Anda di halaman 1dari 81

SIAFI

PRINCIPAIS DOCUMENTOS DE ENTRADA DE DADOS

ORAMENTRIOS
Nota de Dotao ND: A Nota de Dotao o documento utilizado para registro das informaes oramentrias elaboradas pela Secretaria de Oramento Federal, ou seja, dos crditos previstos no Oramento Geral da Unio (OGU). Tambm se presta incluso de crditos no OGU no previstos inicialmente e ao registro do desdobramento do Plano Interno e do detalhamento da fonte de recursos.

ORAMENTRIOS
Nota de Dotao ND:
A Nota de Dotao Oramentria a primeira etapa da distribuio oramentria. Esta etapa realizada no SIAFI primeiramente atravs da Nota de Dotao. Com a Nota de Dotao cadastrada no SIAFI possvel alimentar o SIPAC (Sistema Integrado de Patrimnio, Administrao e Contratos) com estes dados. A Nota de Dotao uma operao oramentria de crdito, isto poder ser visto aps a realizao da operao, o saldo da clula oramentria ser acrescido.

ORAMENTRIOS
Nota de Dotao ND:

importante destacar que o SIAFI s visualiza as unidades gestoras, sendo a responsabilidade de distribuir o oramento entre as unidades subordinadas s gestoras do SIPAC.
Para cadastrar notas de dotao, acesse SIPAC Mdulos Oramentrio Movimentaes Movimentaes Oramentrias Nota de Dotao.

NOTA DE DOTAO - ND

NOTA DE DOTAO - ND

ORAMENTRIOS
Nota de Movimentao de Crdito (NC)

Utilizado para registrar a movimentao de crdito oramentrio entre Unidades Gestoras dentro da mesma esfera de governo.
Poder ser utilizada para as descentralizaes internas, tambm conhecidas como Proviso, e para as descentralizaes externas, tambm chamadas de Destaque.

DESCENTRALLIZAO DE CRDITOS

DESCENTRALIZAO DE CRDITOS
Um exemplo da descentralizao de crditos oramentrios seria o destaque de crditos do Ministrio da Agricultura para o Ministrio da Sade, a fim de que este execute um programa de responsabilidade do primeiro.

O programa de trabalho no muda, apenas o executor.


Ex.: Programa de segurana alimentar.

DESCENTRALIZAO DE CRDITOS
A movimentao ou descentralizao de crditos consiste na transferncia, de uma Unidade Gestora para outra, do poder de utilizar crditos oramentrios que lhe tenham sido consignados no oramento (LOA) ou em crditos adicionais. Essa descentralizao pode ser interna, se realizada entre Unidades Gestoras do mesmo rgo; ou externa, se efetuada entre rgos distintos.

DESCENTRALIZAO DE CRDITOS
J a movimentao ou descentralizao de recursos financeiros oriundos do oramento da Unio (LOA), consiste na transferncia de dinheiro entre as Unidades Gestoras que compem o sistema de programao financeira e ocorre sob a forma de liberao de cotas, repasses e sub-repasses para o pagamento de despesas atravs de concesso de limite de saque Conta nica do Tesouro Nacional.

DESCENTRALIZAO DE CRDITOS
Crdito e recurso so duas faces de uma mesma moeda. Ou seja, recurso dinheiro ou saldo de disponibilidade bancria enquanto que o crdito dotao ou autorizao de gasto.

A sequncia basicamente a seguinte:


Primeiramente a Unidade Oramentria ou Administrativa recebe o crdito, de posse do crdito, aps realizar todos os procedimentos (licitatrios ou no) relativos s despesas e estiver em condies de pag-la, solicitar o respectivo recurso para realizar o pagamento.

Portanto, primeiro executa o lado oramentrio (crditos) e, em seguida, a parte financeira (recursos).

DESCENTRALIZAO DE CRDITOS
Descentralizao de crditos: a transferncia de crditos entre unidade gestoras, ou seja, entre a STN e as unidades oramentrias ou administrativas.

DESCENTRALIZAO DE CRDITOS
Descentralizao interna de crditos (proviso): a movimentao de crditos entre unidades gestoras de um mesmo rgo (verticalmente) ou entidades integrantes dos oramentos fiscal e da seguridade social, respeitada fielmente a classificao funcional (art. 2 c/c o art. 3 do Decreto 825/93).

DESCENTRALIZAO DE CRDITOS
Descentralizao externa de crditos (destaque):

a descentralizao de crditos entre unidades gestoras de rgos ou entidades de estruturas diferentes (horizontalmente), respeitada fielmente a classificao funcional (art. 2, pargrafo nico, c/c o art. 3 do Decreto 825/93).

A descentralizao de crditos (no dinheiro!) ocorre conforme demonstrado neste grfico:

COMENTRIOS
1. Quando o rgo Setorial de Programao Financeira (OSPF) do Ministrio da Justia transfere crdito aos seus rgos (departamentos), essa transferncia interna, denominada de proviso.
Esse tipo de transferncia ocorre no sentido vertical, de um ministrio para outro.

2. Quando o OSPF do MJ transfere crdito ao OSPF do MF, essa transferncia externa, chamada de destaque.
Esse tipo de transferncia ocorre no sentido horizontal, de um ministrio para outro.

COMENTRIOS
3. A transferncia de crditos da STN para os OSPF de qualquer ministrio, entidade da administrao indireta e para outro Poder, denomina-se descentralizao de crdito. Recordando, a transferncia interna de crdito chamada de proviso e a externa, destaque.

COMENTRIOS
Entidades no integrantes dos oramentos fiscal e da seguridade social podem receber crdito? Sim, conforme previso no art. 4 do Decreto 825/93.

Essa norma determina que as empresas pblicas federais que no participam dos oramentos fiscal e da seguridade social, mas que executam as atividades de agente financeiro governamental, podero receber crditos em descentralizao, para viabilizar a consecuo de objetivos previstos na lei oramentria.

ORAMENTRIOS
Nota de Movimentao de Crdito (NC)

A descentralizao de crditos a figura pela qual uma unidade oramentria ou administrativa transfere a outras unidades oramentrias ou administrativas o poder de utilizar crditos que lhes forem dotados.
A descentralizao de crditos permite mais flexibilidade e dinamicidade na execuo dos projetos e atividades, podendo ser:

ORAMENTRIOS
Nota de Movimentao de Crdito (NC)

Descentralizao Interna de Crdito ou Proviso: a transferncia de crditos entre unidades gestoras (UG) de um mesmo rgo ou entidade; e Descentralizao Externa de Crdito ou Destaque: a transferncia de crditos entre unidades gestoras de rgos de estruturas administrativas diferentes, de um rgo para outro.

O QUE UMA UNIDADE GESTORA?


Unidade oramentria ou administrativa investida do poder de gerir recursos oramentrios e financeiros, prprios ou sob descentralizao.

O QUE UMA UNIDADE GESTORA?


Unidade oramentria ou administrativa investida do poder de gerir recursos oramentrios e financeiros, prprios ou sob descentralizao.

O QUE UMA UNIDADE GESTORA?


Unidade Gestora a nomenclatura para definir as unidades cadastradas no SIAFI, e que tero a sua disposio oramento prprio. Poderamos dizer que a Unidade Gestora tem acumuladas as caractersticas da unidade oramentria e da administrativa, mas, detalhe, precisam estar cadastradas no SIAFI.

LEMBRE-SE:

Transferncia de crditos entre Unidades Gestoras pertencentes a um mesmo rgo definida como PROVISO.

O QUE UMA UNIDADE ORAMENTRIA?


Entidade da administrao direta, inclusive fundo ou rgo autnomo, da administrao indireta (autarquia, fundao ou empresa estatal) em cujo nome a lei oramentria ou crdito adicional consigna, expressamente, dotaes com vistas sua manuteno e realizao de um determinado programa de trabalho. Constituem desdobramentos dos rgos oramentrios.

O QUE UMA UNIDADE ORAMENTRIA?


Segmento da administrao direta ou administrao indireta a que o oramento da Unio consigna dotaes especficas para a realizao de seus programas de trabalho e sobre os quais exerce o poder de disposio. o menor nvel da classificao institucional, agrupada em rgos oramentrios, entendidos estes como os de maior nvel da classificao institucional.

O QUE UMA UNIDADE ORAMENTRIA?

Unidade Oramentria qualquer unidade, autnoma ou no, que possuam sob sua responsabilidade uma parcela do Oramento do Governo.

O QUE UMA UNIDADE ORAMENTRIA?

O QUE UMA UNIDADE ORAMENTRIA?

O QUE UMA UNIDADE ORAMENTRIA?

O QUE UMA UNIDADE ADMINISTRATIVA?

Aquela que possui trs caractersticas:


pessoal, patrimnio e competncias prprias.

No critrio necessrio ter oramento para se dizer que uma unidade administrativa.

O QUE UMA UNIDADE ADMINISTRATIVA?

Ex.:
Cada departamento de curso na Fundao Universidade Federal de Rondnia representa uma Unidade Administrativa.

O QUE UMA UNIDADE ADMINISTRATIVA?


Unidade administrativa qualquer ncleo de poder da Administrao Pblica, dotado de competncias, que forma um rgo ou entidade da Administrao Pblica. Uma unidade oramentria necessariamente uma unidade administrativa, mas nem sempre o contrrio necessariamente verdadeiro. Alis, excepcionalmente poder acontecer que um rgo pblico receba mais de uma dotao oramentria a ser destinada a unidades administrativas diferentes que o conformam, tal como autoriza o art. 14, pargrafo nico, da Lei 4.320/64.

O QUE UMA UNIDADE ADMINISTRATIVA?


J unidade gestora aquela unidade administrativa que detm competncia para praticar atos de gesto, o que significa dizer que so unidades administrativas autorizadas a gerir recursos oramentrios e financeiros. Portanto, trata-se de ncleo de poder cujos atos decisrios que importem em gastos sero julgados pela Corte de Contas.

O QUE UMA UNIDADE ADMINISTRATIVA?


Alerte-se para o fato de poder haver unidade oramentria que possui mais de uma unidade gestora. Exemplo: uma Secretaria de Educao (rgo) uma unidade oramentria, mas duas de suas unidades administrativas formadoras (ex.: Departamento de Ensino distncia e Departamento de Ensino Bsico) detm poderes para executar determinados atos de despesas (assinar convnio, realizar compras etc).

SIAFI
NOTA DE PR-EMPENHO (PE)

ORAMENTRIOS
Executar o Oramento realizar as despesas pblicas nele previstas e s essas, uma vez que, para que qualquer utilizao de recursos pblicos seja efetuada, a primeira condio que esse gasto tenha sido legal e oficialmente previsto e autorizado pelo Congresso Nacional e que sejam seguidos risca os trs estgios da execuo das despesas previstos na Lei n 4320/64 : empenho, liquidao e pagamento

ORAMENTRIOS
O empenho se consubstancia no momento da emisso da nota de empenho no dia da assinatura do contrato administrativo. Contudo, a lei 8666, ao tratar da abertura da licitao, ou seja, antes da assinatura do contrato administrativo, ele fala em adequao oramentria.
Assim, para abrir uma licitao j exige a lei a adequao oramentria.

ORAMENTRIOS
O art. 7 2, da Lei8.666/96 diz o seguinte:
Art. 7o As licitaes para a execuo de obras e para a prestao de servios obedecero ao disposto neste artigo e, em particular, seguinte sequncia: I - projeto bsico; II - projeto executivo; III - execuo das obras e servios.

ORAMENTRIOS
2o As obras e os servios somente podero ser licitados quando: I - houver projeto bsico aprovado pela autoridade competente e disponvel para exame dos interessados em participar do processo licitatrio; II - existir oramento detalhado em planilhas que expressem a composio de todos os seus custos unitrios; III - houver previso de recursos oramentrios que assegurem o pagamento das obrigaes decorrentes de obras ou servios a serem executadas no exerccio financeiro em curso, de acordo com o respectivo cronograma; IV - o produto dela esperado estiver contemplado nas metas estabelecidas no Plano Plurianual de que trata o art. 165 da Constituio Federal, quando for o caso.

ORAMENTRIOS
Percebe-se ento que j h reserva oramentria quando da abertura de uma licitao para no haver confuso contbil entre os recursos oramentrios no curso de diversas licitaes. Isso quer dizer que, na prtica, quando se abre uma licitao, reserva-se um quantum para ela, pois quando se abrir uma segunda licitao no ser destinado a esta valor referente quela primeira. essa reserva para a licitao que parte da doutrina chamam de pr-empenho. Ateno que o empenho propriamente dito s ocorre quando a licitao se concretiza atravs da assinatura do contrato administrativo.

ORAMENTRIOS
importante ressaltar que no h respaldo legal para o alcunhado pr-empenho, dispondo a lei em verdade da adequao oramentria para abrir licitao. Todavia, como est aos poucos sendo disseminada a expresso pr-empenho importante saber que se trata de reserva oramentria a uma licitao que vai gerar uma futura obrigao de pagamento.

ORAMENTRIOS
Em suma, atualmente se encontra em aplicao a sistemtica do pr-empenho antecedendo esses estgios, j que, aps o recebimento do crdito oramentrio e antes do seu comprometimento para a realizao da despesa, existe uma fase geralmente demorada de licitao obrigatria junto a fornecedores de bens e servios que impe a necessidade de se assegurar o crdito at o trmino do processo licitatrio.

ORAMENTRIOS
Nota de Pr Empenho PE: Permite o registro dos crditos oramentrios prcompromissados, reservando oramento para objetivos especficos, e cumpre etapas com intervalos de tempo desde a deciso administrativa at a efetivao da emisso da Nota de Empenho.

ORAMENTRIOS
Nota de Pr Empenho PE: Permite o registro dos crditos oramentrios prcompromissados, reservando oramento para objetivos especficos, e cumpre etapas com intervalos de tempo desde a deciso administrativa at a efetivao da emisso da Nota de Empenho.

ORAMENTRIOS
Nota de Pr Empenho PE: De posse dos crditos oramentrios, a UG pode emitir pr-empenho para reservar crditos oramentrios em favor dela mesma ou tendo como favorecido outra UG/Gesto, nos casos em que a despesa a ser realizada cumpra etapas com intervalos de tempo desde a deciso administrativa at a emisso da Nota de Empenho. Conclui-se que o pr-empenho no um fim e sim um meio, pois sua emisso, a princpio, precede uma Nota de Empenho, no entanto pode ser anulado ou reforado.

ORAMENTRIOS
Nota de Pr Empenho PE: Antes de emitir o pr-empenho, usando a transao >PE, o usurio deve consultar o saldo da conta contbil 2.9.2.1.1.00.00 - CRDITO DISPONVEL na clula da despesa que se deseja pr-compromissar, atravs da transao >BALANCETE.

ORAMENTRIOS
Nota de Pr Empenho PE: Pr-empenho - refere-se a finalizao da operao, o item data limite identifica a data limite para registro do empenho a ser relacionado ao pr-empenho, a observao/finalidade diz respeito a descrio do objeto do empenho, necessrio preencher todos os itens (esfera, PTRES, fonte, ND, UGR, PI e Valor) de forma correta, pois esse documento ser utilizado quando da emisso da Nota de Empenho.

QUESTO DE CONCURSO
Com relao aos estgios da despesa pblica, assinale a alternativa correta. a) A fixao da despesa consiste na definio da pessoa fsica ou jurdica que ser responsvel pelo fornecimento do bem ou do servio e credor final da operao. b) O empenho depende, para sua formalizao, da emisso da nota de empenho. c) O empenho global feito quando o valor ou montante da despesa no previamente conhecido. d) O pr-empenho tem por finalidade atender aos casos em que a despesa cumpre etapas com intervalos de tempo at a emisso da nota de empenho. e) A liquidao tem por objetivo exclusivo a verificao da importncia a se pagar e da pessoa a quem se deve pagar para extinguir a obrigao.

RESPOSTA
Com relao aos estgios da despesa pblica, assinale a alternativa correta.
a) A fixao da despesa consiste na definio da pessoa fsica ou jurdica que ser responsvel pelo fornecimento do bem ou do servio e credor final da operao. Fixao da despesa: o valor total da despesa estabelecida na LOA. Este valor dever ser igual ao total das receitas previstas (princpio do equilbrio oramentrio). Poderamos denomin-lo de dotao inicial ou apenas dotao. Ateno! Esse no um dos estgios de execuo da despesa, apenas um estgio esttico da lei de oramento, entretanto, o valor fixado inicialmente pode ser alterado durante a execuo do oramento. Ao ser alterado, o resultado da execuo normalmente denominado de dotao atualizada.

RESPOSTA
Com relao aos estgios da despesa pblica, assinale a alternativa correta.
a) A fixao da despesa consiste na definio da pessoa fsica ou jurdica que ser responsvel pelo fornecimento do bem ou do servio e credor final da operao. Fixao da despesa: o valor total da despesa estabelecida na LOA. Este valor dever ser igual ao total das receitas previstas (princpio do equilbrio oramentrio). Poderamos denomin-lo de dotao inicial ou apenas dotao. Exemplo: A LOA foi aprovada com despesa fixada de 10 bilhes. Durante a execuo do oramento o governo realizou diversas aberturas de crditos adicionais (suplementares, especiais e extraordinrios), totalizando 3 bilhes. Nessa situao, a dotao inicial era de 10 bilhes e a dotao atualizada, 13 bilhes.

QUESTO DE CONCURSO
Com relao aos estgios da despesa pblica, assinale a alternativa correta.

b) O empenho depende, para sua formalizao, da emisso da nota de empenho.


Empenho da despesa: o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigao de pagamento pendente ou no de implemento de condio (art. 58, da Lei n 4.320/64). O empenho representa o primeiro estgio de execuo da despesa e emitido pela unidade que recebeu crditos oramentrios consignados no oramento ou por descentralizao de crditos de outro rgo ou unidade oramentria. Com esse estgio (empenho) se inicia efetivamente a execuo da despesa pblica.

QUESTO DE CONCURSO
Com relao aos estgios da despesa pblica, assinale a alternativa correta. b) O empenho depende, para sua formalizao, da emisso da nota de empenho. Esse primeiro estgio, na administrao pblica federal, efetuado no SIAFI utilizando-se o documento Nota de Empenho NE, atravs de transao especfica denominada NE, que se destina a registrar o comprometimento de despesa oramentria, obedecidos os limites estritamente legais. O empenho comporta, em casos de necessidade, o reforo ou a anulao do compromisso de despesa.

QUESTO DE CONCURSO
Com relao aos estgios da despesa pblica, assinale a alternativa correta. b) O empenho depende, para sua formalizao, da emisso da nota de empenho. Empenho da despesa: o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigao de pagamento pendente ou no de implemento de condio. apenas a aposio da assinatura do ordenador de despesa em documento especfico preparado pelo setor de contabilidade. O empenho uma garantia ao fornecedor e ao mesmo tempo um controle dos gastos. Este ato resulta na nota de empenho. Nota de empenho - NE: a materializao do empenho da despesa atravs da NE.

QUESTO DE CONCURSO
Com relao aos estgios da despesa pblica, assinale a alternativa correta. b) O empenho depende, para sua formalizao, da emisso da nota de empenho. Ateno! Em casos especiais previstos na legislao especfica ser dispensada a emisso da nota de empenho (art. 60, 1, da Lei n 4.320/64). O Decreto-Lei 1.875 de 15 de julho de 1981, em seu artigo 4 estabeleceu os casos em que pode ser dispensada a nota de empenho, tais como: Despesas relativas a pessoal e encargos; Contribuio para o PASEP; Amortizao, juros e servios de emprstimos e financiamentos obtidos;

QUESTO DE CONCURSO
Com relao aos estgios da despesa pblica, assinale a alternativa correta. b) O empenho depende, para sua formalizao, da emisso da nota de empenho. Despesas relativas a consumo de gua e energia eltrica, utilizao de servios de telefone, postais e telgrafos e outros que vierem a ser definidos por atos normativos prprios; Despesas provenientes de transferncia por fora de mandamento das Constituies Federal, Estaduais e de Leis Orgnicas de Municpios, e da execuo de convnios, acordos e ajustes, entre entidades de direito privado das quais faam parte como acionistas.

QUESTO DE CONCURSO
Com relao aos estgios da despesa pblica, assinale a alternativa correta. c) O empenho global feito quando o valor ou montante da despesa no previamente conhecido. Modalidades de empenho: Ordinrio: aquele utilizado para realizao de despesas de valor previamente conhecido e cujo pagamento ocorrer de uma s vez. a modalidade de empenho mais utilizada. Estimativo: utilizado para despesas de valor no previamente conhecido e com base peridica, normalmente no homognea, a exemplo das contas de tarifas pblicas, gua, luz, telefone, etc.

QUESTO DE CONCURSO
Com relao aos estgios da despesa pblica, assinale a alternativa correta. c) O empenho global feito quando o valor ou montante da despesa no previamente conhecido. Modalidades de empenho:

Global: um misto das duas modalidades anteriores, o montante da despesa conhecido (empenho ordinrio), entretanto, o pagamento realizado em parcelas (empenho por estimativa). Geralmente essa modalidade de empenho est vinculada a contrato de obras pblicas e pagamentos parcelados.

QUESTO DE CONCURSO
Com relao aos estgios da despesa pblica, assinale a alternativa correta. d) O pr-empenho tem por finalidade atender aos casos em que a despesa cumpre etapas com intervalos de tempo at a emisso da nota de empenho.

O pr-empenho permite o registro dos crditos oramentrios pr-compromissados, reservando oramento para objetivos especficos, e cumpre etapas com intervalos de tempo desde a deciso administrativa at a efetivao da emisso da Nota de Empenho. (STN)

QUESTO DE CONCURSO
e) A liquidao tem por objetivo exclusivo a verificao da importncia a se pagar e da pessoa a quem se deve pagar para extinguir a obrigao.

Consiste na verificao do direito adquirido pelo credor tendo por base os ttulos e documentos comprobatrios do respectivo crdito (art. 63, e 1 e 2 da Lei n 4.320/64). A liquidao compreende o 2 estgio de execuo da despesa e caracterizada pela entrega da obra, bens, materiais ou servios, objeto do contrato com o fornecedor.
Aps a concluso do servio ou entrega dos bens, essa liquidao realizada formalmente no SIAFI, atravs da Nota de Liquidao NL.

QUESTO DE CONCURSO
e) A liquidao tem por objetivo exclusivo a verificao da importncia a se pagar e da pessoa a quem se deve pagar para extinguir a obrigao. A liquidao da despesa pelo servio de contabilidade do rgo, consiste na verificao do direito adquirido pelo credor, tendo por base os ttulos e documentos comprobatrios do respectivo crdito. Na liquidao da despesa verificado se o contrato ou a entrega dos bens adquiridos foi efetivamente cumprido pelo fornecedor.

QUESTO DE CONCURSO
e) A liquidao tem por objetivo exclusivo a verificao da importncia a se pagar e da pessoa a quem se deve pagar para extinguir a obrigao. O 1 do art. 36 do Decreto 93.872/86 determina que essa verificao tem por fim apurar: A origem e o objeto do que se deve pagar; A importncia exata a pagar; A quem se deve pagar a importncia para extinguir a obrigao.

QUESTO DE CONCURSO
e) A liquidao tem por objetivo exclusivo a verificao da importncia a se pagar e da pessoa a quem se deve pagar para extinguir a obrigao. O 2 do art. 36 do Decreto 93.872/86 estabelece que a liquidao da despesa por fornecimentos feitos ou servios prestados ter por base: O contrato, ajuste ou acordo respectivo; A nota de empenho; Os comprovantes da entrega de material ou da prestao efetiva do servio.

SIAFI
NOTA DE EMPENHO (NE)

NOTA DE EMPENHO

NOTA DE EMPENHO

NOTA DE EMPENHO

NOTA DE EMPENHO
Empenho da despesa: o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigao de pagamento pendente ou no de implemento de condio. apenas a aposio da assinatura do ordenador de despesa em documento especfico preparado pelo setor de contabilidade. O empenho uma garantia ao fornecedor e ao mesmo tempo um controle dos gastos. Este ato resulta na nota de empenho. Nota de empenho - NE: a materializao do empenho da despesa atravs da NE. Ateno! Em casos especiais previstos na legislao especfica ser dispensada a emisso da nota de empenho (art. 60, 1, da Lei n 4.320/64).

NOTA DE EMPENHO
Ateno! Em casos especiais previstos na legislao especfica ser dispensada a emisso da nota de empenho (art. 60, 1, da Lei n 4.320/64). Despesas relativas a pessoal e encargos; Contribuio para o PASEP; Amortizao, juros e servios de emprstimos e financiamentos obtidos; Despesas relativas a consumo de gua e energia eltrica, utilizao de servios de telefone, postais e telgrafos e outros que vierem a ser definidos por atos normativos prprios; Despesas provenientes de transferncia por fora de mandamento das Constituies Federal, Estaduais e de Leis Orgnicas de Municpios, e da execuo de convnios, acordos e ajustes, entre entidades de direito privado das quais faam parte como acionistas.

ROTINA PARA EMISSO DA NOTA DE EMPENHO

Visando um melhor acompanhamento e demonstrar um nvel mais detalhado na execuo oramentria, foram promovidas alteraes na emisso da Nota de Empenho.

QUESTO DE CONCURSO
O Empenho o ato emanado da autoridade competente que cria para o Estado uma obrigao de pagamento pendente ou no de implemento de condio. Nesse contexto, o ato emanado da autoridade competente para atender s despesas contratuais de aluguis enquadrado na modalidade de empenho:

a) fixo d) ordinrio

b) estimativo c) integral e) global

COMENTRIO - QUESTO DE CONCURSO


O empenho representa o primeiro estgio da despesa oramentria. registrado no momento da contratao do servio, aquisio do material ou bem, obra e amortizao da dvida. Segundo o art. 58 da Lei n 4.320/1964, empenho o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigao de pagamento pendente ou no de implemento de condio.

Consiste na reserva de dotao oramentria para um fim especfico.

COMENTRIO - QUESTO DE CONCURSO


Os empenhos podem ser classificados em:
- Ordinrio: tipo de empenho utilizado para as despesas de valor fixo e previamente determinado, cujo pagamento deva ocorrer de uma s vez; - Estimativo: empenho utilizado para as despesas cujo montante no se pode determinar previamente, tais como servios de fornecimento de gua e energia eltrica, aquisio de combustveis e lubrificantes e outros; e - Global: empenho utilizado para despesas contratuais ou outras de valor determinado, sujeitas a parcelamento, como, por exemplo, os compromissos decorrentes de aluguis.

QUESTO DE CONCURSO
Em relao ao processo de execuo oramentria, considere: I. A emisso da nota de empenho dispensada no caso das despesas cujo montante exato no possa ser determinado.

II. O Ministrio Pblico promover a limitao de pagamento de despesas liquidadas quando a realizao da receita no comportar o cumprimento das metas de resultado primrio.
III. A entrega de numerrio a servidor, no regime de adiantamento, sempre deve ser precedida de empenho na dotao prpria com o fim de realizar despesas. IV. A execuo de despesas decorrentes de estado de calamidade pblica e no fixadas no oramento devem ser precedidas da abertura de crditos extraordinrios.

Est correto o que se afirma APENAS em


a) I e II. e) I, III e IV. b) II e III. c) III e IV. d) II, III e IV.

COMENTRIO - QUESTO DE CONCURSO


I. A emisso da nota de empenho dispensada no caso das despesas cujo montante exato no possa ser determinado. ERRADA. dispensada em casos especiais previstos na legislao especfica. II. O Ministrio Pblico promover a limitao de pagamento de despesas liquidadas quando a realizao da receita no comportar o cumprimento das metas de resultado primrio. ERRADA. A limitao ser com relao ao empenho. Se a despesa j foi empenhada e liquidada, somente restando o pagamento, no h que se falar nessa limitao, que imposta aos Poderes e ao MP.

COMENTRIO - QUESTO DE CONCURSO


III. A entrega de numerrio a servidor, no regime de adiantamento, sempre deve ser precedida de empenho na dotao prpria com o fim de realizar despesas. CORRETA. Lei 4.320 Art. 68. O regime de adiantamento aplicvel aos casos de despesas expressamente definidos em lei e consiste na entrega de numerrio a servidor, sempre precedida de empenho na dotao prpria para o fim de realizar despesas, que no possam subordinar-se ao processo normal de aplicao. IV. A execuo de despesas decorrentes de estado de calamidade pblica e no fixadas no oramento devem ser precedidas da abertura de crditos extraordinrios. CORRETA. Lei 4.320, Art. 41. Os crditos adicionais classificam-se em: III - extraordinrios, os destinados a despesas urgentes e imprevistas, em caso de guerra, comoo intestina ou calamidade pblica.

Anda mungkin juga menyukai