Anda di halaman 1dari 13

Curso: Tcnico em Eletrotcnica Professor: Joo Reus Camargo Alunos: Marcos Corra e Venicio Pompeo Santos

Conceito de Risco
A noo de risco tem a ver com a possibilidade de perda ou

dano, ou como sinnimo de perigo. A palavra risco utilizada em muitas reas e com vrios significados, neste caso estamos falando da Eletricidade. Ns adotaremos uma concepo abrangente de risco de interesse sade dos trabalhadores. toda e qualquer possibilidade de que algum elemento ou circunstncia existente num dado processo e ambiente de trabalho possa causar dano sade.

Riscos de origem Eltrica


A eletricidade constitui-se em agente de elevado potencial de risco ao homem. Mesmo em baixas tenses ela representa perigo integridade fsica e sade do trabalhador. Sua ao mais nociva a ocorrncia do choque eltrico com consequncias: diretas, e indiretas (quedas, batidas, queimaduras indiretas e outras). Tambm apresenta risco devido possibilidade de ocorrncias de curtos-circuitos ou mau funcionamento do sistema eltrico originando grandes incndios, exploses ou acidentes ampliados.

Importante Lembrar!
O fato da linha estar desenergizada no elimina o risco eltrico, tampouco se pode prescindir das medidas de controle coletivas e individuais necessrias, j que a energizao acidental pode ocorrer devido a erros de manobra, contato acidental com outros circuitos energizados, tenses induzidas por linhas adjacentes ou que cruzam a rede, descargas atmosfricas mesmo que distantes dos locais de trabalho, fontes de alimentao de terceiros.

Fator determinante para o fenmeno do choque Eltrico


Em algumas situaes, apesar da voltagem ser relativamente grande as cargas eltricas envolvidas so muito pequenas, e em consequncia disso o choque eltrico produzido no apresentam nenhum risco. Isso ocorre, por exemplo, no gerador de Van de Graaff, utilizado em laboratrios de ensino. No entanto, voltagens que so relativamente pequenas podem causar srios danos, dependendo da resistncia do corpo, ou seja, conclui-se que com corrente eltrica no se brinca, pois suas consequncias podem ser fatais.

Perguntas e respostas sobre segurana em Eletricidade

1- Como as pessoas podem se proteger dos acidentes relacionados com Eletricidade?


Todos devem checar os sistemas eltricos de suas casas e locais de trabalho, em especial as tomadas e as extenses para terem certeza de que elas no esto sobrecarregadas. Devem examinar a fiao eltrica para terem certeza que no h fios desencapados, danificados ou colocados sob tapetes ou carpetes. Se forem fazer pequenos reparos, como a troca de um fusvel ou disjuntor, devem chamar um profissional qualificado que conhea os riscos de se trabalhar com eletricidade. No permita que sejam realizados servios com a energia ligada

2- Se a instalao eltrica antiga, como posso saber se necessrio uma reforma?


Sistemas eltricos envelhecem e podem tornar-se sobrecarregados, particularmente em casas ou edifcios antigos. Com o passar dos anos, mais lmpadas, dispositivos e equipamentos so acrescentados, o sistema eltrico torna-se ultrapassado e os problemas se desenvolvem. Fusveis ou disjuntores podem queimar ou desarmar frequentemente. Interruptores e tomadas ficam aquecidos. A intensidade das lmpadas varia muito com o funcionamento de outros aparelhos. Esses sintomas revelam que a instalao est com problemas.

3- Para que serve um plugue de trs pinos? Qual a vantagem de utiliz-lo?


O terceiro pino fornece um caminho para a terra para a corrente eltrica que est "escapando" do circuito eltrico normal por falha no isolamento do equipamento. Isso ajuda a proteger o equipamento e, em alguns casos, a prevenir o choque eltrico. Porm, para que este terceiro pino cumpra este papel, a instalao eltrica deve possuir o condutor de proteo ( o fio-terra ) chegando at a tomada.

4- O que um interruptor de corrente de fuga? Como ele funciona?


um dispositivo de preveno de choques eltricos. Ele monitora constantemente o fluxo da corrente eltrica de um circuito para detectar qualquer alterao. Se a corrente apresentar um desequilbrio, ou seja, valores diferentes na entrada e sada do circuito, o dispositivo interrompe o circuito, prevenindo acidentes. A vantagem de utiliz-lo que ele pode detectar variaes bem pequenas para as quais os fusveis e disjuntores comuns no atuam.

DR - WEG Diferencial Residual

5- Com o uso desses interruptores, no h risco de choque eltrico?


Se ele est instalado corretamente, vai atuar rpido e limitar o tempo de exposio ao choque. O choque ainda pode existir mas suas consequncias esto limitadas pelo tempo de exposio.

6- Quem deve executar servios nas Instalaes Eltricas?


Obras de reforma ou ampliao em instalaes eltricas devem ser feitas por profissionais ou empresas registradas no CREA - Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura, com a exigncia da Anotao de Responsabilidade Tcnica (ART). Essa uma garantia de um servio realizado por profissionais habilitados. Procure o Conselho Federal - CONFEA ou CREA do seu Estado ou uma de suas Inspetorias Regionais.

Referncias
Google Imagens http://www.abracopel.org.br http://pt.wikipedia.org http://www.mundoeducacao.com.br http://santosde.blogspot.com.br

Anda mungkin juga menyukai