Anda di halaman 1dari 21

Planejamento Financeiro

Um enfoque sistmico

Conceito de Sistema
Conjunto de dois ou mais elementos inter-relacionados de alguma maneira.
A E B

Viso Sistmica
Viso sistmica contextualizar as partes para entender o funcionamento do todo, ou seja, estudar as partes levando em considerao o seu papel na estrutura do todo.

Isso implica no conceito de que o todo, resultante da juno das partes, muito maior/mais amplo do que simplesmente a soma destas.
Existem caractersticas existentes somente para o todo, que no podem ser encontradas nas partes. Portanto: Organizao Estrutura Interdisciplinaridade x Multidisciplinaridade Dinamismo

. o objetivo estratgico de uma empresa obter um retorno sobre o capital, e se em algum caso particular o retorno a longo prazo no for satisfatrio, ento a deficincia dever ser corrigida ou a atividade dever ser abandonada por outra mais favorvel.
Alfred P. Sloan, Jr.

O papel do Administrador Financeiro

o responsvel por gerir os recursos da


Empresa, sempre procurando maximizar o lucro, com o objetivo de manter no curto prazo e aumentar o seu valor no Longo Prazo com isso as demais reas da Empresa devem interagir para que o Administrador Financeiro possa utilizar corretamente os recursos disponveis ou na necessidade de captao a um menor custo.

Responsabilidades
Anlise e Planejamento Financeiro Caixa necessrio para gesto diria Decises de Investimento Planejamento Estratgico Decises de Financiamento Curto ou Longo Prazo

Atividades Financeiras
Anlise e Planejamento Financeiro
Balano Patrimonial
Ativos Decises de investimento circulantes Ativos permanentes Passivo circulantes Recursos permanentes Decises de financiamento

Maximizao da Riqueza do Acionista


Maximizao do Preo da Ao
Aes ou decises financeiras alternativas

Administrador financeiro

Retorno ? Risco ?

Aumentam o preo da ao ?

Sim

Aceitar

No

Rejeitar

O custo de capital
a taxa de retorno que a empresa precisa obter sobre seus projetos de investimentos, para manter o valor de mercado de suas aes.

Premissas bsicas
1. Risco de negcio/risco operacional 2. Risco Financeiro 3. Custos depois dos impostos so considerados relevantes

dado pela equao:


Kj = rj + bp + fp

WACC ou CMePC
Reflete na mdia, o custo de financiamento a
longo prazo da empresa. encontrado ponderando-se o custo especfico de capital por sua proporo na estrutura de capital da empresa.

dado pela equao: Ka = (wi x ki) + (wp x kp) + (ws x kr ou n) wi + wp + ws = 1,0

Fluxos de Caixa entre a empresa e os mercados financeiros


Empresa emite ttulos (A) Empresa aplica em ativos (B) Ativos Circulantes Ativos Permanentes Fluxo de caixa pago pela empresa (C) Pagamentos de dividendos e servio de dvidas (F) Mercados financeiros Fluxos de Caixa retidos (E) Dvidas a curto prazo Dvidas a longo prazo Aes e direitos de participao

Valor total dos ativos

Impostos

Valor total da empresa para investidores nos mercados financeiros

Governo (D) (A) Empresa emite ttulos para captar recursos ( deciso de financiamento ). (B) Empresa investe em ativos ( deciso de investimento ). (C) Operaes da empresa geram fluxos de caixa. (D) Pagamentos de impostos so feitos ao governo (E) Fluxos de caixa retidos so reaplicados na empresa (F) Fluxos de caixa so distribudos a investidores sob a forma de juros e dividendos.

Medidas de Avaliao
NPV Net Present Value IRR Internal rate of return TMA Taxa mnima de atratividade Pay-back Perodo de Retorno EVA Economic Value Added MVA Market Value Added Avalie o sucesso.flv

Medidas de Acompanhamento
ndices Financeiros de Balano GAT Grau de Alavancagem Total ROA Margem x Giro DFLC Demonstrativo do Fluxo Lquido de Caixa Ebtida Earnings before taxes interest depreciation and amortization

Hierarquia do Objetivo de Longo Prazo


Objetivo de longo prazo ROI a longo prazo

Competitividade

Eficincia interna

Crescimento

Estabilidade

Giro

Profundidade

Idade dos Ativos

Taxa Vendas Taxa Lucro Part Mercado Expanso do leque de Servios Amplitude de Mercado

Flutuao das Vendas Flutuao do Lucro Utilizao dos Recursos

Retorno dos Ativos Giro do PL Capital de Giro Endividamento

P&D Capital Intelectual Administrao M de Obra Qualificada

Estrutura Intangveis

A misso de transformar prejuzo em lucro

Os erros financeiros que mais atrapalham o crescimento de pequenas e mdias empresas, tem at grandes que cometem o mesmo .... ( ver relao abaixo ).

Agora tudo tem soluo, resultados mostram que uma vez feito o diagnstico correto, quase sempre possvel curar uma empresa financeiramente doente.

Em geral, os empresrios s vem os erros quando o vermelho aparece no balano. Os erros devem ser procurados na origem. Atrs de todo erro financeiro, existe um erro de gesto, o estrago financeiro s uma consequncia.

Abaixo segue os principais erros listados por categorias, porem sabemos que os mesmos em uma situao do dia a dia nas empresas, no acontecem isoladamente. Principais:
1 - Ignorar a ditadura do Fluxo de Caixa 2 - No se relacionar com as pessoas certas no mercado financeiro 3 - No avaliar constantemente o cenrio da economia 4 - Tratar todos os Clientes da mesma forma 5 - No ter critrios para definir os preos 6 - No saber exatamente de onde vem o lucro 7 - No aproveitar o ganho de escala

Lucro
Ns, como homens de negcios, podemos cumprir nossa obrigao para com a sociedade no processo cotidiano de gesto de nossas empresas Os homens de negcios devem se orgulhar da contribuio que prestam e no se desculparem porque esto ganhando dinheiro.
Meyer Kestenbaum

FIM !!!

Anda mungkin juga menyukai