Anda di halaman 1dari 17

Workshop Desenvolvedores ABAP/4 Semana III

Valinhos, maro / 2007

Online: Introduo
Online so tipos de programas que, como o prprio nome indica, funcionam online, ou seja, instantaneamente. Por isso, eles so dotados de uma maior capacidade de customizao das telas e maior flexibilidade para criarem uma interface mais amigvel com o usurio

Online : Screen Painter

necessria a utilizao do Screen Painter e do Menu Painter para a criao dos modelos e dos programas controladores das telas. O fluxo lgico do processamento da tela definido no programa ABAPA ( Module Pool ) Os campos definidos nas telas devem ser obtidos atravs de estruturas e/ou tabelas definidas no dicionrio de dados

Online : Componentes
Para criao de uma tela, devem ser seguidos os seguintes passos: Defina os componentes bsicos da tela ( screen attributes ). Desenhe o Layout da tela utilizando o fullscreen editor Defina os atributos dos campos ( field list ) Escreva o fluxo lgico da tela. ( flow logic ) Os mais importantes componentes do programa ABAP so encontrados nos seguintes objetos: Global data ou Estruturas do dicionrio no TOP include (declarao de dados ) Module PBO ( Process Before Output ) Module PAI ( Process After Input ) Sub-rotinas ( se necessrio )

Online : PAI e PBO


O Fluxo lgico dividido em dois eventos para cada tela? O PROCESS BEFORE OUTPUT evento ( PBO ) executado antes da tela ser apresentada. O PROCESS AFTER INPUT evento ( PAI ) executado aps u usurio ter acionado algum boto ou disparado algum evento na tela anteriormente apresentada.

Online : Criando um programa de telas


Crie o seu programa (ABAP Module Pool ) no Development Workbench seguindo a regra de nomenclatura abaixo: O nome dever iniciar com as letras SAP A quarta posio do nome do programa dever ser sempre M ( Module Pool ) A quinta posio, no caso de programas customizveis dever ser Z ou Y. Escolha a opo TOP include, pois desta forma, ser criado o include que ser utilizado para a declarao dos dados globais.

Online : Utilizando referncia com Dic. Dados


Cr

Online : Layout de Tela: Grfico

Online : Tela: Flow Control


Nos Flow Logics no so permitidos palavras reservadas ( IF, PERFORM, WHILE, ETC ) da mesma forma em que so permitidos nos programas. O Flow Logic, embora se parea muito com o programa , no tem o mesmo comportamento. Ele usado basicamente para ordenar o processamento da tela, e para isso so criados os MODULES, que tem uma funo anloga a do perform.

Online : Seqncia de Telas

Online : Seqncia de Telas Dinmica

Online : SY-UCOMM e OK_CODE

Online : Menu Painter

Online

Dvidas?!?

SAPScript : Introduo
SAPSCRIPT uma ferramenta que auxilia o desenvolvedor Abap a criar relatrios com formatao grfica, independentemente do programa que o utilizar. claro que ele no funciona sozinho, pois para que ele seja executado, depende diretamente de um programa ABAP. Portanto, criase um programa Z qualquer para chamar o seu SAPSCRIPT : Formatao de fontes (tamanho,tipo) Box Figuras ( logomarcas ) SAPSCRIPT possui limitaes principalmente na verificao de erros e anlise de debug.

Transao para desenvolvimento do Formulrio SE71


LOGOTIPOS: deve ser gerado no SAP a partir de um programa ABAP (RSTXLDMC), o arquivo a ser carregado deve estar em formato TIFF

Logotipos no podem ser visualizados, somente no papel

SAPScript : Formulrio / Programa


Formulrios so Client Dependent para transporte utilizar o programa RSTXTRAN ou RSTXR3TR O programa de povoamento o programa responsvel pelo controle da impresso do formulrio. no programa de povoamento que feita a seleo dos dados que devero aparecer no relatrio.O formulrio apenas um dispositivo para output dos dados. A construo de um programa de povoamento deve seguir a seguinte estrutura: Abertura de um formulrio (OPEN_FORM) Inicializao de um formulrio (START_FORM) Seleo dos dados do formulrio Impresso dos dados nas janelas do formulrio (WRITE_FORM) Encerramento do formulrio (END_FORM) Fechamento do formulrio(CLOSE_FORM)

SAPScript : Formulrio SE71


Pgina PAGE 1
Janela MESSAGE Janela HEADER

Janela MAIN /E ITENS (Text Element) P1 - ,,&SPFLI-CARRID&,,&SPFLICONNID&

/E TOTAL (Text Element)


P1 - ,,,,,,&T_TOTAL-PRICE&

Anda mungkin juga menyukai