Anda di halaman 1dari 9

Brbara Alexandrino Joana Pereira Mafalda Teixeira Rita Serdoura Psicologia 2009

O crebro um conjunto complexo de elementos em que as componentes especializadas que o constituem so interdependentes, ou seja, funcionam de forma integrada. Funo Vincariante Funo do crebro que permite que uma tarefa perdida seja recuperada por uma rea vizinha da zona lesionada. A plasticidade, a redundncia das funes cerebrais explicam o facto de outras regies do crebro poderem substituir as funes afectadas por leses cerebrais.

Auto-organizao permanente
No decorrer da gestao os neurnios dividem-se estabelecendo entre si um nmero incalculvel de ligaes corticalizao. O desenvolvimento do crebro do recm-nascido no est concludo. Nos primeiros seis meses de vida produzem-se imensas modificaes na estrutura do crtex. As vrias capacidades humanas dependem da seleco de boas conexes. Os genes e os estmulos do meio ambiente actuam no desenvolvimento cerebral.

A organizao cerebral e o funcionamento do sistema nervoso ao longo do tempo

Inicialmente
Definidos geneticamente: programa gentico predeterminado; definia a estrutura e as funes das vrias reas em todos os indivduos da espcie humana.

Actualmente
O crebro muito malevel:

o crebro atingia o seu auge e fora no fim da puberdade acabando por se destruir ao longo do tempo.

alterando-se com as experincias, percepes, aces e comportamentos do ser humano. estas modificaes comeam a ocorrer nos primeiros meses de vida.

a capacidade do crebro de se remodelar em funo das experincias do sujeito.

Permite a aprendizagem ao longo da vida.

Quando determinadas reas sofrem leses que comprometem as suas capacidades, os outros neurnios que se encontram nas zonas vizinhas assumem as funes das reas danificadas..

As experincias feitas com cegos adultos que comearam a aprender Braille veio provar neuroadaptabilidade do crebro.

Plasticidade do crebro: motor de individualizao.

Processo de desenvolvimento do crebro muito lento.

Possibilita a influncia do meio e portanto uma maior capacidade de aprendizagem.

INTELIGNCIA ANIMAL

O comportamento animal regese por instintos inatos e reflexos aprendidos: comportamentos aparentemente inteligentes mais no so do que respostas mecnicas a estmulos com origem nos meios externos e interno.

A maior parte dos vertebrados tm capacidade para aprender e resolver problemas: a inteligncia animal est relacionada com o desenvolvimento do sistema nervoso central, particularmente o tamanho e a complexidade do crebro.

Animais como o macaco apresentam alguns processos cognitivos semelhantes aos dos seres humanos, que resolvem problemas recorrendo a estratgias semelhantes s nossas.

ANIMAIS INTELIGENTES

A capacidade de adaptao e a forma de resolver problemas manifestam as capacidades do animal.

http://www.youtube.com/watch?v=CtpDw4cJ5F0&NR=1

NOVAS PERSPECTIVAS
Jane Goodall - dcada de 60

CULTURA TRANSMITIDA DE GERAO EM GERAO: diferentes grupos de chimpazs desenvolviam formas distintas de resolver problemas semelhantes que gesticulavam de um modo que outros a poucos quilmetros de distncia desconheciam.

Anda mungkin juga menyukai