Anda di halaman 1dari 19

A experincia da AQUAVET na investigao de doenas de peixes nativos

Henrique Csar Pereira Figueiredo; Carlos Augusto Gomes Leal; Glucia Frasnelli Mian; Daniela Tupy de Godoy; Ulisses de Pdua Pereira Glei dos Anjos de Carvalho-Castro; Frederico Costa Carina Oliveira Lopes e Dircia Aparecida Custdio

Vincyus Iga Graduando em Eng. de Pesca vinicyusigoa@ig.com.br

Tiago Jorge Pedrosa Graduando em Eng. de Pesca tiagotjbarros@hotmail.com

Universidade Federal de Alagoas

REPRODUO
Principais dificuldades na aquisio de reprodutores:

capturar no ambiente natural:


   

riscos histrico sanitrio desconhecido; dificuldade adicional no ingesto de rao; soluo tanques de quarentena (fcil observao e tratamento); ectoparasita comuns Argulus sp. piolho de peixe.
Hiperemia e hemorragias cutneas Uceraes

adquirir de outras fazendas;


 

vantagem possui histrico sanitrio conhecido maior segurana; cuidados sanitrios tanques de quarentena (fcil observao e tratamento).

LARVICULTURA
Sensibilidade as variaes do ambiente:

qualidade da gua; temperatura; etc. eroso da nadadeira caudal; formao de manchas brancas na regio da cabea.

Flavobacterium columnare (causador da columnariose):


LARVICULTURA
Principais fatores de risco:

excesso de matria orgnica (principalmente rao) em incubadoras e tanques; altas densidades de estocagem; estresse nos animais com treinamento alimentar (peixes carnvoros); transio de dieta; classificao das larvas e limpeza das incubadoras, entre outros. salinizao da gua, associada a correo do problema (fatores de risco); Uso de vitaminas com ao imunoestimulante (vitaminas C e E) na rao;

Soluo:

CASO CLNICO I
Caracterizao da propriedade:

recria e engorda de Pintado da Amaznia hbrido (Rhamdia sebae x P. fasciatum); cultivo em tanques de terra. surtos de mortandade de alevinos aps povoamento; alevinos adquiridos de apenas uma larvicultura;


Histrico do problema:

Tratamentos

oxitetraciclina na rao (evitar surtos de columnariose).

CASO CLNICO I
Sintomatologia clnica:

hiperemia e hemorragias em diferentes regies do corpo (olho, base das nadadeiras e ao redor da boca); natao na superfcie, acumulo de animais na entrada de gua e nas bordas do tanque. Avaliao parasitolgica: no foram verificadas infestaes parasitrias significativas; Exame bacteriolgico: resultados positivos por Aeromonas hydrophila patognica, confirmado por PCR-RFLP e deteco de genes de virulncia do sistema de secreo do tipo III; Teste de resistncia dos isolados bacterianos frente antibiticos: as amostras de A. hydrophila isoladas a partir dos peixes doentes mostraram-se resistentes oxitetraciclina e outros antibiticos.

Exames clnicos e laboratoriais:

CASO CLNICO I
Tratamentos e controle:

tratamento com antibiticos hydrophila);




combater as infeces (Aeromonas

escolha baseada no teste de resistncia. inspeo e coleta de animais para exame parasitolgico/bacteriolgico antes da entrada na propriedade; povoamento dos peixes inicialmente em tanque isolado quarentena; manejo sanitrio criterioso;

procedimento padro:


 

Diagnstico final:

Infeco por Aeromonas hydrophila resistentes a oxitetraciclina; Principais fatores de risco:


 

estresse do manejo; transporte.

ALEVINAGEM E ENGORDA
Os problemas sanitrios observados na alevinagem sero reflexo da sanidade empregada durante a reproduo e larvicultura!

Principais entraves:

Bactrias e Parasitas
Aeromonas hydrophila

Flavobacterium columnare

Ichthyophthirius multifilis

ALEVINAGEM
Perodo ps povoamento o 1 ponto crtico
Tanques-rede se tornam mais vulnerveis Surtos de columnariose so observados em todos os povoamentos em muitas fazendas, alm de parasitas. Tanques de terra: Principais problemas: Efeitos sazonais do ambiente e qualidade de gua Os surtos por Ichthyophthirius multifilis so um dos principais problemas sanitrios para esse tipo de cultivo.

ALEVINAGEM
Tratamentos: Mais complexo em tanques-rede, principalmente pela dificuldade de tratamento via banho. Adio de antibitico a rao pode minimizar Preveno antes do povoamento, nutrio reforada nos primeiros meses (vitaminas), reduo de estocagem e banhos tticos nas primeiras semanas.

Os tratamentos em tanques de terra se tornam mais fceis que os tratamentos em tanques-rede!

ENGORDA

Aeromonas hydrophila

Ichthyophthirius multifilis

Hiperemia; hemorragia ao redor da boca, base da nadadeira e olhos; natao erratica etc.

Hiperemia e hemorragia cutnea, devido ao prurido.

CASO CLNICO II
Caracterizao da propriedade:

recria e engorda de Tambaqui (Colossoma macropomum) em tanque de terra. surtos de mortandade de alevinos povoados com animais de 30g; Nos dias anteriores houve queda na temperatura; Declnio no consumo de rao nos ltimos 15 dias; Alguns animais apresentavam eroso da nadadeira caudal. Avaliao parasitolgica: alta infestao por Ichthyopthirius multifilis. Exame bacteriolgico: Flavobacterium columnare

Histrico do problema:

Exames clnicos e laboratoriais:

CASO CLNICO II
Tratamentos e controle:
O Ichthyopthirius multifilis foi tratado com substncia antiparasitria e para Flavobacterium columnare foi utilizado antibitico; Manejo sanitrio criterioso; Reduo no arraoamento durante as mortalidades; Uso de substncias desinfetantes antes dos povoamentos e Suplementao da rao com vitamina C e E aumnetando a resistcia nessa fase.

Diagnstico final:

Infeco mista por Ichthyopthirius multifilis e Flavobacterium columnare.

NOVAS DESCOBERTAS
Foi identificado pela primeira vez surtos de pintado da Amaznia, causados por Streptococcus agalactiae. Antes s identificado em tilpias. Isso mostra que outros patgenos tm o potencial de transpor a barreira hospedeiro-especfica e ocasionar doenas de peixes nativos cultivados.

Ulcerao na regio caudal

provvel que outros patgenos ocorram e venham a ser descobertos nos prximos anos, com o desenvolvimento e amadurecimento da piscicultura de peixes nativos.

CASO CLNICO III


Caracterizao da propriedade:
Larvicultura localizada na regio Centro-Oeste, especializada na produo de alevinos de surubim hbrido. A

Histrico do problema:
Alta taxa de mortalidade no perodo de reproduo, nas larvas alojadas nas incubadoras. Aps o inicio das mortes, todos os animais vinham a bito 24-48 horas depois.

Sintomatologia clnica:
Larvas com natao anormal, principalmente letargia e escoliose, seguidos de mortalidade massal.

CASO CLNICO III


Exames clnicos e laboratoriais:
Parmetros Limnolgicos: gua proveniente de um poo artesiano apresentava alcalinidade zero, dureza zero e PH 4,5-5 Avaliao parasitolgica: nada encontrado. Exame bacteriolgico: negativo. Avaliao histopatolgica: negativo. Microscopia Eletrnica de Transmisso: nada encontrado

Tratamentos e Resultados:
Foi realizado antibioticoterapia, antiparazitas alm de prticas de Biosegurana. Nenhum obteve resultado positivo!

CASO CLNICO III


Diagnstico final:
No foi possvel determinar com exatido a cauda das mortalidades. O efeito biocida causado sugere que no seja causada por um agente infeccioso. Um possvel desequilbrio hidreletroltico, provocado pelo baixo pH e reduzida concentrao de ons covalentes (ausncia de alcalinidade e dureza), foi uma sugesto para a causa dos problemas.

BIBLIOGRAFIA
FIGUEIREDO, Henrique Csar Pereira et al. A experincia do AQUAVET na investigao de doenas de peixes nativos. Panorama da Aqicultura, Rio de Janeiro, RJ: SRG Grfica e Editora Ltda, v.20, n.120, p. 24-31, jul./ ago. 2010.

OBRIGADO!!!

Anda mungkin juga menyukai