Anda di halaman 1dari 11

Contrato de Trabalho

Cidadania e Empregabilidade

Contrato de Trabalho
O contrato de trabalho definido pelo artigo 1152 do

Cdigo Civil e pelo artigo 1 do regime jurdico do


contrato individual de trabalho, aprovado pelo DecretoLei n 49408 de 24/11/1969, da seguinte forma:

Contrato de trabalho aquele pelo qual uma pessoa se

obriga, mediante retribuio, a prestar a sua actividade intelectual ou manual a outra pessoa, sob a autoridade e direco desta.

Como se faz e o que deve constar de um contrato de trabalho a termo


O contrato de trabalho a termo, certo ou incerto, est sujeito forma escrita, devendo ser assinado por ambas as partes e conter as seguintes indicaes: a) Nome ou denominao e residncia ou sede dos contraentes; b) Categoria profissional ou funes ajustadas e retribuio do trabalhador;

c) Local e horrio de trabalho;


d) Data de incio do trabalho; e) Prazo estipulado com indicao do motivo justificativo ou, no caso de contratos a termo incerto, da actividade, tarefa ou obra cuja execuo justifique a respectiva celebrao ou o nome do trabalhador substitudo; f) Data da celebrao.

Na falta da referncia exigida pela alnea d), considerase que o contrato tem incio na data da sua celebrao. Considera-se contrato sem termo aquele em que falte a reduo a escrito, a assinatura das partes, o nome ou denominao, bem como as referncias exigidas na alnea e) do N 1 ou, simultaneamente, nas alneas d) e f) do mesmo nmero. A indicao do motivo justificativo da celebrao do contrato deve mencionar concretamente os factos e circunstncias que integrem esse motivo, sob pena de no ser atendvel. Quando no seja reduzido forma escrita ou quando o motivo no for atendvel o contrato considerado sem termo.

Obrigaes resultantes da admisso de trabalhadores a termo


A entidade empregadora obrigada a comunicar comisso de trabalhadores, no prazo de cinco dias teis, a admisso de trabalhadores em regime de contrato de trabalho a termo. Os trabalhadores admitidos a termo so includos, segundo um clculo efectuado com recurso mdia do ano civil anterior, no total dos trabalhadores da empresa para determinao das obrigaes sociais ligadas ao nmero de trabalhadores ao servio.

Durao e Renovao
A estipulao do prazo tem de constar expressamente do contrato.
Caso se trate de contrato a prazo sujeito a renovao, esta no poder efectuar-se para alm de duas vezes e a durao do contrato ter por limite, em tal situao, trs anos consecutivos. Nos casos de lanamento de uma nova actividade de durao incerta, bem como o incio de laborao de uma empresa ou estabelecimento, a durao do contrato, haja ou no renovao, no podem exceder dois anos. Considera-se como um nico contrato aquele que seja objecto de renovao. O contrato caduca no termo do prazo estipulado desde que a entidade empregadora comunique ao trabalhador at oito dias antes de o prazo expirar, por forma escrita, a vontade de o no renovar.

Durao e Renovao
A falta de comunicao referida no nmero anterior implica a renovao do contrato por perodo igual ao prazo inicial. A caducidade do contrato confere ao trabalhador o direito a uma compensao correspondente a dois dias de remunerao de base por cada ms completo de durao, calculada segundo a frmula: (rmhg = rmmg x 12 meses / 52 semanas x n), (rmhg = remunerao mnima horria garantida). A cessao, por motivo no imputvel ao trabalhador, de um contrato de trabalho a prazo que tenha durado mais de doze meses impede uma nova admisso, a termo certo ou incerto, para o mesmo posto de trabalho antes de decorridos trs meses. O contrato converte-se em contrato sem termo se forem excedidos os prazos de durao fixados de acordo com o disposto supra, contando-se a antiguidade do trabalhador desde o incio da prestao do trabalho.

Frias
As frias variam conforme os contratos durarem:

Para aqueles contratos em que a durao seja inferior a um ano, inicial ou renovada, o perodo de frias de 2 dias por cada ms de trabalho.
Para aqueles contratos a prazo que ultrapassem um ano, o perodo de frias igual ao dos contratos sem prazos, isto , 22 dias teis.

Cessao
Aos contratos de trabalho a termo aplicam-se as disposies gerais relativas cessao do contrato(ver justa causa e cessao nos contratos de trabalho), com as alteraes constantes dos nmeros seguintes: 1- Sendo a cessao declarada ilcita, a entidade empregadora ser condenada:

a) Ao pagamento da importncia correspondente ao valor das retribuies que o trabalhador deixou de auferir desde a data do despedimento at ao termo certo ou incerto do contrato, ou at data da sentena, se aquele termo ocorrer posteriormente;
b) b) A reintegrao do trabalhador, sem prejuzo da sua categoria, caso o termo do contrato ocorra depois da sentena.

Cessao
2 - Da importncia calculada nos termos da alnea a) do nmero anterior deduzido o montante das importncias relativas a rendimentos de trabalho auferidos pelo trabalhador em actividades iniciadas posteriormente cessao do contrato. 3 - No caso de resciso com justa causa por iniciativa do trabalhador, este tem direito a uma indemnizao correspondente a ms e meio de remunerao de base por cada ano de antiguidade ou fraco, at ao limite do valor das remuneraes de base. 4 - No caso de resciso sem justa causa por iniciativa do trabalhador, deve este avisar a entidade empregadora com a antecedncia mnima de 30 dias se o contrato tiver durao igual ou superior a 6 meses, ou de 15 dias, se for de durao inferior.

Cessao
5 - Se o trabalhador no cumprir, total ou parcialmente, o prazo de aviso prvio decorrente do estabelecido no nmero anterior, pagar entidade empregadora, a ttulo de indemnizao, o valor da remunerao de base correspondente ao perodo de aviso prvio em falta. 6 - No caso de contratos a termo incerto, para o clculo do prazo de aviso prvio a que se refere o N. 5 atender-se- ao tempo de durao efectiva do contrato.

Anda mungkin juga menyukai