Anda di halaman 1dari 20

Agropecuria

Pastoreio nmade no deserto, pecuria extensiva nas estepes, modernos cultivos de algodo, amendoim, cacau, caf, ch, cana-de-acar e outros produtos de exportao em meio a florestas e savanas: a agropecuria africana diversifica da, havendo predomnio da agricultura de subsistncia, em pequenas propriedades, com uso de tcnicas rudimentares.

Minerao

Em pases como Angola, Nigria, Mauritnia, Arglia, Lbia, frica do Sul, Repblica Democrtica do Congo e Zmbia, os produtos minerais chegam a representar mais da metade das exportaes. Apesar disso, sua explorao ocupa uma parcela muito pequena da PEA. A maior parte da produo encaminhada sob a forma de minrio bruto para a Europa, os Estados Unidos e o Japo.

Nas jazidas encontradas perto da superfcie, a explorao feita por garimpeiros, individualmente ou em pequenos grupos, usando-se mtodos simples de trabalho. Em alguns casos(em Serra Leoa, em Angola e no Congo), a extrao de diamantes mobiliza o trabalho escravo de jovens e crianas e se associa ao contrabando das pedras preciosas e ao trfico de armas. Nas jazidas mais profundas, que exigem equipamentos modernos de sondagem e perfurao, a extrao feita por grandes companhias mineradoras (UE e EUA).

Industrializao tardia e incompleta


Por serem compradoras de produtos industrializados dos pases do centro do sistema capitalista, as naes africanas permanecem como meras exportadoras de matrias-primas (minrios e produtos agrcolas). A grande necessidade de produtos industrializados e a pequena disponibilidade interna de capitais para compr-los impede uma acumulao de capitais no continente, pois a maioria dos escassos recursos financeiros acaba sendo canalizada para o exterior com as importaes.

O setor industrial dos pases africanos, de modo geral, no apresenta diversificao nem dinamismo suficientes para sustentar um desenvolvimento econmico autnomo. As excees so o Egito e a frica do Sul.

Boa parte das indstrias que atuam em solo africano composta de transnacionais ou de empresas ligadas a grupos tradicionais da pequena elite africana, altamente concentradora de lucros.

Pequena participao no comrcio mundial.

As exportaes africanas ainda so irrisrias, mas tm conseguido isenes de tarifas especialmente por parte da Unio Europeia.

Escassez de capital. As naes africanas so Remessa de lucros. As transnacionais

obrigadas a recorrer a emprstimos internacionais, elevando suas dvidas externas. estabelecidas na frica remetem os lucros para seus pases de origem.

Escassez de mo-de-obra qualificada. A baixa


qualificao dos trabalhadores africanos desestimula a instalao de indstrias modernas no continente, no contexto da globalizao econmica.

Mercado interno restrito. Grande parte da Guerras civis. As guerras intertnicas e

populao africana ainda reside na zona rural e tem baixssimo poder de compra. intertribais abalam economias e populaes em diversos pases da frica.

FRICA BLOCOS ECONMICOS 2005

Anda mungkin juga menyukai