Anda di halaman 1dari 11

A linguagem da literatura

A linguagem da literatura
A essncia da arte literria est na palavra. a palavra estabelece uma interessante relao entre um autor e seus leitores/ouvintes.

Ah, homem, essa barca um sonho.


Comparao implcita: o carro to grande e confortvel que parece uma barca. um sonho: maravilhoso, objeto de desejo e fantasia dos dois jovens.

barca e sonho: Conotativo


Sentido conotativo (ou figurado) aquele que as palavras e expresses adquirem em um dado contexto, quando seu sentido literal modificado. Predominantes em textos literrios. Sentido denotativo (literal): a palavra utilizada em seu sentido literal (bsico), compreendemos sem ajuda de contexto. Predominante em textos no-literrios.

Ento...
O trabalho com o sentido conotativo ou figurado uma caracterstica essencial da linguagem literria.

O poder de explorar sentidos


Quando as palavras assumem no texto literrio diferentes significados, dizemos que ocorre um processo de plurissignificao.

[...] Quando eu tinha seis anos No pude ver o fim da festa de So Joo Porque adormeci Hoje no ouo mais as vozes daquele tempo Minha av Meu av Totnio Rodrigues Tomsia Rosa Onde esto todos eles? Esto todos dormindo Esto todos deitados Dormindo Profundamente.
Texto extrado do livro "Antologia Potica - Manuel Bandeira", Editora Nova Fronteira Rio de Janeiro, 2001, pg. 81.

Recurso da linguagem literria: o poder das imagens


15 de Maio de 1905 (Alan Lightman) "Imagine um mundo em que no h tempo. Somente imagens. Uma criana beira do mar, enfeitiada pela primeira viso que tem do oceano. [...] Um barco na gua noite, suas luzes tnues na distncia, como uma pequena luz vermelha no cu negro. [...] Uma jovem em um banco, lendo uma carta, lgrimas de contentamento em seus olhos verdes. [...] Luz do sol, em ngulos abertos, rompendo uma janela no fim da tarde. [...]O primeiro beijo. Planetas no espao, oceanos, silncio. Uma gota dgua na janela. Uma corda enrolada. Uma vassoura amarela."

Comparaes (importante recurso literrio):

Madrigal Meu amor simples, Dora, Como a gua e o po.


Como o cu refletido Nas pupilas de um co. ARRIGUCCI JR., Davi.

Metforas: afirmao de semelhanas inusitadas


Livre-arbtrio Todo mundo toureiro Cada um escolhe o touro que quiser na vida. O toureiro escolheu o prprio touro. CACASO. Lero-lero

As palavras
Eugnio de Andrade

So como um cristal, as palavras. Algumas, um punhal, um incndio. Outras, orvalho apenas. Secretas vm, cheias de memria. Inseguras navegam: barcos ou beijos, as guas estremecem.

Desamparadas, inocentes, leves. Tecidas so de luz e so a noite. E mesmo plidas verdes parasos lembram ainda. Quem as escuta? Quem as recolhe, assim, cruis, desfeitas, nas suas conchas puras?

Anda mungkin juga menyukai