Anda di halaman 1dari 33

COLGIO TEUTNIA CURSO TCNICO EM ELETROTCNICA DISCIPLINA: ADMINISTRAO DE ENERGIA

CONTEDO PROGRAMTICO
1- CONCEITOS GERAIS DE EFICINCIA ENERGTICA

2- PERDAS DE ENERGIA ELTRICA


3- CUSTOS DE GERAO A DIESEL

4- FATORES QUE ENVOLVEM UM BOM DESEMPENHO DAS INSTALAES (EFICINCIA)

Prof. Ernani Alosio Mallmann

24/11/11

Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.

Antoine Lavoisier(1743-1794

Eficincia energtica:
Qualquer atividade depende do uso de alguma fonte de energia. Dentre as principais, podemos citar: eletricidade, gasolina, lcool, leo diesel, gs natural, solar, elica, biomassa entre outras. A energia usada em diversos sistemas e equipamentos, desde lmpadas, motores eltricos at automveis e fbricas.

Durante o uso, uma parte da energia perdida. O uso inadequado de aparelhos e sistemas leva a outra forma de perda: o desperdcio. Como exemplo bem simples de desperdcio podemos citar uma lmpada acesa em uma sala sem ningum. Tambm um veculo parado em um engarrafamento usa mais energia do que a necessria por conta do tempo que fica parado.

Eficincia energtica:
Outros fatores podem levar ao desperdcio. Um construtor, por exemplo, na inteno de reduzir custos na obra, no isola o "boiler" e os canos de gua quente, pois a conta deste desperdcio ser do consumidor e no do construtor. Esses efeitos se multiplicam medida que a energia vai migrando por todos os setores da economia, da a necessidade de um correto gerenciamento.

Medidas de uso racional, como emprego de equipamentos mais eficientes, utilizao de fontes renovveis de energia, mudanas nos hbitos de consumo, so algumas aes rumo eficincia energtica.

Eficincia energtica:
Vrias indstrias, em seus processos de gesto, adotam o

controle do fator de potncia das instalaes eltricas. Indica qual a percentagem da potncia total fornecida (KVA), efetivamente utilizada como potncia ativa (KW). Mostra o grau de eficincia do uso dos sistema eltricos.

Valores altos (prximo de 1) indicam o uso eficiente da energia eltrica.


Valores baixos evidenciam mau aproveitamento, alm de representar uma sobrecarga para todo o sistema eltrico.

Eficincia energtica
Principais cargas que consomem mais energia reativa, causando um baixo fator de potncia instalao: Motores e transformadores operando em vazio ou com pequenas cargas.
Grandes quantidades de motores de pequeno porte.

Mquinas de solda.
Lmpadas de descarga (fluorescentes, vapor de mercrio, vapor de sdio).

Excesso de bancos de capacitores na instalao.

Eficincia energtica:
Como reduzir o consumo de energia reativa excedente? Analisar as causas (cargas) que levam a utilizao em excesso de energia reativa; Desligar motores trabalhando em vazio; Redimensionar equipamentos super dimensionadas;

Redistribuir cargas pelos diversos circuitos;


Utilizar bancos de capacitores Compensao da energia reativa indutiva atravs da utilizao de capacitores Compensao individual, Compensao por grupos de cargas Compensao geral, Compensao com regulao automtica Compensao combinada e Compensao por motores sncronos.

Eficincia energtica:
O contrato de concesso firmado pelas empresas concessionrias do servio pblico de distribuio de energia eltrica com a ANEEL estabelece a aplicao anual de no mnimo 0,5 % de sua receita operacional lquida, em aes para o combate ao desperdcio de energia eltrica.

Para o cumprimento desta obrigao as concessionrias devem apresentar ANEEL a qualquer tempo, por meio de arquivos eletrnicos, projetos de Eficincia Energtica e Combate ao Desperdcio de Energia Eltrica, observadas as diretrizes estabelecidas na Lei n 9.991, de 24 de julho de 2000 e nas resolues da ANEEL, especficas para eficincia energtica. Outras resolues posteriormente foram emitidas.

Eficincia energtica:
Em 1998, a lei 9.648, criou o Operador Nacional do Sistema - entidade sem fins lucrativos, que atua sob a fiscalizao ANEEL para coordenar e controlar as instalaes de gerao e transmisso de energia eltrica no Sistema Interligado Nacional (SIN). O sistema interligado, com predominncia de usinas hidreltricas, formado por empresas de diversas regies do Pas. O SIN responde por quase toda a capacidade de produo de eletricidade do Brasil - apenas 3,4% dos sistemas existentes esto fora dele, principalmente na regio amaznica. O Ministrio de Minas e Energia MME, inseriu a eficincia energtica no Plano Nacional de Energia (PNE 2030), indicando metas de conservao de energia para os prximos anos.

Eficincia energtica:
No Brasil, em consequncia da crise energtica de 2001, foi sancionada a lei 10.295 (17/10/2001), que dispe sobre a Poltica Nacional de Conservao e Uso Racional de Energia. Conforme a lei, o Poder Executivo desenvolver mecanismos que promovam a eficincia energtica nas edificaes construdas no Pas. Para minimizar os impactos e reduzir os efeitos negativos das mudanas climticas, necessria a adoo de medidas voltadas ao uso racional e eficincia energtica, alm da implementao da gesto de demanda. O setor de energia responsvel pela emisso de 37% dos gases causadores do efeito estufa no mundo.

Eficincia energtica:
A iluminao a principal fonte de consumo de

eletricidade, representando 1/5 de toda a energia eltrica gerada. 15% do total da demanda de energia, no Brasil, consumidor pelo setor comercial. Deste montante, 14% so desperdiados .

O consumo mundial de luz cresce continuamente devido ao aumento da populao e do consumo per capita.

Eficincia energtica:
Economizar energia eltrica sem comprometer a qualidade da

iluminao o objetivo de um sistema de eficincia energtica. Isto se consegue com: uso de lmpadas e reatores mais eficientes e luminrias de melhor qualidade. maior utilizao de luz natural. substituio de lmpadas incandescentes por fluorescentes. Ligar a luz eltrica somente onde no existir iluminao natural suficiente para o desenvolvimento das atividades.

Eficincia energtica - dicas: Iluminao


Desligar as lmpadas de dependncias desocupadas, salvo aquelas que contribuem para a segurana; Evitar pintar os tetos e paredes com cores escuras as quais exigem lmpadas de maior potncia para iluminao do ambiente;

Conservar limpas as janelas e luminrias;


Utilizar telhas transparentes para aproveitamento da iluminao natural;

Dividir os circuitos de iluminao, permitindo a sua utilizao parcial sem prejudicar o conforto;

Eficincia energtica - dicas: Iluminao


Percorrer os diversos setores da indstria, a fim de verificar se

h luminrias operando desnecessariamente ou locais com excesso de iluminncia.


Fazer a limpeza preferencialmente durante o dia. Caso seja realizada noite, deve ser iluminado apenas o setor em que o servio esteja sendo efetuado. Substituir lmpadas incandescentes e mistas por lmpadas mais eficientes; e

Dar preferncia ao uso de lmpadas fluorescentes compactas com o Selo Inmetro.


Instalar dispositivos de controle como sensores de presena, fotoclulas, timers.

Eficincia energtica - dicas: Motores Os motores devem funcionar entre 60 e 90% de sua potncia nominal.

Adotar, sempre que possvel, variadores eletrnicos de velocidade (inversores estticos para corrente alternada). Desligar os motores das mquinas em perodos ociosos (quando estas no estiverem operando), desde que isto no provoque problemas ao equipamento ou instalao eltrica.
Verificar se as caractersticas do motor so adequadas s condies do ambiente onde est instalado (temperatura, atmosfera corrosvel.).

Eficincia energtica - dicas: Motores


Verificar a possibilidade de instalar os motores em locais com melhor ventilao e em ambientes menos agressivos. Evitar utilizar motores superdimensionados. Por ocasio de uma troca, instalar um novo motor com potncia adequada. Considerar a utilizao dos motores de alto rendimento, que apresentam perdas reduzidas e maior vida til, e Na compra de motores novos, dar preferncia ao uso de motores com o Selo Inmetro de Economia de Energia.

Eficincia energtica:
Atualmente, na construo de prdios, est previsto o

gerenciamento do uso da energia. O IDHEA Instituto para o Desenvolvimento da Habitao Ecolgica, trabalha o conceito de construo sustentvel no qual as necessidades habitacionais so atendidas preservando o meio ambiente e os recursos naturais.

Os chamados edifcios verdes se caracterizam pelo uso eficiente de gua e energia, reuso de gua, uso de materiais de construo ecologicamente corretos, entre outros. J existem normas, inclusive no Brasil, porm no obrigatrias para certificao dos Edifcios Verdes.

Eficincia energtica: predial


Pelo sistema de lentes prismticas, a luz distribuda de maneira uniforme no ambiente. Diferentemente de uma iluminao a base de telhas translcidas ou de policarbonato, onde a iluminao pontual e transmissora de calor.

Eficincia energtica:
Visando aumentar a utilizao da iluminao natural e diminuir

o consumo de iluminao, o sistema com lentes prismticas funciona captando a luz do dia como fonte de iluminao, e filtra as radiaes de onda Ultra Violeta e Infra Vermelho, tendo uma reteno total de calor. As lentes so projetadas para absorver 98% de radiaes Ultra Violeta e 100% de Infra Vermelho, assegurando 100% de espectro de luz visvel.

Eficincia energtica - dicas: Instalaes Eltricas


Evite sobrecarregar os circuitos de distribuio e mantenha

bem balanceadas as redes trifsicas.

O condutor superaquecido , normalmente, um sinal de sobrecarga. Deve-se substituir este condutor por outro de maior bitola ou redistribuir a sua carga para outros circuitos.
Verifique as emendas ou conexes. Emendas frouxas ou conexes mal apertadas geram aquecimento, aumentando o consumo. Realize um estudo tcnico-econmico, verificando a possibilidade de instalao de transformadores prximos s cargas solicitantes, e

Eficincia energtica - dicas: Instalaes Eltricas


Para potncias elevadas, d preferncia ao transporte de energia em alta-tenso;

Realize um estudo tcnico-econmico, verificando a possibilidade de instalao de transformadores prximos s cargas solicitantes; e
Realize um estudo tcnico-econmico, verificando a possibilidade de instalao de transformadores prximos s cargas solicitantes.

Eficincia energtica: Condicionamento de ar


Regule o termostato do aparelho para uma temperatura

ambiente que proporcione conforto.

Limpe periodicamente os filtros, trocando-os quando necessrio.


Verifique se as correias dos ventiladores esto ajustadas e perfeitas. Utilize cortinas e persianas para evitar a incidncia de raios solares nos ambientes com condicionares de ar. Sempre que possvel ligue o condicionador de ar uma hora aps o incio do expediente e desligue uma hora antes do seu trmino. Mantenha fechadas as portas e janelas nos ambientes com condicionadores de ar.

Eficincia energtica: Condicionamento de ar


Sempre que possvel ligue o condicionador de ar uma hora aps o incio do expediente e desligue uma hora antes do seu trmino.

Mantenha fechadas as portas e janelas nos ambientes com condicionadores de ar.


Regule o termostato do aparelho para uma temperatura ambiente que proporcione conforto. Limpe periodicamente os filtros, trocando-os quando necessrio. Utilize cortinas e persianas para evitar a incidncia de raios solares nos ambientes com condicionares de ar. Mantenha fechadas as portas e janelas nos ambientes com condicionadores de ar.

GERAO A DIESEL
DADOS QUE DEVEM SER LEVADOS EM CONSIDERAO Consumos e gastos em leo diesel.

Consumos e gastos em leo lubrificante


Consumos e gastos em aditivos para radiador e leo diesel Custos de manuteno (filtros de leo lubrificante, filtros de leo diesel , filtros de ar e materiais em geral) Custos de mo de obra de manuteno interna e de terceiros. Depreciao em 10 anos do valor do investido. Somando todos valores e dividindo pelos kWh gerados, em mdia o custo chega a 0,60 R$/kWh.

Anda mungkin juga menyukai