Anda di halaman 1dari 10

Ao se falar de raa e etnia muitas pessoas demonstram total falta de conhecimento e de sensibilidade.

Para eliminar os efeitos destas ideias equivocadas necessrio conhecer como foi realmente montada a ideia de raa e seus conceitos. No existem raas humanas, mas apenas uma, a Raa humana.

O que Raa e Etnia? Raa e etnia no so sinnimos, mas o conceito de raa associado ao de etnia. Etnia uma comunidade humana definida por afinidades lingusticas e culturais. A palavra etnia derivada do grego ethnos, que significa povo.

Quais as diferenas?
A diferena entre raa e etnia, que etnia tambm compreende os fatores culturais, como a nacionalidade, religio, lngua e as tradies, enquanto raa compreende apenas os fatores morfolgicos, como cor de pele, constituio fsica, estatura, etc.

Nesta segunda parte do trabalho vamos abordar os fatores que levam imigrao e emigrao. Pode no parecer mas este tema tem uma forte ligao com o primeiro tema, raas e etnias", porque por vezes as pessoas no imigram/emigram s porque procuram uma vida melhor (mesmo que tambm o sejam), mas o que muitas vezes acontece, que as e que as pessoas tm de "fugir" do seu pais por razoes de xenofobia e etc.. o medo da morte e/ou perseguio fala mais alto e ai que tentam uma novo recomeo, uma nova vida num outro pais. Claro que tambm existem as pessoas que apenas procuram uma vida melhor em termos econmicos e ento tomam a deciso de imigrar/ emigrar. So dois fatores completamente diferentes.

Imigrao e emigrao so fenmenos espontneos relacionados com o ato de estabelecer nova residncia em um pas ou regio diferente do local de origem. Xenofobia na europa: Os padres atuais de migrao internacional: Casos xenofnicos tm tido repercusso internacional. As mortes por motivo de xenofobia tm se tornado pauta de agncias nacionais e supranacionais, as quais buscam reprimir esse tipo de intolerncia social. -Hierarquizao da espcie

humana;
-Superioridade-

Inferioridade;
-Intimidao- ameaa;

-Medo;
-Doena.

Em 2008, foi constatado na Rssia que provavelmente 300 pessoas (em cinco anos) foram mortas por ataques xenofnicos. Recentemente, os dois filhos de uma advogada sofreram seguidas agresses verbais e fsicas de alunos da escola em que estudavam, na Espanha, por serem brasileiros. Em julho de 2011, aproximadamente 80 pessoas morreram em uma exploso de bomba e fuzilamento, realizados por um extremista poltico com motivos xenofnicos, na Noruega.

Associado a esse padro dos fluxos migratrios, outro fator que marca a migrao atualmente a globalizao, esse fenmeno contemporneo responsvel por um aumento significativo da facilidade de deslocamentos e comunicao dos migrantes. O segundo motivo que fez com que a Europa precisasse de trabalhadores migrantes a estrutura etria da populao. A tendncia desse continente de cada vez nascer um nmero menor de pessoas (baixa natalidade) e de aumento da expectativa de vida. Desse modo, os trabalhadores migrantes so necessrios tanto para suprir a quantidade inferior de jovens aptos a trabalhar quanto para pagar os impostos que contribuem para o pagamento do nmero crescente de aposentados.

Estes trs fatores so responsveis por um grande fluxo migratrio para a Europa.
Em relao aos traos dominantes deste fenmeno, o incremento da emigrao para a Europa foi contribudo para o enfraquecimento do movimento transocenico e acompanhou a tendncia global da emigrao intraeuropeia registada igualmente noutros pases europeus durante a segunda metade do sculo XX. A dimenso deste fenmeno nas suas vertentes: emigrao legal e emigrao clandestina e sua expresso em todos os estratos etrios da populao, sobretudo na populao jovem e adulta, confirma a sua antiguidade e as razes histricas deste movimento.

Existem tambm vrias consequncias no que diz respeito emigrao portuguesa: entre elas, o processo de crescimento urbano e industrial, sobretudo na faixa centro e norte litoral do territrio e o aumento dos movimentos da populao com destino aos principais centros urbanos agravando, desta forma, o processo de desertificao do interior que se tem vindo a acentuar no decurso das ltimas dcadas.
Vrias transformaes contriburam para gerar novas oportunidades de emprego, para o aumento do P.N.B. do pas e para uma melhoria significativa do nvel de vida sua populao. Contudo, no bastaram para estancar o fenmeno emigratrio portugus que registou, durante o terceiro quartel do sculo XX uma das fases de maior expanso com destino quer Europa quer mesmo ao continente americano.

Anda mungkin juga menyukai