Anda di halaman 1dari 51

A segunda vinda do Messias

Na segunda fase de Sua misso, Jesus vir no mais como Servo sofredor ou como um Cordeiro manso e passivo. Surge a figura do Prncipe Dominador para governar o mundo e corrigir as naes. Aps Sua morte, Jesus assentou-Se direita de Deus, no lugar Santssimo do Santurio celestial, at que seja cumprido o tempo determinado para a instaurao de Seu reinado na Terra. A segunda vinda do Messias o maior de todos os eventos, aguardada com ansiedade pelo verdadeiro servos de Deus.

PROFECIAS SOBRE SUA SEGUNDA VINDA


O profeta Daniel, ao tratar da viso da esttua de Nabucodonosor, escreveu o seguinte: Tu, rei, na viso olhaste e eis uma grande esttua. Esta esttua, imensa e de excelente esplendor, estava em p diante de ti; e a sua aparncia era terrvel. A cabea dessa esttua era de ouro fino; o peito e os braos de prata; o ventre e as coxas de bronze; as pernas de ferro; e os ps em parte de ferro e em parte de barro. Estavas vendo isto, quando uma pedra foi cortada, sem auxlio de mos, a qual feriu a esttua nos ps de ferro e de barro, e os esmiuou. Daniel 2:31-34.

A esttua representa os quatro reinos mundiais:

Cabea de ouro: Imprio Babilnico

Peito e braos de prata: Imprio Medo-Persa

Ventre e coxas de bronze: Imprio Grego

Pernas de ferro: Imprio Romano

Ps de barro e ferro: Diviso do imprio Romano

A pedra significa a vinda de Cristo e a instaurao de Seu reino:

Mas, nos dias desses reis, o Deus do cu suscitar um reino que no ser jamais destrudo; nem passar a soberania deste reino a outro povo; mas esmiuar e consumir todos esses reinos, e subsistir para sempre. Daniel 2:44. Percebe-se claramente que esse evento refere-se aos tempos atuais, posteriores ao Imprio Romano, sua diviso e esfacelamento.

Ao ler Daniel 2:35, chama-nos a ateno que a pedra, depois de destruir todos os reinos da terra, no retornou ao cu, mas fez-se um grande monte e encheu toda a terra. A palavra monte tem o significado de Reino. Contrariando esse princpio bblico, muitos segmentos religiosos ensinam que o Messias vir pela segunda vez e logo em seguida retornar ao Cu, levando consigo todos os salvos, para estabelecer o Seu reino no Cu por mil anos, para alguns ou por toda a eternidade, para outros. No entanto, de acordo com as Escrituras Sagradas, entende-se que o reino do Messias, durante o perodo do milnio, ser estabelecido e se desenrolar aqui mesmo no planeta Terra:

Ento foi juntamente esmiuado o ferro, o barro, o bronze, a prata e o ouro, os quais se fizeram como a pragana das eiras no estio, e o vento os levou, e no se podia achar nenhum vestgio deles; a pedra, porm, que feriu a esttua se tornou uma grande montanha, e encheu toda a terra. Daniel 2:35.

A profecia no indica que o reino do Messias ser estabelecido no Cu e muito menos que haja uma terceira vinda a esta Terra. O profeta Joo nos esclarece que o reino ser entregue ao Messias quando soar a stima trombeta: E tocou o stimo anjo a sua trombeta, e houve no cu grandes vozes, que diziam: O reino do mundo passou a ser de nosso Senhor e do Seu Cristo, e Ele reinar pelos sculos dos sculos. Apocalipse 11:15.

O profeta Zacarias segue esta mesma linha de pensamento aps fazer um relato sobre a segunda vinda de Jesus: E o Senhor ser rei sobre toda a terra. Zacarias 14:9.

Com relao ao futuro reinado do Messias na Terra, o profeta Ezequiel escreveu o seguinte:
E deles farei uma nao na terra, nos montes de Israel, e um rei ser rei de todos eles.; ...E Meu servo Davi reinar sobre eles, e todos eles tero um pastor, e andaro nos Meus juzos, e guardaro os Meus estatutos e os observaro. Ezequiel 37:22 e 24.

A doutrina da vinda do Messias antiga. O profeta Enoque profetizou a respeito desse grandioso evento:
E destes profetizou tambm Enoque, o stimo depois de Ado, dizendo: Eis que vindo o Senhor com milhares de Seus santos; para fazer juzo contra todos. Judas 14 e 15.

Jesus, durante o Seu ministrio, anunciava a respeito de Sua segunda vinda:

...Virei outra vez, ... Joo 14:3.

MANEIRA DA SEGUNDA VINDA DE JESUS


As Escrituras Sagradas revelam-nos detalhes quanto maneira da volta do Messias: 1. Retorno Literal Quando Jesus ascendeu numa nuvem, dois anjos dirigiram-se aos discpulos, que pasmados ainda contemplavam o Salvador que acabara de desaparecer l no alto, dizendo-lhes: "Vares galileus, por que estais olhando para as alturas? Esse Jesus que dentre vs foi assunto ao Cu, assim vir do modo como O vistes subir" Atos 1:11. Os anjos disseram aos discpulos que o segundo advento do Messias dever ser to literal quanto foi Sua partida. 2. Retorno Visvel

Retorno Visvel
A vinda de Cristo no ser uma experincia interior, invisvel, mas um real encontro com uma Pessoa visvel. No deixando qualquer margem de dvida quanto visibilidade de Seu retorno, Jesus comparou a Sua volta com a luminosidade e visibilidade do relmpago: Porque assim como o relmpago sai do oriente e se mostra at o ocidente, assim ser tambm a vinda do Filho do homem. Mateus 24:27.

As Escrituras Sagradas declaram que tanto os justos quanto os mpios testemunharo simultaneamente Sua vinda. Joo escreveu: "Eis que vem com as nuvens, e todo o olho O ver, at quantos O transpassaram" Apocalipse 1:7. E Cristo mencionou a reao dos mpios: "Ento aparecer no cu o sinal do Filho do homem, e todas as tribos da terra se lamentaro e vero vir o Filho do homem sobre as nuvens do cu com poder e grande glria". Mateus 24:30. Apocalipse 6:15,16 15 - E os reis da terra, e os grandes, e os ricos, e os tribunos, e os poderosos, e todo o servo, e todo o livre, se esconderam nas cavernas e nas rochas das montanhas; 16 - E diziam aos montes e aos rochedos: Ca sobre ns, e escondei-nos do rosto daquele que est assentado sobre o trono, e da ira do Cordeiro;

Retorno Audvel.
A Bblia afirma que Sua vinda tambm se caracterizar por sons muito audveis: "Porque o Senhor mesmo descer do cu com grande brado, voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitaro primeiro." I Tessalonicenses 4:16. Nada h de secreto aqui. Retorno Glorioso. Jesus vir com poder e grande glria: E ento vero o Filho do homem, numa nuvem, com poder e grande glria. Lucas 21:27. Porque o Filho do homem h de vir na glria de Seu Pai, com os Seus anjos; e ento retribuir a cada um segundo as suas obras. Mateus 16:27.

OBJETIVOS DA SEGUNDA VINDA DO MESSIAS


O Messias vir para cumprir vrios objetivos. Os principais so: 1. Intervir para que a ltima guerra no venha destruir completamente o planeta Terra Iraram-se, na verdade, as naes; ento veio a Tua ira, e o tempo de serem julgados os mortos, e o tempo de dares recompensa aos Teus servos, os profetas, e aos santos, e aos que temem o Teu nome, a pequenos e a grandes, e o tempo de destrures os que destroem a terra. Apocalipse 11:18.

A ira das naes e a ira de Deus, ambas esto ligadas stima trombeta. Numa fase crescente, elas atingiro seu clmax na sexta praga:

E da boca do drago, e da boca da besta, e da boca do falso profeta, vi sarem trs espritos imundos, semelhantes a rs. Pois so espritos de demnios, que operam sinais; os quais vo ao encontro dos reis de todo o mundo, para os congregar para a batalha do grande dia do Deus Todo-Poderoso. Eis que venho como ladro. Bem aventurado aquele que vigia, e guarda as suas vestes, para que no ande nu, e no se veja a sua nudez. E eles os congregaram no lugar que em hebraico se chama Armagedom. Apocalipse 16:13-16.

Deus tem um encontro marcado com as naes e os reis da Terra. Ser o momento do acerto com os que destroem a Terra. No momento da entrega dos reinos do mundo ao nosso Senhor Jesus Cristo (Apocalipse 11:15), as naes estaro enfurecidas e na vinda do Messias elas sero aniquiladas.

Em meio profecia da sexta praga, uma solene comunicao dirigida ao povo de Deus. Quando os exrcitos do mundo estiverem em marcha para o encontro fatal junto ao Vale de Josaf, atualmente conhecido como Vale do Cdron, situado entre Jerusalm e o Monte das Oliveiras, em Israel, os escolhidos de Deus devem saber que Sua vinda est s portas. Jesus vir como um ladro, hora inesperada, embora os acontecimentos da sexta praga revelem a proximidade desse grande acontecimento. Os verdadeiros remanescentes de Deus devero estar atentos.

O apstolo Paulo d-nos o seguinte alerta: Mas, irmos, acerca dos tempos e das pocas, no necessitais de que se vos escreva; porque vs mesmos sabeis perfeitamente que o dia do Senhor vir como vem o ladro de noite; pois quando estiverem dizendo: Paz e segurana! Ento lhes sobrevir repentina destruio, como as dores de parto quela que est grvida; e de modo nenhum escaparo. Mas vs, irmos, no estais em trevas, para que aquele dia, como ladro, vos surpreenda; porque todos vs sois filhos da luz e filhos do dia; ns no somos da noite nem das trevas; no durmamos, pois, como os demais, antes vigiemos e sejamos sbrios. I Tessalonicenses 5:1-6.

Tambm o Senhor Jesus exorta a todos para que vigiem: Vigiai, pois, porque no sabeis em que dia vem o vosso Senhor; sabei, porm, isto: se o dono da casa soubesse a que viglia da noite havia de vir o ladro, vigiaria e no deixaria minar a sua casa. Por isso, ficai tambm vs apercebidos; porque numa hora em que no penseis, vir o Filho do homem. Mateus 24:42-44.

Dar galardo aos santos


O outro objetivo da vinda do Messias dar o galardo da vida eterna a todos os Seus escolhidos: ...e o tempo de dares recompensa aos Teus servos, os profetas, e aos santos, e aos que temem o Teu nome, a pequenos e a grandes, ... Apocalipse 11:18. Muitos crem que qualquer tempo tempo para receber a recompensa da vida eterna. Muitos crem que Enoque, Elias e Moiss j esto desfrutando dessa recompensa. No entanto Jesus disse que esse prmio ser dado a todos os salvos no momento da Sua segunda vinda: E eis que cedo venho, e o Meu galardo est comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12.

Esse galardo da vida eterna no ser entregue a ningum antes da segunda vinda de Jesus: Porque o Filho do homem h de vir na glria de Seu Pai, com os Seus anjos; e ento retribuir a cada um segundo as suas obras. Mateus 16:27. Pois como em Ado todos morrem, do mesmo modo em Cristo todos sero vivificados. Cada um, porm, na sua ordem: Cristo as primcias; depois os que so de Cristo, na Sua vinda. I Corntios 15:22-23.

Quando ocorrer a segunda vinda de Jesus, os mortos em Cristo ressuscitaro e os justos vivos sero transformados: Porque o mesmo Senhor descer do Cu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitaro primeiro. I Tessalonicenses 4:16. Depois ns, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. I Tessalonicenses 4:17.

Na segunda vinda do Messias se dar a mudana do estado dos remidos, de mortais para imortais: Eis aqui vos digo um mistrio: Nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da ltima trombeta; porque a trombeta soar, e os mortos ressuscitaro incorruptveis, e ns seremos transformados. Porque convm que isto que corruptvel se revista da incorruptibilidade, e que isto que mortal se revista da imortalidade. Mas, quando isto que corruptvel se revestir da incorruptibilidade, e isto que mortal se revestir da imortalidade, ento se cumprir a palavra que est escrita: Tragada foi a morte na vitria. I Corntios 15:51-54.

Na segunda vinda de Jesus, os anjos viro na frente e exercero duas importantes tarefas:
a) Primeiramente os mpios (joio) sero separados para serem queimados no fogo: Mateus 13:49 49 - Assim ser na consumao dos sculos: viro os anjos, e separaro os maus de entre os justos, Deixai crescer ambos juntos at a ceifa; e, por ocasio da ceifa, direi aos ceifeiros: Ajuntai primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; ... Mateus 13:30. Mandar o Filho do homem os Seus anjos, e eles ajuntaro do Seu reino todos os que servem de tropeo, e os que praticam a iniqidade, e lan-los-o na fornalha de fogo; ali haver choro e ranger de dentes. Mateus 13: 41 e 42;

b) Ajuntar os salvos (trigo) dos quatro cantos da terra para o encontro com o Messias nos ares: ... o trigo, porm, recolhei-o no Meu celeiro. Mateus 13:30 ltima parte. E Ele enviar os Seus anjos com grande clangor de trombeta, os quais lhe ajuntaro os escolhidos desde os quatro ventos, de uma outra extremidade dos cus. Mateus 24:31. Porque o Senhor mesmo descer do cu com grande brado, voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitaro primeiro. Depois ns, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor. I Tessalonicenses 4:16 e 17.

Aps o encontro nos ares, Jesus descer com eles sobre o Monte das Oliveiras, na Palestina, para o estabelecimento de Seu reinado. Os salvos no iro para o Cu, mas a Bblia diz que eles permanecero na Terra: Porque os retos habitaro a terra, e os ntegros permanecero nela. Provrbios 2:21. Naquele dia estaro os Seus ps sobre o monte das Oliveiras, que est defronte de Jerusalm para o oriente; e o monte das Oliveiras ser fendido pelo meio, do oriente para o ocidente, e haver um vale muito grande; e metade do monte se remover para o norte, e a outra metade dele para o sul.. Zacarias 14:4.

Depois de colocar Seus ps no Monte das Oliveiras, ser o grande momento de nosso Senhor Jesus Cristo iniciar o Seu reinado na Terra: Quando, pois, vier o Filho do homem na Sua glria, e todos os anjos com Ele, ento Se assentar no trono da Sua glria. Mateus 25:31.

3. Destruir os que destroem a Terra


...e o tempo de destruir os que destroem a terra. Apocalipse 11:18.

Muitos segmentos religiosos acreditam que a Terra ser totalmente destruda pelo Messias na Sua segunda vinda. H alguma verdade nessa teoria?
Durante quase seis mil anos o inimigo de Deus est tentando destruir tudo e no est conseguindo. Ao saber que o reino desse mundo foi entregue por Deus ao Messias, o inimigo realiza a sua ltima investida para destruir a Terra por completo. No haveria problemas para ele, pois os seus sditos, os mpios, tm armamentos suficientes para destruir o planeta Terra mais de duas dezenas de vezes.

Se fosse verdadeira essa teoria de que Jesus vir para destruir o planeta Terra, com certeza Satans ir aplaudir, pois ver realizado o maior sonho de sua vida. Seria Jesus ento o grande exterminador do futuro? claro que no! Se Deus quisesse destruir a Terra, Ele teria destrudo tudo com o dilvio. Se Ele l no passado salvou a No e sua famlia da destruio e fez questo de preservar vivos na arca animais limpos e imundos, nenhuma razo teria Ele de destruir tudo na segunda vinda de Jesus.

Estaria havendo coerncia da parte do Senhor, depois de construir um maravilhoso planeta como a Terra, depois de povo-lo com homens e com animais e de planejar um Reino para o Seu louvor, vir e destruir tudo? No est nos planos de Deus acabar com a obra de Sua criao. A misso do Messias no destruir o planeta, mas destruir os que destroem a Terra. Jesus partilhou dessa mesma linha de pensamento quando disse o seguinte:

Toda a planta que Meu Pai celestial no plantou, ser arrancada. Mateus 15:13. Segundo as Escrituras Sagradas, a Terra o nico lugar destinado aos homens justos e eles no sero removidos dela. Os mpios que sero eliminados da Terra: Porque os retos habitaro a Terra, e os ntegros permanecero nela. Mas os perversos sero eliminados da Terra, e os aleivosos sero dela desarraigados. Provrbios 2:21-22.

4. Estabelecer o Seu trono na Terra Um dos maiores objetivos da segunda vinda do Messias assentar-Se em Seu prprio trono:

E quando o Filho do homem vier em Sua glria, e todos os santos anjos com Ele, ento Se assentar no trono da Sua glria. Mateus 25:31. O profeta Jeremias declarou que naquele dia o Messias desempenhar um importante papel:

Eis que vm dias, diz o Senhor, em que levantarei Davi um Renovo justo; e, sendo rei, reinar e proceder sabiamente, executando o juzo e a justia na terra. Jeremias 23:5. O Filho de Deus receber de Seu Pai um reino pouco antes de Sua segunda vinda a esta Terra. Jesus ser empossado nesse reino quando tocar a stima trombeta, isto , momentos antes de Sua segunda vinda a esta Terra:

E tocou o stimo anjo a sua trombeta, e houve no cu grandes vozes, que diziam: O reino do mundo passou a ser de nosso Senhor e do Seu Cristo, e Ele reinar pelos sculos dos sculos. Apocalipse 11:15.

O profeta Daniel em seu livro registrou esse evento: Eu estava olhando nas minhas vises noturnas, e eis que vinha com as nuvens do cu um como Filho de homem; e dirigiu-Se ao Ancio de dias, e foi apresentado diante dEle. E foi-Lhe dado domnio, e glria, e um reino, para que todos os povos, naes e lnguas O servissem; o Seu domnio um domnio eterno, que no passar, e o Seu reino tal, que no ser destrudo. Daniel 7:13-14.

Quando o Senhor Jesus voltar, Ele no voltar para o Cu aps o encontro com o Seu povo. Ele ocupar o Seu prprio trono aqui na Terra. Segundo a profecia relatada por Daniel 2:35, a pedra que feriu a esttua, se fez um grande monte, e encheu toda a terra. Essa pedra simboliza a segunda vinda de Jesus e o estabelecimento de Seu reino na Terra.

Jesus dever Se assentar no trono de Davi. Esse trono no est no Cu, mas aqui no planeta Terra:

Este ser grande e ser chamado filho do Altssimo; o Senhor Deus Lhe dar o trono de Davi, seu pai. Lucas 1:32 Vares irmos, seja-me lcito dizer-vos livremente acerca do patriarca Davi, que ele morreu e foi sepultado, e entre ns est at hoje a sua sepultura. Sendo pois ele profeta e sabendo que Deus lho havia prometido com juramento que do fruto de seus lombos, segundo a carne, levantaria a Cristo, para O assentar sobre o Seu trono. Atos 2:29-30.

Durante o milnio, Jesus reinar com os salvos sobre a Terra: Bem aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreio; sobre estes no tem poder a segunda morte; mas sero sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinaro com Ele durante os mil anos. Apocalipse 20:6. E para o nosso Deus os fizeste reino, e sacerdotes; e eles reinaro sobre a Terra. Apocalipse 5:10.

Aqui o reino que Deus deu a Jesus antes da Sua segunda vinda. O reino vir at ns, Foi isto que Jesus nos ensinou na orao do Pai nosso: Portanto, orai vs deste modo: Pai nosso que est nos cus, santificado seja o Teu nome; venha o Teu reino. Mateus 6:9-10. Este reino ser tomado dos homens e entregue Cristo na Sua segunda vinda. o quinto e derradeiro reino, depois dos quatro reinos vistos pelo profeta Daniel.

O mundo d sinais da proximidade da volta de Jesus. Falando a respeito desse grande evento, o Senhor Jesus deu-nos as seguintes orientaes:

Aprendei, pois, esta parbola da figueira: quando j os seus ramos se renovam e as folhas brotam, sabeis que est prximo o vero. Assim tambm vs: quando virdes todas estas coisas, sabei que est prximo, s portas. Mateus 24:32-33. O que o Senhor Jesus queria dizer com esta frase: quando virdes todas estas coisas? O captulo 24 de Mateus fala de algumas coisas que esto acontecendo em nossos dias: violncia, desamor, egosmo, profetas falsos, guerras, rumores de guerras, terremotos, pestilncia, fome.

Aguardamos um mundo melhor. Nada, em toda a histria humana, poder comparar-se com o que o mundo ver, quando o nosso Messias vier em poder e grande glria. a concretizao da maior de todas as esperanas. Dar-se- o incio da regenerao do planeta Terra, quando finalmente esse lugar ser transformado num lar paradisaco, tal qual foi no incio.

Estudo adaptado e montado para apresentao pelo pastor Lucas Marcolino Cel.77.9139.0809 77. 9991.73.85 prlukas1@hotmail.com fonte.: Igreja de Deus (Stimo Dia) de Blumenau/SC contato@verdadeemfoco.com.br

Anda mungkin juga menyukai