Anda di halaman 1dari 20

Argumentao e Lgica formal

Estrutura do Argumento
Um argumento, consiste simplesmente num conjunto de proposies relacionadas entre s, de forma a que uma delas (concluso), seja apoada pelas outras (premissas).

Como puderam perceber, quer a concluso, quer as premissas so proposies, nas quais cada uma delas consttuida por termos...

O termo
O termo, o elemento bsico do discurso e serve para se referir a diversas realidades, sejam elas abstratas; materais; concretas ou espirituais. O termo, a expresso verbal do conceito.

O conceito, consiste numa construo mental e abstrata, onde so apreendidas caracteristicas comuns a um grupo de objetos.
Conceito: Quadrpede Termo: Animal de quatro patas

Compreenso e extenso de conceitos


Compreenso: Conjunto de caractersticas comuns a todos os objetos abrangidos por um dado conceitos (qualidades especificas); Extenso: Os objetos abrangidos pelas caractersticas de um dado conceito; (nmero de objetos compreendidos)

A compreenso e a extenso variam para lados opostos, quer isto dizer que, medida que a extenso aumenta e a compreenso diminu, e vice-versa. Sendo assim, quanto maior o nmero de elementos a que o conceito se aplica (extenso), menor a quantidade de caractersticas comuns (compreenso).

A proposio
A forma cannica das proposies : SP Nos quais: S Sujeito Cpula P Predicado

Como saber se proposio ou no? Apenas as frases declarativas que o so. S o que passvel de valor lgico, que se enquadra na categora das proposies.

Sero proposies? a) D um passo em frente. No, pois uma ordem ou seja no conseguimos avaliar o seu valor lgico.

b) Chamo-me Jos. Sim, pois conseguimos avaliar o seu valor lgico.

A proposio a expresso verbal do juzo, ento temos:


Categricos: Aqueles que afirmam ou negam sem qualquer restrio. S P. Hipotticos: Aqueles que afirmam ou negam sub determinadas condies. Se P, ento Q.

Disjuntivos: Aqueles que afirmam ou negam em forma de alternativas que se excluem. Ou P, ou Q.

Inferncias
Operao mental, pela qual extramos uma proposio nova (concluso), de uma ou mais proposies j conhecdas (premissas). As inferncias, tm valor lgico e a concluso s ser verdadeira se estiver contida nas premissas.

Racocinio
Raciocnio Dedutivo: Parte de premissas mais gerais, para chegar a concluso partcular. A verdade das premissas, garante a verdade da concluso. Raciocnio Indutivo: Parte de premissas particulares, para chegar a uma concluso mais geral. A verdade das premissas, no garante necessriamente a verdade de concluso.

A argumentao silogstica
A silogismo representa uma forma particular do raciocnio dedutivo. Segundo Aristteles, o silogismo regular formado por trs proposies, de tal maneira que, sendo dadas as duas primeiras proposies, se segue necessariamente uma terceira. Segundo Aristoteles, existe coeso entre as premissas e a concluso, ou seja, aceitando as premissas somos obrigados a aceitar a concluso.

Um silogismo (regular e vlido), formado por trs e apenas trs proposies, designadas por: Premissa maior: contm o termo maior. Premissa menor: contm o termo menor. Concluso: faz a ligao entre o termo maior e menor.

Antecente

Todos os humanos so inteligentes

Premissa Maior

Antecente

Todos os alunos so humanos

Premissa Menor

Consequente

Todos os alunos so inteligentes

Concluso

Conclundo: O silogsmo, um argumento, que a partr de um antecedente que relacona dois termos (maior e menor), com um terceiro (mdio), chega a um consequente que relaciona esse dois termos entre s.

Anda mungkin juga menyukai