Anda di halaman 1dari 29

Pr.

Marcelo Silva

Imagine que algum lhe desse um automvel de duzentos mil (reais). Voc teria o documento e as chaves. Iria at a rua, sentaria atrs da direo, legaria a chave e nada acontecesse. Finalmente, voc descobre o que est errado. Seu carro novo est sem gasolina. Deste jeito voc no chegaria a lugar nenhum at que encheste o tanque.
assim na vida crist. ... Precisamos do combustvel de Deus, a pessoa do Esprito Santo. Deus nos providenciou este imenso recurso para a vida crist prtica.Se tentarmos funcionar sem o Esprito Santo ser como se fssemos donos dos maiores poos De petrleo do mundo e nunca tivssemos gasolina no tanque do carro. Como crentes precisamos compreender que o Esprito Santo de Deus no uma fora misteriosa mas sim uma pessoa que habita em nosso interior e que quer atuar em nossas vidas como ORIENTADOR e CONSOLADOR. Interessa-nos , no entanto, entender a experincia da plenitude do Esprito Santo na vida do crente, suas condies e seus efeitos. Todo cristo deve ENCHEI-VOS DO ESPIRITO SANTO, se que deseja uma vida vitoriosa e de plena utilidade nas mos do senhor Jesus.

ALGUMAS VERDADES SO IMPORTANTES SABERMOS A RESPEITO DO ESPIRITO SANTO.


A. Ele uma Pessoa. No e simplesmente um poder ou uma fora ou um pensamento. Ele possui todas as caracterstica de uma pessoa e, existem muitas evidncias na Bblia que nos provam isso:

A. O Esprito conhece e busca as coisas de Deus. 1 Corntios 2:10-11

B. Tem mente prpria. Romanos 8:27

C. capaz de ensinar as pessoas. 1 Corntios 2:13

Slide 7

1 Corntios 2:10-11 10- Mas Deus no-las revelou pelo seu Esprito; porque o Esprito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. 11- Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, seno o esprito do homem, que nele est? Assim tambm ningum sabe as coisas de Deus, seno o Esprito de Deus.
Slide 3

Romanos 8:27 27- E aquele que examina os coraes sabe qual a inteno do Esprito; e ele que segundo Deus intercede pelos santos.

Slide 3

1 Corntios 2:13 13- As quais tambm falamos, no com palavras que a sabedoria humana ensina, mas com as que o Esprito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.

Slide 3

2. Tem emoes.
Pode ser entristecido pelas atitudes pecaminosas dos cristo . Efsios 4:30 uma fora no pode ficar triste.

3. Tem Vontade Prpria.

A. Ele a utiliza para distribuir dons ao Corpo de Cristo . 1 Corntios 12:11 B. Tambm direciona as atividades dos Cristos. Atos 16:6-11 B. A habitao do Esprito Santo na vida do cristo e um presente de Deus. Habitar Significa estabelecer-se e viver. Ele uma hspede PESSOAL e PERMANENTE. Ele est conosco e em ns todo tempo Veja: Romanos 5:5 / Romanos 8:9 / 1 Corntios 2:12 / 1 Corntios 5:5 / 1 Corntios 3:16 1 Corntio 6:19

Efsios 4:30 30- E no entristeais o Esprito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redeno.

Slide 7

1 Corntios 12:11 11- Mas um s e o mesmo Esprito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.

Slide 7

Atos 16:6-11 6- E, passando pela Frgia e pela provncia da Galcia, foram impedidos pelo Esprito Santo de anunciar a palavra na sia. 7- E, quando chegaram a Msia, intentavam ir para Bitnia, mas o Esprito no lho permitiu.

8- E, tendo passado por Msia, desceram a Trade.


9- E Paulo teve de noite uma viso, em que se apresentou um homem da Macednia, e lhe rogou, dizendo: Passa Macednia, e ajuda-nos.

10- E, logo depois desta viso, procuramos partir para a Macednia, concluindo que o Senhor nos chamava para lhes anunciarmos o evangelho.
11 -E, navegando de Trade, fomos correndo em caminho direito para a Samotrcia e, no dia seguinte, para Nepolis;
Slide 7

Romanos 5:5 5- E a esperana no traz confuso, porquanto o amor de Deus est derramado em nossos coraes pelo Esprito Santo que nos foi dado.

Slide 7

Romanos 8:9
9- Vs, porm, no estais na carne, mas no Esprito, se que o Esprito de Deus habita em vs. Mas, se algum no tem o Esprito de Cristo, esse tal no dele.

Slide 7

1 Corntios 2:12 12- Mas ns no recebemos o esprito do mundo, mas o Esprito que provm de Deus, para que pudssemos conhecer o que nos dado gratuitamente por Deus.

Slide 7

Seja, este tal, entregue a Satans para destruio da carne, para que o esprito seja salvo no dia do Senhor Jesus. 1 Corntios 5:5

Slide 7

No sabeis vs que sois o templo de Deus e que o Esprito de Deus habita em vs? 1 Corntios 3:16

Slide 7

Ou no sabeis que o vosso corpo o templo do Esprito Santo, que habita em vs, proveniente de Deus, e que no sois de vs mesmos?
1 Corntios 6:19

Slide 7

C. A ausncia Do Esprito Santo prova Que A Pessoa No Salva

Paulo declarou que no ter o Esprito Santo o mesmo que no pertencer a Cristo . ( Romanos 8:9 ).
Somente o Esprito Santo no corao do crente demonstra sua aceitao por Deus como Filho e herdeiro.

Veja: Glatas 4:6

Vs, porm, no estais na carne, mas no Esprito, se que o Esprito de Deus habita em vs. Mas, se algum no tem o Esprito de Cristo, esse tal no dele. Romanos 8:9

Slide 17

E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos coraes o Esprito de seu Filho, que clama: Aba, Pai. Glatas 4:6

Slide 17

1 - Todos os Cristo so selados com o Esprito Santo.

Veja: 2 Corntios 1:22 / Efsio 1:13 / Efsio 4:30


2- Todos os cristos so selados com o Esprito Santo no mesmo momento em que se convertem a Jesus Cristo O Esprito Santo um dom a todos os que crem, no uma recompensa exclusiva de alguns.

Veja: Atos 2:38 / Efsio 1:13


Deus nos nos d o Esprito Santo por medida. O Esprito de Deus estava sobre Jesus sem MEDIDA ou LIMITE. Essa plenitude do Esprito de Jesus d aqueles que lhe pertencem. Veja: Joo 3:34

O qual tambm nos selou e deu o penhor do Esprito em nossos coraes. 2 Corntios 1:22

Slide 20

Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abenoou com todas as bnos espirituais nos lugares celestiais em Cristo; Efsios 1:3

Slide 20

E no entristeais o Esprito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redeno. Efsios 4:30

Slide 20

E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vs seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdo dos pecados; e recebereis o dom do Esprito Santo; Atos 2:38

Slide 20

Em quem tambm vs estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvao; e, tendo nele tambm crido, fostes selados com o Esprito Santo da promessa; Efsios 1:13

Slide 20

Porque aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus; pois no lhe d Deus o Esprito por medida.
Joo 3:34

Slide 20

O batismo do Esprito Santo. Ele Ocorre no momento em que a pessoa salva, caso contrrio, no haveria verdadeiramente salvos. Se fosse possvel ser crente e no ser batizado (com, no ou pelo) Esprito. Seria possvel ser crente e no pertencer ao corpo de Cristo. o batismo que une o convertido ao Corpo de Cristo ( 1 Corintio 12:12-13). O ensino de uma segunda experincia espiritual aps a converso a Jesus Cristo, geralmente acompanha por sinais miraculosos, no encontra apoio ou evidencia escrituristica.

Essa obrigao ou necessidade, conforme a teologia pentecostal, no defensvel, do ponto de vista da exegeses Bblica.
O batismo do Esprito Santo um acontecimento nico, no repetvel na vida do crente. Ocorre no momento da converso, do novo nascimento.

Porque, assim como o corpo um, e tem muitos membros, e todos os membros do corpo, embora muitos, formam um s corpo, assim tambm Cristo. Pois em um s Esprito fomos todos ns batizados em um s corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos quer livres; e a todos ns foi dado beber de um s Esprito.

1 Corntios 12:12-13

Slide 27

A Plenitude do Esprito Santo: Ter a plenitude do espirito Santo, ou ser cheio dele envolve uma vida de submisso vontade De Deus, ( Efesio 5:17-18). Quando o Espirito Controla uma vida, seu fruto ser produzido nessa vida (Galatas 5:22-25). Haver envolvimento evangelstico. Todo o livro de Atos um testemunho dessa verdade. Haver adorao, louvor,ao de graas, submisso ( Efesio 5:19-21). Paulo ensina que todos os crentes so selados com o Espirito quando crem, mas nem todos So cheios, pois isso depende de submisso vontade de Deus. A plenitude condicional nossa dedicao e santificao. Por isso a plenitude uma experincia que pode ser repetida ( Atos 2: 4 e Atos 4:31)

Anda mungkin juga menyukai