Anda di halaman 1dari 19

LA APROPRIACIN DEL ESPACIO

Raquel Campos Nepomuceno de Oliveira Vincio Brgido Santiago Abreu

Introduo
Metro de NY. Recordao de estar vivo + algo seu na cidade. Metro como seu espao.

Mudana de casa. Busca por melhoria. Sensao de estranheza e incomodao.

Bloco de apartamentos. De incio so iguais, depois de ocupados tornamse completamente diferentes. Reflexo dos moradores.

Introduo
Apropriao: Necessidade/ato de marcar seu territrio, de orientar-se e de preservar sua identidade, cultura e entorno.
sf (apropriar+o) 1 Ato ou efeito de apropriar. 2
Acomodao, adaptao.

Espao: O espao no tem um sentido meramente funcional. Ele o resumo da vida e das experincias pblicas e ntimas.
sm (lat spatiu) 1 Fs Extenso tridimensional ilimitada ou
infinitamente grande, que contm todos os seres e coisas e campo de todos os eventos. [...] 3 Poro dessa extenso em dado instante (como o espao ocupado por um corpo; o espao dentro de uma esfera oca; um espao de dez metros cbicos); volume. [...] 5 Extenso superficial limitada; rea: O prdio ocupa um espao de 160 m2.

Apropriao: a alienao em sua origem


Correntes de entendimento diferentes sobre o termo apropriao:
o

Anglo-americana: nela a Psicologia basicamente de uma demanda institucional.

Ambiental

surge

Entende que o espao poderia influir negativamente a nvel individual (hospitais, organizaes de trabalho, etc.) e a nvel social (descontentamento com a habitao, tanto a nvel de sua casa, quanto de sua cidade). Nela predominam o Positivismo em todas as suas caractersticas epistemolgicas e metodolgicas.
o

Fenomenolgica: no contexto da Psicologia Social Fenomenolgica de razes marxistas e culturalistas que surge a noo de apropriao.

Apropriao: Corrente Fenomenolgica


O conceito de Apropriao surge inicialmente em Marx relacionado ao conceito de Alienao. Esses 2 conceitos, por sua vez, esto ligados ao conceito de Trabalho.
Ao realizada sobre o mundo exterior que produz objetos materiais e no-matrias. A alienao se d quando o sujeito no se identifica com os objetos que produziu. A apropriao proposta como uma forma de re-identificao do que foi produzido.

Apropriao e Marx
Em Marx apropriao tem 2 sentidos: 1. Apropriao como posse da natureza, do produto, por parte do ser humano.

2. Apropriao como processo histrico a trs nveis: Coletivo, Histrico-Individual e Histrico do Sujeito. (?!)
Esboo da Mquina a Vapor de James Watt. Junto ao senso comum, a tecnologia continua a ser um agente histrico em si mesmo.

Definio de apropriao a partir de mbitos disciplinares distintos


a) A apropriao como impronta (marca, estigma), cognio e identificao. Apropriao toda a pratica atravs das quais deixamos nossa marca em algo ou algum e assim se torna nosso. Ela pode se dar sem a componente etolgica da marca. Nesses casos o componente cognitivo o dominante. A apropriao como processo de identificao se d como um agente de transformao. A apropriao La cidad solo podemos recorrerla, cruzarla, sentirla,

pero nos viene dada y raramente podemos transformala

b) Apropriao e familiaridade, desapropriao e inibio.


Familiaridade afetiva: Associao do desejo com a representao e com o uso dos objetos no espao. Desapropriao: Todos os processos que fazem com que o sujeito, individualmente ou em grupo, sinta que o espao no lhe pertence.

Definio de apropriao a partir de mbitos disciplinares distintos


c) Apropriao, modelos culturais e estilos de vida. O modo de apropriao de cada famlia e de cada individuo depende dos modelos culturais, papeis sociais, formas e estilos de vida. Intervm igualmente referencias da imagem de si mesmo e do proprio corpo. d) A apropriao como projeo: espao apropriado e apropriante.

Apropriao como projeo. Nos apropriamos do espao e o espao se apropria de ns.

e) Apropriao e consumo de significados. Se busca uma imagem ou uma significao pr-fabricados atravs do consumo de objetos que so atribudos de um significado a priori, para ser como.

Definio de apropriao a partir de mbitos disciplinares distintos


f) Caractersticas do espao e apropriao: lugar X espao. g) Apropriao, privacidade, sentido de pertinncia e espao defensvel. Territorialidade Humana: relao entre o individuo ou grupo e seu entrono fsico particular, caracterizado por um sentimento de possesso e por tentativas de controlar a aparncia e o uso do espao. Espao Pessoal: espao entre pessoas no processo de interao. O controle territorial permite realizar diferentes tipos de privacidade e de intimidade. h) Apropriao e personalizao do espao. Villela Petit Personalizao transformacin intencional del espacio para dar una determinada imagen. Brower Personalizao la resultante de la condueta territorial de um sijeto o um colectivo en cuanto ocupan, defienden y experimentan um fuerte sentido de identificacin y pertinencia com um espacio. Korosec A apropriao simplemente la adaptacin del lugar a la persona que lo habita.

Definio de apropriao a partir de mbitos disciplinares distintos


i) Apropriao e contingncia. j) Apropriao e interao. No hay intimidad si no hay interaccin, no hay defensa del espacio si no hay interaccin amanazante, no hay significacin se no hay interaccin que requiera la creacin de uma identidad. Espao Pessoal: espao entre pessoas no processo de interao. O controle territorial permite realizar diferentes tipos de privacidade e de intimidade. Identidade de lugar: componente especifico do prprio eu do sujeito forjado atravs de um complexo conjunto de idias conscientes e inconscientes, sentimentos, valores, objetivos, preferncias, habilidades e tendncias de conduta de um entorno especfico. k) Apropriao e resistncia mudana. A mudana do espao modificar nossa prpria vida. A criao de um sentido de lugar a partir do que o espao simboliza e refora a identidade, gera uma resistncia a mudana, pelo menos a mudanas radicais.

Definio de apropriao a partir de mbitos disciplinares distintos


k) A modo de sntese, uma definio. Apropriar-se de um lugar no somente fazer dele uma utilizao reconhecida sem estabelecer uma relao com ele, integra-lo em suas prprias vivencias, enraizar-se e deixar a prpria marca, organiza-lo e vir a ser ator de sua transformao. Pode ser tambm diminu-lo para limitar o acesso somente ao escolhidos, aceitos, e com eles diferenciar-se dos demais, situar seu lugar na sociedade.

O contexto urbano e a apropriao:


Dificuldade de apropriao do espao urbano Novas formas de interrelao

Falta de espaos pblicos


Comercializao x Sentimento de apropriao

Necessidade de um modelo explicativo


Pluralidade terica Ao-transformao (componente comportamental): - Proxmica - Territorialidade - Densidade, Crowding Identificao (componente simblico): - Afetiva - Cognitiva - Interativa Processo cclico

Ao-Transformao:
Conduta territorial manifesta

Do comportamento mais primrio at o mais complexo


Conduta instintiva e propositiva

Diferena em relao apropriao: no considera os processos de mudana no indivduo e pouco considera a temporalidade e a transculturalidade.

Identificao e Componente simblico:


Identificao e Componente simblico: Processos simblicos, cognitivos, afetivos e interativos Produo da identificao do sujeito ou grupo social com o entorno Processos cognitivos: desenvolvimento gentico e relao da criana com o ambiente Investimento afetivo na busca de bem-estar Personalizao adaptao do espao ao sujeito ou ao grupo, privacidade controle das interaes no ambiente e encenao representao de papis em um determinado espao Importncia da interao: lugar tem sentido a priori, que o sujeito considera ao transform-lo, mas que toma seu significado prprio atravs da interao

Seqencialidade:

Ordem de sucesso entre os componentes comportamentais e os componentes simblicos

Diferena entre apropriao do espao pblico e apropriao do espao privado

Aplicaes:
Apropriao na moradia

Apropriao na escola
Apropriao em espaos para idosos

Apropriao em presdios/centros e reforma


Apropriao na cidade

Apropriao e conduta ambiental

Concluso:
O processo de apropriao do espao, entendido a partir de uma pluralidade terica, nos permite compreender as interrelaes entre o homem e seu lugar de insero, para que esse se habilite como agente transformador do ambiente desde o mbito local at o global.

FIM

Obrigados!!!

Anda mungkin juga menyukai