Anda di halaman 1dari 14

Pr-Histria

Povoamento das Amricas

Prof. Claudia Gomes

Periodizao da pr-Historia
PALEOLTICO
Surgimento do homem (gnero Homo)

NEOLTICO
Descoberta do uso dos metais

Inveno da escrita

Povoamento das Amricas TEORIAS

TEORIAS Passagem pelo Estreito de Bering TRADICIONAIS


Navegadores?

PRIMEIROS HABITANTES
Chegada ao continente americano por volta de 15.000 anos atrs.
Nide Guidon (arqueloga), afirmam que teriam chegado a cerca de 50.000 anos atrs baseados em carves encontrados e que poderiam ser restos de fogueiras.

PRIMEIROS HABITANTES Modos de Vida

CAA e COLETA GENERALIZADAS


Animais variados Alimentos vegetais HOMENS: caa, segurana do grupo. MULHERES: coleta, preparar alimentos, cuidado com as crianas, confeco de cestos.

PRIMEIROS HABITANTES Modos de Vida

CAA ESPECIALIZADA

Caracterizada pela caa a grandes animais; Desenvolveu-se na Amrica do Norte e Canad, principalmente; Mudanas climticas dissolveram esse modo de vida e transformaram partes do Mxico e EUA em desertos.

PRIMEIROS HABITANTES
Modos de Vida

MODO DE VIDA RTICO


Caa ao caribu Urso polar; Mamferos marinhos (focas, lees-marinhos)

EXPLORAO DE RECURSOS AQUTICOS


Pesca:

marinha e fluvial; Coleta de moluscos

PRIMEIROS HABITANTES
Modos de Vida

DOMESTICAO Animais e plantas


1)

2)

3)

Mesoamrica milho, pimenta e abbora Zona Andina Central feijo, milho, batata lhama e alpaca Noroeste da Amrica do Sul (Brasil) mandioca

PRIMEIROS HABITANTES
Modos de Vida

BRASIL Homem de Lagoa Santa


Lagoa Santa fica no interior de Minas Gerais; Encontrado em 1843 e 1844 pelo dinamarqus Peter Lund; Existem outras sepulturas onde foram encontrados centenas de esqueletos de homens, mulheres e crianas; Viveu entre 10.000 e 4.000 a.C. Era baixo e vivia da caa, pesca e coleta vegetal; Poucos viviam at os 30 anos; Artefatos de pedra lascada, como machados, pontas de ossos, anzol de osso.

PRIMEIROS HABITANTES
Modos de Vida

BRASIL Homem de Umbu

Viviam nas florestas do Sul e Sudeste; No sabemos se eram um nico povo ou se eram diferentes povos com caractersticas comuns; Preferiam morar em cavernas e outros a cu aberto; Viveu por volta de 4.000 a.C. Habilidosos no trabalho com pedra; Inovaram com o uso do arco e flecha; Uso da boleadeira para caar animais velozes (emas e veados) e pssaros em pleno vo.

PRIMEIROS HABITANTES
Modos de Vida

Homens das conchas

Ou povos dos Sambaquis; Viviam no litoral; Entre Esprito Santo e o Rio Grande do Sul; Retiravam sua sobrevivncia do mar

PRIMEIROS HABITANTES
Modos de Vida

Agricultores na Amrica

Iniciou-se a cerca de 8.000 a.C. A cermica foi criada para facilitar o armazenamento dos alimentos e de objetos decorativos.

Cultura Marajoara

A partir do Sc. II d.C. at o Sc. XVI; Viviam na ilha de Maraj; Caracterizada pela originalidade e beleza de sua cermica.

Atividade para casa


1. 2.

3. 4.

Porque se acredita que a frica foi o primeiro continente a ser povoado? Copie em seu caderno o significado que a palavra estreito tem na seguinte frase: Provavelmente, os povoadores da Amrica chegaram ao nosso continente depois de atravessar o Estreito de Bering, da Sibria para o Alasca. a)que tem pouca distancia dos lados em relao ao comprimento; b) reduzido, pouco significativo; c) ntimo, cordial; d) canal natural que une dois corpos de gua de propores maiores, como mares e oceanos. Faa uma tabela em seu caderno resumindo as caractersticas dos modos de vida dos primeiros americanos. No Brasil, h povos indgenas que vivem de modo semelhante ao dos habitantes pr-histricos. O que se pode deduzir disso?

Anda mungkin juga menyukai