Anda di halaman 1dari 19

Nquel

Definio Propriedades Fsicas Aplicaes Ligas de nquel Indstrias em geral

Definio

O nquel se apresenta como um metal branco prateado, similar em muitos aspectos ao metal ferro, porm com uma boa resistncia oxidao e corroso. utilizado principalmente na melhoria de resistncia mecnica a altas temperaturas,Outras propriedades que se destacam so: as condutividades trmica e eltrica, como tambm uma excelente propriedade magntica. Propriedades que fazem do nquel e suas ligas, metais bastante valiosos.

Propriedades Fsicas

Smbolo Qumico: Ni

Nmero Atmico: 28
Peso Atmico: 58,71 Densidade ( 20 C ): 8,9 g/cm3 Ponto de Fuso: 1453C Ponto de Ebulio: 2910C Estrutura Cristalina: CFC

Ligas de nquel

Somando cerca de 14% do nquel usado, as ligas de nquel so empregadas principalmente em servios submetidos a altas temperaturas e corroso. As ligas contendo cromo apresentam uma boa resistncia oxidao em temperaturas elevadas e tambm resistem corroso. Variedades contendo quantidades apropriadas de alumnio e titnio so endurecveis por precipitao e apresentam uma alta resistncia mecnica a temperaturas elevadas.

Exemplos de liga de nquel

Nquel comercialmente puro:Os principais exemplos so o Nquel 200 e o Nquel 201 que contm cerca de 99,5% de Ni. Ambos so particularmente resistentes atmosferas custicas, de halognios em altas temperaturas; meios onde contenha sais; e meios oxidantes. Ligas binrias: Das categorias que compem as ligas binrias, a mais comum a liga Ni-Cu, tambm conhecida como Mone. Possui resistncia mecnica e dureza maior que as ligas Nquel 200 e 201 devido ao endurecimento por envelhecimento, e equivalente resistncia a corroso. Ligas ternrias: Do quadro de ligas ternrias, destaca-se a composio NiCr-Fe Os principais componentes do sistema Ni-Cr-Fe so conhecidos comercialmente como Inconel 600, e Incoloy 800.

Exemplos de liga de nquel

Ligas complexas: O sistema Ni-Cr-Fe-Mo-Cu a composio bsica desta categoria. Elas oferecem boa resistncia corroso alveolar ("pitting"), corroso intergranular, corroso sob tenso em meios clorosos e corroso uniforme em uma larga escala de meios oxidantes e redutores. Estas ligas so geralmente usadas em aplicaes envolvendo cidos sulfrico ou fosfrico. Superligas: Ligas de nquel de grande importncia, especialmente desenvolvidas para servios sob condies de alta resistncia mecnica a altas temperaturas. Utilizadas normalmente em turbinas, pois devido a frico aquecem muito, alm da alta velocidade de rotao.
Uma turbina, cujas palhetas esto submetidas a altas temperaturas e tenses, devido a foras centrfuga e vibracional.

Aplicaes
Aos:

As aplicaes dos aos que contm determinadas quantidades de nquel so bastante difundidas na engenharia em geral, onde as vantagens da alta resistncia e da boa ductilidade e tenacidade so exigidas.

Aos-liga :

O nquel utilizado com freqncia, sozinho ou com outros elementos de liga, tais como , cromo ou molibdnio, para permitir o desenvolvimento de uma alta dureza, resistncia e ductilidade. bastante empregado na indstria automotiva, construo civil e outras indstrias, onde se exigem alta resistncia, tenacidade e resistncia ao desgaste e corroso. Porm, uma caracterstica marcante da adio de nquel a diminuio da temperatura de transio dctil-frgil para os aos, geralmente empregados em equipamentos submetidos servios de baixas temperatura.

Aplicaes
Aos inoxidveis austenticos: Possuem uma ampla aplicao de uso do nquel, que est presente em cerca de dois teros dos aos inoxidveis produzidos, onde se inclui o inox mais comum.Possui melhor ductilidade, boa soldabilidade, como tambm resistncia mecnica e proteo corroso e oxidao a altas temperaturas; alm disso, possui ainda tenacidade a baixas temperaturas. Os aos inoxidveis austenticos so normalmente empregados nas indstrias petroqumicas para combater os ataques corrosivos causados pela combusto de gases, vapor e processos qumicos. Os tipos de aplicao so numerosas e as temperaturas envolvidas podem chegar a 1000C ou mais. Recobrimento: O recobrimento conta com mais ou menos 9% do consumo do nquel puro, com a finalidade de melhorar a proteo contra a corroso e dar um acabamento decorativo (associado com cromo) a substratos, incluindo aos, alumnios e plsticos.

Indstrias em geral

consumo de nquel:
Fonte: NiDI, 1996

Cobre

Definio

Propriedades Fsicas
Aplicaes Ligas de Cobre

Definio

O Cobre e suas ligas so o terceiro metal mais utilizado no mundo, perdendo apenas para os aos e para o alumnio e suas ligas. Suas principais caractersticas so as elevadas condutividades eltrica e trmica, boa resistncia corroso e facilidade de fabricao, aliadas a elevadas resistncias mecnica e fadiga.

Propriedades Fsicas

Smbolo Qumico: Cu

Nmero Atmico: 29
Peso Atmico: 63,54 Densidade ( 20 C ): 8,94 g/cm3 Ponto de Fuso: 1083C Ponto de Ebulio: 2562C Estrutura Cristalina: CFC

Ligas de Cobre

Cobre comercialmente puro: a caracterstica mais importante do cobre puro sua condutividade eltrica. Lates: os elementos mais usados nesse tipo de liga so Al, Sn, Si, Fe, Mn, Ni, Pb, P, As. Utilizando-se Al aumenta-se a resistncia a corroso e a consistncia. Adicionando-se estanho e silcio melhora-se as propriedades de deformao. Bronzes: Esta liga formada por cobre e estanho. Tem uma boa resistncia mecnica. Ligas de Cobre-nquel: possui uma boa mecnica e a corroso.

Ligas de Cobre-nquel-zinco:recebem o nome de alpacas. alm de serem resistentes corroso. As alpacas possuem uma colorao esbranquiada, semelhante da prata, muito usada na fabricao de equipamentos para a indstria de laticnios e de soda, vlvulas e assentos de vlvulas para temperaturas elevadas, instrumentos musicais, chaves, acessrios de construo naval, peas ornamentais

Aplicaes

A facilidade de soldagem e/ou a resistncia corroso de alguns meios fazem do cobre o metal apropriado para certos tipos de tubulaes, trocadores de calor, etc.

Conduo de eletricidade a aplicao bsica do cobre. Desde cabos e transformadores de linhas de transmisso e instalaes prediais a aparelhos eltricos e eletrnicos e seus componentes.
Ligas como lato e bronze tm importantes e variadas aplicaes.

Estanho

Definio

Propriedades Fsicas
Aplicaes Ligas de estanho

Definio

um material mole, dctil e malevel, que possui baixa resistncia mecnica e elevada resistncia corroso, sendo empregado na forma de chapas, folhas e fios estanhados e como elemento bsico de certas ligas, como algumas para mancais e soldas, ou como elemento secundrio de ligas importantes, como o bronze.

Propriedades fsicas

Smbolo Qumico: Sn

Nmero Atmico: 50
Peso Atmico: 118,7 Densidade ( 20 C ): 7,29 g/cm3 Ponto de Fuso: 232 C Ponto de Ebulio: 2602C Estrutura Cristalina: Tetragonal

Ligas de estanho

Comercialmente puro: plantas de destilao, no transporte de gua de alta pureza, e outras aplicaes que requerem a utilizao de materiais quimicamente inerte. Solda de estanho antimonial: soldagem de equipamentos eltricos, juntas de tubulaes de cobre, e bobinas de resfriamento de equipamentos refrigeradores.

Solda-prata : Composta basicamente de 95% de Sn e 5% de Ag. Utilizada na soldagem de componentes de aplicao eltrica e de alta temperatura.
Solda-prata euttica: propriedades e aplicaes semelhantes solda prata comum. A nica diferena que possui uma quantidade maior de estanho. Solda-branca : existem dois tipos. Um com 70% de Sn, utilizado na juno e no revestimento de metais, e outro com 60% de Sn, utilizado na soldagem de equipamentos eletro-

Aplicaes

Principal aplicao na estanhao, por imerso a quente ou eletrodeposio, de chapas ou folhas de ao, originando as chamadas folhas de flandres. Tambm bastante utilizado em dispositivos de segurana contra o fogo, em alarmes, metais de soldagem e vedao.

Anda mungkin juga menyukai