Anda di halaman 1dari 52

AUDITORIA OPERACIONAL

COMO SURGIU A AUDITORIA?

A Auditoria surgiu como consequncia da necessidade de confirmao dos registros contbeis, em virtude do aparecimento das grandes empresas e da taxao do imposto de renda,baseado nos resultados apurados em balanos.

QUANDO SURGIU A AUDITORIA

Certo que o surgimento da auditoria ocorreu com a evoluo do comrcio

Para Antnio Lopes S:


A necessidade de guardar memria dos fatos ocorridos com a riqueza patrimonial gerou critrios de escrita em formas progredidas mesmo nas civilizaes mais antigas, como a da Sumria; h cerca de 6.000 anos,encontram-se j registros em peas de argila que indicam tais evolues. Pequenas tbuas de barro cru serviam para gravar, de forma simples, fatos patrimoniais diversos.

Silva Filho (2008), afirma que a Auditoria uma tcnica contbil, atravs da qual so examinados os registros contbeis e documentos da entidade sobre os quais emitido parecer expressando dose as Demonstraes Financeiras representam ou no, a verdadeira situao patrimonial, econmica e financeira da entidade, na data em que as mesmas foram elaboradas.

Por fim afirmam Jesus Aparecido Lima (2008), que:

Lima

A Auditoria uma das mais importantes ferramentas para o controle administrativo. A ausncia de controles adequados para empresas de estrutura complexa a expe a inmeros riscos, frequentes erros e desperdcios.

Por causa dessas necessidades houve o surgimento do controle, que por sua vez originou o controle sistemtico. Este fez eclodir a necessidade de reviso de controles por meio de auditoria.

No Brasil, tudo indica que as civilizaes indgenas, de maneira muito rudimentar e no convencional, j praticavam essa verificao. Sem qualquer valor agregado para as pessoas ou grupo de pessoas, os povos indgenas adotavam o controle do resultado das operaes.

Auditoria em um exame sistemtico das atividades desenvolvidas em determinada empresa ou setor, que tem o objetivo de averiguar se elas esto de acordo com as disposies planejadas e/ou estabelecidas previamente, se foram implementadas com eficcia e se esto adequadas.

CENRIO DE EVOLUO DA AUDITORIA

Com o desenvolvimento do comrcio, indstria e da prestao de servios e com o surgimento de grupos sociais que detinham o poder econmico das instituies de produo e de comercializao de bens e servios surgiu a necessidade se verificao dos resultados das operaes comerciais, assim como inibir fraudes, desvios ,protegendo assim o patrimnio empresarial.

AS AUDITORIAS PODEM CLASSIFICADAS EM:


AUDITORIA INTERNA. EXTERNA E

SER

AUDITORIA

AUDITORIA EXTERNA

A Auditoria Externa possui como objetivo a comprovao da exatido dos registros contbeis, propor solues e melhorias para o aperfeioamento dos controles e sistemas da empresa contratante, verificao da correta apresentao e divulgao das demonstraes contbeis no perodo, emisso de parecer sobre os processos auditados, ou seja, o mesmo processo da auditoria, porm realizado por uma empresa ou instituio externa que seja independente e imparcial aos resultados verificados de forma a no influenciar ou favorecer interesses de outros, sejam de dentro ou fora da organizao.
Fonte: PORTAL EDUCAO - Cursos Online : http://www.portaleducacao.com.br/administracao/artigos/14976/definicao-de-auditoriaexterna#ixzz2Jsy28miU

Segundo o CFC a auditoria externa compreende ...o conjunto de procedimentos tcnicos que tm por objetivo a emisso de um parecer sobre sua adequao, consoante os Princpios Fundamentais de Contabilidade (PFCs) e s Normas Brasileiras de Contabilidade (NBCs) e no que for pertinente, legislao especfica.

Portanto, cabe a uma primeira comparao com a auditoria interna. No caso de auditoria interna, o objetivo a emisso de relatrio sobre os controles internos. J na auditoria externa, o objetivo a emisso de parecer.

AUDITORIA INTERNA

A auditoria interna tem como objetivo, avaliar o processo de gesto, no que se refere a aspectos como a governana corporativa, gesto de riscos e procedimentos de aderncia s normas, a fim de apontar eventuais desvios e vulnerabilidade s quais a organizao est sujeita.

A auditoria interna facultativa, em funo de previso estatutria, funcionando como instrumento de apoio gesto e objetivando verificar se o controle interno est em efetivo funcionamento, proferindo o auditor, quando cabvel, sugesto para melhora de tais controles internos ou implantao de controles, caso no existam.

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) em seu pronunciamento NBC-T12 define a auditoria interna como ... o conjunto de procedimentos tcnicos que tm por objetivo examinar a integridade, adequao e eficcia dos controles internos e das informaes fsicas, contbeis, financeiras e operacionais da entidade.

A auditoria interna enfoca a avaliao dos controles internos das atividades e processos administrativos e operacionais, analisando as deficincias e os riscos envolvidos, visando a proteo dos bens e direitos das empresas contra fraudes, desvios e desfalques, a constatao de possveis irregularidades e usos indevidos dos bens e direitos da empresa, que comprometam seu desempenho e o aprimoramento contnuo da eficincia e eficcia operacional, contribuindo com solues que possibilitem e facilitem o atingimento de metas e dos planos estabelecidos.

O trabalho de auditoria interna deve ser desenvolvido com um planejamento anual de auditoria, submetido previamente ao conselho de administrao ou presidncia, para conhecimento e aprovao. Nele constam as principais atividades da entidade a ser auditada a partir do maior grau de risco operacional apresentado.

As equipes de auditoria interna devem ser formadas por profissionais com formao e experincia diversas (chamadas de multidisciplinares), para que, aps o trabalho de campo, que inclui discusso com os responsveis pelas reas auditadas, sejam produzidos relatrios encaminhados alta administrao, para conhecimento e decises.

Os relatrios devero conter as constataes de fatos que a auditoria interna entende como incorretos ou com oportunidades de aperfeioamento, bem como as correspondentes recomendaes ou sugestes.

Portanto, a auditoria interna surge com a necessidade cada vez maior do administrador ou do dono / scio ter um controle sobre seus processos, tendo em vista que, ele por si s, no consegue acompanhar todos os passos de acompanhamento e verificao da eficcia e eficincia de tais controles.

A auditoria interna surge como um suporte administrao, medida que a auditoria externa passa pouco tempo na empresa a ser auditada e no possui conhecimento profundo sobre o negcio do auditado.

O auditor interno um empregado da empresa, porm no deve estar subordinado a nenhuma rea cujo trabalho examina. Alm disso, no deve desenvolver atividades que ele prprio possa um dia vir a examinar.

CARACTERISTICAS E DIFERENAS BSICAS

De forma global, o trabalho executado pela Auditoria Interna idntico aquele executado pela Auditoria externa. Ambas realizam seus trabalhos utilizando-se das mesmas tcnicas de auditoria; ambas tm sua ateno voltada para o controle interno como ponto de partida de seu exame e formulam sugestes de melhorias para as deficincias encontradas, ambas modificam a extenso de seu trabalho de acordo com as suas observaes e a eficincia dos sistemas contbeis e de controles internos existentes.

Entretanto, os trabalhos executados pelos Auditores Internos e Externos tm suas diferenas bsicas caracterizadas por:

http://www.portaleducacao.com.br/gestao-e-lideranca/artigos/6304/diferencas-basicasentre-a-auditoria-interna-e-a-auditoria-externa#ixzz2Jszp76Wu

AUDITORIA INTERNA A auditoria realizada por um funcionrio da empresa

AUDITORIA EXTERNA A auditoria realizada atravs de contratao de um profissional independente

O objetivo principal atender as necessidades da administrao

O objetivo principal atender as necessidades de terceiros no que diz respeito fidedignidade das informaes financeiras

A reviso das operaes e do controle interno principalmente realizado para desenvolver aperfeioamento e para induzir ao cumprimento de polticas e normas, sem estar restrito aos assuntos financeiros

A reviso das operaes e do controle interno principalmente realizado para determinar a extenso do exame e a fidedignidade das demonstraes financeiras

AUDITORIA INTERNA
O trabalho subdividido em relao s reas operacionais e s linhas de responsabilidade administrativa

AUDITORIA EXTERNA
O trabalho subdividido em relao s contas do balano patrimonial e da demonstrao do resultado

. O auditor diretamente se preocupa com a deteco e preveno de fraude

O auditor incidentalmente se preocupa com a deteco e preveno fraudes, a no ser que haja possibilidade de substancialmente afetar as demonstraes financeiras O auditor deve ser independente em relao administrao, de fato e de atitude mental

O auditor deve ser independente em relao s pessoas cujo trabalho ele examina, porm subordinado s necessidades e desejos da alta administrao
A reviso das atividades da empresa contnua

O exame das informaes comprobatrias das demonstraes financeiras peridica, geralmente semestral ou anual.

A auditoria interna ou externa, de grande importncia para a gesto fiscal responsvel, pois possui o instituto da corresponsabilidade, j que o auditor ou a empresa que ele representa pode responder materialmente no caso de erros e conivncias com falhas ou fraudes nas entidades auditadas, sejam elas pblicas ou privadas.Assim,ela tem conquistado cada vez mais espao e importncia.

PORQUE AS EMPRESAS SO AUDITADAS

As empresas precisam ser auditadas, visto que a auditoria uma ferramenta de segurana pois todos os servios realizados por interveno humana esto sujeitos a erros.

Algumas so obrigadas (lei 11.638, de 2007, determinou que as empresas fechadas de grande porte fossem obrigatoriamente auditadas, assim como j ocorre com as S.As, pela lei, so consideradas empresas de grande porte aquelas que tenham mais de R$ 300 milhes em faturamento bruto anual ou que possuam ativos totais acima de R$ 240 milhes.), outras como segurana dos trabalhos realizados.

Vantagens e Benefcios da Auditoria

A auditoria, devido a confidencialidade das informaes, dificilmente propaga na empresa um bom trabalho realizado, principalmente quando envolver a verificao de fraudes e irregularidades. Entretanto, as vantagens da auditoria interna e da externa so inmeras, sendo os gastos com auditoria serem caracterizados como um investimento de grande retorno para a organizao devido ao carter preventivo contra atos lesivos ao patrimnio e a imagem da empresa.
Fonte:ARAJO, Inaldo da Paixo Santos, ARRUDA, Daniel Gomes, BARRETTO, Pedro Humberto Teixeira Auditoria Contbil Enfoque terico, normativo e prtico, So Paulo, Editora Saraiva, 1. Edio, 2008.

Portanto, as vantagens e os benefcios da auditoria podem ser resumidos da seguinte maneira: Fiscaliza a eficincia dos controles internos; Assegura maior correo e confiana nos registros contbeis; Opina sobre a adequao das demonstraes contbeis; Dificulta desvios de bens patrimoniais e pagamentos indevidos; Possibilita a apurao de omisso nos registros das receitas e nos recebimentos;
Fonte: OLIVEIRA, Lus Martins de; DINIZ FILHO, Andr; GOMES, Marliete Bezerra Curso Bsico de Auditoria, So Paulo, Atlas, 2. edio, 2008.

Portanto, as vantagens e os benefcios da auditoria podem ser resumidos da seguinte maneira: Contribui para a obteno de melhores informaes sobre a real situao econmica, patrimonial e financeira das empresas; Aponta falhas na organizao administrativa da empresa e nos controles internos; Contribui para a soluo dessas falhas; Contribui para a maior exatido das demonstraes contbeis; Aumenta a credibilidade das demonstraes contbeis e notas explicativas;
Fonte: OLIVEIRA, Lus Martins de; DINIZ FILHO, Andr; GOMES, Marliete Bezerra Curso Bsico de Auditoria, So Paulo, Atlas, 2. edio, 2008.

Portanto, as vantagens e os benefcios da auditoria podem ser resumidos da seguinte maneira:


Assegura maior transparncia nas informaes sobre a empresa; Contribui para a maior proteo dos bens e direitos da empresa; Auxilia na identificao de passivos contingentes e ocultos. Contribui para a maior exatido das demonstraes contbeis; Aumenta a credibilidade das demonstraes contbeis e notas explicativas;
Fonte: OLIVEIRA, Lus Martins de; DINIZ FILHO, Andr; GOMES, Marliete Bezerra Curso Bsico de Auditoria, So Paulo, Atlas, 2. edio, 2008.

Vantagens e Benefcios da Auditoria

Auditorias enfrentaram vrios escndalos na ltima dcada


O trabalho de Gillermo Oscar Braunbeck comea, de forma um tanto informal para os padres das teses de doutorado, com a reproduo de um dilogo extrado do livro A Arte da Poltica, do expresidente Fernando Henrique Cardoso, em que ele avisado, em meados de 1995, pelo ento presidente do Banco Central, Gustavo Loyola sobre a situao crtica do banco Econmico.

Auditorias enfrentaram vrios escndalos na ltima dcada


Coincidncia que o escndalo do banco Panamericano, e as sequelas sobre a auditoria, viesse tona pouco depois de Gillermo Braunbeck defender sua tese Determinantes da Qualidade das Auditorias Independentes no Brasil. O que o auditor busca dar uma segurana razovel, o que no inclui a situao de fraude, disse Braunbeck, ressalvando que seu modelo no se presta a casos especficos.

Auditorias enfrentaram vrios escndalos na ltima dcada

No entanto, no vale usar como desculpa o fato de o trabalho de auditoria ser baseado em testes. Esse o argumento menos vlido, disse o especialista. Voc trabalha estatisticamente, mas com racionalidade. Cerca de 30% dos eventos explicam 80% dos fenmenos, sempre tem concentrao, afirmou.

Auditorias enfrentaram vrios escndalos na ltima dcada


A contabilidade olha para o futuro apesar de todo mundo achar que olha para o passado -, tentando ajudar a prever fluxo de caixa futuro, disse. Assim como o contador exerce julgamento para fazer o lanamento contbil, o auditor exerce julgamento para saber se aquilo que foi registrado est lanando o olhar para o futuro da melhor forma possvel.

Auditorias enfrentaram vrios escndalos na ltima dcada


Os 11 anos do estudo 1998 a 2008 pegam uma fase turbulenta do trabalho de auditoria, no Brasil e no exterior. Em 1995, os bancos Econmico e Nacional seriam os primeiros escndalos de uma leva de vtimas da estabilizao. A reao oficial foi o rodzio obrigatrio das firmas de auditoria para os bancos, um baque para a autonomia comercial e regulatria do setor. Quatro anos depois a Comisso de Valores Mobilirios (CVM) adotou a medida para todas as companhias abertas.

Auditorias enfrentaram vrios escndalos na ltima dcada


Para construir sua tese, Braunbeck partiu da teoria recente sobre o assunto, na maior parte estrangeira e com destaque para a do espanhol Benito Arruada, para quem o auditor tende a ser mais independente quando o custo de informar uma falha detectada por exemplo, a perda do cliente inferior ao custo de no inform-la como um escndalo de grandes propores

Auditorias enfrentaram vrios escndalos na ltima dcada


Braunbeck pretende atualizar e refinar o estudo com as informaes que s esto disponveis recentemente, como o valor dos honorrios pagos aos auditores. um indicador importante, porque maior qualidade requer dinheiro, diz. Auditor no entidade filantrpica.

Auditorias enfrentaram vrios escndalos na ltima dcada


Economista de formao, Braunbeck trabalhou na Arthur Andersen na rea de auditoria. Saiu antes da crise que destruiu a firma, envolvida no escndalo da americana Enron, chamado pela Votorantim Celulose e Papel (VCP) para ser auditor interno. Mais uma vez, escapou da crise dos derivativos em 2008, que colocou o banco do grupo em dificuldades, ao trocar o cargo pela vida acadmica. Aceitou o convite de seu ex-colega da Andersen Taiki Hirashima para ser scio da Hirashima Associados, mas em 2009 passou a se dedicar integralmente aos estudos.
Fonte: Nelson Niero, Valor Economico Disponvel em: http://marcosassi.com.br/auditorias-enfrentaram-variosescandalos-na-ultima-decada, acesso em 07/02/2013

Anda mungkin juga menyukai