Anda di halaman 1dari 35

DIREITO CIVIL II Profa. Dra.

Edna Raquel Hogemann


AULA 10

MODALIDADES DAS OBRIGAES III

AULA 10

CONTEDO DE NOSSA AULA


2. OBRIGAO DE NO FAZER: 1.1. Conceito e objeto 1.2. Descumprimento culposo das obrigaes de no fazer 3. OBRIGAO DE MEIO, OBRIGAO DE RESULTADO E OBRIGAO DE GARANTIA.

Conceito da obrigao de no fazer


Trata-se de uma obrigao negativa cujo objeto da prestao uma omisso ou absteno. Os romanos chamavam de obrigao ad non faciendum.

As obrigaes de no fazer tem por objeto uma prestao negativa, um comportamento omissivo do devedor, ou seja, uma absteno de um ato, por parte do devedor, em benefcio do credor ou de terceiro. Pode resultar da lei, de sentena ou de conveno das partes.

Regulada pelos artigos 245 e 246. A este ltimo se acresceu o pargrafo nico, que permite ao credor, em caso de urgncia, sem autorizao judicial, desfazer ou mandar desfazer o que se realizou em detrimento da lei, sem prejuzo de posterior ressarcimento.

O devedor vai ter que sofrer, tolerar ou se abster de algum ato em benefcio do credor. Exemplos: o engenheiro qumico que se obriga a no revelar a frmula do perfume da fbrica onde trabalha; o condmino que se obriga a no criar cachorro no apartamento onde reside; o professor que se obriga a no dar aula em outra faculdade; o comerciante que se obriga a no fazer concorrncia a outro, etc. Pode haver limite temporal para a obrigao (1.147).

Como na autonomia privada a liberdade grande, as obrigaes negativas podem ser bem variadas, mas obrigaes imorais e antisociais, ou que sacrifiquem a liberdade das pessoas, so proibidas, ex: obrigao de no se casar, de no trabalhar, de no ter religio, etc. Tudo uma questo de bom senso, ou de razoabilidade.

A violao da obrigao negativa se resolve em perdas e danos, ento se o engenheiro divulgar a frmula do perfume ter que indenizar a fbrica. Mas se for vivel, o credor poder exigir o desfazimento pelo devedor (ex: Jos se obriga a no subir o muro para no tirar a ventilao do seu vizinho Joo, caso Jos aumente o muro, Joo poder exigir a demolio, 251). No caso do perfume no h como desfazer a revelao do segredo, ento uma indenizao por perdas e danos a soluo (389).

Obrigao de no fazer X Obrigao negativa


Para Washington de Barros Monteiro no se confunde a obrigao de no fazer, de natureza especial, com a obrigao negativa, de carter geral, correlata aos direitos reais. Pela primeira, o prprio devedor diminui por fora de sua vontade sua liberdade e atividade. O direito surge da relao obrigacional estabelecida entre credor e devedor; obriga-se este, especificamente, a no praticar certo ato, que, de outra forma, poderia realizar, no fora o vnculo a que deliberadamente se submeteu.

Pela segunda, ao inverso, ningum v particularmente delimitado seu campo de ao; apenas se impe a todos os membros da coletividade, abstratamente considerados, o dever de respeitar o direito alheio, posio que constitui normalidade para a vida jurdica... Os traos distintivos so, pois, caractersticos: a obrigao de no fazer de natureza particular ou especial, a obrigao negativa inerente aos direitos reais, geral e abstrata.

Para MONTEIRO, a proibio geral seria caso de obrigao negativa, imponvel a toda a coletividade, enquanto por obrigao de no fazer dever-se-ia entender apenas aquela assumida voluntariamente pelo devedor, privando-se por conta prpria de seu direito.

Descumprimento culposo das obrigaes de no fazer


Pablo Stolze Gagliano apresenta o exemplo de uma situao em que o devedor se obrigou a no praticar determinada conduta, mas, por sua culpa, a realizou no plano concreto. Diz o autor: O fato, depois de realizado, no pode ser apagado da face da Terra, pois as palavras proferidas so como flechas desferidas, que no voltam atrs. o caso, por exemplo, da estipulao contratual de uma obrigao de no revelar um segredo. Uma vez tornado pblico o contedo que se queria sigiloso, no h como retirar do conhecimento da comunidade correspondente o domnio de tal saber. Assim como no caso das obrigaes de fazer, deve ser considerado se h a possibilidade da restituio das coisas ao status quo ante ou, se for o caso, se o credor tem interesse em tal situao.

Em assim sendo, este poder intentar a pertinente ao judicial visando o cumprimento da obrigao de no fazer, sem prejuzo das perdas e danos, com base no art. 251, do CC e no art. 461, do CPC.

Ateno!!!
No exemplo do muro, se Jos se mudar, o novo morador ter que respeitar a obrigao? No, pois quem celebrou o contrato no foi ele. Mas se Joo, ao invs de um simples contrato de obrigao negativa, fizer com Jos uma servido predial, todos os futuros proprietrios da casa no podero aumentar o muro (1.378). Servido predial assunto de outra disciplina, e por se tratar de um direito real, j se percebe sua maior fora em relao a um direito obrigacional. Enquanto uma obrigao vincula pessoas (Joo a Jos), uma servido predial vincula uma pessoa a uma coisa, ento a segurana para o credor bem maior.

Ainda tratando do exemplo do muro, e se a Prefeitura obrigar Jos a aumentar o muro por uma questo de esttica ou urbanismo? Jos ter que obedecer e Joo nada poder fazer, pois o Direito Pblico predomina sobre o Direito Privado (250 o chamado Fato do Prncipe, em aluso aos soberanos que governavam os pases na Europa medieval).

Obrigao de meio, obrigao de resultado e obrigao de garantia.

Obrigaes de Meio
so classe de obrigao que um contratante faz para com outro de prestar um servio com o melhor de sua fora fsica, mental, intelectual, bem como com a responsabilidade normal que se espera de um profissional qualificado para o desenvolvimento daquela tarefa contratada. Uma obrigao de meio indica que h um comprometimento de um esforo pessoal com vista ao melhor resultado, mas sem a obrigao de conseguir o que o desejo e, at mesmo, o fim da contratao.

No caso concreto de n 2 : lembra-se do socorro a uma pessoa gravemente acidentada: haver o esforo do mdico ou do hospital, mas no necessariamente a obrigao de salvar a vida. Ou no caso dos servios advocatcios, deve-se lembrar que um litgio ao representar uma vitria para um lado estar, automaticamente, representando uma derrota para a parte adversa.

Em um conceito mais tcnico, obrigaes de meio so as que o contratado assume no com o fito de obter uma finalidade certa e desejada, mas pelas quais se compromete a exercer com zelo, prudncia, esforo, dedicao e diligncia, alm da inteligncia em benefcio do objeto do contrato, na execuo de uma tarefa a ele confiada pelo contratante.

Os exemplos tpicos so os contratos com os profissionais liberais, como mdicos, dentistas e advogados. Tais profissionais, ao assumirem uma misso, fazem o compromisso de aplicar todo o esforo, o conhecimento e a dedicao possveis para a obteno do melhor resultado. Mas no se comprometem a atingir, necessariamente, o resultado esperado pelo contratante. Um mdico, ao fazer uma cirurgia tem o compromisso mximo de dedicar, com a maior competncia possvel, mas no pode garantir, com absoluta certeza, de que tudo sair conforme se espera.

Adimplir uma obrigao de meio cumprir a combinao com a dedicao possvel que se esperado melhor profissional. No , necessariamente, conseguir xito na tarefa. Sendo assim, uma vez cumprida a obrigao, ainda que o xito no seja o melhor possvel,encontra-se extinta a obrigao. No se contrata, em obrigaes de meio, uma condio de vitria, mas de trabalho normal.

Obrigao de Resultado
Na obrigao de resultado existe o compromisso do devedor (contratado) com um resultado especfico, que o objetivo da prpria obrigao, sem o qual no haver o cumprimento desta. O contratado comprometese a atingir objetivo determinado, de forma que quando o fim almejado no alcanado ou alcanado de forma parcial, tem-se a inexecuo da obrigao. Nas obrigaes de resultado h a presuno de culpa, com inverso do nus da prova, cabendo ao acusado provar a inverdade do que lhe imputado (Inverso do nus da Prova).

Obrigao de garantia
No contrato de garantia o dever do contratado assumir um determinado risco em favor do contratante. No se pode garantir que o fato no ocorrer, mas que haver a tentativa de evitar, isto sim. Pode-se ter como exemplo o guarda-costas que acompanha uma personalidade de destaque com a funo zelar pela sua integridade fsica. A simples presena dos seguranas normalmente armados, equipados e treinados para defesa pessoal e de outrem ao redor de uma pessoa protegida, por si s, j um empecilho para que seja evitado um seqestro, por exemplo.

Mas, apesar de todo o esquema montado para a proteo, se ocorrer o seqestro do exemplo, no motivo de os seguranas ou a empresa que ofertou o servio venha a ser objetivamente responsabilizada. Isto porque o contrato visava a segurana, e no a absoluta certeza de que no viria a acontecer o pior resultado. Nesse caso, se a parte interessada provar que o acontecimento deu-se por negligncia, impercia, imprudncia ou falta de dedicao das pessoas ou empresas que se comprometeram a oferecer a segurana, h, sim, que se falar em responsabilidade.

Quanto ao tipo de garantia propriamente dita, e que se caracteriza como contrato de resultado, o exemplo facilmente encontrado o seguro. A seguradora assume o risco e dever cumprir a obrigao ainda que o indesejado e, por isso, objeto do seguro venha a acontecer pelas mais diversas causas: caso fortuito, fora maior, participaes de terceiros, causas no identificadas, etc. Tal tipo de obrigao conhecido, dentre os doutrinadores, como garantia pura.

Gabarito dos casos

CASO CONCRETO 1 Carlos Alberto morou durante quatro anos num apartamento alugado e durante todo este tempo foi juntando dinheiro, at que conseguiu comprar seu prprio imvel, uma casa com dois quartos e um lindo jardim, numa ruazinha arborizada localizada num bairro prximo ao Centro de Fortaleza. Ocorre que seu dinheiro no foi suficiente para devolver ao dono o apartamento devidamente pintado, como previa o contrato de locao, razo pela qual seu senhorio interps ao na Justia obtendo xito em seu pedido e a sentena prolatada e transitada comina a obrigao de fazer a Carlos Alberto para este pintar o apartamento. Bruno Leonardo, amigo de Carlos Alberto, o orienta a se recusar a cumprir a ordem judicial, alegando que ningum o pode obrigar a fazer o que no quer.

H alguma verdade na afirmao de Bruno Leonardo? Sugesto de gabarito H, sim, quando h o inadimplemento de uma obrigao de fazer, comum, tendo em vista a liberdade individual, no ser possvel exigir coercitivamente a prestao de fazer do devedor. Se Carlos Alberto seguir o conselho de seu amigo o que acontecer? Diferente do que se observa na obrigao de dar, na qual o devedor efetivamente pode ser compelido a entregar a coisa (conforme dita o art. 461-A 3c/c 5 do CPC que prev as medidas a serem tomadas) ou quando esta se externa impossvel de ser cumprida ou de alcanar o seu resultado prtico equivalente, poder ser convertida em perdas e danos, consoante o disposto no art. 461-A 3 cumulado com o 1 do art. 461 do cdigo processual civil.

CASO CONCRETO 2 As tentativas foram muitas, mas no houve como os paramdicos salvarem a vida do Sr. Adamastor Teobaldo, vtima de um atropelamento no cruzamento da Av. Ipiranga com a Av. So Joo, no corao da cidade de So Paulo, em razo da gravidade dos ferimentos sofridos. Os dois filhos da vtima, bem como sua esposa no conseguem se conformar com esta tragdia que se abateu sobre eles e exigem uma reparao pela perda da vida de seu ente querido. Como no conseguiram identificar o motorista que praticou o ato ilcito, vo processar os dois paramdicos, pois, acreditam que estes teriam a obrigao de salvar a vida de seu pai e esposo querido. Ao chegar ao seu escritrio de advocacia, a esposa do falecido Adamastor lhe faz as seguintes perguntas:

possvel atribuir a responsabilidade pela salvaguarda da vida do acidentado ao paramdico? Por qu? Sugesto de gabarito No necessariamente. No que pertine ao socorro a uma pessoa gravemente acidentada: haver o esforo do mdico ou do hospital, mas no necessariamente a obrigao de salvar a vida. O que uma obrigao de meio? Quem pratica obrigao de meio? Sugesto de gabarito obrigaes de meio so as que o contratado assume no com o fito de obter uma finalidade certa e desejada, mas pelas quais se compromete a exercer com zelo, prudncia, esforo, dedicao e diligncia, alm da inteligncia em benefcio do objeto do contrato, na execuo de uma tarefa a ele confiada pelo contratante.

Os exemplos tpicos so os contratos com os profissionais liberais, como mdicos, dentistas e advogados. Tais profissionais, ao assumirem uma misso, fazem o compromisso de aplicar todo o esforo, o conhecimento e a dedicao possveis para a obteno do melhor resultado. Mas no se comprometem a atingir, necessariamente, o resultado esperado pelo contratante.

O que diferencia uma obrigao de meio de uma obrigao de resultado? Sugesto de gabarito Nas obrigaes de meio, o devedor, ao assumir uma misso, fazem o compromisso de aplicar todo o esforo, o conhecimento e a dedicao possveis para a obteno do melhor resultado. Mas no se comprometem a atingir, necessariamente, o resultado esperado pelo contratante, como o caso das obrigaes de resultado.

QUESTO OBJETIVA 1
(TJ/PR/03)As perdas e danos nas obrigaes de fazer: A. So devidas, quando a prestao do fato se tornar impossvel por culpa do devedor. B. So necessrias conseqncias do seu inadimplemento. C. Esto excludas, mesmo havendo recusa ou mora do devedor, se o credor mandar executar o fato por terceiro, custa do devedor. D. So devidas mesmo sem culpa do devedor.

Ficamos por aqui


No esquea de ler o material didtico para a prxima aula e de fazer os exerccios que esto na webaula.

Anda mungkin juga menyukai