Anda di halaman 1dari 13

A sociedade em rede.

CASTELLS, Manuel. So Paulo: Paz e Terra, 1999.

sociedade contempornea
Castells descreve a sociedade contempornea como uma sociedade globalizada, centrada no uso e aplicao de informao e conhecimento, cuja base material est sendo alterada aceleradamente por uma revoluo tecnolgica concentrada na tecnologia da informao e em meio a profundas mudanas nas relaes sociais, nos sistemas polticos e nos sistemas de valores.

nova economia, sociedade e cultura em formao


Para examinar a complexidade da "nova economia, sociedade e cultura em formao" (Castells, 1999:24) Castells utiliza como ponto de partida a revoluo da tecnologia da informao por sua "penetrabilidade em todas as esferas da atividade humana" (p. 24) - e alerta que "devemos localizar este processo de transformao tecnolgica revolucionria no contexto social em que ele ocorre e pelo qual est sendo moldado" (Castells, 1999: 24).

nova economia, sociedade e cultura em formao


quatro aspectos principais do trabalho de Castells: a centralidade da tecnologia da informao; o refinamento da teoria sociolgica, com a proposio da articulao do conceito clssico de modo de produo noo, por ele desenvolvida, de modo de desenvolvimento; a compreenso do papel do Estado no desenvolvimento econmico e tecnolgico, deixando de lado a viso reducionista e ideologizada das perspectivas liberais do Estado mnimo; a caracterizao da sociedade informacional como uma sociedade em rede, com a morfologia social definida por uma topologia em forma de rede.

relao entre a tecnologia e a sociedade e o papel do Estado,


"o que deve ser guardado para o entendimento da relao entre a tecnologia e a sociedade que o papel do Estado, seja interrompendo, seja promovendo, seja liderando a inovao tecnolgica, um fator decisivo no processo geral, medida que expressa e organiza as foras sociais dominantes em um espao e uma poca determinados" (Castells, 1999: 31).

desenvolvimento tecnolgico e os interesses do capitalismo avanado


o desenvolvimento tecnolgico foi moldado pela lgica e pelos interesses do capitalismo avanado, ainda que no tenha se restringido expresso desses interesses, mesmo porque tambm o estatismo (Castells entende que h dois sistemas de organizao social presentes em nosso perodo histrico: o capitalismo e o estatismo) tentou redefinir os meios de alcanar seus objetivos estruturais por meio da tecnologia da informao. O importante a reter aqui a existncia de uma interrelao emprica entre modos de produo (capitalismo, estatismo) e modos de desenvolvimento (industrialismo, informacionalismo), a qual no acaba, porm, com a distino analtica entre os conceitos.

produo, experincia e poder


as sociedades so organizadas em processos estruturados por relaes historicamente determinadas de produo, experincia e poder" (Castells, 1999: 33): A produo organizada em relaes de classe que estabelecem a diviso e o uso do produto em termos de investimento e consumo; A experincia se estrutura pelas relaes entre os sexos (at agora organizada em torno da famlia); O poder tem como base o Estado e o monoplio do uso da violncia.

informacionalismo
a nova estrutura social est associada ao surgimento de um novo modo de desenvolvimento, o informacionalismo
noo de modo de desenvolvimento: "procedimentos mediante os quais os trabalhadores atuam sobre a matria para gerar o produto, em ltima anlise, determinando o nvel e a qualidade do excedente" (Castells, 1999:34). Cada modo de desenvolvimento definido pelo elemento que promove a produtividade.
o que define o modo informacional de desenvolvimento a "ao de conhecimentos sobre os prprios conhecimentos como principal fonte de produtividade"(Castells, 1999: 35), o que, segundo o autor, nos conduz a um novo paradigma tecnolgico, baseado na tecnologia da informao.

sociedade em rede
caracterstica importante da sociedade informacional, ainda que no esgote todo o seu significado, "a lgica de sua estrutura bsica em redes, o que explica o uso do conceito de 'sociedade em rede'" (Castells, 1999: 46, nota 33). O surgimento da sociedade em rede torna-se possvel com o desenvolvimento das novas tecnologias da informao que, no processo, "agruparam-se em torno de redes de empresas, organizaes e instituies para formar um novo paradigma sociotcnico" (Castells, 1999: 77) cujos aspectos centrais, representam a base material da sociedade da informao.

os cinco aspectos centrais do novo paradigma


a informao matria-prima; as novas tecnologias penetram em todas as atividades humanas; a lgica de redes em qualquer sistema ou conjunto de relaes usando essas novas tecnologias; a flexibilidade de organizao e reorganizao de processos, organizaes e instituies; e, por fim, a crescente convergncia de tecnologias especficas para um sistema altamente integrado, conduzindo a uma interdependncia entre biologia e microeletrnica (Castells, 1999: 78-9).

conceito de rede
O conceito de rede parte de uma definio bastante simples - "rede um conjunto de ns interconectados" (p. 498)- mas que por sua maleabilidade e flexibilidade oferece uma ferramenta de grande utilidade para dar conta da complexidade da configurao das sociedades contemporneas sob o paradigma informacional. Assim, diz Castells, definindo ao mesmo tempo o conceito e as estruturas sociais empricas que podem ser analisadas por ele,

conceito de rede
"redes so estruturas abertas capazes de expandir de forma ilimitada, integrando novos ns desde que consigam comunicar-se dentro da rede, ou seja, desde que compartilhem os mesmos cdigos de comunicao (por exemplo, valores ou objetivos de desempenho). Uma estrutura social com base em redes um sistema aberto altamente dinmico suscetvel de inovao sem ameaas ao seu equilbrio" (Castells, 1999: 499)

sociedade em rede e nova economia


a nova economia est organizada em torno de redes globais de capital, gerenciamento e informao e "os processos de transformao social sintetizados no tipo ideal de sociedade em rede ultrapassam a esfera das relaes sociais e tcnicas de produo: afetam a cultura e o poder de forma profunda" (Castells, 1999: 504).

Anda mungkin juga menyukai