Anda di halaman 1dari 12

Filosofia

A tica Aristotlica

Conceitos de tica:
A palavra tica vem do grego Ethiks, que significa modo de ser. Trata o comportamento humano pelo seu valor moral, a natureza do bem e do justo. tambm chamada de filosofia moral, por tratar dos valores em sociedade, isto , do comportamento humano pelo seu valor moral.

Tem por objetivo elaborar uma reflexo sobre os problemas fundamentais da moral , mas fundada num estudo metafsica do conjunto das regras de conduta consideradas como universalmente vlidas. Est mais preocupada em detectar os princpios de uma vida conforme a sabedoria filosfica, em elaborar uma reflexo sobre as razes de se desejar a justia e a harmonia e sobre os meios de alcan-las.

Aristteles

Filsofo Grego, nasceu na Macednia em 384 a.C. Foi discpulo de Plato. Autor da tica Nicmaco; tica Eudemo e Grande tica.

A tica Aristotlica

tica Nicmaco considerado um escrito de Aristteles maduro, com o seu sistema filosfico prprio e definitivo. Foi escrito entre 335 a.C. a 323 a.C.

A tica, nas obras Aristotlicas, considerada como uma parte ou um captulo da poltica, que antecede a prpria poltica. Diz respeito ao indivduo, enquanto a poltica considera o homem na sua dimenso social. A teoria tica filosfica objetiva estabelecer o bem tanto ao indivduo quanto sociedade num todo.

O comportamento tico o que se considera prudente.


(...) os homens tornam-se arquitetos construindo e tocadores de lira tangendo seus instrumentos. Da mesma forma, tornamo-nos justos praticando atos justos. (ARISTTELES,II)

A tica serve como conduo do ser humano felicidade. Acredita que o exagero motivador para criao de conflitos com outros indivduos ou com a sociedade.

A tica do equilbrio de Aristteles


Reflexo tica racionalista. Perguntou-se sobre o fim ltimo do ser humano A FELICIDADE. Felicidade maior para Aristteles se encontra na vida terica, que promove o que h de mais especificamente humano : a razo.

Agir corretamente seria praticar as virtudes. VIRTUDE:

A virtude moral um meio-termo entre dois vcios, um dos quais envolve o excesso e outro deficincia, e isso porque a sua natureza visar mediania nas paixes e nos atos.

Aristteles procura uma tica do meio- termo, onde a virtude consistiria em procurar o ponto de equilbrio entre o excesso e a deficincia.

Concluses:
Aristteles afirma a necessidade da responsabilidade para uma ao ser considerada como moralmente vlida. No h moralidade em uma ao irresponsvel, ou naquela em que o sujeito no agiu com pleno conhecimento. as virtudes intelectuais so as melhores, porque a melhor parte do homem aquela que concebe um princpio racional.

Feliz aquele que vive as virtudes dentro da plis. aquele que vive uma vida intelectual, sendo capaz de dirigir bem a vida, deliberando de modo correto o que bem ou mal para si. H uma medida para todas as aes humanas, que o justo-meio.

Anda mungkin juga menyukai