Anda di halaman 1dari 21

Membrana Celular

Biologia

Tema: Membrana celular

Prof. Marcos Corradini


marcosgdr@hotmail.com

Membrana Celular
1) Constituio da Membrana Celular Sinnimos: Membrana citoplasmtica, Membrana plasmtica e Plasmalema. Presente em todos os tipos de clulas. Visvel somente ao microscpio eletrnico.

Componentes:
a) Fosfolipdios formando uma bicamada. b) Colesterol movimentando-se entre aos fosfolipdios e confere maleabilidade membrana. c) Protenas perifricas (que no atravessam a membrana). d) Protenas integrais (que atravessam a membrana) e criam canais por onde ocorre a passagem de soluto. e) Glicoprotenas e Glicolipdios na superfcie formando o glicoclix.

Membrana Celular
1) Constituio da Membrana Celular

Membrana Celular
2) Propriedades da membrana celular

a) Permeabilidade seletiva: Capacidade que a membrana possui de selecionar as substncias que entram e que saem da clula. b) Baixa tenso superficial: Devido a grande maleabilidade da membrana c) Alta resistncia eltrica: Devido a presena dos fosfolpides que so pssimos condutores de eletricidade. d) Alta resistncia mecnica: Devido a sua grande plasticidade. e) Regenerao: At certos limites a membrana consegue se reconstituir. f) Elasticidade: As molculas de fosfolipdios e colesterol presentes na membrana tornam a estrutura malevel.

Membrana Celular

Video mostrando a membrana celular

Membrana Celular
3) Transporte atravs da membrana

a) Passivo (Sem gasto de energia) No ocorre gasto de energia (ATP) pela clula. Apenas molculas muito pequenas conseguem atravessar a membrana. Existem trs tipos de transporte passivo: difuso simples, difuso facilitada e osmose. I) Difuso Simples (+ -)

Passagem de soluto (partculas moleculares) do meio onde sua concentrao maior para um outro meio onde sua concentrao menor.
Passagem de solutos do meio hipertnico (mais concentrado) para o meio hipotnico (pouco concentrado).

Membrana Celular
3) Transporte atravs da membrana

a) Passivo (Sem gasto de energia) I) Difuso Simples (+ -)

Para ocorrer difuso simples

A membrana deve ser permevel ao soluto


Deve haver diferena na concentrao do soluto dentro e fora da clula.

Membrana Celular
3) Transporte atravs da membrana

a) Passivo (Sem gasto de energia) II) Difuso Facilitada (+ -)

o Passagem de soluto atravs das protenas integrais (permeases), j que no conseguem atravessar a membrana celular.
o As protenas facilitam a entrada e a sada de solutos. Tipos de protenas integrais Canais inicos: permite a passagem de ons e somente abrem aps estmulo. Protenas carreadoras (permeases) transportam aminocidos, glicose, monossacardeos, etc.

Membrana Celular
3) Transporte atravs da membrana

a) Passivo (Sem gasto de energia) III) Osmose (- +)

o Passagem de gua (solvente) atravs da membrana de uma regio hipotnica (pouco concentrada) para outra regio hipertnica (muito concentrada).

Clula Trgida

Clula Plasmolisada

Membrana Celular
3) Transporte atravs da membrana

a) Passivo (Sem gasto de energia) III) Osmose - Passagem de gua (- +)

Vdeo Osmose em alface

Membrana Celular
3) Transporte atravs da membrana

b) Ativo (H gasto de energia) Ocorre contra um gradiente de concentrao e, por isso, a clula gastar energia para transportar a substncia desejada. ( - +) I) Bomba de Sdio e Potssio
[K+] maior dentro da clula. [Na+] maior fora da clula. Poderamos esperar que por difuso, as concentraes se igualassem. Isso no ocorre porque a clula gasta energia para bombear sdio e potssio em sentido contrrio ao da difuso.

3 Na+ so enviados para fora da clula 2 K+ so enviados para dentro da clula O interior da clula torna-se negativo devido ao dficit de cargas positivas no interior da clula

Membrana Celular
3) Transporte atravs da membrana

b) Ativo (H gasto de energia) o Ocorre contra um gradiente de concentrao e, por isso, a clula gastar energia para transportar a substncia desejada. ( - +) II) Endocitose o o englobamento de partculas e microrganismos para o meio intracelular. o Existem dois tipos: fagocitose e pinocitose. Fagocitose: o englobamento de partculas slidas por meio de expanses citoplasmticas denominadas pseudpodes.

Aps o englobamento forma-se um vacolo alimentar ou fagossomo.

Membrana Celular
3) Transporte atravs da membrana

b) Ativo (H gasto de energia) II) Endocitose

Fagocitose:
Funes da fagocitose Alimentao: Amebas Defesa: Glbulos brancos

Vdeo fagocitose

Membrana Celular
3) Transporte atravs da membrana

b) Ativo (H gasto de energia) II) Endocitose

Pinocitose: o englobamento de partculas lquidas as quais tocam a membrana e provocam sua invaginao, formando bolsas que contm o material englobado denominado pinossomo.

Membrana Celular
3) Transporte atravs da membrana

b) Ativo (H gasto de energia) III) Exocitose (clasmocitose) o Eliminao de substncias a partir de bolsas citoplasmticas. o As bolsas contendo o material a ser eliminado aproximam-se da membrana e fundem-se a ela, expelindo seu contedo. o As clulas por exocitose podem eliminar restos metablicos ou secretar produtos teis ao organismo.

Membrana Celular
3) Transporte atravs da membrana

Video Clasmoscitose e Endocitose

Video Transporte Ativo

Membrana Celular
(UFES-90) As molculas de glicose atravessam a membrana celular das clulas intestinais, combinadas com molculas de protenas transportadoras denominadas permeases. Esse processo denominado: a) transporte de massa. b) difuso facilitada. c) endocitose. d) transporte ativo. e) osmose.
Resposta: B

Membrana Celular
(FUVEST-95) Clulas vegetais, como as representadas na figura A, foram colocadas em uma determinada soluo e, no fim do experimento, tinham aspecto semelhante ao da figura B.

Comparando as concentraes do interior da clula na situao inicial ( I ), da soluo externa ( II ) e do interior da clula na situao final ( III ), podemos dizer que:

a) I maior que II. b) I maior que III. c) I menor que II. d) I igual a III. e) III maior que II.

Resposta: C

Membrana Celular
(UFMG-MG) O esquema abaixo representa a concentrao de ons dentro e fora dos glbulos vermelhos. A entrada de K+ e a sada de Na+ dos glbulos vermelhos pode ocorrer por:

a) transporte passivo. b) plasmlise. c) osmose.

d) difuso. e) transporte ativo.

Resposta: E

Membrana Celular
(UERJ-95) Quando ganhamos flores, se quisermos que elas durem mais tempo, devemos mergulh-las dentro dgua e cortarmos, em seguida, a ponta da sua haste. Este procedimento feito com o objetivo de garantir a continuidade da conduo da seiva bruta. Tal fenmeno ocorre graas diferena de osmolaridade entre a planta e o meio onde ela est, que so respectivamente: a) hipotnica e isotnico. b) isotnica e hipotnico. c) hipertnica e isotnico. d) hipotnica e isotnico. e) hipertnica e hipotnico.
Resposta: E

Membrana Celular
(Un. Guarulhos-95) Batatas, antes de serem fritas, so imersas em gua com sal durante alguns minutos e depois escorridas em papel absorvente. Alm de realar o sabor, qual o efeito biolgico acarretado por essa providncia? a) As batatas amolecem tornando-se mais fceis de mastigar. b) A gua com sal hidrata o alimento tornando-o mais volumoso. c) A gua lava o alimento e elimina as bactrias alojadas nas clulas. d) As batatas perdem gua, fritam melhor e tornam-se mais crocantes. e) A gua acelera os processos mitticos, aumentando a massa das batatas.
Resposta: D

Anda mungkin juga menyukai