Anda di halaman 1dari 26

ESPIRITISMO CINCIAS E F

INTRODUO

ESPIRITISMO: o conjunto de princpios e leis, revelados pelos Espritos Superiores. o consolador prometido, que veio no devido tempo, recordar e complementar o que Jesus ensinou, restabelecendo todas as coisas no seu verdadeiro sentido. Entre todos, foi Jesus o prottipo da misericrdia divina, "o tipo mais perfeito que Deus tem oferecido ao homem, para lhe servir de guia e modelo", o prprio Rei Solar.

O espiritismo e seu surgimento


Segundo a viso esprita, os supostos fenmenos medinicos so registrados em diversos lugares e pocas da Histria, desde a Antiguidade, sob diversas formas. Como exemplo dessa viso de realidade religiosa, refere-se: a prtica ancestral de culto aos antepassados, venerando-os ou rendendo-lhes homenagens por meio de diversos rituais;

na cultura judaico-crist encontram-se registrados no Antigo Testamento, nomeadamente a proibio de Moiss prtica da "consulta aos mortos"

no Novo Testamento, a comunicao de Jesus com Moiss e Elias no Monte Tabor.

O espiritismo e seu surgimento


na cultura da Grcia Antiga, a crena em que as almas dos mortos habitavam o submundo e que era possvel entrar em contacto com eles.
Os povos Celtas acreditavam que os espritos regressavam ao mundo dos vivos em certas ocasies ("Samhain"), crena essa que se encontra na origem das populares festas de "halloween". na Idade Moderna, as narrativas sobre fantasmas e assombrao de locais, ilustrada, por exemplo, pela pea de teatro Hamlet, em que o dramaturgo ingls William Shakespeare apresenta o fantasma do rei assassinado demandando vingana ao protagonista, seu filho.

O espiritismo e seu surgimento

Os xams dos povos "primitivos" da sia e Oceania, tambm afirmam ter o dom de comunicao com o alm. Atualmente comum adotar-se a data de 31 de maro de 1848, incio do fenmeno das Irms Fox, como marco inicial das modernas manifestaes medinicas quando se inicia uma fase de manifestaes mais ostensivas e freqentes do que jamais ocorrera, particularmente nos Estados Unidos da Amrica e na Europa

Irms Fox (da esquerda para a direita: Margaret, Kate e Leah).

Isso levou muitos pesquisadores a se debruarem sobre tais fenmenos.

Entre esses pesquisadores destacou-se o professor Hippolyte Lon Denizard Rivail, que mais tarde, sob o pseudnimo de Allan Kardec, com base em uma srie de relatos psicografados, publicou O Livro dos Espritos

O termo espiritismo (do francs antigo "spiritisme", onde "spirit": esprito + "isme": doutrina) surgiu como um neologismo,( um fenmeno lingustico que consiste na criao de uma palavra ou expresso nova), criada pelo pedagogo francs Hippolyte Lon Denizard Rivail para nomear especificamente o corpo de ideias por ele sistematizadas em "O Livro dos Espritos" (1857).

O Livro dos Espritos (Le Livre des Esprits) o primeiro livro sobre a doutrina esprita publicado pelo educador francs Hippolyte Lon Denizard Rivail, em 18 de abril de 1857, sob o pseudnimo Allan Kardec. uma obra bsica do espiritismo, e foi lanado por Kardec aps seus estudos sobre os fenmenos que, segundo muitos pesquisadores da poca, possuam origem medinica, e estavam difundidos por toda a Europa durante o sculo XIX. Apresenta-se na forma de perguntas e respostas, totalizando 1.019 tpicos. Foi o primeiro de uma srie de cinco livros editados pelo pedagogo sobre o mesmo tema.

Fundamentos gerais
O espiritismo, apesar das diversas variaes, de um modo geral fundamenta-se nos seguintes pontos: O homem um esprito temporariamente ligado a um corpo (para Kardec esta ligao feita atravs de uma conexo que denomina de perisprito, um envoltrio semi-material que o corpo espiritual); A alma, especificamente, o esprito que encontra-se ligado, ou no, ao corpo (encarnado ou desencarnado); O esprito, compreendido como individualidade inteligente da Criao, imortal; A reencarnao o processo natural que permite vidas sucessivas (para Kardec com a funo de permitir o aperfeioamento dos espritos, ligado a uma "Lei de Causa e Efeito"); Esta lei procura explicar os acontecimentos da vida atribuindo um "motivo justo", e uma "finalidade proveitosa" para todos os acontecimentos com que se depara o homem, inclusive o sofrimento.

Doutrina
Ns somos espritos imortais
Antes de sermos seres humanos filhos de nossos pais, somos, na verdade, espritos, filhos de Deus. O Esprito o princpio inteligente do Universo, criado por Deus, simples e ignorante, para evoluir e realizar-se individualmente pelos seus prprios esforos. Como espritos, j existiam antes de nascermos e continuaremos a existir, depois da morte fsica. O que mais preocupa os espritas a evoluo integral do homem espiritual, embora no sejam alheios s necessidades do homem material. O esprita no aceita pagamentos por "favores" conseguidos por seu intermdio. Ele cumpre risca o "Da de graa o que de graa recebestes." Toda a prtica esprita e gratuita.

Doutrina
Tudo isso porque existe dentro dele a vontade insacivel de ajudar aos irmos menos favorecidos. E com este procedimento que vamos mais e mais correligionrios engrossando a fileira dos trabalhadores que do o seu testemunho a esta seara crist. O espiritismo no impe os seus princpios. Convida os interessados em conhec-lo a submeter os seus ensinos ao crivo da razo antes de aceit-los.

O que revela
Revela conceitos novos e mais aprofundados a respeito de Deus, do Universo, dos Homens, dos Espritos e das Leis que regem a vida. Revela, ainda, o que somos, de onde viemos, para onde vamos, qual o objetivo da nossa existncia e qual a razo da dor e do sofrimento. O homem tem o livre-arbtrio para agir, mas responde pelas conseqncias de suas aes. A vida futura reserva aos homens penas e gozos compatveis com o procedimento de respeito ou no Lei de Deus. A prece um ato de adorao a Deus. Est na lei natural e o resultado de um sentimento inato no homem, assim como inata a idia da existncia do Criador. A prece torna melhor o homem. Aquele que ora com fervor e confiana se faz mais forte contra as tentaes do mal e Deus lhe envia bons Espritos para assisti-lo. este um socorro que jamais se lhe recusa, quando pedido com sinceridade.

O que revela
A prtica esprita
Toda a prtica esprita gratuita, como orienta o princpio moral do Evangelho: Dai de graa o que de graa recebestes. A prtica esprita realizada com simplicidade, sem nenhum culto exterior, dentro do princpio cristo de que Deus deve ser adorado em esprito e verdade. O Espiritismo no tem sacerdotes e no adota e nem usa em suas reunies e em suas prticas: altares, imagens, andores, velas, procisses, sacramentos, concesses de indulgncia, paramentos, bebidas alcolicas ou alucingenas, incenso, fumo, talisms, amuletos, horscopos, cartomancia, pirmides, cristais ou quaisquer outros objetos, rituais ou formas de culto exterior

O que revela

A mediunidade, que permite a comunicao dos Espritos com os homens,


uma faculdade que muitas pessoas trazem consigo ao nascer, independentemente da religio ou da diretriz doutrinria de vida que adotem.

Sua posio a outras religies:


O Espiritismo respeita todas as religies e doutrinas, valoriza todos os esforos para a prtica do bem e trabalha pela confraternizao e pela paz entre todos os povos e entre todos os homens, independentemente de sua raa, cor, nacionalidade, crena, nvel cultural ou social. Reconhece, ainda, que o verdadeiro homem de bem o que cumpre a lei de justia, de amor e de caridade, na sua maior pureza. O estudo das obras de Allan Kardec fundamental para o correto conhecimento da Doutrina Esprita

Ritos
O Espiritismo no tem rituais, principalmente por consider-los desnecessrios frente a prtica sincera do amor ao prximo. Importante observar que ele respeita todas as crenas sinceras e suas formas de manifestao. Para o esprita, ritual a liturgia religiosa, repetida sem qualquer significao ou utilidade. H imprecises nessa definio. Primeiro, porque os ritos no se restringem s prticas religiosas, embora esse conceito haja surgido dos estudos desse tipo de atividade cultural. O antroplogo Claude Rivire, em seu livro Ritos Profanos, deixa claro que o chamado "mundo profano" igualmente povoado de ritos, como, por exemplo, os ritos de passagem dos vestibulares e formaturas ou os rituais de celebrao das vitrias dos campeonatos de futebol ou dos shows de rock. Segundo, porque no h, em absoluto, ritual sem significao para aqueles que o praticam. Ao contrrio, o que qualifica uma experincia ritual exatamente o significado que se lhe atribuem os que se organizam em torno dela.

Posio tica do espiritismo


Aborto
Homicdio considerado crime, uma vez que o primeiro de todos os direitos naturais do homem o de viver Ningum tem o direito de tirar a vida, nem a sua prpria os espritos nos adi vertem que quando cometemos o suicdio responderemos como criminosos

Suicdio

Pena de morte contra, ningum tem o direito de atentar contra a vida de seu semelhante.
Eutansia Distansia a doutrina esprita condena , pois que mesmo estando o corpo a sofrer, o esprito aprende , reconsidera reformula, medita tambm contra pois uma atitude mdica visando prolongar a vida do paciente terminal, utiliza meios terapeuticos, cujos efeitos so inuteis, pois no levam a cura ou melhora e s aumentam o sofrimento.

Posio tica do espiritismo


Clulas-tronco e clonagem
O espiritismo concorda em parte, com a utilizao de celulas-tronco, tendo em vista o seguinte:
Clulas-tronco embrionria;

no concorda quando
aps ser retirada das clulas o embrio ser sacrificado,configurando -se o aborto.

concorda quando o embrio no


vingara,ou seja por varias razes o esprito no reencarnar naquele corpo ou no se manter nele, conforme orientao constante de o livro dos espritos, questo 355: h crianas que desde o ventre da me no tem possibilidade de viver

Posio tica do espiritismo


Clonagem reprodutiva,(concorda), realizada com o objetivo de gerar uma
criana.

clonagem teraputica, (no concorda), empregada na produo de clulastronco. Para o espiritismo, a preocupao reside no produto final do processo, ou seja , o embrio, quen poder gerar um novo ser. O espiritismo enfatiza a necessidade do progresso Na questo da cincia , encontramos em a gnese, cap.i,n55 a seguinte afirmao:

caminhando de par com progresso, o espiritismo jamais ser ultrapassado, porque, se novas descobertas lhe demonstrassem estar em erro acerca de um ponto qualquer, ele se modificaria nesse ponto.se uma verdade nova se revelar,ele a aceitar.

A comunidade
Seus adeptos ficam livres da submisso a qualquer religio, por no serem obrigados a coisa nenhuma e nem serem proibidos de nada.

Sobre o carter do centro esprita:


um local que deve atuar como escola e no como igreja. A sua proposta de estudos, sobretudo da matria que trata da reforma ntima das pessoas, dando cincia do papel de cada um de ns na terra, da nossa razo de existir enquanto criaturas teis ao nosso prximo, esclarecimento da nossa condio espiritual no presente e no futuro e, principalmente, a nossa conduta moral. Recomenda a prtica da Caridade, sim, mas de forma ampla no sentido de orientar e informar aos outros sobre os meios de libertaes dos conflitos, das amarguras, das incompreenses e do sofrimento em si e no esse entendimento estreito de que Caridade se resume apenas a dar prato de sopa ou roupas usadas para pobres, para qualificar o doador como bonzinho.

Curiosidade
Allan Kardec no inventou o Espiritismo.

Allan Kardec no inventou ou criou Espiritismo nenhum. A proposta veio de Espritos, atravs de manifestaes espontneas, consideradas como fenmenos, na poca, e ele, que nada tinha a ver com aquilo, fora convidado por alguns amigos para examinar e analisar os tais fenmenos, em suas casas, oportunidade em que foi convidado, pelos Espritos, pela sua condio de pedagogo e educador criterioso, a organizar aqueles ensinamentos em livros e disponibilizar para a humanidade.

Ele (Kardec) foi to honesto e consciente de que a obra no era de sua autoria, que evitou colocar o seu nome famoso na Europa antiga (Denizard Rivail) como autor dos livros e preferiu utilizar-se de um pseudnimo. bom que se saiba que o tal professor Rivail era autor famoso de livros didticos e que tudo o que aparecia com seu nome vendia muito, no apenas na Frana como em toda a Europa.

Mesa branca:
No existe espiritismo mesa branca, alto espiritismo, baixo espiritismo ou qualquer ramificao do Espiritismo, que um s. O hbito de forrar mesas com toalhas de cor branca, na maioria dos centros espritas, nada mais que um hbito de alguns espritas, de certa forma at equivocados tambm, uns talvez achando que a cor branca da toalha ou das roupas das pessoas tem algum significado virtuoso, quando na verdade no existe esta orientao no Espiritismo. Na verdade, no h sequer a necessidade de ter toalhas nas mesas

Medicina e Espiritualidade:
Alguns mdicos, tradicionalmente, sempre afirmaram que os problemas de sade das pessoas nada tm a ver com problemas espirituais, porque estes se resumem as crendices. Hoje existe um curso de Medicina e Espiritualidade, oficial, dentro da USP (Universidade de So Paulo), a maior Universidade do Pas, onde so estudados estes questionamentos que alguns continuam a dizer que so crendices.

Espiritismo no BRASIL
Chico Xavier
Filho do operrio Joo Cndido Xavier e da domstica Maria Joo de Deus. Nasceu a 2 de abril de 1910, na cidade de Pedro Leopoldo. Catlico at o ano de 1927, o Padre Sebastio Scarzelli era seu orientador religioso. Com a obsesso de uma de suas irms, a famlia teve que recorrer ao casal de espritas, Sr. Jos Hermnio Percio e dona Carmem Pena Percio, que aps algumas reunies e o esforo da famlia do Chico, viu-se curada. A partir da, foi mantido o Culto do Evangelho no Lar, at que naquele ano de 1927, o Chico, respeitosamente, despediu-se do bondoso padre, que lhe desejou amparo e proteo no novo caminho.

Chico Xavier

No ano de 1927, funda em Pedro Leopoldo, junto com outras pessoas, o Centro Esprita Luiz Gonzaga. Dos quatro empregos que teve, por 32 anos trabalhou na Escola Modelo do Ministrio da Agricultura, em Pedro Leopoldo e Uberaba, nesta ltima cidade, a partir de 1959, quando para l se transferiu. Chico sempre se sustentou com seu modesto salrio, no onerando a ningum. Aposentou-se como datilgrafo subordinado ao Ministrio da Agricultura. Jamais se locupletou como mdium. Ganhava, dos mais simples aos mais valorizados presentes (canetas, fazendas, carros), mas, de tudo se desfazia educadamente. Dos quatrocentos e doze livros psicografados, os quais pela lei dos homens lhe pertenciam os direitos autorais, de todos se desfez doando-os a federativas espritas e a instituies assistenciais beneficentes, num verdadeiro exemplo vivo de cidadania e amor ao prximo.

CHICO SELA COMPROMISSO COM O ESPRITO EMMANUEL A data do incio do mandato medinico do Chico considerada 8 de julho de 1927, mas o reencontro com seu guia espiritual Emmanuel, deu-se nos fins de julho de 1931 (ver interessante dilogo que se estabeleceu entre os dois, conforme relata o livro \"Chico Xavier Mandato de Amor\", UEM, p. 30-31). QUEM ERA EMMANUEL Senador romano na poca do Cristo, conhecido por Publius Lentulus. De l para c do nosso conhecimento, surge nas figuras do escravo Nestrio, do Padre Manoel de Nbrega (fundador de So Paulo) e do Padre Damiano, reencarnado na Espanha.

Bibliografia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Espiritismo#Bibliografia CARNEIRO, Victor Ribas. ABC do Espiritismo (5a. ed.). Curitiba (PR): Federao Esprita do Paran, 1996. 223p. ISBN 85-7365-001-X DOYLE, Arthur Conan. Histria do Espiritismo. So Paulo, Ed. Pensamento, 1960. LANTIER, Jacques. O Espiritismo. Lisboa: Edies 70, 1980. 196p. RIZZINI, Jorge. J. Herculano Pires, o apstolo de Kardec. So Paulo: Paideia, 2000. 282p. ISBN 0000035491

COMPONENTES

MAURICIO LOUZADA MRCIA CIBELE ROSELI SCHAU ALEXANDRA

Anda mungkin juga menyukai