Anda di halaman 1dari 53

ASSITNCIA DE ENFERMAGEM NO TRABALHO DE PARTO

Objetivo da Assistncia ao TP
Promover a vigilncia do bem estar materno e

fetal;
Incrementar a humanizao da assistncia ao parto; Resgatar o papel ativo e participativo da parturiente; Reduzir os procedimentos desnecessrios; Reduzir o nmero de partos cirrgicos; Reduzir a morbidade materna e perinatal;

Inserir este modelo na formao do acadmico.

Definio de parto normal OMS


Considera-se um parto normal como tendo:
Incio espontneo; De baixo risco no incio do trabalho de parto, mantendo-se assim at ao nascimento;

O beb nasce espontaneamente, em apresentao ceflica entre as 37 e as 42 semanas completas de gestao;


Aps o parto, a me e o beb apresentam-se em boas condies.

Lei n 7.498 (Brasil, 1986)


Compete ao enfermeiro, prestar assistncia gestante, parturiente e purpera. Acomparnhar a evoluo do TP e a execuo do parto sem distocia.
Compete ao enfermeiro obstetra a assistncia parturiente e ao parto normal, a identificao de distocias obsttricas e a tomada de providncias at a chegada do mdico e a realizao de episiotomia e episiorrafia com aplicao de anestesia local.

Lei n 11.108, de 7/04/2005


Garante s parturientes o direito presena de acompanhante durante o TP, parto e ps-parto imediato.

Vantagens do parto normal

Menor custo Menor taxa de complicaes Menor mortalidade materna Menor morbidez perinatal Menor taxa de infeco Menor tempo de internao Mais fisiolgico Mais seguro para mulher e criana Melhor recuperao materna.

FATORES DESENCADEANTES DO TP Aumento das prostaglandinas.

Aumento da sensibilidade do tero oxitocina. Baixa de progesterona placentar.


Participao fetal. Outros fatores ....

PERODO QUE ANTECEDE O TP


PERODO PREMONITRIO ou PRDROMOS DE TP. Caracterizado por:

Queda do ventre ( < AU por insinuao)

Adaptao da apresentao fetal


Metrossstoles esparsas contraes de Braxton-Hicks) Eliminao do tampo (denominadas

Diagnstico de Trabalho de Parto (nem sempre estabelecido facilmente)


SINAIS DE TRABALHO DE PARTO Contraes regulares: 2 em 10 min. com durao 25 segundo (2/10/25). Dilatao cervical: Primparas 2cm (apagado (esvaecido)) e nas multparas 3 cm (semi-apagado). Perda do tampo mucoso ( um sinal importante, entretanto pode preceder o parto em horas ou dias) Membranas rota: um sinal importante, no entanto pode ocorrer na ausncia de TP. motivo de internao obrigatrio.

ASSISTNCIA DE ENFERMAGEM NA ADMISSO


Empatia, tranquilidade, confiana e segurana. ENTREVISTA: Busca de informaes a respeito da aceitao da gravidez pela gestante e pela famlia; Realizao de pr-natal; Conhecimento da parturiente sobre conduta no TP e parto;

Preocupaes, medos e queixas;


Evoluo da gestao;

Antecedentes pessoais e familiares (pr-eclmpsia, DM, malformao, cardiopatias, alergias);

ASSISTNCIA DE ENFERMAGEM NA ADMISSO


REGISTRO DE PR-NATAL e ANTECEDENTES OBSTTRICOS Idade da parturiente (acima de 35 anos maior risco para malformao e distocias); Nmero de gestaes, partos e abortos. Intervalos entre os partos; Complicaes em gestaes anteriores;

Identificar a DPP/ IG (gestograma se DUM conhecida ou US precoce (Abaixo de 20 semanas).


Resultados de exames laboratoriais (ateno especial tipagem sangunea e sorologias para sfilis, toxoplasmose, hepatite B e HIV).

Clculo da DPP
Regra de Negele
A partir da DUM Somar 7 dias ao 1 dia da ltima menstruao e diminuir 3 meses ao ms da ltima menstruao (ou somar 9 meses se janeiro, fevereiro ou maro)
Nos casos em que o nmero de dias encontrado for maior do que o nmero de dias do ms, passar os dias excedentes para o ms seguinte, adicionando 1 ao final do clculo do ms.

EXEMPLO: 1. DUM: 10/12/11

+7/-3/+1

DPP: 17/09/12

Clculo da Idade Gestacional


IG: Dezembro: 21 Janeiro: 31 Fevereiro: 29 Maro: 31 Abril: 30 Maio: 31 Junho: 30 Julho: 31 Agosto: 31 Setembro: 04 269 7

DUM 10/12/11

IG 38 semanas + 4 dias

REGRA DE MC DONALD
2 e 3 Trimestres

AU (cm) x 8 7

DURAO DA GRAVIDEZ EM SEMANAS

ASSISTNCIA DE ENFERMAGEM NA ADMISSO


EXAME FSICO GERAL E OBSTTRICO SSVV Face Colorao (anemia), cloasma gravdico, edema, etc.). Mamas Aumento de volume, caracterstica do mamilo). Abdome Identificar da situao e apresentao fetal (Manobras de Leopold e/ou Toque vaginal), altura uterina, dinmica uterina, BCF e investigar movimentao fetal).

ASSISTNCIA DE ENFERMAGEM NA ADMISSO


EXAME FSICO GERAL E OBSTTRICO
INSPEO DOS GENITAIS EXTERNOS E TOQUE VAGINAL Investigar DSTs, amplitude e elasticidade da vagina, amniorrexe (colorao), sangramento (DPP e placenta prvia) proporo feto-plvica, dilatao, apagamento e posio do colo, apresentao, variedade de posio, altura do feto e bossa. MMII Edema, varizes) Todos os dados devem ser registrados.
NOTA: Caso diagnosticado TP, solicitar VDRL para todas as pacientes e teste rpido p/ HIV mesmo se constar no carto de Pr-natal.

Altura Uterina
Medio: Borda superior da snfise pbica at o fundo do tero.

Manobras de Leopold,1894

MANOBRA DE LEOPOLD
1 tempo: com ambas as mos delimita-se o fundo do tero, procurando reconhecer, o contorno do fundo tero e a parte fetal que o ocupa.
2 tempo: deslizar as mos, do fundo uterino, em direo ao polo inferior do tero, procurando sentir o dorso fetal e pequenas partes. O dorso uma regio resistente e contnua. 3 tempo: explora-se a mobilidade do polo que se apresenta em contato com o estreito superior. Apreende-se o polo entre o polegar e o dedo mdio da mo direita, realizando movimentos de lateralidade que indicam o grau de penetrao da apresentao na bacia. Quando ela est alta e mvel, esse polo balana de um lado para o outro.

4 tempo: exploramos a esvaca. O examinador volta suas costas para a cabea da paciente, colocando as mos sobre as fossas ilacas, com as extremidades dos dedos procuramos penetrar na pelve. Verificamos pelas caractersticas o plo que ali se apresenta (plvico ou ceflico).

Ausculta Fetal
1 localiza-se o dorso fetal atravs das manobras de Leopold-Zweifel

Ausculta dos BCF: entre 10 e 12 semana (c/ Sonar Doppler) e entre 17 e 20 semana (estetoscpio de Pinard). Variam de 120 a 160 bpm, e devem ser diferentes do pulso materno. A ausculta deve ser feita tambm, antes, durante e aps uma contrao uterina (na busca de eventuais alteraes da FCF)

DINMICA UTERINA
Consiste em colocar a mo dominante espalmada sobre o fundo uterino, marcar 10 minutos e contar o nmero de contraes uterinas e sua durao neste intervalo de tempo, perceber a intensidade (fraca, mdia ou forte) da contrao uterina.

Atividade uterina normal: inicio do TP 2 contraes em 10 minutos aumentando progressivamente. No perodo expulsivo a freqncia atinge 5 contraes em 10 minutos. Taquissistolia definida como a presena de seis ou mais contraes em 10 minutos, ocorrendo em 2 perodos consecutivos ou por 30 minutos.

Mecanismo do Parto
Insinuao (encaixamento): a passagem da maior circunferncia da apresentao (plo ceflico) pelo estreito superior da pelve. Descida: ocorre desde o incio de TP e termina somente com a expulso do feto. Sua velocidade depende da resistncia plvica e da intensidade das contraes. Flexo: ocorre no momento em que o feto encontra resistncia do colo uterino. Cabea sofre flexo em relao ao corpo (o queixo aproxima-se do trax) Rotao interna: o feto gira dentro da pelve ssea para adaptar seus maiores dimetros aos dimetros da pelve materna (rotao interna da cabea e penetrao dos ombros no estreito superior)

Mecanismo do Parto
Deflexo: a extenso que a cabea sofre para ser desprendida dos genitais externos.

Rotao externa: etapa que ocorre fora da bacia materna, a cabea sofre novo e ligeiro movimento, voltando o occipital para o lado onde se encontrava na bacia. Expulso: consiste na liberao dos ombros, seguida do restante do corpo que no oferece resistncia.

MECANISMO DO PARTO

Mecanismo do parto

Mecanismo do parto

PERODOS CLNICOS DO PARTO


O trabalho de parto divide-se em 4 Perodos:

1 Dilatao
2 Expulso 3 Dequitao ou secundamento

4 Perodo de Greemberg

Perodos Clnicos do Parto


1 Perodo Dilatao: Compreende o intervalo entre o inicio do TP e a dilatao total do colo uterino (10 cm).

2 Perodo Expulso: Comea com a dilatao total do colo e termina com a expulso do feto. 3 Perodo Dequitao ou Secundamento: Inicia-se aps a expulso do feto e se caracteriza pelo deslocamento, descida e expulso da placenta e das membranas ovulares. 4 Perodo Greemberg: 1 hora aps a dequitao, observa a formao do globo de segurana de Pinard.

1 Perodo

Progresso normal da dilatao: 1 cm/h em primparas e 1,5 cm/h em multparas.

ASSISTNCIA DE ENFERMAGEM NO 1 PERODO DO TP


Monitorar BCF: inicio TP 1/1h, 30/30 minutos e expulsivo 5/5 minutos (diagnostico de sofrimento fetal)
DU 1/1h (inicio TP), 30/30 (prximo ao 3 perodo ou se induo). Toque colo apagado 2/2h, prximo do perdo expulsivo 1/1h, perodo expulsivo 5 a 10 min. Acesso venoso S/N (induo, medicao ou patologias)
no administrar perto do parto grandes volumes de Soro Glicosado p/ evitar uma estimulao indevida do pncreas fetal, com consequente hiperinsulinemia e hipoglicemia neonatal.

Monitorar SSVV maternos de 1/1h (presena de hipertermia e taquicardia com bolsa rota sugestivo de infeces.

ASSISTNCIA DE ENFERMAGEM NO 1 PERODO DO TP Oferecer suporte emocional (presena continua, encorajamento, elogios). Permitir e estimular a presena do acompanhante.

Informar sobre opes de controle da dor e as tcnicas de relaxamento (respirao ritmada, msica, chuveiro, massagem, deambulao, ccoras, etc). Manter atualizados sobre a evoluo do trabalho de parto.
Explicar todos os procedimentos realizados. No deixar em jejum (lquidos claros ).

ASSISTNCIA DE ENFERMAGEM NO 1 PERODO DO TP

ASSISTNCIA DE ENFERMAGEM NO 1 PERODO DO TP

ASSISTNCIA DE ENFERMAGEM NO 1 PERODO DO TP

AMNIOTOMIA: Acelera o trabalho de parto Avalia os aspecto do lquido amnitico (sofrimento fetal) Deve ser realizada apenas com dilatao do colo > 6 cm e cabea insinuada (evitar prolapso de cordo. Deve ser realizada no final da contrao.
NOTA: No deve ser realizada rotineiramente . Ideal manter ntegra at o fim da dilatao para evitar infeco, bossa, etc).

ASSISTNCIA DE ENFERMAGEM NO 2 PERODO DO TP


Incio do perodo expulsivo, assim que completa o perodo de dilatao. Sinais do perodo expulsivo: Contraes uterinas intensas e frequentes, incio do esforo expulsivo involuntrio (puxos), distenso e/ou abaulamento do perneo durante a contrao, presena de suor no rosto, em especial na regio perioral Durao: Na maioria dos casos a durao do perodo expulsivo cerca de 30 minutos. Atualmente considera-se normal que a fase de expulso, sem sofrimento fetal agudo, pode durar at 60 min.

ASSISTNCIA DE ENFERMAGEM NO 2 PERODO DO TP POSIO: litotmica (Laborie-Duncan), posio lateral (Sims), vertical (sentada, semi-sentada, de ccoras ou ajoelhada)

Explicar os procedimentos a parturiente e acompanhante


Elogiar os esforos da gestante

Monitorar SSVV materno


Monitorar BCF 5/5 min.

ASSISTNCIA DE ENFERMAGEM NO 2 PERODO DO TP


Realizar antissepsia adequadamente; das mos e paramentar-se

Arrumar a mesa com todo o material e instrumento cirrgicos; Realizar antissepsia cuidadosa da regio perineal e ao nvel das coxas; Colocar os campos estreis, caso a paciente esteja na cama cirrgica na posio semi-sentada ou deitada; Avaliar a necessidade de episiotomia (S/N realizar com o feto coroado, aps anestesia local); Proteo o perneo (manobra Ritgen) no entanto, a OMS diz que no deve ser usada porque agem contra o mecanismo normal do trabalho de parto.

ASSISTNCIA DE ENFERMAGEM NO 2 PERODO DO TP


Desprendimento dos ombros se no ocorrer espontaneamente, tracionar ligeiramente a cabea fetal para baixo liberando assim o ombro anterior, e em seguida para cima, liberando por fim o ombro posterior. Caso encontre dificuldade no desprendimento, realizar juntamente a manobra de McRoberts (flexo e abduo mximas dos MMII da parturiente). Coletar sangue do cordo umbilical caso me Rh negativo.

Clampeamento do cordo sempre que possvel, realizar aps o trmino dos batimentos. So indicaes para o clampeamento imediato: me Rh negativo, HIV +, feto deprimido.

Assistncia de enfermagem no 3 perodo do TP


Dequitao da placenta: Durao 5 a 15 minutos (mdia), podendo chegar a 30 min. No tracionar o cordo Manobra Jacob-Dublin Aps a expulso avaliar a integridade da placenta e membranas Realizar episiorrafia.
Aps o parto, as contraes tm a funo de levar dequitao placentria e fazer a hemostasia do leito placentrio com expulso de cogulos e lquios da cavidade uterina.

Assistncia de enfermagem no 3 perodo do TP


Cuidados com RN: Preveno de hipotermia do beb Contato pele-a-pele precoce Amamentao na primeira hora

Manobra de Jacobs Dublin


Consiste em girar a placenta para desprendimento das membranas e sair inteira.

MECANISMO DA DEQUITAO BAUDELOCQUE SCHULTZE

MECANISMO DA DEQUITAO BAUDELOCQUE DUNCAN

Assistncia de enfermagem no 4 perodo do TP

GREEMBERG: Primeira hora ps-parto


Episiorrafia (pode ser feito no 3 perodo).
Controle de SSVV de 15/15 minutos. Avaliar colorao e hidratao das mucosas. Monitorar rigorosamente sangramento (maior incidncia de hemorragia). Involuo uterina. vaginal

Controlar formao Globo de segurana de Pinard.

Assistncia de enfermagem no 4 perodo do TP


Massagear o fundo uterino somente se o tero estiver alto e sua consistncia macia (promove remoo dos cogulos, diminuio do tamanho e aumenta do tnus uterino).
Estimular a amamentao (a suco provoca a liberao de ocitocina, o que contribui para a involuo uterina e reduz sangramento vaginal). Avaliar hematoma em episiotomia (colocar gelo s/n).

Oferecer lquidos ou alimentos leves.


Alta hospitalar com 24h.

PARTOGRAMA
Partograma um grfico de acompanhamento da evoluo do 1 perodo de TP que permite:

Acompanhar a evoluo de TP. Documentar o TP. Diagnosticar alteraes no TP. Indicar a tomada de condutas
correo destes desvios.

apropriadas p/

Evitar intervenes desnecessrias.

Parada secundria da dilatao

PARTOGRAMA
S abrir o partograma (2 a 3 contraes eficientes em 10 minutos, dilatao cervical mnima de 3 cm). Simbologia: : dilatao e bolsa tegra preenchido: dilatao e bolsa rota Apresentao e respectiva variedade de posio so representadas por uma circunferncia

Evoluo normal do TP: Velocidade 1cm/h Dilatao a esquerda da linha de alerta

No h a necessidade de interveno quando a dilatao atinge ou cruza a linha de alerta. O alerta implica, simplesmente, a necessidade de uma melhor observao clnica. Somente quando a curva da dilatao cervical atinge a linha de ao que a interveno mdica torna-se necessria, na tentativa de melhorar a evoluo do trabalho de parto e corrigir possveis distcias que possam estar se iniciando. Isto no significa necessariamente conduta cirrgica.

Diagnstico
Dilatao lenta do colo (velocidade < 1cm/h)

Fase ativa prolongada

Causas
Contraes uterinas no eficientes

Correo

Estimular a deambulao Administrar ocitocina Amniotomia

Refrenicas
CABRAL, A. C. V. Fundamentos e particas em obstetrcia. So Paulo: Atheneu, 2009. FREITAS, Fernando et al. Rotinas em Obstetrcia. 6 ed. Porto Alegre: Artmed, 2011. Secretaria de Sade. Diretoria Geral de Ateno Sade. Gerncia de Ateno Sade da Mulher. Comit Municipal de Estudos sobre Mortalidade Materna do Recife. Ateno humanizada mulher no ciclo gravdico puerperal: pauta de obstetrcia / Secretaria de Sade. Recife, 2008.

Todo Homem, por natureza, quer saber. Aristteles

OBRIGADA!!

Anda mungkin juga menyukai