Anda di halaman 1dari 18

Exercendo o dom de misericrdia

Lucas 6.27-36

VIDEO DOAR

Definies
DOM: (Ddiva, presente). Espiritualmente falando, um DOM algo que recebemos de Deus, sem ns merecer. Tiago 1:16-17: Meus amados irmos, no se deixem enganar. Toda boa ddiva e todo dom perfeito vm do alto, descendo do Pai das luzes, que no muda como sombras inconstantes.

Definies
MISERICRDIA: A. Lit. olhar para a misria do corao. B. complementar da graa. Graa dar algo no merecido, e misericrdia no dar o merecido. C. A. W. Pink diz respeito da misericrdia, no seu livro Deus soberano: A misericrdia no um direito ao qual o homem faz jus. A misericrdia aquele adorvel atributo de Deus pelo qual Ele tem compaixo dos miserveis e os alivia. Mas, dentro do justo governo de Deus, ningum miservel sem merecer ser miservel. Os objetos da misericrdia, portanto, so os miserveis, e a misria resultado do pecado; conseqentemente, os miserveis merecem o castigo, no a misericrdia. Falar sobre misericrdia merecida uma contradio.

Lucas 6.27-36
Mas eu digo a vocs que esto me ouvindo: Amem os seus inimigos, faam o bem aos que os odeiam, abenoem os que os amaldioam, orem por aqueles que os maltratam. Se algum lhe bater numa face, oferea-lhe tambm a outra. Se algum lhe tirar a capa, no o impea de tirar-lhe a tnica. D a todo aquele que lhe pedir, e se algum tirar o que pertence a voc, no lhe exija que o devolva. Como vocs querem que os outros lhes faam, faam tambm vocs a eles.

Que mrito vocs tero, se amarem aos que os amam? At os pecadores amam aos que os amam. E que mrito tero, se fizerem o bem queles que so bons para com vocs? At os pecadores agem assim. E que mrito tero, se emprestarem a pessoas de quem esperam devoluo? At os pecadores emprestam a pecadores, esperando receber devoluo integral. Amem, porm, os seus inimigos, faamlhes o bem e emprestem a eles, sem esperar receber nada de volta. Ento, a recompensa que tero ser grande e vocs sero filhos do Altssimo, porque ele bondoso para com os ingratos e maus. Sejam misericordiosos, assim como o Pai de vocs misericordioso.

Contexto
Jesus tinha feito muitos milagres em pessoas que com certeza mereciam mais o castigo pelos seus pecados que a misericrdia, e receber sanidade.

1. DEVEMOS EXERCER O DOM DA MISERICRDIA PORQUE SOMOS FILHOS DE DEUS, E ELE MISERICORDIOSO. (v. 36) a. Em toda a Bblia vemos a misericrdia de Deus: Salmo 52:8; J 10:12; xodo 20:4-6; Jonas 4:2; Gnesis 45:4-11

Misericrdia de Deus manifesta em todos os nveis


Nvel Espiritual
Nvel Fsico

M. de indivduos miserveis
Salmo 52:8
J 10:12

M. de naes inteiras
x. 20:4-6; Jonas 4:2
Gnesis 45:4-11

Aqui vemos como Deus exerceu a Sua misericrdia com indivduos e naes inteiras, tanto no nvel espiritual como no fsico Ns tambm devemos agir assim

1. DEVEMOS EXERCER O DOM DA MISERICRDIA PORQUE SOMOS FILHOS DE DEUS, E ELE MISERICORDIOSO. (v. 36)

a. Em toda a Bblia vemos a misericrdia de Deus; Salmo 52:8; J 10:12; xodo 20:4-6; Jonas 4:2; Gnesis 45:4-11

b. Deus exerce a Sua misericrdia ao abenoar queles que no o merecem, e no castigar esses mesmos, baseado no seu merecimento: Ele benigno (ou misericordioso) at para com os ingratos e maus. (v. 35)

2. DEVEMOS EXERCER O DOM DA MISERICRDIA PORQUE DEUS FOI MISERICORDIOSO COM CADA UM DE NS. (Efsios 4:32)
a. uns para com os outros - A misericrdia nunca vai em uma direo s, voc recebe misericrdia e voc tambm tem que dar misericrdia. De fato, voc j recebeu misericrdia de Deus. Voc est vivo! Eu e voc merecemos morrer! b. perdoando uns aos outros - Uma das muitas e mais normalmente esquecidas manifestaes da misericrdia o perdo, porque em definitiva, perdoar no dar para uma pessoa o que ela merecia. E isso misericrdia! c. 1 Joo 2:1-12 - Ele a propiciao pelos nossos pecados, e no somente pelos nossos, mas tambm pelos pecados de todo mundo. No AT o sacrifcio de propiciao afastava a ira de Deus, ou seja, no dava ao povo o castigo que merecia. Isso misericrdia! Esse sacrifcio de Cristo foi feito por todos, por isso temos que prestar ateno aos vs. 9, 10 e 11.

3. DEVEMOS EXERCER O DOM DA MISERICRDIA NO NVEL FSICO, AJUDANDO AOS NECESSITADOS. (Tiago 1:27- 2:16)

a. Sem fazer descriminao (2:1)

b. Sem importar que for (2:8)


i. i. i. Um irmo ou irm em necessidade (2:15-16) Qualquer pobre ou oprimido (Isaas 58:6-7) Nosso inimigo (Lucas 10:33-34)

4. DEVEMOS EXERCER O DOM DA MISERICRDIA, PREGANDO O EVANGELHO A TODA PESSOA, EM TODO LUGAR. (Romanos 1:14-15)

a. Oswald Chambers diz em um dos seus livros:


Eu posso ter o mesmo senso de que sou um devedor a Cristo, esse mesmo senso que Paulo teve, com cada alma perdida que eu encontrar, por cada nao perdida? Ou por ventura estou guardando as benos para mim mesmo? Eu posso compreender o honor espiritual na minha vida como santo quando eu entendo que eu sou um devedor a cada homem sobre a face da terra por causa da Redeno no Senhor Jesus Cristo. Paulo compreendeu que ele devia tudo a Cristo, e foi assim que ele gastou sua vida como uma expresso da sua dvida com o Senhor. A grande caracterstica de Paulo foi que ele entendeu que ele no era o seu prprio dono, e ele nunca esqueceu disso. A vida dele estava baseada nisso!

A argumentao de Paulo mostra que no importa como os homens me tratam, eles nunca me trataro com o dio e desprezo com o que eu tratei Jesus; e sempre que exista uma pessoa que no conhea ao Senhor, eu sou seu devedor para serv-lo at ele O conhecer. No momento no qual eu compreendo que o senhor me serviu at o fim, com todo o meu egocentrismo, egosmo e pecado, nada do que eu possa achar no contato com outros vai parar a minha determinao de servir aos homens por causa de Cristo.

5. DEVEMOS EXERCER O DOM DA MISERICRDIA POR QUE NA BBLIA H ADVERTNCIAS PARA AQUELES QUE NO SO MISERICORDIOSOS.

a. Osias 6:4-6 Que posso fazer com voc, Efraim? Que posso fazer com voc, Jud? Seu amor como a neblina da manh, como o primeiro orvalho que logo evapora. Por isso eu os despedacei por meio dos meus profetas, eu os matei com as palavras da minha boca; os meus juzos reluziram como relmpagos sobre vocs. Pois desejo misericrdia, e no sacrifcios; conhecimento de Deus em vez de holocaustos.

5. DEVEMOS EXERCER O DOM DA MISERICRDIA POR QUE NA BBLIA H ADVERTNCIAS PARA AQUELES QUE NO SO MISERICORDIOSOS. a. Osias 6:4-6. b. Zacarias 7:8-13 E a palavra do SENHOR veio novamente a Zacarias: Assim diz o SENHOR dos Exrcitos: Administrem a verdadeira justia, mostrem misericrdia e compaixo uns para com os outros. No oprimam a viva e o rfo, nem o estrangeiro e o necessitado. Nem tramem maldades uns contra os outros. Mas eles se recusaram a dar ateno; teimosamente viraram as costas e taparam os ouvidos. Endureceram o corao e no ouviram a Lei e as palavras que o SENHOR dos Exrcitos tinha falado, pelo seu Esprito, por meio dos antigos profetas. Por isso o SENHOR dos Exrcitos irou-se muito. Quando eu os chamei, no me deram ouvidos; por isso, quando eles me chamarem, tambm no os ouvirei, diz o SENHOR dos Exrcitos.

5. DEVEMOS EXERCER O DOM DA MISERICRDIA POR QUE NA BBLIA H ADVERTNCIAS PARA AQUELES QUE NO SO MISERICORDIOSOS.

a. Osias 6:4-6. b. Zacarias 7:8-13. c. Mateus 23:23 Ai de vocs, mestres da lei e fariseus, hipcritas! Vocs do o dzimo da hortel, do endro e do cominho, mas tm negligenciado os preceitos mais importantes da lei: a justia, a misericrdia e a fidelidade. d. Tiago 2:13 Porque ser exercido juzo sem misericrdia sobre quem no foi misericordioso. A misericrdia triunfa sobre o juzo!

Concluso
Para sermos filhos de Deus e bons cidados do Reino precisamos exercer o dom da misericrdia, tanto no nvel espiritual como fsico, tanto com indivduos como com naes inteiras.

Fazemos isso por sermos filhos de Deus, e por termos recebido isso do Pai.
Devemos ajudar quele que precisar, sem importar quem for, e devemos levar o evangelho a toda pessoa para que tambm eles venham a receber misericrdia e graa do Senhor, nos lembrando o que Cristo j fez por cada um de ns.

Orao

Anda mungkin juga menyukai