Anda di halaman 1dari 16

Introduo s Redes de Computadores

Estcio de S Prof. MSc Wilson Miranda Jnior posjuninho@yahoo.com.br

H muito tempo que o homem precisa de informaes para a realizao de uma atividade. Atividade esta que pode ser simplesmente informativa ou de vital importncia. E, como levar uma informao considerada importante a um lugar distante? No ano de 409 a.C., um soldado atleta correu 42 km para levar uma notcia e caiu morto exaurido pelo cansao, episdio este que ficou conhecido em todo mundo como Maratona. Mas, ser que preciso correr uma maratona para trocar informaes? Talvez naquela poca fosse a nica maneira. Como ento no pensar em Pedro lvares Cabral ao sair de Portugal e encontrar terras brasileiras? Quanto tempo levou para que o rei de Portugal ficasse sabendo do seu descobrimento? Hoje em dia isso praticamente impossvel de acontecer. Eventos ocorrem e as informaes chegam praticamente em tempo real. Tudo isso acontece por causa das redes de telecomunicaes. Redes estas que nos possibilitam estar aqui estudando dessa forma. O homem sempre teve a preocupao de criar um meio para trocar informaes no menor tempo possvel. Uma criao que funcionou por muito tempo, inclusive ajudou a levar informaes importantes na 1. e 2. Guerra foi o pombo-correio. Essa rede de comunicao, apesar de bastante utilizada, no era confivel e no havia meios de saber se o destinatrio recebeu a mensagem. Claro que essa disciplina no visa explicar a origem nem as fragilidades do pombo-correio, nem explicar por que ele sempre volta para o seu ninho, mas mostrar que o homem, muito antes da criao dos computadores, j pensava em como se comunicar a distncia. Aps o advento dos computadores e o aumento de informaes circulantes, estudantes de algumas universidades dos Estados Unidos se juntaram e criou-se a ARPANET, o embrio da atual internet. Esse foi o primeiro passo para o que hoje considerado o maior sistema de engenharia criado pela humanidade. Nesta aula iremos definir o conceito de redes de computadores, suas funcionalidades e limitaes, tecnologias envolvidas, topologias e classificaes das redes de computadores.

A partir da dcada de 60 era utilizado como forma de armazenamento e troca de informaes entre computadores, o carto perfurado. Esses cartes, literalmente de cartolina, armazenavam informaes codificadas, de forma binria (0 e 1 ou furado e no furado ), e podiam ser lidos em outra unidade de computao. No final da dcada de 60, a APARNET foi criada. Tratava-se de uma rede que utilizava cabos telefnicos para estabelecer a conexo entre 4 universidades dos Estados Unidos. Inicialmente criada para fins didticos, a APARNET pouco tempo depois j estava conectando pelo menos 30 universidades do pas. Entretanto, ao se analisar o mtodo de interligao dos computadores, notou-se que em vrios momentos o circuito estabelecido entre as mquinas ficava ocioso, ou seja, no trafegava nenhuma informao. Esse mtodo, tambm conhecido como computao por circuito, era estabelecido pelas centrais telefnicas e alocado integralmente para a ligao. Alguns anos mais tarde, surge a ideia de dividir as mensagens geradas em partes devidamente organizadas e etiquetadas por um cabealho. Cada parte enviada ao meio de transmisso de forma aleatria e partindo de varias fontes. Como possuem um cabealho, com algumas informaes relevantes como origem, destino, tamanho, ordem, entre outras, a mensagem pode ser recriada no seu destino. Esse modelo tambm conhecido como computao por pacotes, e largamente utilizado nos dias de hoje. Utilizando o conceito de empacotar, a internet utiliza funo semelhante em alguns protocolos de comunicao. A Internet um conjunto de equipamentos que ajudam no transporte das informaes, e se comunicam por uma pilha de protocolo chamado TCP/IP. Esses equipamentos vo alm de computadores a celulares, passando por televises e eletroeletrnicos em geral.

Multiplexao Em Redes De Comutao Por Circuitos


Existem algumas formas de comutao por circuitos, mas em termos didticos falaremos basicamente de 2. FDM e TDM.

Consiste em uma forma de transmitir vrias informaes por um canal fsico, ao mesmo tempo. Na multiplexao, o dispositivo chamado multiplexador tem como objetivo criar diversos caminhos ou canais dentro de um nico meio fsico. Essa operao pode ser feita por meio de diferenciao de frequncia (FDM) ou por tempo (TDM).

(frequency division multiplexing) ou Multiplexao por diviso de frequncia. Por essa tecnologia, o canal dividido em bandas. Cada banda trabalha em uma frequncia. Para cada frequncia emitida pelo multiplexador, ou MUX, tem que haver uma mesma frequncia de recebimento do demultiplexador, ou DEMUX. Um exemplo cotidiano so as estaes de rdio FM. Utilizando-se do meio fsico ar, a emissora de rdio estabelece uma frequncia de transmisso (88 MHz ate 108MHz), fazendo o papel do Multiplexador, e o seu radinho de pilha que est sintonizado na sua estao FM preferida faz o papel de demultiplexador ou DEMUX.

(Time Division Multiplexing) ou Multiplexao por diviso de tempo. Para essa tecnologia o canal dividido em quadros de durao fixa. Cada quadro dividido em pequenos compartimentos de tamanho fixo, tambm chamado de slots. Ao iniciar a transmisso, o quadro atravessa o canal em um determinado tempo e, aps ultrapassar o tempo determinado, enviado outro quadro de outro emissor, e assim sucessivamente at completar um ciclo, onde ser enviado o segundo quadro do primeiro emissor. Por ter uma sincronia temporal, esse mtodo de transmisso tambm chamado de TDM sncrono.

Para um bom entendimento, podemos comparar esse mtodo a um trem, onde os vages so os quadros e os contedos dos vages so os slots. Ao deixar a estao inicial, o prximo trem ter que chegar e sair conforme o tempo determinado. Ao passar o segundo trem, este ir pegar as prximas informaes e deix-las no destino. Isso acontecendo vrias vezes em um perodo de tempo.

Exemplo:
Possuo um arquivo de 640 kbits (kilo bits) para ser enviado a um servidor de destino. A minha rede utiliza o TDM de 24 compartimentos e tem uma taxa de 1,536 Mbps (Mega bits por segundo ). Suponhamos que para ativar o canal desse circuito leve 500 milisegundos. Em quanto tempo esse arquivo ser enviado? 1 - Precisaremos definir algumas coisas. Para facilitar, vamos pegar o exemplo do trem. O tamanho total do trem de 1,536 Mbps e, como ele possui 24 vages temos ento o tamanho de cada vago (nesse caso o tamanho do canal). 1,536 Mbps / 24 = 64 kbps. 2 - Como meu arquivo possui 640 kbits e o trem passa a cada segundo na estao (bps ou bits por segundo), precisaremos de 10 segundos para transmitir o arquivo. 640 kbit / 64 kbps = 10 segundos. 3 - Como o canal precisa ser ativado e este demora 500 milisegundos ( ou 0,5 segundos ) para ativar, temos: 10 segundos + 0,5 segundos = 10,5 segundos.

No foi por acaso que eu utilizei esses nmeros, pois estes so utilizados nos dias de hoje. O valor de 1,536 Mpbs tambm conhecido como link T1, um padro europeu que possui 24 canais de 64 kbps. Para os padres brasileiros o link chamado tronco E1 ou 2 Megas, isso por que ele possui 2 Mbps com 31 canais de 64 kbps (30 canais para uso e 1 para sinalizao). Como exerccio de fixao, refaa esse exerccio utilizando um tronco de 2 megas e um arquivo de 1280 kbits. Nesse caso o circuito no precisa ser ativado. Resp. 20 segundos.

Para ilustrao, segue abaixo um desenho comparativo entre as tecnologias de multiplexao. Usando como exemplo um canal de 4 kHz para FDM e 4 canais para TDM.

Exemplificando em um grfico frequncia x tempo:

Para ilustrar o movimento de transmisso de dado se sua velocidade, existe um simulador em http://media.pearsoncmg.com/aw/aw_kurose_network_2/ applets/transmission/delay.html.

Tipos de redes de computadores


Ao iniciar a tentativa de conectar um computador a uma rede, a primeira preocupao saber como os equipamentos se comunicam com essa rede. Para isso necessrio que o usurio obtenha algumas informaes do administrador da rede. Essas informaes sero fundamentais para o funcionamento do aparelho. Uma das informaes que tem que ser levantadas no que diz respeito sua topologia. Existem basicamente trs tipos de topologia. Barramento Computadores esto ligados linearmente atravs de um cabo nico, conforme mostra a figura. Cada computador tem um endereamento, e as informaes trafegam por um nico meio, onde ao seu final ter um terminador responsvel por descartar controlar o fluxo de dados da rede. Indicado para redes simples j que tem limitaes de distncia, gerenciamento e trfego de dados.

Estrela

Computadores ligados a um dispositivo central responsvel pelo controle de informaes trafegadas, conforme mostra a figura. o dispositivo central que tem a funo de controlar, ampliar sinal, repetir dados, ou seja, todas as informaes da rede passam por ele. Entretanto, se esse mquina parar de trabalhar, toda a rede e as informaes que trafegam sero afetadas.

Anel

Computadores ligados a um cabo, onde o ltimo equipamento dever se conectar ao primeiro, formando assim um anel. Apesar de possuir um nico meio de transmisso, essa rede no possui os terminadores de rede em barramento, fazendo com que os prprios computadores desenvolvam esse papel.

Vantagens e desvantagens

Vale ressaltar que essas topologias so padres bsicos, e que na prtica se utiliza os padres combinados entre si, tambm chamados de hbridos. Ex: Barramento-Estrela, Anel-Barramento, Estrela-Anel, dentre outros.

Internet Service Provider Backbone


A internet que o usurio final conhece atravs de uma conexo de seu equipamento com um provedor local. Ao estabelecer a conexo, o usurio estar dentro da rede do provedor, tambm chamado de ISP .

Os ISP so classificados em trs nveis:

Classificao das redes de computadores


LAN LAN Local Area Network - Rede Local, limita-se a uma pequena regio fsica. Normalmente utilizadas em escritrios e empresas pequenas ou localizadas perto uma das outras. MAN Metropolitan Area Network - Uma rea maior que a LAN, que pode contemplar uma cidade ou um bairro. WAN Wide Area Network - Rede que integra vrios equipamentos em diversas localizaes geogrficas, pode envolver pases ou at mesmo continentes. Com o surgimento de equipamentos de rede para uso pessoal, criou-se uma nova classificao para essas redes. PAN Personal Area Network - Rede de computador usada para comunicao entre dispositivos perto de uma pessoa. Normalmente sem fio. Esse um novo conceito de classificao de rede. HAN Home Area Network - O mesmo que PAN, mas com cabos de conexo interligados. Tambm um conceito novo de classificao. CAN Campus Area Network - Abrange uma rea mais ampla. Por exemplo, uma rede de universidade.

MAN

WAN

PAN

HAN

CAN

- ANSI (American National Standarts Institute) http://www.ansi.org - IANA (Internet Assigned Numbers Authority) http://www.iana.org/ - ISO (International Standards Organization) http://www.iso.org/iso/home.html - ITU (International Telecommunications Union) http://www.itu.int/en/pages/default.aspx - IEEE (Institute of Electrical and Electronic Engineers) http://www.ieee.org/index.html http://www.ieee.org.br/ - IETF (Internet Engineering Task Force) http://www.ietf.org/ - IAB (Internet Architecture Board) http://www.iab.org/ - IRTF (Internet Research Task Force) http://www.irtf.org/ - TIA (Telecommunications Industries Association) http://www.tiaonline.org/

Anda mungkin juga menyukai