Anda di halaman 1dari 31

UFCD 6710 Reaes de Precipitao e de Equilbrio Heterogneo

MINERALIZAO
E

DESMINERALIZAO
DAS

GUAS

MINERALIZAO DAS GUAS NATURAIS


A mineralizao das guas naturais d-se enquanto estas correm em aquferos subterrneos e entram em contacto com as rochas.

O tempo de contacto e o tipo de rochas vai influenciar os nveis de quantidade e diferenciao da mineralizao.

Os minerais mais comuns nas guas naturais so o clcio, o fsforo, o magnsio, o potssio, o sdio, o ferro, o fluoreto e a slica.

A mineralizao das guas tambm influenciada pela dissoluo de dixido de carbono, CO2 da atmosfera

Os minerais incorporam-se nas guas por dissoluo As partculas do soluto ficam rodeadas por partculas do solvente

Ocorre a sequncia de processos

A gua normalmente um bom solvente

Dissoluo de um sal em gua:

Por exemplo:
Cloreto de sdio (s) + gua (l)
Soluto Solvente Cloreto de sdio (aq) Soluo

Soluto substncia que existe em menor quantidade e que se pretende dissolver.

Solvente substncia que existe em maior quantidade e na qual se dissolve o soluto.


Soluo resultado da juno de um soluto e de um solvente.

Salinidade a medida da quantidade de sais existentes em massas de gua naturais - um oceano, um lago, um esturio ou um aqufero.

Obtm se valores de salinidade medindo a condutividade de uma amostra de gua, em comparao com um padro. Assim, a salinidade no tem unidades. Normalmente expressa em percentagem (%)

Quanto maior a condutividade maior quantidade de sais dissolvidos - salinidade

Principais ies na gua do mar e em gua fluvial

Os ies maioritrios na gua do mar so o Na+ e Cl-, enquanto que nas guas fluviais so o Ca2+ e o HCO3

Em mdia, a salinidade da gua do mar de todo o mundo de 3,5%, embora varie entre oceanos e mares
Salinidade mdia de alguns oceanos e mares:
Oceano Atlntico: 3,54 % Oceano ndico: 3,48 % Oceano Pacfico: 3,45 % Mar Bltico: 0,8 % Mar Mediterrneo: 3,74 % Mar Negro: 1,7 - 1,8 % Golfo Prsico: 4 % Mar Vermelho: 4 % Mar Cspio: 1,3 % Mar Morto: 27 %

Distribuio Global da Salinidade Mdia Anual

Factores que influenciam a dissoluo de um composto inico


os mais importantes so

Temperatura em regra geral, a solubilidade dos sais aumenta com a temperatura ( embora haja excepes como o Na2SO4 ou NaCl ). A solubilidade dos gases tende a diminuir. Presso o efeito da presso mais acentuado nos gases que,
geralmente aumentam a sua solubilidade com um aumento da presso.

Efeito do io comum - a solubilidade diminui se se adicionar ao sistema em equilbrio um composto que tenha um io

comum (igual) ao j existente na soluo

Ex:

Ag2S04 (s) 2 Ag+ (aq) + SO42(aq)

Se forem adicionados soluo sais solveis que contenham o catio prata, Ag+, ou o anio sulfato, SO42 (os ies comuns), o equilbrio evolui no sentido de contrariar essa alterao ( Princpio de Le Chatelier), ou seja, no sentido inverso (da direita para a esquerda); portanto, vai haver uma diminuio da solubilidade do composto.

pH do meio :

Ex: Mg(HO)2 (s) Mg2+ (aq) + 2 HO(aq)

Se aumentar o pH do meio maior quantidade de HO (aq), a solubilidade diminui Se diminuir o pH do meio menor quantidade de HO (aq), a solubilidade aumenta

Formao de ies complexos :

O catio prata tem tendncia a formar complexos com o amonaco, pelo que a solubilidade do cloreto de prata maior em meio aquoso amoniacal do que em gua. As reaces correspondentes so:

Na presena de amonaco, o Ag+ resultante da dissoluo do cloreto de prata vai reagir, dando origem ao complexo diaminoprata, [Ag(NH3)2]+. Como a concentrao de Ag+ diminui, o equilbrio de solubilidade desloca-se para a direita, para compensar essa diminuio. A adio de amonaco faz aumentar a solubilidade do cloreto de prata.

Tempo de dissoluo:
Estado de diviso do sal quanto mais dividido (em p) maior a
superfcie de contacto e a interaco com o solvente dissoluo mais rpida. Agitao facilita o contacto entre o sal e o solvente dissoluo mais rpida.

Aquecimento aumenta a agitao das partculas facilita o contacto entre o sal e o solvente dissoluo mais rpida.

A quantidade de ies clcio, Ca2+ e magnsio, Mg2+, dissolvidos numa gua so um indicativo da sua dureza.

Referem-se trs tipos de dureza Dureza total - que se deve presena predominantemente de ies Ca2+ e Mg2+ Dureza permanente ou no carbonatada - deve - se aos sais solveis de clcio e de magnsio (sulfates, cloretos...) que no so eliminados por ebulio. Dureza temporria - a diferena entre a dureza total e a dureza permanente, estando associada aos ies HCO3 que se eliminam por ebulio.

Dureza temporria = dureza total - dureza permanente

A dureza de uma gua expressa em miligramas de carbonato de clcio por litro (mg de CaCO3 / L), o que equivale a 1 ppm de CaCO3.

Formas de minimizar os efeitos da dureza das guas

por reduo da dureza da gua, usando sistemas de permuta inica

por adio de certos produtos que impedem a precipitao dos carbonatos de clcio e de magnsio

Usando sistemas de permuta inica

Consiste em fazer passar a gua atravs de resinas de permuta de caties, na forma sdica, isto , resinas que tm uma parte aninica ligada a caties sdio. Quando as resinas so atravessadas por uma gua dura, os caties clcio e magnsio vo ocupar o lugar dos caties sdio e estes so arrastados pela gua. Obtm-se, assim, uma gua macia, uma vez que os caties clcio e magnsio foram substitudos pelo catio sdio, o qual no forma sais insolveis.

Reduo dos efeitos da gua dura por aditivos anti-calcrio Consiste em adicionar aos detergentes agentes de complexao, que reagem com o catio clcio e o catio magnsio formando complexos solveis. Deste modo esses caties deixam de estar disponveis para precipitar sob a forma de carbonatos. Um produto muito usado com esta finalidade o EDTA, um cido tetraprtico, que se pode representar de uma forma simplificada por H4Y. A forma desprotonada deste cido, Y4, reage com o catio clcio ou com o catio magnsio, com a formao de complexos solveis: Ca2+ (aq) + Y4 (aq) [CaY]2 (aq)

Mg2+ (aq) + Y4 (aq) [MgYl2 (aq)

Os caties clcio e magnsio ficam "imobilizados" nestes complexos, deixando de ser possvel a precipitao dos respectivos carbonatos.

Como obter gua doce?

Por processos de dessalinizao: Destilao Congelao Osmose inversa

A dessalinizao um dos meios possveis de obter gua potvel em regies onde ela no existe como recurso.

Destilao O processo envolve vaporizao da gua seguida de condensao do vapor de gua pura.

Congelao

Osmose e osmose inversa

A osmose um processo que ocorre espontaneamente quando duas solues esto separadas entre si por uma membrana semipermevel (pode ser atravessada pelo solvente, mas no pelo soluto).

A deslocao do solvente atravs da membrana d-se do lado onde a concentrao de solutos menor para o lado onde a concentrao de solutos maior.

No final, o nvel do solvente mais elevado do lado em que o soluto mais concentrado (a presso osmtica dada pela

diferena de altura do lquido de um e do outro lado da membrana)

O processo natural de osmose pode ser invertido desde que se aplique do lado onde o lquido est mais elevado uma fora superior correspondente presso osmtica. Nesse caso, o fluxo de solvente d-se em sentido oposto e o processo tem a designao de osmose inversa

CURIOSIDADES
O adjectivo relacionado com a salinidade halino, uma vez que a maior parte do sal (na gua do mar) o cloreto de sdio, portanto, um sal derivado de um halogneo. Deste adjectivo, surgiu a palavra corrente termohalina. Estudos recentes mostram que a distribuio da salinidade, sobretudo nos oceanos, tem vindo a ser alterada. As zonas polares esto a diminuir a sua concentrao em minerais devido ao degelo, que aumenta a quantidade de gua doce. Assim, esta alterao pode interferir, num futuro prximo, com as correntes termohalinas, que so geradas pelas diferenas de densidade e salinidade da gua dos oceanos.

Estas interferncias podem mudar o curso das correntes e interferir com o clima mundial, visto que so estas que distribuem a gua fria e quente pelo planeta.

A dessalinizao de gua do mar tem um custo energtico nunca inferior a 6 kWh/m3, mais a energia para bombear e colocar em presso na torneira

No futuro Portugal e o resto do Sul da Europa arriscam-se a ter graves problemas com a falta de gua, o que pode colocar em causa o abastecimento das populaes.

O cenrio traado num relatrio da Comisso Europeia sobre a desertificao e a seca. O investimento na dessalinizao da gua do mar uma das solues defendidas pelos investigadores, como complemento a origens de gua doce subterrnea e superficial.

No mar morto, por este ter grande salinidade e densidade, extremamente fcil flutuar. Os sais minerais presentes na gua que consumimos so, na maior parte das vezes, benficos para a sade. Algumas espcies de animais necessitam de viver em meios de elevada salinidade, como vrias espcies de peixes ou o crocodilo de gua salgada.

Anda mungkin juga menyukai