Anda di halaman 1dari 17

SEGURANA E DIVERSIDADE DE GNERO. ABORDAGEM SOBRE O PAPEL DA MULHER TRABALHADORA.

A Evoluo dos Direitos da Mulher


No incio da histria da humanidade os papis entre homem e mulher no eram definidos de forma rgida. As relaes eram poligmicas e as sociedades nmades. Com a descoberda do fogo e da caa as comunidades passaram a se fixar em territrios e os papis sociais foram estipulados. Ao homem cabia a caa e mulher o cuidado com os filhos e com a agricultura.

Com o surgimento da propriedade privada so fixados modelos de sociedade monogmicos, formando os indivduos uma estrutura familiar. No perodo clssico a mulher era vista como ser inferior. As mulheres Gregas e Romanas no possuam direitos polticos e jurdicos, bem como estavam socialmente subordinadas aos homens, sob a justificativa de que eram dotadas de menos racionalidade que os ltimos. O conto hebraico de Ado e Eva era usada para se subjugar a mulher como uma figura insensata e inferior, com um subproduto do homem e causadora de todo o mal, dominada pela cobia e pela vaidade.

Com a Revoluo Industrial as indstrias foram aceitando, como forma de baratear o trabalho, mulheres no mercado. A Primeira Guerra Mundial, assim como a Segunda, tambm abriram espao para a mulher no mercado de trabalho e no comando do lar. A Constituio de 1932 reconheceu direitos polticos s mulheres, bem como direitos trabalhistas como a vedao do trabalho feminino das 22h s 5h e a proibio do trabalho das mulheres grvidas. A Constituio Federal de 1988 reconheceu a igualdade formal entre homens e mulheres. Em 2006 surgiu a Lei 11.340 (Lei Maria da Penha) que busca o combate violncia de gnero e a igualdade material entre homens e mulheres.

Assim, passamos por um perodo de transio entre uma sociedade patriarcal (baseada no autoritarismo, obedincia, controle e viglncia), para um modelo de parceria e de cooperao baseado no consenso e na participao do homem e da mulher na unidade familiar. O patriarca sofria pois era atribudo a ele somente o difcil papel de punir e era privado de um contato mais prximo com os filhos. A esposa e os filhos tambm sofriam. Nesta sociedade de parceria no se olha para o outro como uma coisa e sim enxerga-se o outro como pessoa digna e livre para exercer plenamente a sua capacidade intelectiva. Nesse modelo de sociedade cooperativa a mulher gerencia as tarefas tradicionais de me, de esposa, dona de casa com a atividade profissional, contribuindo com o oramento familiar.

O ser humano est sempre buscando uma nova forma de auto-organizao, e esta forma participativa a que vem ganhando espao dentro da sociedade. No entanto, infelizmente, o preconceito contra a mulher ainda se mantm, tanto que as mulheres, atualmente, representam 41% da fora de trabalho, mas apenas 24% ocupam cargos de gerncia. Tambm ainda persistem as desigualdades salariais, principalmente nas funes menos qualificadas.

Alm disso, so assustadores os ndices de violncia domstica e familiar contra a mulher, sendo tal violncia o maior ndice de morte entre mulheres.
Tambm, ainda persistem os casos de violncia contra as mulheres em seu ambiente de trabalho (assdio sexual), e o tratamento de mulher objeto, usando o corpo da mulher como objeto sexual nas propagandas publicitrias.

A Violncia de Gnero
a violncia praticada contra a mulher pelo homem por consider-la um ser inferior, fruto de uma sociedade que coloca a mulher em posio de submiso e de passividade e atribui ao homem um papel social mais importante e superior ao papel desempenhado pela mulher. A sociedade patriarcal formada pela vtima e seu algoz e ambos se mantm em um ciclo de violncia conjugal que crescente e cclico. O agressor vtima da prpria sociedade patriarcal e por isso que ele precisa de tratamento para reestuturar seus conceitos sobre famlia.

Os homens agridem as mulheres, na sua tica, com finalidade educativa e algumas mulheres entendem corretas tais atitudes, porque pensam que fizeram algo de errado e que por isso deveriam ser punidas, nas frases clssicas: : Se no obedecer apanha! Se no minha no vai ser de mais ningum! .

Assertividade x Passividade

A Lei Maria da Penha


Para se combater a violncia nos lares, silenciosa e que o Estado no tem controle e tambm em razo de clamor internacional foi criada uma lei especfica para a proteo da mulher. Tal legislao trouxe um tratamento mais severo ao agressor, aumentando penas, e possibilitando a priso preventiva e em flagrante, bem como vedando a doao de cestas bsicas e de aplicao da Lei 9.099/95, assim como previu a criao de um juizado de violncia domstica e familiar mulher. Propiciou medidas de proteo e de assistncia mulher, visando um apoio do Estado, dando maior segurana vtima para delatar o seu algoz, alm de prever medidas de educao ao agressor.

CAUSAS DA VIOLNCIA DOMSTICA


Modelo social patriarcal (sentimento de posse e de dominao cime e a insatisfao pelo trmino do relacionamento); lcool; Drogas; Dependncia econmica da mulher; Dependncia afetiva e psicolgica que adquirida pelo papel social, visto que os papis de me, de esposa e de filha pressupem uma tica de amor incondicional, de sacrifcio, de abnegao. Assim, a mulher apanha porque fez algo errado; Naturalidade ao encarar o tema.

Das Formas da Violncia Domstica e familiar, segundo a Lei 11.340/06

Violncia psicolgica; Violncia moral; Violncia patrimonial. Violncia fsica; Violncia sexual;

Abrangncia da Lei 11.340/06:


Violncia Domstica: indivduos que convivem no mesmo lar, independente de relao de parentesco ( repblica de estudantes, empregados domsticos). Violncia Familiar: praticada entre parenteses por laos naturais ou por afinidade, independente de coabitao. Violncia Afetiva: praticada pelo companheiro, excompanheiro, marido, ex-marido, namorados, exnamorados, independente de coabitao. Sujeito Ativo: o homem ou a mulher. Sujeito Passivo: a mulher.

Perfil da vtima e do agressor e dados da Delegacia de Polcia para a mulher :


Vtimas: mulheres em idade produtiva (entre 18 e 40 anos), com baixo nvel econmico e cultural. Agressor: homens em idade produtiva (entre 18 e 40 anos), com baixo nvel econmico e cultural. Nmero de ocorrncias policiais: prximo de 6.000 ocorrncias.

O servio da Delegacia de Polcia para a mulher:


Registro policial: espao reservado. Medidas Protetivas: o pedido de medida protetiva j pode ser solicitado ao Poder judicirio no momento do registro. Medidas de Assistncia: ao realizar o registro poder a mulher solicitar medidas de assistncia como o encaminhamento casa de abrigo e o acompanhamento de agentes da delegacia para busca de pertences pessoais, evitando com isso um novo confronto com o agressor. Servio de Assistncia Social.

Encerramento:
Percebemos, portanto, que a violncia contra a mulher um problema milenar. A sociedade ao longo dos anos colocou a mulher em uma posio de total submisso e passividade. Muitas sofreram caladas toda forma de agresso em seus lares, atos praticados por aqueles em que depositaram todo amor e confiana. As mulheres no tinham escolhas, o pai e o marido quem tomavam as decises por elas.

Ao longo do tempo, as mulheres foram conquistando espaos, principalmente no momento em que comearam a se inserir no mercado de trabalho. Assim, mostra-se primordial o rompimento com o sistema patriarcal e o reconhecimento por parte de toda a sociedade deste modelo de unidade familiar cooperativa, marcada pelo respeito mtuo entre os companheiros. O combate a violncia de gnero est no aspecto cultural, vencido este entrave, teremos lares mais saudveis e felizes.

Anda mungkin juga menyukai