Anda di halaman 1dari 78

Avaliao de Formaes

Agustinho Plucenio

ndice
Introduo Mud Logging, Testemunhos (coring) Perfilagems de Poo Aberto Perfilagem de Poo Revestido Integrao Ssmica de superfcie com
perfilagem.

Introduo

Proporcionalmente, o custo de perfilagem de um poo pequeno. Se o poo perfurado no puder ser avaliado perde-se todo o investimento.

Mud Logging
Chama-se Mud Logging o servio que
mantm o registro contnuo de: -Profundidade -Taxa de Penetrao -Deteco de Gs na superfcie e cromatografia. -Descrio litolgica das amostras de calha (shale shaker) -Fluorescncia das amostras de calha. -Caractersticas do fludo de perfurao -Peso sobre a broca (Weight on Bit) -Torque sobre o BHA.

Mud Logging (cont.)


-Taxa de Bombeio. (s vezes usados strokes/min) -Temperatura de entrada da lama -Temperatura de sada da lama - Nvel do tanque de lama

Descrio litolgica
Estes dados fazem parte do Mud Log. O gelogo descrevendo as amostras geralmente um funcionrio da empresa petroleira. Contudo pode ser contratado como um elemento da equipe de Mud Logging. O gelogo do turno responsvel por manter a descrio das amostras de calha para intervalos regulares de profundidade (ex:a cada 10m)

Cabine de Mud Logging

Avaliao de formao (OH)


A perfurao de um poo dividida em fases.
Cada fase caracterizada por um Bit size e uma lama apropriada. Antes de passar para a fase seguinte o poo, ainda aberto, perfilado para a avaliao das formaes perfuradas. Um dos produtos da perfilagem o registro contnuo do dimetro do poo (s vezes em 2 eixos ortogonais). Com estas informaes calcula-se o volume do poo e o volume de cimento a ser usado na cimentao do revestimento.

Perfilagem (Logging)
A perfilagem de um poo o conjunto de
aquisies de dados, obtidos de forma contnua ou estacionria utilizados para avaliar alguma caracterstica da formao ou da mecnica do poo. Os perfis so usados pelos gelogos, geofsicos, engenheiros de reservatrio, engenheiros de perfurao, engenheiros de completao, etc.

Porque perfilar?
Perfis ajudam a definir caractersticas fsicas das
rochas como litologia, porosidade, geometria do poro e permeabilidade. Dados de perfilagem so usados para identificar zonas produtoras, determinar a profundidade e espessura das zonas, distinguir entre leo, gs ou gua em um reservatrio, e para estimar a reserva de hidrocarbonetos. Ainda, mapas geolgicos desenvolvidos a partir de interpretao de perfis ajudam na determinao do relacionamento das facies e na determinao de novas locaes para perfurao.

Algumas definies
Os dois parmetros primrios determinados a
partir dos dados de perfilagem so porosidade (f ) e a frao do espao poroso preenchido com gua de formao (sw ).

Para uma rocha sem folhelho Archie (em 1942)

estabeleceu uma relao entre a resistividade R de um volume unitrio de rocha com a porosidade f, saturao de gua sw e resistividade de gua Rw.
Geralmente a=1,m=2 e n=2
m=fator de cimentao

a .Rw R m n .sw

Para obtermos volume de folhelho

SP, Perfil de Raios Gamma, Neutron Densidade

Para obtermos Rw Para obtermos a resistividade Para obtermos a porosidade

Perfil SP, Xplots R x f

Perfis Eltricos,Induo e Lateralog Perfis Nucleares (Densidade,Neutro) ou snicos

Algumas regies de interesse:

Antes de uma perfilagem:


Para lamas condutivas mede-se:
- Rm,T - Resistividade da lama perfurao e sua Temperatura, -Rmf,T - Resistividade e Temperatura do filtrado da lama de perfurao, -Rmc,T - Resistividade e Temperatura da crosta (mud-cake) formada no teste de filtrado.

SP Potencial Espontneo
O perfil de SP o registro dos potenciais eltricos que ocorrem naturalmente em um poo em funo da profundidade. Como indicado no diagrama, registra-se a diferena de potencial entre um eletrodo na superfcie e outro eletrodo situado dentro do poo.
SP=Potencial de Membrana (Em)+ Potencial de Juno (Ej) Em = -59.2 log10(Rmf/Rw) at 77F

Ej = -11.5 log10(Rmf/Rw) at 77F

SP = -70.7 log10(Rmf/Rw) at 77F

Utilizao do perfil de SP:

Determinao de Rw. Clculo do Volume de Folhelho. (Vsh) Indicador qualitativo de permeabilidade

Utilizao do perfil de SP:

Uma vez definidas as linhas base para o folhelho e para a matriz, O perfil de SP pode indicar a % de folhelho

Determinao de Rw com SP:


Determinao da resistividade da gua de
Formao Rw usando SP

1-Corrige-se SP para Temperatura SSP = -(60 + 0.133Tf) log (Rmf/Rweq)


Tp = Temperatura na profundidade p em F . Rmf= Resistividade do filtrado de Lama em ohm.m . Rweq Resistividade da gua de formao equivalente ohm.m. Rweq = Rmf ( (SSP)/(10(60 + 0.133Tp) ))

Utilizao do perfil de SP:


1-Determine Tp 2-Corrija Rm and Rmf para Tp 3-Encontre SSP 4-Determine a razo Rmf/Rwe 5-Determine Rwe 6-Corrija Rwe to Rw Calculamos Rw necessrio para a determinao da saturao Sw! A partir de Rmf e SSP pode-se achar Rw utilizando cartas como as do Schlumberger Log Interpretation Charts sp-1, sp-2,sp-2m,sp-3,sp4

Carta sp-2 (exemplo):

Perfil de Raios Gama (Gr)


O perfil de Raios Gama um dos principais perfis utilizados em perfilagems pois funciona tanto em poo aberto como em poo revestido permitindo estabelecer um controle de profundidade quando o poo est revestido atravs da correlao da curva registrada.

Alm disso utilizado na determinao do volume de folhelho e determinao de litologia.

Perfil de Raios Gama (Gr)


Os elementos Th, K e U fazem parte de minerais que participam em diferentes percentuais da composio de rochas do tipo folhelho.

Perfil de Raios Gama (Gr)

Sensor para a ferramenta GR

Calibrao da ferramenta GR (American Petroleum Institute)

Padro Primrio para a medida GR (API)

Resoluo x Prof. investigao

Resposta Tpica GR Log

Interpretao I

Interpretao II

Existe 2 tipos de ferramentas:

1-Mede Gr Total 2-Mede contribuio de K,Th e U separadamente

Natural Gamma Ray Tool

Perfil de densidade
Brevssima introduo aos tipos de decaimentos radioativos.
Alguns elementos da tabela perodica so instveis e no processo para alcanar estabilidade emitem radiaes do tipo:

alfa
beta gama A ferramenta de densidade utiliza a radiao gama.

Decaimento alfa

Decaimento beta
Beta particles are electrons or positrons (electrons with positive electric charge, or antielectrons). Beta decay occurs when, in a nucleus with too many protons or too many neutrons, one of the protons or neutrons is transformed into the other.

In beta minus decay, a neutron decays into a proton, an electron, and an antineutrino: n p + e - +. In beta plus decay, a proton decays into a neutron, a positron, and a neutrino: p n + e+ +n.

Decaimento gama

In gamma decay, a nucleus changes from a higher energy state to a lower energy state through the emission of electromagnetic radiation (photons). The number of protons (and neutrons) in the nucleus does not change in this process, so the parent and daughter atoms are the same chemical element. In the gamma decay of a nucleus, the emitted photon and recoiling nucleus each have a well-defined energy after the decay. The characteristic energy is divided between only two particles.

Interao gama tomo


Arthur Holly Compton in 1923 and further verified by his graduate student Y. H. Woo in the years following. Compton earned the 1927 Nobel Prize in Physics for the discovery.
Energia de repouso do eltron Patrick Blackett's the 1948 Nobel Prize in Physics.

Produo de par

In nuclear physics, this occurs when a high-energy photon interacts in the vicinity of a nucleus, allowing the production of an electron and a positron pair without violating conservation of momentum.

Efeito fotoeltrico Efeito Compton 511 kev 1.022 Mev

Energia ( eV )

Perfil de Densidade
Uma fonte radioativa emite raios Gama com energia de 662 Kev e intensidade de ~1.3 Cu 2 Detetores do Tipo Scintilao (Xtal NaI+TuboPM) medem a radiao chegando.

O nmero de colises com espalhamento Compton esta relacionado diretamente com com o nmero de eletrons na formao. Consequentemente, a resposta da ferramenta densidade governada essencialmente pela densidade de eletrons (ne) da formao.

Princpio de funcionamento do Perfil de

Densidade

Definies
Z = Nmero atmico de um elemento que corresponde ao nmero de prtons encontrados no ncleo de seu tomo. No existe dois elementos com o mesmo nmero atmico. A= Nmero de massa.

A= No.de prtons(Z) + No. neutrons no ncleo do tomo.


O nmero de massa de um elemento qumico representado na parte superior do smbolo ou ao seu lado direito: 23Na ou Na-23

Princpio de funcionamento do Perfil de Densidade


1 no ne ln n scL
O nmero de tomos por volume |N de formao (tomos/cc ) (N/A).r O nmero de eltrons por volume ne = 2(Z/A)r 2(Z/A)r=(1/scL) ln(no/n) e ento

r= 1/(scL(2Z/A))ln(no/n) 2Z/A aproximadamente igual a 1 para a maioria das formaes

r = A Bln(n)

Sandstone: (SiO2)
Limestone: (CaCO3) Dolomite:

Z/A = .499
Z/A = .500

(CaMg(CO3)2) Z/A = .499

Compensao do efeito do reboco.

Medidas efetuadas:
-Dimetro do poo ( Caliper in ) -Densidade (Rhob g/cc) -Fator Fotoeltrico (Pef barn/e)

-Correo utilizada na determinao da densidade (controle de qualidade) ( dRho g/cc)

Resposta de algumas substncias:

Interpretao:

Perfil tpico: Rhob


Pef

Caliper

dRho

Perfil de Neutrons
Uma fonte radioativa emite Neutrons com energia de 16Mev e intensidade de 16 Cu.

2 Detetores de Neutrons do tipo detetor proporcional com He3 medem a quandidade de neutrons chegando.
Tanto a gua como hidrocarbonetos possuem o Hidrognio em sua constituio.O hidrognio, dentre a maioria dos elementos encontrados na rocha aquele cuja massa do ncleo mais se assemelha massa do neutron. Isto explica sua alta seco eficaz para espalhamento elstico de neutrons e tambm o mximo decremento logartimo mdio de energia por coliso.

Medidas efetuadas:
Assim a densidade de neutrons termais em um ponto no espao entre fonte e detetor depende somente de: Distncia da fonte (espalhamento geomtrico) Densidade dos tomos que causam espalhamento elstico e inelstico.(Os neutrons de alta energia viajam muito mais longe do que os neutrons termais.) Densidade dos tomos que capturam neutrons. A razo das taxas de contagem dos dois detetores (N/F) proporcional a porosidade da formao f. Para um determinado espaamento fixo dos dois detetores e uma fonte emissora de neutrons com uma determinada energia podemos dizer que para uma faixa de valores de f ;

f= K1 + K2.(N/F)

A leitura da ferramenta de neutro sofre diversas correes ambientais:


Correo por Tamanho do poo, Expessura do reboco, Salinidade da lama, Peso da lama (densidade), Temperatura ,

Presso e
Salidade form. Calcarenito

O perfil de Neutro normalmente corrido combinado com a ferramenta de Densidade.


A entrada com o par ( Rhob, Nphi)
Define a litologia e a porosidade para regies sem a influncia de folhelho.

Veremos mais tarde como corrigir o efeito de Vsh.

Ferramenta snica:

DT=1/2((TT1-TT2)/2 + (TT3-TT4)/2) DT=(1-)DTm + DTf, onde DTm=Tempo de trnsito da rocha matriz. DTf= Tempo de trnsito do fludo da rocha e =Porosidade (snico)

Perfis de Resistividade

Princpio da ferramenta Lateralog

Houve enormes avanos na tecnologia de focalizar a corrente de medida.

Vista da ferramenta DLT-E (Schlumberger)

Resistividade da zona invadida

Imagem com perfil de micro-resistividade

Resistividade com Ferramentas de Induo-Princpio de Funcionamento

Resistividade com Ferramentas de Induo-Princpio de Funcionamento

Resistividade com Ferramentas de Induo-Princpio de Funcionamento

Resistividade com Ferramentas de Induo-Fator Geomtrico

Array Induction Tool (di=10 a 90)

Escolha da tcnica

Permeability logging

Ressonncia magntica

Interpretao rpida
Exemplo perfil Induo/Densidade/Neutron/GR

Cortesia da Petrobras UN SE-AL

Interpretao rpida

Interpretao rpida
Exemplo perfil Induo/Densidade/Neutro/GR

Dados:Cortesia da Petrobras UN SE-AL

Exemplo de uma
Interpretao

de Perfis

LWD-Logging while drilling

LWD-Logging while drilling

Perfilagem em Poos Revestidos


Existem inmeros perfis de poo revestido:
-Perfis para anlise da cimentao -Perfis para anlise da condio do revestimento

-Perfis para determinao da saturao de gua da formao.


-Perfis para determinao de porosidade,

-Perfis para anlise da produo ( Production Logging Tools)


-etc.

Avaliao da Cimentao

Avaliao da Cimentao
1-CBL-VDL-GR-CCL

Determinao da trajetria do poo


A trajetria de um poo o conjunto de dados

profundidade medida, inclinao e azimute da inclinao. A trajetria de um poo pode ser obtida de 3 formas: - Foto (Realizada antes de retirar o BHA para perfilar) - Measure While Drilling (MWD) - Perfilagem com ferramentas direcionais tipo SHDT, GCT, BGT,

Como no se costuma realizar medir a direo


da inclinao dentro do revestimento, a sapata do ltimo revestimento, (casing shoe), utilizada como o ponto onde se considera a profundiade vertical=profundidade medida. (tie-in point)

A partir do tie-in point o conhecimento da

profundidade medida, inclinao e direo da inclinao (azimuth of hole deviation) permite calcular a posio do ponto em 3D. Costuma-se corrigir a direo da inclinao com o valor da declinao magntica do local.

Unidade Perfilagem em Terra

Alguns perfis
Perfis de Resistividade

- Induction Log Dual Induction Log- Dual Lateralog Array Induction Micro-Spherical Log Azimuthal Lateralog Perfis de Porosidade - Litho Density Log Compensated Neutron Log -Borehole Sonic Compensated Log Combinable Magnetic Resonance Log Perfis Litholgicos -GR log, Natural Gamma-Ray Log, Fullbore Formation Microimager Perfis para estudo de campo -Vertical Seismic Profile, Stratigraphic Dipmeter Tool, Offset VSP, Dipole Sonic Imager,etc Perfis amostradores - Chronological Sample Taker, Repeat Formation Tester, Modular Formation Dynamics Tester, etc. Perfis de Imagem - Ultrasonic Borehole Imager,

http://adamite.igs.indiana.edu/indgeol/problems/lessons/rockcycle/index .htm http://www1.slb.com/petr.dir/index.html http://pumpjack.tamu.edu/ http://www1.slb.com/petr.dir/index.html

http://www.pe.utexas.edu/Dept/Reading/general.html
http://www.pe.utexas.edu/Dept/Reading/petroleum.html http://www.aww.co.uk/oil/ http://www.spe.org/cda/2001_otc_front_door/1,1240,3325,00.html http://www.cicpro.com/Pages/cicpro.html

Anda mungkin juga menyukai