Anda di halaman 1dari 43

Sistema Endcrino

Ana Carolina Ribeiro Montandon Ana Luiza Costa Rezende

sistema nervoso e as glndulas endcrinas so os dois principais mecanismos de comunicao e coordenao do corpo humano. Eles regulam quase todos os sistemas orgnicos. Embora o sistema nervoso e o sistema endcrino trabalham intimamente associados, eles possuem vrias diferenas.

sistema nervoso comunica-se atravs de sinais eltricos chamados impulsos nervosos, que transmitem a informao rapidamente e, geralmente, realizam efeitos de curta durao.

No

sistema endcrino, ao contrrio, a comunicao se faz por sinais qumicos, atravs de substncias chamadas hormnios. O sistema endcrino responde mais lentamente e normalmente causa efeitos mais duradouros.

Esse

sistema formado por glndulas , que produzem hormnios e esto amplamente distribudas pelo corpo. As glndulas endcrinas so sem ductos, isto , elas secretam hormnios diretamente no interior de capilares (sanguneos).

Envelhecimento do sistema endcrino


CAUSAS DO DECLNIO HORMONAL: Ocorre pela diminuio da mensagem que o sistema nervoso central envia s glndulas; Pelo prprio envelhecimento glandular.

As principais glndulas endcrinas so:


1 Hipfise 2 Glndula Tireide 3 Glndulas Paratireides 4 Glndulas Supra-renais 5 Pncreas 6 Gnadas (Ovrios e Testculos) 7 Timo 8 Glndula Pineal

HIPFISE A hipfise uma pequena glndula, localizada abaixo do hipotlamo, em uma depresso em forma de sela do osso esfenide, denominada fossa hipofisria.

Hormnios liberados:
Adrenocorticotrfico:

adrenal. (Rins: noradrenalina). Tireotrfico: Estimula a tireoide a secretar seus principais hormnios. Hormnio do Crescimento: sntese de protenas que estimulam crescimento dos ossos e musculatura.

Estimula o crtex adrenalina e

Prolactina: Estimula a produo de leite pelas glndulas mamrias.

Vasopressina: Regula o volume de urina.


Ocitocina: estimula a contrao da musculatura uterina durante o parto. Melanocortina: Estimulam a pigmentao da pele.

Envelhecimento Glandular
A

hipfise, do idoso sofre alterao especialmente no seu volume, o qual reduzido em no mais que 20%. Pode ocorrer aumento do tecido fibroso, e das celulas eosinfilas (sistema imune).

Hormnio do crescimento
A

secreo de GH reduzida em aproximadamente 14% por dcada a partir da terceira dcada de vida.

GH considerado o hormnio antienvelhecimento; Sua reposio promove a reverso parcial de determinadas funes do organismo, como: melhora do rendimento cardaco, da fora e massa muscular, da pele, do humor, da memria, das funes sexuais e do estado imunolgico, reduz a gordura corporal.

prolactina (produo de leite) , alvo de controvrsias. Alguns estudos admitem que seus nveis aumentam, permanecem inalterados ou, o que mais provvel, diminuam principalmente em mulheres durante a menopausa, devido queda nos nveis de estrgeno circulante .

hormnio antidiurtico, tem a sua secreo aumentada no idoso ou, pelo menos, potencializao de sua ao. Induzindo ao aumento da diurese.

hipfise e os nveis plasmticos do hormnio adrenocorticotrfico (ACTH,rins), sob condies de equilbrio, permanecem essencialmente os mesmos em idades mais avanadas.

os hormnios andrgenos adrenais, tambm regulados pelo ACTH, declinam com a idade.

Glndula Tireide
Tiroxina

(T4) e triiodotironina (T3):Regula o equilbrio e o metabolismo geral. (ritmo metablico da clula). : Regula a taxa de clcio no

Calcitonina

sangue.

No

envelhecimento a tireoide torna-se mais fibrtica e nodular, alm de ter seu volume reduzido. No ocorre alterao significativa dos nveis de hormnios circulantes, porm ocorre reduo no ritmo de produo de T4 e T3 em 25% e 33%, respectivamente. Assim o metabolismo fica mais lento e o equilbrio corporal mais vulnervel.

Todas essas so caractersticas do metabolismo reduzido:


Aumento

do colesterol sem causa aparente; Ganho de peso Sonolncia Bradicardia (frequncia cardaca lenta)

Glndulas Paratireides
Localizam - se entre as margens do lobo posterior da glndula tireoide.
Paratormnio: Regula a taxa de clcio no sangue e no intestino.

Com

o envelhecimento h um discreto aumento do volume das paratireides, em razo do acmulo de gordura intersticial. Estudos so controversos quanto funo da glndula durante o envelhecimento, alguns autores relatam a no ocorrncia de alteraes enquanto outros defendem elevao dos nveis hormonais visando manter a concentrao de clcio.

Glndulas Supra-renais (adrenais)


Glicocorticides

:Estimulam a converso de protenas e de gorduras em glicose. Mineralocorticides: Aumenta a reabsoro, nos tbulos renais, de gua e de ons sdio e cloreto, aumentando a presso arterial. Andrgenos: Desenvolvimento e manuteno dos caracteres sexuais secundrios masculinos. Adrenalina: Promove a taquicardia.

Pncreas
O

pncreas um rgo alongado que se situa transversalmente na parte superior do abdome, estende-se do duodeno at o bao.

Insulina

: Permite a entrada de glicose nas clulas para ser transformada em energia : esse hormnio aumenta a glicose sangunea de duas maneiras: 1) estimulando a converso de glicognio em glicose no fgado; 2) estimulando a converso de protenas em glicose.

Glucagon

O Principal problema que decorre do envelhecimento do pncreas o Diabetes Mellitus tipo II. E o aumento da resistncia insulina devido ao aumento do tecido adiposo; reduo da sensibilidade dos tecidos insulina e ao glucagon; Principais formas de controle: Dieta Exerccios Manuteno do peso corporal

Gnadas
As

gnadas so glndulas sexuais, que constituem nos ovrios (mulheres) e testculos (homens). Essas gnadas, produzem os gametas : vulos e espermatozides.

Testosterona

(andrgeno):Promove o desenvolvimento e o crescimento dos testculos, alm do desenvolvimento dos caracteres sexuais masculinos.

Estrgenos

: Promove o desenvolvimento dos caracteres sexuais femininos : Modificaes orgnicas da gravidez.(preparao do tero e lactao).

Progesterona

Efeitos da reduo de TESTOSTERONA


A queda deste hormnio causa diminuio da libido, impotncia, reduo da fora muscular, ejaculao precoce. Perda de cabelo Perda de memria Ca de prstata Alteraes no humor Insnia Osteoporose

Efeitos da falta de ESTROGNIO


Diminuio do brilho e da elasticidade da pele; Distribuio de gordura pelo corpo na barriga; Osteoporose (Aps a menopausa osteoblastos perdem estmulo); Falha na memria; Depresso (A falta do hormnio est associada a sentimentos de baixa estima); Aumenta a concentrao sangunea de colesterol( HDL LDL).

Deidroepiandrosterona(DHEA)
Esse

hormnio, produzido pelas glndulas adrenais, convertido pelo organismo em estrgeno e testosterona. Os nveis de DHEA comeam a diminuir por volta dos 30 anos de idade, e alguns especialistas acreditam que a reposio desse hormnio aumenta os nveis de estrgeno e testosterona. Alguns afirmam que a DHEA tambm apresenta ao sobre a libido.

Porm usar o DHEA como droga antienvelhecimento pode ser perigoso: CA de prstata; CA de mama; Isso porque o DHEA, se transforma em parte, em testosterona ou estrognio.

Timo
O

timo situa-se na parte superior da cavidade torcica, posteriormente ao esterno e das quatro cartilagens costais superiores, inferiormente glndula tireoide.

Timulina

produzida dentro do timo e precisa da presena de zinco para a atividade funcional.

Timopoetina : intensifica diversas funes da clula T. Esses dois hormnios agem sistematicamente para dar regulao imune perfeitamente ajustadas das clulas T, auxiliando a manuteno do equilbrio corporal.

Glndula pineal
Libera

: melatonina Hormnio responsvel pela regulao do sono.

Efeitos da reduo de MELATONINA


Com

o envelhecimento a glndula Pineal funciona menos, ocorre insnia, m qualidade do sono ou dormem com facilidade quando no deveriam. A melatonina desempenha um papel muito importante no fortalecimento do sistema imunolgico em humanos; ( protege as clulas dos radicais livres).

Cortisol
A

glndula hipfise secreta maior quantidade do hormnio ACTH que age sobre as glndulas supra-renais. Estas passam a secretar mais hormnios glicocorticides, como o cortisol,que inibe a sntese proteica e aumenta a quebra de protenas nos msculos, ossos e nos tecidos linfticos.

Efeitos do aumento do CORTISOL


Diminuio

do colgeno e elastina, na pele, articulaes, ossos e tecido muscular. Perda de memria e prejuzos ao sistema nervoso Diminuio da funo imunolgica.

Reteno

de fludos corporais e aumento de presso sangunea; Diminuio da capacidade sinalizadora de hormnios; Aumento da hipoglicemia e vontade de comer acar (devido altos nveis de insulina)

Mais

inflamaes provocadas por alergias, asma e artrite; Problemas de pele, rugas, acne, psorase,seborreia e alopecia; Diminuio da funo cognitiva.

Referncias:

http://pt.scribd.com/doc/16403877/SISTEMAENDOCRINO-E-ENVELHECIMENTO http://www.idosofisioabdala.com/text/10310 1.html http://www.afh.bio.br/endocrino/endocrino2. asp http://www.auladeanatomia.com/site/pagin a.php?idp=199 http://www.youtube.com/watch?v=j4mi_dkE EJo

Anda mungkin juga menyukai