Anda di halaman 1dari 92

PROPOSTA CURRICULAR

ANOS INICIAIS ENSINO FUNDAMENTAL CICLOS

CADERNO 2: ALFABETIZANDO

PROF. SELMA M. S. PEREIRA FAVAG

Objetivo central:
Oferecer reflexo do professor alfabetizador uma

indicao daquilo que cada criana dever ser capaz de realizar, progressivamente, nos diferentes perodos do Ciclo da Alfabetizao;

O foco deste Caderno:


Est voltado para a apropriao, pelo aluno do CA,

do sistema alfabtico e de capacidades necessrias no s leitura e produo de textos escritos, mas tambm compreenso e produo de textos orais, em situaes de uso e estilos de linguagem diferentes das que so corriqueiras no cotidiano da criana.

Uma questo terminolgica


Capacidades , competncias e habilidades

esses vocbulos tm sido utilizados como equivalentes; No entanto, nesta proposta, optou-se pelo uso do termo capacidades amplo o suficiente para abranger todos os nveis de progresso, desde os primeiros atos motores indispensveis aquisio da escrita at as elaboraes conceituais (ampliaes na compreenso da leitura, na produo textual e na seleo de instrumentos diversificados para tais aprendizagens).

Natureza e objetivos desta Proposta


Contribuir para a operacionalizao e

instrumentalizao do trabalho docente no campo da alfabetizao; Definio das capacidades lingusticas que as crianas devem desenvolver gradualmente no CA e daquilo que cada criana deve ser capaz de realizar a cada perodo desse Ciclo; Possibilitar ao docente uma visualizao mais clara dos objetivos de seu trabalho em sala de aula (estabelecendo o que deve ser ensinado) e as metas que deve procurar atingir;

Componentes que podem auxiliar o professor, tendo em vista as capacidades j desenvolvidas


Introduzir levando os alunos a se familiarizarem

com contedos e conhecimentos (ou retomar, eventualmente, quando se tratar de conceitos ou capacidades j consolidados em perodo anterior); Trabalhar sistematicamente, para favorecer o desenvolvimento pelos alunos; Procurar consolidar no processo de aprendizagem dos alunos, sedimentando os avanos em seus conhecimentos e capacidades.

Pressupostos tericos: lngua, ensino da lngua, alfabetizao e letramento


a) Concepo de lngua e de ensino da lngua

compreenso de que a lngua um sistema discursivo (tem origem na interlocuo e se organiza para funcionar na interlocuo. Inter+locuo= ao lingustica entre sujeitos); seu centro , pois, a interao verbal, que se faz atravs de textos ou discursos, falados ou escritos; - Esta proposta valoriza ainda o uso da lngua nas diferentes situaes sociais, sua variedade de estilos e modos de falar.

b) Concepo de alfabetizao e de letramento dissociao equivocadamente, do processo de letramento do processo de alfabetizao, como se um dispensasse ou substitusse o outro, ou como se o primeiro fosse apenas ou um perodo de preparao ou um acrscimo posterior tarefa restrita de alfabetizar. - Esta proposta considera que alfabetizao e letramento so processos diferentes, cada um com suas especificidades, mas complementares e inseparveis, ambos indispensveis.

Os eixos desta Proposta


Est centrada nos eixos mais relevantes que devem

ser considerados em um ciclo de alfabetizao: (1) Compreenso e valorizao da cultura escrita; (2) Apropriao do sistema de escrita; (3) Leitura; (4) Produo de textos escritos; (5) Desenvolvimento da oralidade. - As aprendizagens relativas s capacidades apontadas no constituem etapas a serem observadas numa cadeia linear.

(1) Compreenso e valorizao da cultura escrita


Trata-se do processo de letramento, com vista

compreenso e apropriao da cultura escrita pelos alunos.


VER QUADRO 1 - Compreenso e valorizao da

cultura escrita Conhecimentos e capacidades a serem atingidos ao longo do CA.

Conhecer e utilizar modos de manifestao e circulao da escrita na sociedade


Na nossa civilizao, todo cidado, qualquer que seja

seu grau de escolaridade ou sua posio social, est de algum modo, inserido numa cultura letrada: - Documentos escritos, realiza bem ou mal, prticas que dependem da escrita (ex.: pegar nibus, pagar contas, etc.).

A compreenso geral do mundo da escrita tanto um

fator que favorece o progresso da alfabetizao dos alunos como consequncia da aprendizagem da lngua escrita na escola. Por isso, um dos eixos a serem trabalhados desde os primeiros momentos do percurso de alfabetizao. Isso significa, promover, simultaneamente, a alfabetizao e o letramento.

Importante que a escola, pela mediao do professor,

proporcione aos alunos (sobretudo as que so atendidas nas redes pblicas de ensino em sua experincia pr- e extra-escolar, tem acesso restrito escrita, desconhece muitas de suas manifestaes e utilidades) o contato com diferentes gneros e suportes de textos escritos e lhes possibilite vivncia e conhecimento: - Dos espaos de circulao dos textos (no meio domstico, urbano e escolar, entre outros);

- Dos espaos institucionais de manuteno,

preservao, distribuio e venda de material escrito - (bibliotecas, livrarias, bancas, etc); - Das formas de aquisio e acesso aos textos (compra, emprstimo e troca de livros, revistas, cadernos de receita, etc); - Dos diversos suportes da escrita - (cartazes, outdoors, livros, revistas, folhetos publicitrios, murais escolares, livros escolares, etc); - Dos instrumentos e tecnologias utilizados para o registro escrito (lpis, caneta, cadernos, mquinas de escrever, computadores, etc).

Conhecer os usos e funes sociais da escrita


Vivemos num tipo de sociedade chamada

grafocntrica nossa vida se organiza em torno da escrita;


As prticas de leitura e escrita esto presentes em

todos os espaos, a todo momento;

Trabalhar os conhecimentos e capacidades

envolvidos na compreenso dos usos e funes sociais da escrita, implica, trazer para a sala de aula e disponibilizar para observao e manuseio pelos alunos, muitos textos (diversos gneros);
Implica tambm, orientar a explorao desses

materiais, valorizando os conhecimentos prvios do aluno (possibilitar a ele dedues e descobertas, explicitando informaes desconhecidas).

O professor pode desenvolver atividades que possibilitem aos alunos:


Reconhecer e classificar, pelo formato, diversos

suportes da escrita, tais como livros, revistas, jornais, folhetos;


Identificar as finalidades e funes de alguns textos a

partir do exame de seus suportes;


Relacionar o suporte s possibilidades de

significao do texto.

Conhecer os usos da escrita na cultura escolar


Suportes e instrumentos de escrita no cotidiano -

escolar: Livro didtico, Livros de histria, Caderno, Bloco de escrever, Papel, Cartaz, Lpis,

- borracha, - computador, - dentre outros.

Conhecer esses objetos de escrita significa saber para

que servem e para que so usados;


Identificar suas particularidades fsicas (tamanho,

formato, disposio e organizao do texto escrito, tipo usual de letra, recursos de formatao do texto, interao entre a linguagem verbal e as linguagens visuais utilizadas com mais frequncia, etc.).

Muitas crianas chegam escola sem ter tido a

oportunidade de conviver e se familiarizar com os meios sociais de circulao da escrita;


Saber usar os suportes e instrumentos de escrita

presentes na cultura escolar um conhecimento que se articular com outros saberes sobre a cultura escrita, as funes e usos sociais da escrita, as convenes grficas, o uso dos diferentes tipos de letra.

Esses so alguns dos conhecimentos dos quais as

crianas precisam se apropriar logo no incio do processo de alfabetizao, em face de sua importncia fundamental para a trajetria escolar do aluno;
Fora da escola, esse saber adquirido, em geral,

quando as crianas tm acesso aos diversos suportes de escrita e participam de prticas de leitura e de escrita dos adultos.

Esse conhecimento deve tornar-se um dos objetivos

do processo inicial de ensino-aprendizagem da lngua escrita, envolvendo uma abordagem didtica, com apresentao, observao e explorao dos suportes e instrumentos escolares da escrita e de suas caractersticas materiais; Com isso, propicia aos alunos o desenvolvimento de capacidades cognitivas e procedimentais necessrias ao uso adequado desses objetos;

Perguntas sugestivas de exemplos de atividades e possibilidades de explorao sistemtica, em sala de aula, das especificidades dos suportes e instrumentos de escrita usuais na escola

Nos livros e nos cadernos, como se faz a

sequenciao do texto nas pginas (frente e verso, pgina da esquerda e pgina da direita, numerao)?
Como se dispe o escrito nas pginas (margens,

pargrafos, espaamento entre as partes, ttulos, cabealhos)?


Como se relacionam o escrito e as ilustraes?

Como se sabe o nome de um livro e quem o

escreveu? Qual a sua editora e sua data de publicao?


Como se faz para localizar, no livro didtico ou no

livro de histrias, uma informao desejada? Como se consulta o ndice, o sumrio?


Como a sequenciao do texto, sua disposio na

pgina, sua relao com as imagens e ilustraes funcionam no computador?

Qual a melhor maneira de dispor um texto num

cartaz? Que tipo de letra e que recursos grficos deve-se usar (lpis de escrever? Lpis de cor? Caneta esferogrfica? Tinta gouache ?)?
Como se l uma histria em quadrinhos?

Desenvolver as capacidades necessrias para o uso da escrita no contexto escolar


Saber usar os objetos de escrita presentes na cultura

escolar

- Saber manusear os livros didticos e de literatura infantil -, usar de maneira adequada os cadernos, saber segurar e manipular o lpis de escrever, os lpis de colorir, a borracha, a rgua, o apontador, a caneta, sentar corretamente na carteira para ler e escrever, cuidar dos materiais escolares, lidar com a tela, o mouse e o teclado do computador so algumas das aprendizagens que os alunos precisam desenvolver logo que entram na escola.

Desenvolver capacidades especficas para escrever - Escrever envolve trabalho cognitivo, raciocnio

deliberado . Mas tambm, uma atividade motora, que precisa ser aprendida e, na maioria das vezes, treinada. - O uso do material escolar de escrita (lpis, caneta, borracha, corretivo, rgua, teclado do computador) inclui, alm das capacidades cognitivas, uma habilidade motora especfica, que exige conhecimento e treinamento.

Uma das mais importantes funes da escrita

possibilitar a comunicao entre pessoas distantes ou em situaes em que no possvel falar.


O que se escreve para ser lido pelos outros e por

ns mesmos, algum tempo depois. Se os alunos compreenderem isso, vai fazer mais sentido para eles esforarem-se para conseguir uma caligrafia legvel e com boa apresentao esttica (escrita nos cadernos, cartazes, murais, nos diversos textos que produzirem: etiquetas, agendas, listas, histrias, poemas, cartas, etc. )

(2) Apropriao do sistema de escrita


Trata dos conhecimentos que os alunos precisam

adquirir para compreender as regras que orientam a leitura e a escrita no sistema alfabtico bem como a ortografia da lngua portuguesa.
VER QUADRO 2 Apropriao do sistema de escrita

Capacidades a serem atingidas ao longo do CA

Insistimos na ideia de que o desenvolvimento das

capacidades lingusticas constantes do Quadro 1 e do Quadro 2, bem como as dos Quadros 3, 4 e 5, no acontece de maneira estritamente sequencial, mas sim simultaneamente, umas contribuindo para a aquisio das outras, e que, portanto, sua abordagem na sala de aula tambm deve ser concomitante, variando a nfase, o grau de focalizao. No se trata de contedos ou matrias a serem dados um depois do outro; trata-se de capacidades interligadas, necessrias ao domnio do sistema de escrita.

Compreender diferenas entre a escrita e outras formas grficas (outros sistemas de representao)
Aspecto fundamental para os momentos iniciais da

alfabetizao: - O aluno faa a diferenciao entre as formas escritas e outras formas grficas de expresso.
- Esse saber no bvio e que j vem pronto e, por

isso, precisa ser trabalhado em sala de aula, situaes que levem as crianas a distinguir entre:

(i) Letras e desenhos; (ii) Letras e rabiscos; (iii) Letras e nmeros;

(iv) Letras e smbolos grficos como setas, asteriscos,

sinais matemticos, etc. (,=,@, +, $, %).

- Por se tratar de um conhecimento bsico para a compreenso da natureza da escrita, ele precisa ser introduzido, trabalhado sistematicamente e consolidado logo no perodo inicial da alfabetizao.

Dominar convenes grficas


Dois tipos de conveno grfica fundamentais no

sistema de escrita do portugus precisam ser compreendidos pelos alfabetizandos logo no incio do aprendizado: (i) Nossa escrita se orienta de cima para baixo e da esquerda para a direita; (ii) H convenes para indicar a delimitao de palavras (espaos em branco) e frases (pontuao)

(i) Compreender a orientao e o alinhamento da escrita da lngua portuguesa


Se refere compreenso pelo aluno de que os

smbolos da escrita so sempre unidades estveis e que obedecem a certos princpios de organizao (direo da leitura da esquerda para a direita, de cima para baixo, etc); - Exemplo: a escrita ocupa, em sequncia, a frente e o verso da folha de papel; escreve-se dentro das margens, a partir da margem esquerda. - A compreenso deste princpio convencional bsico indispensvel para o aluno desvendar os segredos da escrita alfabtica.

(ii) Compreender a funo de segmentao dos espaos em branco e da pontuao


Aspecto importante da organizao do sistema

alfabtico est relacionado com o fato de que a linearidade da escrita tem caractersticas diferentes da linearidade da fala. Quando escrevemos, grafamos as palavras por inteiro, de acordo com as convenes ortogrficas, e as separamos nitidamente por espaos em branco. - Exemplo: pronncia bem comum em MG: Guardei a fita denda gaveta ao invs de dentro da gaveta.

Reconhecer unidades fonolgicas como slabas, rimas, terminaes de palavras, etc.


Focalizar as unidades fonolgicas com as quais os

alunos j so capazes de lidar antes mesmo de entrar para a escola. So segmentos sonoros como as slabas, comeos ou finais de palavras, rimas, aliteraes. - Exemplo: Cantigas de roda como Atirei o pau no gato; jogos de salo como L vai a barquinha carregadinha de (palavras comeadas com ca, terminadas em o, etc.), a lngua do p, os travalnguas.

Conhecer o alfabeto
Com as 26 letras do alfabeto podemos escrever todas

as palavras da lngua portuguesa;


fundamental que o aluno compreenda que as letras

so unidades estveis do alfabeto, que representam na escrita os sonsvoclicos ou consonantais constitutivos das palavras que falamos; bom que o estudo do alfabeto se faa com a apresentao de todas as 26 letras, preferencialmente seguindo a ordem alfabtica.

importante que todas as letras estejam visveis na

sala de aula, para que os alunos, sempre que for necessrio, tenham um modelo para consultar.
Esse mais um exemplo de como trabalhar

simultaneamente na direo da alfabetizao e do letramento.

(i) Compreender a categorizao grfica e funcional

das letras conhecer o alfabeto implica, ainda, que o aluno compreenda que as letras variam na forma grfica e no valor funcional; (ii) Conhecer e utilizar diferentes tipos de letra (de frma e cursiva) alguns estudos recomendam o uso exclusivo de letras de frma maisculas nos primeiros momentos da alfabetizao (at que o aluno passe a reconhecer todas as letras e tenha destreza na escrita das palavras). Principal argumento: as letras maisculas so mais fceis de escrever (especialmente para as crianas pequenas).

- J os defensores do mtodo analtico e/ou global

recomendam adotar, no incio do processo da alfabetizao, a letra de frma minscula e a letra cursiva. - A justificativa: a memorizao do texto, sentena ou palavra, que a estratgia bsica nesse mtodo, apia-se na imagem ideovisual e facilitada pela configurao grfica diferenciada das palavras, com letras de traado ascendente ou descendente. Essa questo poder ser encaminhada de maneira produtiva com flexibilidade e sensibilidade.

necessrio orientar os alunos a traar os diferentes

tipos de letra, buscando propiciar-lhes o domnio dos instrumentos da escrita e tambm o domnio das formas de registro alfabtico;
Compreendendo os usos da escrita cursiva, os alunos

podero concluir que possvel escrever com a letra que quiserem quando fizerem anotaes pessoais, mas que devero procurar fazer letra boa quando forem escrever para outras pessoas.

Compreender a natureza alfabtica do sistema de escrita


Um conhecimento fundamental que os alunos

precisam adquirir no seu processo de alfabetizao diz respeito natureza da relao entre a escrita e a cadeia sonora das palavras que eles tentam escrever ou ler; Um avano decisivo no processo de alfabetizao se realiza quando o aluno entende que o princpio geral que regula a escrita a correspondncia letra-som, ou, em termos tcnicos mais apropriados, grafemafonema.

Dominar as relaes entre fonemas e grafemas


Apropriar-se do sistema de escrita depende

fundamentalmente de compreender um princpio bsico que o rege: - Fonemas unidades de som, so representados por grafemas na escrita; - Grafemas so letras ou grupos de letras, entidades visveis e isolveis. Exemplos: a, b, c, so grafemas; qu, rr, ss, ch, lh, nh, tambm so grafemas.

Os fonemas so as entidades elementares da

estrutura fonolgica da lngua, que se manifestam nas unidades sonoras mnimas da fala.
preciso, ento, que o aluno aprenda as regras de

correspondncia entre os fonemas e grafemas, a partir do tratamento especfico e sistemtico encaminhado pelo professor na sala de aula.

Considerando a complexidade do sistema e a

existncia de padres bsicos de correspondncia fonema-grafema, alguns estudiosos recomendam que seja levado em conta, no trabalho de alfabetizao, o princpio da progresso do mais simples ao mais complexo.

(i) Dominar regularidades ortogrficas


Regras de correspondncia entre grafemas e

fonemas, organizadas em dois grupos: - Grafemas cujo valor no depende do contexto caso dos grafemas considerados mais fceis para o aluno aprender, pois a cada grafema corresponde apenas um fonema. - Exemplos: p, b, t, d, f, v e tambm grupos de letras como o dgrafo nh (representa sempre o mesmo fonema).

- Grafemas cujo valor dependente do contexto a) Considerando as consoantes: trata-se das situaes

particulares em que, na leitura, deve-se definir o valor sonoro da letra considerando a sua posio na slaba ou na palavra ou as letras que vem antes e/ou depois. Enquadram-se nesse grupo os grafemas c, g, h, l, m, n, r, s, x, z. Quanto posio, podem-se mencionar, como exemplos o l, o h e os dgrafos ch, lh, nh, o r e o s.

b) Considerando as vogais preciso apresentar o estudo das vogais tendo em mente um conjunto de regras que explicitam as diferenas que as distinguem, conforme o contexto em que aparecem. - A partir da compreenso dessas regras, no h mais necessidade de obrigar crianas mineiras, por exemplo, a adotar pronncias artificiais como pat nada n lag, nem de considerar que a fala delas errada porque no corresponde escrita.

c) Considerando a morfologia deve-se ressaltar que, para lidar com as irregularidades morfolgicas no CA, o professor no precisa e no deve envolver os alunos na memorizao de conceitos gramaticais, como substantivo, verbo, sufixo ou terminao. - perfeitamente possvel e proveitoso trabalhar com esses casos recorrendo aos conhecimentos lingusticos intuitivos dos alunos e lidando com muitos exemplos e com formulaes simplificadas.

(ii) Dominar irregularidades ortogrficas


Para a criana que est aprendendo: como escrever

severo, sina, cebola, cidade? - Muitas dessas grafias sero aprendidas por memorizao, sobretudo em funo da alta frequncia das palavras nos textos escritos que as crianas vo ler e escrever. - V-se aqui, mais uma vez, a importncia de integrar o aprendizado do cdigo escrito e da ortografia a dimenso semntica da lngua.

(3) Leitura
A abordagem dada leitura aqui, abrange, desde

capacidades necessrias ao processo de alfabetizao at aquelas que habilitam o aluno participao ativa nas prticas sociais letradas, ou seja, aquelas que contribuem para o seu letramento.
VER QUADRO 3 CAPACIDADES A SEREM

ATINGIDAS AO LONGO DO CICLO DA ALFABETIZAO

Desenvolver atitudes e disposies favorveis leitura


A leitura uma prtica social que envolve atitudes,

gestos e habilidades. Atitudes como gostar de ler e interessar-se pela leitura e pelos livros so construdas, para algumas pessoas, no espao familiar e em outras esferas de convivncia em que a escrita circula. Mas, para outros, sobretudo na escola que este gosto pode ser incentivado. No necessrio que a criana espere aprender a ler para ter acesso ao prazer da leitura: pode ler atravs dos olhos do professor e de outros mediadores culturais.

Desenvolver capacidades relativas ao cdigo escrito especificamente necessrias leitura


(i) Saber decodificar palavras e textos escritos a

decodificao um procedimento utilizado pelo leitor para identificao das relaes entre grafemas (letras) e fonemas (sons). - A relao grafema-fonema o princpio bsico de construo do nosso sistema de escrita e precisa ser compreendido pelo leitor. Na alfabetizao, esse um conhecimento crucial, decisivo.

(ii) Saber ler reconhecendo globalmente as palavras procedimento bsico que ajuda a ler e tambm a compreender, uma vez que quando algum no precisa analisar cada partezinha das palavras, porque j as reconhece instantaneamente, tem acesso imediato ao significado.

Desenvolver capacidades necessrias leitura com fluncia e compreenso


Ler com compreenso inclui, entre outros, 03

componentes bsicos: a) A compreenso linear do texto diz respeito capacidade de reconhecer informaes visveis no corpo do texto e construir, com elas, o fio da meada que unifica e inter-relaciona os contedos lidos. - Exemplos: no caso de texto narrativo, essa capacidade se manifesta na possibilidade de, ao acabar de ler, saber dizer quem fez o que, quando, como, onde e por qu.

b) Produo de inferncias ler nas entrelinhas, compreender os subetentendidos, os no-ditos, realizando operaes como associar elementos diversos, presentes no texto ou que fazem parte das vivncias do leitor, para compreender informaes ou inter-relaes entre informaes que no estejam explicitadas no texto.

c) Ler com compreenso quando o professor l em voz alta e comenta ou discute com seus alunos os contedos e usos dos textos lidos, est contribuindo para o desenvolvimento da capacidade de compreenso. - Este um procedimento que pode ocorrer desde a ed. infantil (contos infantis, poemas, notcias cujo tema interesse s crianas, artigos publicados nos suplementos infantis de vrios jornais, etc).

(i) Identificar finalidades e funes da leitura, em funo do reconhecimento do suporte, do gnero e da contextualizao do texto

O professor deve proporcionar a familiaridade com

gneros textuais diversos (histrias, poemas, trovas, canes, parlendas, listas, agendas, propagandas, notcias, cartazes, receitas culinrias, instrues de jogos, regulamentos), lendo para eles em voz alta ou pedindo-lhes leitura autnoma.

- desejvel abordar as caractersticas gerais desses gneros (do que eles costumam tratar, como costumam se organizar, que recursos lingusticos costumam usar, para que servem). - A capacidade de reconhecer diferentes gneros textuais e identificar suas caractersticas gerais favorece bastante o trabalho de compreenso, porque orienta adequadamente as expectativas do leitor diante do texto.

(ii) Antecipar contedos de textos a serem lidos em funo de seu suporte, se gnero e sua contextualizao
So produtivos alguns procedimentos ligados

antecipao de contedos, como a elaborao de hipteses. A contextualizao do texto um procedimento importante nesse momento, que favorece a produo de sentido e contribui para a formao do aluno como leitor.

- Quando se comea a leitura sabendo quem escreveu o texto, quando escreveu, com que objetivos e funes, para circular em que suporte e atingir que pblico, j se definem as linhas que vo orientar e facilitar o trabalho de interpretao e compreenso do texto.

(iii) Levantar e confirmar hipteses relativas ao contedo do texto que est sendo lido
Um dos componentes da capacidade de ler com

compreenso a estratgia de ler com envolvimento, prevendo o que o texto ainda vai dizer e verificando se as previses se confirmam ou no.

(iv) Buscar pistas textuais, intertextuais e contextuais para ler nas entrelinhas (fazer inferncias), ampliando a compreenso
Prestar ateno nos componentes formais do texto: a) Sua estrutura composicional sua organizao em

partes; b) Os recursos lingusticos que emprega discurso direto ou discurso indireto; usa muitos diminutivos;em que tempo esto os verbos que utiliza; usa grias, ou linguagem coloquial, ou linguagem muito culta; mais frases curtas ou mais frases longas;

c) Os recursos expressivos e literrios a que recorre, como rimas, linguagem figurada, jogos de palavras, etc. - Ler nas entrelinhas, produzindo inferncias o jeito mais completo e mais gostoso de ler, porque proporciona ao leitor o prazer da descoberta, o sentimento de ser cmplice do autor.

(v) Construir compreenso global do texto lido, unificando e inter-relacionando informaes explcitas e implcitas, produzindo inferncias
Essa compreenso global resultado de uma leitura

atenta, que foi formulando e testando hipteses, interligando informaes, produzindo inferncias. Ao final da leitura, o leitor saiba do que o texto fala, por onde ele comea, que caminhos ele percorre, como ele se conclui.

(vi) Avaliar afetivamente o texto, fazer extrapolaes


Depois da leitura, que pode ter sido feita em voz alta

pelo professor, os alunos podem partilhar sua emoo e sua compreenso com os colegas, avaliando e comentando afetivamente o que leram, fazendo extrapolaes (projetando o sentido do texto para outras vivncias, outras realidades. Descobrir que as coisas que se leem nos textos podem fazer parte da nossa vida, podem ter utilidade e relevncia para ns).

(vii) Ler oralmente com fluncia e expressividade


S quem compreende capaz de fazer uma leitura

oral de qualidade.

- Exemplos: fazer leitura silenciosa do texto todo, com certa rapidez. Outras vezes, ler em voz alta, com fluncia, ritmo e expressividade, pelo prazer de sentir-se participante do texto (nunca como castigo porque no estavam prestando ateno na aula...)

(4) Produo escrita


Trata, especialmente, das capacidades necessrias ao

domnio da escrita, considerando as primeiras formas de registro alfabtico e ortogrfico at a produo autnoma de textos. concebida aqui como ao deliberada da criana com vista a realizar determinado objetivo, num determinado contexto. A escrita na escola, assim com nas prticas sociais fora da escola, deve servir a algum objetivo, ter alguma funo e dirigir-se a algum leitor.

VER QUADRO 4 CAPACIDADES A SEREM

ATINGIDAS AO LONGO DO CICLO DA ALFABETIZAO

Compreender e valorizar o uso da escrita com diferentes funes, em diferentes gneros


Trata-se do conhecimento da utilidade da escrita na

vida individual e coletiva e da apropriao de seus usos, de maneira gradativa, sempre com possibilidade de ampliao e atualizao. Acredita-se que um processo eficiente de ensinoaprendizagem da escrita deve tomar como ponto de partida e como eixo organizador a compreenso de que cada tipo de situao social demanda um uso da escrita relativamente padronizado.

Produzir textos escritos de gneros diversos, adequados aos objetivos, ao destinatrio e ao contexto de circulao
Uma palavra qualquer, um nome prprio podem ser

um texto, se forem usados numa determinada situao para produzir um sentido. Com essa compreenso do que seja texto, pode-se afirmar que as crianas de seis anos, que pem pela primeira vez os ps na escola, podem produzir textos escritos desde os primeiros dias de aula.

(i) Dispor, ordenar e organizar o prprio texto de

acordo com as convenes grficas apropriadas e (ii) Escrever segundo o princpio alfabtico e as regras ortogrficas - Saber pegar no lpis e traar as letras, compondo slabas e palavras, bem como dispor, ordenar e organizar o prprio texto de acordo com as convenes grficas apropriadas, so capacidades que devem ser desenvolvidas logo no incio do processo de alfabetizao.

(iii) Planejar a escrita considerando o tema central e seus desdobramentos


A chamada coerncia textual diz respeito

organizao dos contedos do texto de modo que ele parea, para seus leitores, sensato, lgico, bem encadeado e sem contradies (capacidade a ser desenvolvida na escola, desde o CA). As crianas precisam aprender que, no planejamento da coerncia do texto escrito, sempre necessrio levar em conta para que e para quem se est escrevendo e em que situao o texto ser lido.

(iv) Organizar os prprios textos segundo os padres de composio usuais na sociedade


Esta capacidade diz respeito ao modo de organizao

do texto em partes. Os diferentes gneros textuais costumam se compor de acordo com um padro estabelecido nas prticas sociais e que tem certa estabilidade. - Exemplo: uma carta comercial (geralmente se compe de data, endereamento, vocativo, abertura, corpo, fechamento e assinatura).

(v) Usar a variedade lingustica apropriada situao de produo e de circulao, fazendo escolhas adequadas quanto ao vocabulrio e gramtica
O portugus, como todas as lnguas humanas, varia

de acordo com as caractersticas dos diversos grupos de falantes e com as diferentes situaes sociais de uso. (no se conversa com o bispo ou com o prefeito da mesma maneira como se conversa com a famlia, dentro da prpria casa). Esta diversidade no uso da lngua o que se chama de variao lingustica (na fala e na escrita).

consensual a crena de que se vai escola para

aprender uma dessas variedades, a que tem maior prestgio social, que a lngua padro escrita ou norma culta; A escola a instituio socialmente encarregada de possibilitar a todos os cidados o domnio da variedade padro escrita da lngua, para as prticas de leitura e de produo de textos.

No entanto, o aprendizado da escrita no se resume

ao domnio padro culto, porque circulam na sociedade textos escritos tambm em outras variedades lingusticas.

(vi) Usar recursos expressivos, estilsticos e literrios adequados ao gnero e aos objetivos do texto
Se manifesta tanto nos textos literrios quanto nos

textos prticos do cotidiano e pode servir aos objetivos de produzir encantamento, comover, fazer rir, ou convencer racionalmente. - Exemplos: poder de seduo das propagandas, ou no poder de persuaso e convencimento de um discurso poltico ou de um sermo religioso. - Capacidade de uso da escrita que pode ser ensinada e aprendida na escola.

(vii) Revisar e reelaborar a prpria escrita, segundo critrios adequados aos objetivos, ao destinatrio e ao contexto de circulao previstos
Tornar-se um usurio da escrita eficiente e

independente implica saber planejar, escrever, revisar, avaliar e reelaborar os prprios textos. Requer a atitude reflexiva e metacognitiva (metacognio - reflexo sobre o prprio conhecimento) de voltar-se para os prprios conhecimentos e habilidades para avali-los e reformul-los.

(5) Desenvolvimento da oralidade


Os alunos falantes de variedades lingusticas

diferentes da chamada lngua padro, por um lado, tm direito de dominar essa variedade, que tem prestgio e a esperada e mais bem aceita em muitas prticas valorizadas socialmente; por outro lado, tm direito tambm ao reconhecimento de que seu modo de falar, aprendido com a famlia e a comunidade, to legtimo quanto qualquer outro e, portanto, no pode ser discriminado.

VER QUADRO 5 DESENVOLVIMENTO DA

ORALIDADE CAPACIDADES A SEREM ATINGIDAS AO LONGO DO CICLO DA ALFABETIZAO

Participar das interaes cotidianas em sala de aula, escutando com ateno e compreenso, respondendo s questes propostas pelo professor e expondo opinies nos debates com os colegas e com o professor

Formar cidados aptos a participar plenamente da

sociedade em que vivem comea por facultar-lhes a participao na sala de aula desde seus primeiros dias na escola. Alm disso, contribuir para que eles possam adquirir e desenvolver formas de participao consideradas adequadas para os espaos sociais pblicos.

Outras instituies sociais tambm tm suas regras

de convivncia e de participao nas interaes orais: na igreja, na cooperativa, no sindicato, na empresa, na fbrica, no escritrio, no se fala de qualquer jeito nem na hora que se bem entende, sem esperar a prpria vez, sem respeitar a fala do outro. Por isso, importante desenvolver a capacidade de interagir verbalmente segundo as regras de convivncia dos diferentes ambientes e instituies.

Respeitar a diversidade das formas de expresso oral manifestas por colegas, professores e funcionrios da escola, bem como por pessoas da comunidade extraescolar

Faz parte da formao lingustica do cidado

reconhecer a existncia das diversas variedades da lngua, exigir respeito para com a maneira de falar que aprendeu com sua famlia e seus conterrneos, mas tambm, em contrapartida, saber respeitar as variedades diferentes da sua.

Usar a lngua falada em diferentes situaes escolares, buscando empregar a variedade lingustica adequada
No se fala sempre do mesmo jeito, em todas as

circunstncias.
Saber adequar o modo de falar s circunstncias da

interlocuo uma capacidade lingustica de valor e utilidade na vida do cidado e por isso que deve ser desenvolvida na escola.

Planejar a fala em situaes formais


H situaes sociais em que, mais do que cuidar

deliberadamente da linguagem falada enquanto se desenrola a interlocuo, preciso se preparar para falar adequadamente.
So situaes pblicas formais, em que muitas vezes

necessrio ter controle sobre o tempo de fala, fazendo exposies concisas e bem organizadas.

Realizar com pertinncia tarefas cujo desenvolvimento dependa de escuta atenta e compreenso
O desenvolvimento da oralidade inclui no apenas a

capacidade de falar mas tambm a capacidade de ouvir com compreenso. Essa capacidade crucial para a plena participao do cidado na sociedade: preciso saber ouvir e entender.

Palavras finais
O sucesso de um projeto pedaggico de alfabetizao

depende crucialmente do envolvimento dos profissionais comprometidos com o primeiro Ciclo.

Referncia
Coleo: Orientaes para a Organizao do Ciclo

Inicial de Alfabetizao; 2 Alfabetizando/Centro de Alfabetizao, Leitura e Escrita. Belo Horizonte: Secretaria de Estado de Educao de Minas Gerais, 2003.

Anda mungkin juga menyukai