Anda di halaman 1dari 13

O Processo de Desenvolvimento de Software

Anlise e Projeto utilizando, uma metodologia, para o processo de desenvolvimento de software

Processo incremental e iterativo


O desenvolvimento de um produto comercial de software uma grande tarefa que pode ser estendida por vrios meses, possivelmente at um ano ou mais. Com isso, fica mais prtico, dividir o trabalho em pedaos menores ou iteraes. Cada iterao resultar num incremento.

Iteraes so passos do fluxo de trabalho e incrementos so crescimentos do produto.


O princpio do processo incremental e iterativo que, a equipe envolvida, possa refinar e aumentar, aos pouco, a qualidade, o detalhe e at o em Torno do sistema envolvido. Isso faz toda a diferena, quando falamos em grandes sistemas, a serem automatizados.

Processo incremental e iterativo


Exemplo: Primeira iterao importante: Identificar a viso global e determinar a viabilidade econmica do sistema, efetuar a maior parte da anlise e um pouco do desenho e implementao.
Segunda iterao: Concluir a anlise, fazer uma parte significativa do desenho e um pouco mais de implementao. Terceira iterao: Deve-se concluir o desenho, fazer-se parte substancial, da implementao, testar e integrar um pouco, etc.

Processo incremental e iterativo

Processo incremental e iterativo


Concluindo: A principal consequncia, do processo iterativo, que os produtos finais vo sendo, amadurecidos e completados, ao longo do tempo. Mas a cada iterao, produzido um conjunto de produtos finais.

Processo incremental e iterativo


A cada iterao feito: - Anlise:
Refinar requisitos, refinamento do modelo conceitual

- Projeto:
Refinamento do projeto arquitetural, projeto de baixo nvel.

- Implementao
Codificao testes

- Transio para produto


documentao, instalao, Etc.

Processo incremental e iterativo

Processo incremental e iterativo


Vantagens: Possibilita avaliar, mais cedo, os riscos e pontos crticos do projeto, identificando medidas para controlar ou eliminar os riscos; Reduz os riscos envolvendo custos a um nico incremento.Se a equipe desenvolvedora do software precisar repetir a iterao, a organizao perde somente o esforo, mau direcionado de uma iterao, e no o valor de um produto inteiro; Defini uma arquitetura que melhor oriente todo o desenvolvimento; Disponibiliza, naturalmente, um conjunto de regras para controlar, melhor, os inevitveis pedidos de alteraes futuras; Permite que os todos possam trabalhar, mais efetivamente, pela interao, partilha e comunicao dos resultados;

Processo incremental e iterativo


Vantagens: - Existe sempre algo para entregar ao cliente apressado; - Os requisitos, que mudam com o tempo, em um processo iterativo e incremental, com o frequente contato com o cliente, contribui, para ter os requisitos sincronizados; - Reduo do risco de lanar o projeto no mercado fora da data planeada. Como os riscos, so identificados, numa fase inicial, o esforo despendido para gerenci-los ocorre cedo, quando as pessoas esto sob menos presso do que numa fase final de projeto;

Processo incremental e iterativo


- Acelerao do tempo de desenvolvimento do projeto como um todo, porque a equipa que desenvolve o software trabalha de maneira mais eficiente quando pretende alcanar resultados de escopo pequeno e claro; - Altamente motivador para a equipe de desenvolvimento e para o cliente, j que, o Software funciona mais cedo.

Processo incremental e iterativo


nfase principal em cada fase

Processo incremental e iterativo


Desvantagens: Dificuldade de gerenciamento. Isso ocorre porque as fases de do ciclo podem estar ocorrendo de forma simultnea. O usurio pode se entusiasmar excessivamente com a primeira verso do sistema e pensar que tal verso j corresponde ao sistema como um todo. Como todo modelo esta sujeito a riscos de projeto:
O projeto pode no satisfazer aos requisitos do usurio. A verba do projeto pode acabar. O sistema de software pode no ser adaptvel, manutenvel ou extensvel. O sistema de software pode ser entregue ao usurio tarde demais.

Processo incremental e iterativo

Anda mungkin juga menyukai