Anda di halaman 1dari 27

DOENAS SEXUALMENTE TRANSMISSVEIS

O QUE SO DSTS?

So doenas transmitidas de uma pessoa para outra atravs da relao sexual (vaginal, oral ou anal)

Principais Sintomas
Corrimento

Coceira na rea genital


Dor durante a relao sexual Ferida no pnis ou vagina Ardncia ao urinar Verrugas Genitais

Assintomtico/a:
Uma pessoa pode no apresentar sintomas e ter uma DST

nguas na virilha
Bolhas no pnis ou vagina

Principais DSTs
Sfilis
Gonorria Cancro Mole Condiloma Acuminado Herpes Genital AIDS

Tricomonase
Uretrites no Gonoccicas (Clamdia)

Linfogranuloma Venreo
Hepatites B e C

Doenas que causam corrimentos


TRICOMONASE
Corrimento amarelado ou esverdeado Coceira Dor no ato sexual

OBS.: Os parceiros, mesmo no apresentando sintomas, necessitam tambm fazer o tratamento.

Gonorria e clamdia

No homem, manifesta-se com corrimento amarelado (gonorria) ou esbranquiado (clamdia) no canal da urina e ardncia ao urinar.

Gonorria e clamdia
A maioria das mulheres infectadas no apresentam sintomas, podendo ter corrimento vaginal sem cheiro e sem coceira.

Gonorria e clamdia
A FALTA DE TRATAMENTO PODE CAUSAR: Infeco nas trompas e ovrios; Nas gestantes, pode ser transmitida no parto, causando cegueira no beb.

OBS:Tanto a gonorria quanto a clamdia podem causar esterilidade no homem e na mulher.

Doenas que causam feridas


HERPES GENITAL Ardncia e vermelhido, seguidas de pequenas bolhas agrupadas que rompem e formam feridas dolorosas nos rgos genitais. As feridas podem durar de 1 a 3 semanas e desaparecem, mesmo sem tratamento.

Herpes Genital
Mesmo aps o desaparecimento das feridas, a pessoa continua infectada. Os sintomas podem reaparecer por causa de problemas emocionais ou quaisquer outros fatores que diminuam a resistncia do organismo. Algumas pessoas podem estar infectadas sem apresentar sintomas.

Cancro Mole
Feridas dolorosas e com pus nos rgos genitais. Podem aparecer caroos na virilha, que rompem e soltam pus. mais comum nos homens.

Linfogranuloma Venreo

Ferida nos rgos genitais que muitas vezes no percebida e desaparece sem tratamento. Depois surgem caroos na virilha, que se rompem e soltam pus

Linfogranuloma (drenagem)

Donovanose

Comea com caroo, em seguida forma uma ferida que cresce em volume e extenso. No di e no tem ngua.

Sfilis

Primria (cancro duro): Ferida indolor nos rgos


genitais, acompanhada de ngua na virilha. Os sintomas surgem de 1 a 12 semanas aps o contgio. Pessoas infectadas podem no apresentar sintomas.

Sfilis (fase secundria)

Os sintomas surgem at 6 meses aps o contgio. Manchas no corpo, principalmente nas palmas das mos e plantas nos ps. No coam, mas podem surgir nguas.

Sfilis (fase terciria)

Ocorre vrios anos aps o contgio. Podem ser afetados: pele, corao, ossos e crebro, podendo levar morte.

Sfilis Congnita Transmitida ao beb durante a gravidez, ele pode morrer (aborto ou parto prematuro) ou nascer com defeitos fsicos.

Condiloma acuminado (HPV)

Verrugas no dolorosas, isoladas ou agrupadas, que aparecem nos rgos genitais e/ou no nus. Crescem mais rapidamente durante a gravidez e em pacientes com imunidade deprimida. OBS.: Algumas pessoas podem estar infectadas e no apresentar as verrugas.

HPV (tratamento do amigo)

Como tratar uma DST?


No buscar auto-medicao na farmcia Faa o tratamento correto Procure imediatamente um mdico Regresse para fazer o acompanhamento Tenha relaes sexuais de camisinha Fale com parceiro(a) para que ele(a) tambm v ao mdico Para evitar nova contaminao, use sempre a camisinha

AIDS
SINDROME DA IMUNO DEFICINCIA ADQUIRIDA

AIDS
A - DE ADQUIRIDA, SIGNIFICA QUE A DOENA NO HEREDITRIA, ACONTECE POR CONTGIO. I - DE IMUNO, REFERE-SE AO SISTEMA IMUNOLGICO QUE RESPONSVEL PELA DEFESA DO ORGANISMO CONTRA DOENAS. D - DE DEFICINCIA, SIGNIFICA FRAQUEZA, INCAPACIDADE. S - DE SNDROME, REFERE-SE A UM CONJUNTO DE SINAIS E SINTOMAS.

O QUE O HIV?
O VRUS CAUSADOR DA AIDS (IDENTIFICADO EM 1983) ESSE VRUS ATACA O SISTEMA DE DEFESAS DO ORGANISMO HUMANO ENFRAQUECE SEU MECANISMO NATURAL DE DEFESA OU IMUNIDADE, PERMITINDO O APARECIMENTO DE DOENAS DE NATUREZAS DIVERSAS COMO AS CHAMADAS INFECES OPORTUNISTAS E NEOPLASIAS (CNCER)

Formas de Transmisso do HIV


Sexual
Anal Vaginal Oral Sangunea Transfuso Sangunea Compartilhamento de seringas Acidentes com objetos prfuro-cortantes Vertical Placentria da me para o filho Aleitamento

BIBLIOGRAFIA
BEMFAM. Sociedade Civil Bem Estar Familiar no Brasil. Protocolo de Ateno s Doenas Sexualmente Transmissveis. Rio de Janeiro. BEMFAM, 1997.
Ministrio da Sade Poltica de Controle das Doenas Sexualmente Transmissveis no Brasil. Agosto, 2001.

CANELLA, Paulo Roberto Bastos; SANTOA, Rui. A Mulher e o Preservativo: Usar ou No Usar... Eis a Questo! In: Jornal Brasileiro de Doenas Sexualmente Transmissveis. V.14, n.04, 2002.
PINHEIRO, Vandira Maria dos Santos. Educao em Sade no Quotidiano Educacional. In: Jornal Brasileiro de Doenas Sexualmente Transmissveis. V.12, n.02, 2000 PASSOS, Mauro Romero Leal. O Descompasso do Combate s DST. In: Jornal Brasileiro de Doenas Sexualmente Transmissveis. V.14, n.01, 2002

BRUNO, Zenilce Vieira. A Sexualidade e as Doenas Sexualmente Transmissveis. In: Jornal Brasileiro de Doenas Sexualmente Transmissveis. V.14, n.02, 2002

Anda mungkin juga menyukai