relativo
A diversidade O subjetivo O prazer O presente

A razo
05/05/2009

O sentimento
Centro Univeritrio Franciscano Curso de Jornalismo Sociologia da Comunicao

A tica

A esttica

A ps-modernidade traz o descentramento do homem, do sujeito, traz identidades hbridas, locais e globais, efmeras sobre tudo. a cultura do efmero, da destruio criativa, do tudo que slido se desfaz no ar.... H aqui uma crise do sujeito.
Centro Univeritrio Franciscano Curso de Jornalismo Sociologia da Comunicao 3

05/05/2009

Para Gianni Vattino (2001) a chamada "ps-modernidade" aparece como uma espcie de Renascimento dos ideais banidos e cassados por nossa modernidade racionalizadora. Esta modernidade teria terminado a partir do momento em que no podemos mais falar da histria como algo de unitrio e quando morre o mito do Progresso. a emergncia desses ideais que seria responsvel por toda uma onda de comportamentos e de atitudes irracionais e desencantados em relao poltica e pelo crescimento do ceticismo face aos valores fundamentais da modernidade. Estaramos dando Adeus modernidade, Razo (Feyerabend) Quem acredita ainda que "todo real racional e que todo real racional"(Hegel)? Que esperana podemos depositar no projeto da Razo emancipada, quando sabemos que se financeiro submetido ao jogo cego do mercado? Como pode o homem ser feliz no interior da lgica do sistema, onde s tem valor o que funciona segundo previses, onde seus desejos, suas paixes, necessidades e aspiraes passam a ser racionalmente administrados e manipulados pela lgica da eficcia econmica que o reduz ao papel de simples consumidor.
VATTINO, V. O fim da modernidade. So Paulo: Martins Fontes, 2001?
Centro Univeritrio Franciscano Curso de Jornalismo Sociologia da Comunicao 4

05/05/2009

Vivemos na sociedade da imagem


(...)cultura dominada por imagens, onde a mdia tem um papel fundamental na produo de narrativas que criam um universo de iluso. O "espetculo" miditico atinge as diversas esferas sociais, produzindo uma "realidade parte" ou o "hiper-real", (BAUDRILLARD,1997)
Centro Univeritrio Franciscano Curso de Jornalismo Sociologia da Comunicao 5

05/05/2009

A cultura ps-moderna,(...) interfere profundamente na cognio e na constituio da subjetividade: produz-se assim "tipos de pessoas" que incorporam em seu cotidiano a substituio da realidade pelo espetculo.(...) "
Centro Univeritrio Franciscano Curso de Jornalismo Sociologia da Comunicao 6

05/05/2009

MUDANAS SOCIOLGICAS DE NOSSO TEMPO

1. Impacto da mdia e da globalizao 2. Cultura da imagem e os seus valores: felicidade, riqueza e juventude 3. A acelerao da histria: conflito entre geraes 4. Alienao e passividade 5. Consumismo como fonte de valorao 6. Incerteza social e econmica
Centro Univeritrio Franciscano Curso de Jornalismo Sociologia da Comunicao 7

05/05/2009

A doena da era moderna era a histeria, onde ocorria a teatralizao do sujeito incapaz de suportar tanta represso, originada no conflito endopsquico. Freud funda a psicanlise graas s histricas que lhe insinuam um gozo impossvel. O mal-estar da cultura ps-moderna mais complexo, os sintomas subjetivos se pulverizaram no disfarce coletivo, parecendo que estamos todos bem, tal como auto-enganava o personagem de Marcelo Mastroianni, no filme italiano de mesmo nome. O mal-estar ps-moderno visvel e trivial, expressado na linguagem do cotidiano do trabalho compulsivo, muitas vezes vendido como se fosse lazer ou cio criativo, que gera stress, a perverso, a depresso, a obesidade, o tdio.

05/05/2009

Centro Univeritrio Franciscano Curso de Jornalismo Sociologia da Comunicao

As mudanas encontradas no cotidiano e na cultura so tambm encontradas nas pessoas

a fragmentao das linguagens, do sujeito, e ausncia de historicidade

05/05/2009

Centro Univeritrio Franciscano Curso de Jornalismo Sociologia da Comunicao

Separao tempo-espao essencial para entender a fase atual.


EX: telefone celular golpe de misericrdia simblico na dependncia em relao ao espao. Pode-se estar distante e prximo ao mesmo tempo.

Tempo mais central que espao.

05/05/2009

Centro Univeritrio Franciscano Curso de Jornalismo Sociologia da Comunicao

10

Se o consumo um dos elementos estruturantes das relaes sociais e das identidades, no se limita apenas ao que habitualmente denominamos como espera do consumo.

05/05/2009

Centro Univeritrio Franciscano Curso de Jornalismo Sociologia da Comunicao

11

Crise do sujeito?
a

tudo que slido se desfaz no ar....


cultura ps-moderna descentrada e heterclita, materialista, porn e discreta, renovadora e retro, consumista e ecologista, sofisticada e espontnea, espetacular e criativa. Ao diversificar as possibilidades de eleger, ao anular os pontos de referncia, ao destruir os sentidos nicos e os valores superiores da modernidade, coloca em marcha uma cultura personalizada ou feita sob medida...
Centro Univeritrio Franciscano Curso de Jornalismo Sociologia da Comunicao 12

05/05/2009

Anda mungkin juga menyukai