Anda di halaman 1dari 15

Agrupamento de Escolas de Ferreiras Escola E.B.

2,3 Prof Diamantina Negro

OS PASES DE DIFCIL INDUSTRIALIZAO: O CASO PORTUGUS

N O M E : P E D R O M AT I A S N 2 4 E G U I L H E R M E S I LVA N 11 ANO/TURMA: 8B PROFESSORA: SOFIA AFONSO

NDICE
Introduo; O atraso da Agricultura: As transformaes na agricultura; As tentativas de Modernizao: A poltica regeneradora e o incremento dos transportes; O Fontismo; A tmida industrializao; A dependncia face ao estrangeiro; Alteraes nas estruturas sociais: A runa dos pequenos produtores; A emigrao; Crescimento e limitaes da sociedade burguesa: A formao do operariado; Concluso; Bibliografia.

INTRODUO
Com este trabalho pretendemos aprender mais sobre o caso portugus na difcil industrializao, bem como outros problemas do Sc.XIX.

O ATRASO NA AGRICULTURA
Aps as invases francesas, a revoluo liberal de 1820 e a Guerra Civil, Portugal ficou numa situao de Instabilidade Poltica, Econmica e Social, que contribuiu para o atraso econmico portugus. Todos os outros pases europeus encontravamse na segunda Revoluo Industrial e Portugal mantinha a sua indstria pouco desenvolvida e alguns dos problemas eram: o uso insuficiente de fertilizantes; a existncia de muitos terrenos baldios; a dificuldade no escoamento da produo.

AS TRANSFORMAES NA AGRICULTURA
Devido situao portuguesa em relao ao atraso na agricultura, governantes como Mouzinho da Silveira, comearam a tomar novas medidas, tais como: Aumentar a produo do vinho do Porto, do milho, do arroz e da batata; Introduzir maquinas agrcolas e o uso sistemtico de adubos qumicos; Desenvolver a criao de gado; Transformar terrenos abandonados em terrenos cultivveis.

A POLTICA REGENERADORA E O INCREMENTO DOS TRANSPORTES

Aps a vitria liberalista de 1834, seguiramse vrios anos de revolta e a partir de 1842, Costa Cabral comeou a fazer uma modernizao em Portugal, atravs de mtodos autoritrios. A rainha D. Maria II demitiu Costa Cabral e formou um novo executiva com o Marechal Saldanha. Este perodo chama-se Regenerao.

O FONTISMO
O desenvolvimento da indstria e de um mercado nacional eram preocupaes do Marqus de Pombal. Portugal conheceu progressos significativos: Foi construda uma extensa rede ferroviria; Construo de pontes; Melhoria na rede viria; Introduo do telgrafo elctrico; Remodelao dos correios; Modernizao dos portos e dos faris.

A TMIDA INDUSTRIALIZAO
A produo industrial e o comrcio interno comearam a desenvolver-se e, a partir da dcada de 70, o ritmo da dita industrializao, acelerou. Marqus de tambm se preocupou com a introduo de novas tecnologias. Depois de todo este esforo, Portugal continuou atrasado em relao Europa, que se devia, essencialmente: insuficiente rede de transportes; grande emigrao para o Brasil; falta de pessoas com instruo.

A DEPENDNCIA FACE AO ESTRANGEIRO


Possveis, foram os emprstimos de outros pases, sobretudo da Inglaterra e da Frana, que foram aplicados na modernizao do pas. Isto fez a dvida externa, o que manteve Portugal dependente do estrangeiro. Portugal estava tambm dependente no comrcio estrangeiro. O livre-cambismo interessava aos comerciantes que dedicavamse importao e/ou exportao.

A RUNA DOS PEQUENOS PRODUTORES


A fraca produtividade da economia portuguesa, tornou a sobrevivncia dos pequenos produtores ainda mais difcil, devido s crises agrcolas sucessivas, destacando-se: O fim progressivo dos baldios; Compra de terrenos a pequenos proprietrios; Concorrncia com produtos estrangeiros; Propagao de epidemias.

A EMIGRAO
O aumento populacional e as dificuldades dos pequenos produtores agrcolas levaram a uma grande emigrao, que se dirigia, principalmente para o Brasil. Estes emigrantes foram utilizados na mo-de-obra agrcola, em plantaes de algodo e caf, j que a escravatura tinha sido abolida no Brasil. Chamavam-se brasileiros queles que no hesitavam em mostrar o que ganhavam naquele pas.

CRESCIMENTO E LIMITAES DA SOCIEDADE BURGUESA

Na primeira fase do Liberalismo, a burguesia queria imitar a nobreza, atravs da compra de terras a nobres. Por outro lado, s a partir da Regenerao que a burguesia revelou valores e comportamentos prprios, ao ocupar cargos polticos e sectores de economia. A burguesia portuguesa cresceu de forma limitada.

A FORMAO DO OPERARIADO
Como a burguesia existia em pouco nmero e com capacidade empreendedora, o operariado cresceu lentamente e em reduzido nmero. Em 1871, surgiu a Associao Protectora do Trabalho Nacional e em 1875 fundou-se o Partido Socialista. Contudo, o proletariado portugus teve um peso pouco significativo na vida poltica portuguesa.

CONCLUSO
Com este trabalho conclumos que no sc.XIX, Portugal passou por uma fase de difcil industrializao, como tambm o atraso na agricultura. Aprendemos muito com este trabalho solicitado pela professora.

BIBLIOGRAFIA

Anda mungkin juga menyukai