Anda di halaman 1dari 15

Direito das Coisas

Doutrina: -Coisas

Coisas = Tudo que existe, exceto o homem Bens = Tudo que existe com valor econmico e suscetvel de apropriao

Regula o poder dos homens sobre os bens e os modos de sua utilizao econmica. BENS: Parte Geral do CC/2002 COISAS:Parte Especial do CC/2002 (Direitos Reais art. 1196 e segs)

Limitao legal. Somente o legislador pode criar os Direitos Reais (pertencem ao Dir. das Coisas) e no a vontade das partes.

Importncia: Por tratar da propriedade, h uma grande significao econmica, poltica e social deste instituto em razo da influncia que sua forma exerce na prpria estrutura da sociedade.
Objeto do Direito das Coisas estudo da posse, dos direitos reais plenos, como a propriedade, e dos direitos reais sobre coisa alheia (de fruio ou de garantia), nos quais o titular tem, ou poder ter, a faculdade de exercer, sobre determinado bem, um ou alguns dos poderes desmembrados da propriedade

conjunto de normas que regulam as relaes jurdicas referentes aos objetos passveis de apropriao, estabelecendo um vnculo

imediato e direto entre o sujeito ativo ou


titular do dever e a coisa sobre a qual recai o direito, criando um dever jurdico para toda a sociedade (Clvis Bevilqua).

1)

GENERICA: DIREITOS REAIS SOBRE COISA PRPRIA (jus in re propria) - DIR. REAIS PLENOS - propriedade DIREITOS REAIS SOBRE COISA ALHEIA (jura in re aliena) - DIR. REAIS LIMITADOS

-de uso, gozo e fruio (servido, enfiteuse, uso, usufruto, habitao) -bem como os de garantia (penhor, hipoteca e anticrese) -direito real de aquisio* - promessa irrevogvel de compra e venda.

2) QUANTO AO OBJETO:

Dir. Reais Mobilirios: Bens Mveis (art. 82 e segs. CC) Dir. Reais Imobilirios: Bens Imveis (art.79 e segs. CC) S a propriedade, (a posse), o usufruto e o penhor* podem ter por objeto bens mveis

*Estes podem recair sobre imveis como exceo

1.Numerus clausus. So direitos reais somente aqueles que esto arrolados no Cdigo Civil como tais (1125) ou em legislao especial; As partes no podem criar um direito real. 2. direito absoluto porque se impem a todos, so erga omnes. Toda a coletividade sujeito passivo na relao jurdica em que o sujeito ativo titular do direito real. Suj. passivo indeterminado.

3.Objeto determinado e personalidade do sujeito ativo.

exterior

4.Sequela: Art. 1228 Cdigo Civil. o direito que tem o titular de direito real de seguir a coisa em poder de todo e qualquer detentor ou possuidor.

5.Preferncia: restrito aos direitos reais em garantia (que no estudaremos) Art. 1419. o privilgio de obter o pagamento de uma dvida com o valor do bem aplicado exclusivamente sua satisfao.

ALGUNS AUTORES REFUTAM (Perlingeri Perfis de Dir. Provado) a existncia de uma precisa separao.
AUTORES QUE PERSONALISTAS ACEITAM: REALISTAS X

O direito real sobre a coisa

o poder da pessoa

Relao que se estabelece diretamente e sem intermedirio

Direito de crdito requer sempre a interposio de um


sujeito passivo, devedor da prestao, independentemente de consistir esta na entrega de uma coisa, na realizao de um fato, ou numa absteno. CRTICA REALISTA: no deve ser aceita a instituio de uma relao jurdica diretamente entre a pessoa do sujeito e a prpria coisa, uma vez que todo direito, correlato obrigatrio de um dever, necessariamente uma relao entre pessoas.

Teoria

Unitria X Teoria Dualista

TEORIA DUALISTA: Personalista e Relista

TEORIA UNITRIA: relao jurdica nica suj. passivo nico

Direitos reais

Direitos pessoais

aufere gozo permanente pq tende - transitrio perpetuidade;


cabe aquisio por usucapio; - no cabe usucapio; criao exclusiva do legislador; -podem ser criado pelas partes o objeto sempre determinado -os direitos so determinveis

Terceiro gnero Direito obrigacional ou real? Obrigaes vinculadas coisa - seguem a coisa

Ex.: Condomnio; IPTU

Anda mungkin juga menyukai