Anda di halaman 1dari 63

lcool

Allison Vieira Guilherme Meireles Juliana Ramos Luiz Gustavo Victor Hugo Pais Belo Horizonte, Maio 2011. Prof.: gda Oliveira

Sumrio
y y

y y

y y

Histrico Produo Hidratao direta Hidratao indireta Fermentao Produo de lcool em gel Grau de pureza Aplicaes Industriais do etanol Solvente Perfume Combustvel Outros lcoois

Histrico da Produo
A produo de lcool no Brasil iniciou-se na Capitania de So Vicente, onde foi montado o primeiro engenho de acar no pas.

Histrico da Indstria do lcool


A indstria de lcool desenvolveu-se na Europa, em meados do sculo XIX e no ltimo quarto desse sculo iniciouse a produo de etanol no Brasil. A 1 Guerra Mundial contribuiu para o desenvolvimento da produo em grande escala, j que o etanol foi utilizado como combustvel lquido de motores de exploso.

Caractersticas
ETANOL:
 Lquido incolor;  Cheiro caracterstico;  Voltil;  Inflamvel;  Solvel em gua;  Ponto de ebulio: 78C;  Baixo ponto de fuso: -144,1C;  Forma molecular: C2H6O;  Massa Molar: 46.06 g.mol-1;  Densidade: 0,789 g.cm-3.

Principais Denominaes
1)

lcool Anidro: o lcool isento de gua, obtido atravs de 2 processos: destilao do lcool comum com benzeno e tratamento do lcool com desidratantes, como o CaO, e posterior destilao.

2)

lcool Hidratado: usado como carburante. o principal componente de bebidas alcolicas.

3)

lcool desnaturado: o lcool comum ao qual so adicionadas substncias de odor e sabor desagradveis para que no seja utilizado na fabricao de bebidas.

Principais Usos
o o o o o o o

Solvente na fabricao de tintas, vernizes e perfumes; Combustvel; Indstrias de Bebidas; Preparao de produtos farmacuticos; Desinfetante; Fluido trmico em termmetros abaixo dos -40C; Produto de partida para vrias snteses orgnicas.

Produo no Brasil

Produo por Estado

Processos
Existem essencialmente trs processos de produo industrial de etanol: A) Hidratao Direta; B) Hidratao Indireta; C) Fermentao.

Matrias-primas por Fermentao


Acares: melao, cana de acar, beterraba;

Amidos: milho, trigo, aveia, arroz, mandioca, batata doce, ervilha, feijo;

Celuloses: madeira, industriais ou agrcolas.

resduos

Mtodos de produo do lcool


Hidratao direta y Hidratao indireta y Fermentao
y
Composto 1-metilciclohexeno, formando 1-metilciclohexanol, na presea do cido sulfrico como catalisador.

Formao de lcoois por hidratao

Hidratao do composto 2-buteno, produzindo lcool 2-butanol.

Formao de lcoois por hidratao


y

Hidratao de Alcinos A monohidratao de alcinos produz um enol, que por ser instvel, sofre tautomeria formando preferencialmente aldedo ou cetona. O nico alcino que produz aldedo o etino.
HC CH + H OH HC = CH2 I OH etenol HC CH3 II O etanal

etino

Formao de Cetonas
H3C C C H + H OH H3C C = CH2
I

H3C C CH3
II

OH propino 2-propenol

O propanona

Polimerizao (PVC, polietileno)

Formao de lcoois por hidratao

HIDRATAO DIRETA DO ETILENO


y y

CH2=CH2 + H2O C2H5OH ( H298 = - 45kJ/mol) Catalisador: H3PO4 em suporte de slica

HIDRATAO INDIRETA DO ETILENO

Fermentao
y

O termo Fermentao vem do latim fervere, que significa ferver. Pasteur demonstrou h mais de sculo ser a fermentao alcolica realizada por um microrganismo na ausncia de oxignio.

Fermentao
y

A Fermentao alcolica um processo biolgico no qual acares como a glicose, frutose e sacarose so convertidos em energia celular com produo de etanol e dixido de carbono como resduos metablicos. Como este processo pode ser realizado sem a presena de oxignio considerado um processo anaerbico.

Mecanismo da fermentao
y

No primeiro passo, o piruvato sofre a descarboxilao em uma reao irreversvel catalisada pela piruvato descarboxilase. Esta reao uma descarboxilao simples e no envolve a oxidao do piruvato. A piruvato descarboxilase requer Mg2+ e tem uma coenzima firmemente ligada, a tiamina pirofosfato.

Mecanismo da fermentao
y

No segundo passo, atravs da ao da lcool desidrogenase, o acetaldedo reduzido a etanol, com a NADH, derivado da atividade da gliceraldedo-3-fosfato desidrogenase, fornecendo o poder redutor.

Fermentao

C6H1206 + 2 Pi + 2ADP 2CO2 + 2ATP + 2H2O

2C2H50H +

Fermentao

Microrganismo: y Saccharomyces cerevisiae, y Zymomonas mobilis (bactria)


y

Processos Industriais de Produo de Etanol

Preparo do Inculo

Clculo de Rendimentos
Rendimento = (produto final) / (peso MP ou S inicial)

Eficincia do Processo = (produto obtido * 100) / (produto terico a partir S inicial)

Eficincia de Fermentao = (produto obtido * 100) / (produto terico a partir S consumido)

Eficincia de Instalao = (produto recuperado * 100) / (produto terico a partir S inicial)

Fermentao a partir da cana de acar

Produo de Etanol acoplada a de Acar


1000 kg cana de acar

90 kg acar

70 L lcool 910 L vinhoto

12 L lcool 156 L vinhoto

Processo de Produo de Etanol


y

Sistema desenvolvido pela FEA-UNICAMP:


Triplicar a produtividade. Reduzir os custos.

Sistemas Tradicionais
y

Fermentao sistema descontnuo ou batelada alimentada: tanques devem ser esvaziados.

Novos Sistemas
Dornas de fermentao em sistema contnuo:
y

Alimentao e retirada do produto tem a mesma vazo.

Sistema desenvolvido pela FEA-UNICAMP:


y

Utiliza o conceito de fermentao continua e inclui a Extrao a Vcuo do Etanol. Etanol.


Etanol maior presso de vapor que os outros componentes da mistura Evapora ao entrar em um sistema de baixa presso.

Tcnica Convencional
O prprio etanol txico para os microrganismos: 9 a 10GL = inibio da atuao. y Alimentao de sacarose = mximo 18% do caldo de fermentao (180 g/L).
y

Sistema desenvolvido pela FEA-UNICAMP:


Usina tanques fechados de grandes propores, acoplados a centrfugas. y Laboratrio bombas helicoidais para a circulao do meio de fermentao do sistema e um filtro. y Quando o caldo rico em etanol entra no tanque despressurizado (tanque flash), uma frao do lcool evapora e, posteriormente, condensada em outro reservatrio (Daniel Atala). y O lcool sai do processo de evaporao com uma concentrao intermediria de 50 GL (ou 50%), enquanto que no processo tradicional este valor gira em torno de 9% ou 10%.
y

Sistema desenvolvido pela FEA-UNICAMP:


y

Produtividade: a retirada do etanol (inibidor) permite alimentar o fermentador com mais acar.
No laboratrio conseguiu-se at 350 g/L.

Possibilidade de triplicar a concentrao em sistema aperfeioado em planta industrial.


O mesmo tanque produziria equivalente a trs tanques. o

Sistema desenvolvido pela FEA-UNICAMP:


y

Reduo de custos:
caldo mais concentrado < produo de linhaa = menos caminhes (3 vezes) para despej-lo como fertilizante em plantaes

Sistema desenvolvido pela FEA-UNICAMP:


y

Reduo de custos:
Eliminao da necessidade de resfriamento das dornas. Fermentao alcolica libera calor sem sistema de temperatura do caldo (45 ou 50) resfriamento = morte dos microrganismos. Dornas so muito grandes resfriamento com trocadores de placas externos, por onde circula gua fria.
x Trocadores so os equipamentos mais dispendiosos de uma usina e de manuteno tambm carssima.

lcool lquido altamente explosivo no txico em contato com a pele

lcool em gel devido a sua composio especial inibe as caractersticas de explosividade do lcool tem sua inflamabilidade inicial controlada, no permitindo o flash imediato quando entra em ponto de fulgor. Atua controladamente, evitando a queima dos dedos das pessoas que utilizam fsforos. no txico. Os aditivos nele adicionados para retardar o tempo de chama e controlar sua explosividade so comprovadamente atxicos, do mesmo tipo utilizados em cosmticos. A mesma quantidade de lcool (1 litro de lcool versus 1 litro de lcool em gel ) este ltimo queimar em um tempo 4 a 5 vezes mais lentamente, dependendo das condies do ambiente. (umidade, calor, vento, etc.) Quando derramado, mesmo que em chamas, devido a suas caractersticas de tixiotropia (viscosidade) o mesmo no se espalha, mantendo o fogo localizado. Contrariamente, o lcool em Gel ou em forma slida, j conhecido e utilizado em outros paises h mais de 25 anos, devido a sua segurana no manuseio e outras vantagens associadas. O lcool em gel para queima no limitado por essa lei, nem apresenta os riscos durante movimentao, transporte e armazenamento como o lcool liquido.

queima rapidamente devido ao seu alto poder de inflamabilidade.

Quando derramado em qualquer superfcie, se estiver em chamas, as mesmas se propagaro rapidamente, tendo em vista seu fcil espalhamento.

Os riscos do lcool lquido, associado a sua escassez na Europa, fez com que h mais de 20 anos o mesmo tivesse sua venda controlada. O mesmo somente vendido em farmcias como medicamento. Devido ao controle implementado pela Anvisa, o lcool liquido para efeito de queima (acima de 92 GL), somente pode ser fornecido em embalagens mnimas de 200 litros, i.e. para uso industrial.

Composio do lcool em gel


lcool etilico 96 GL - 70% y Carbopol 676 - 0,720% y Trietanolamina - 0,70% y gua q.s.p - 100%
y

Modo de preparo
Misture o carbopol no alcool homogeneizando sem parar e de forma gradativa para no formar bolhas de carbopol. y Em seguida adicione sob agitao lenta agua e agite bem para melhor homogeneizao. y Corrigir o pH entr 7,0 a 7,5 com trietonolamina.
y

Combustvel
y

Durante a dcada de 70, o governo brasileiro foi motivado a desenvolver e viabilizar um Programa Nacional de lcool Combustvel (PRO-LCOOL), a PRO-LCOOL partir da cana-de-acar, devido s crises mundiais do petrleo: Conscincia de fonte esgotvel; Criao da OPEP; Conflitos no Oriente Mdio.

y y y

Combustvel
y

De acordo com o decreto n 76.593, a produo do lcool oriundo da cana-de-acar, da mandioca ou de qualquer outro insumo deveria ser incentivada por meio da expanso da oferta de matrias-primas com especial nfase:

 Aumento da produo agrcola;  Modernizao e ampliao das destilarias existentes;  Instalao de novas unidades produtoras, anexas a usinas ou autnomas, e de unidades armazenadoras.

EVOLUO DO PROGRAMA NACIONAL DO LCOOL Prolcool


1a. 1975 a 1979 - Fase Inicial: esforo foi dirigido sobretudo Inicial para a produo de lcool anidro para a mistura com gasolina. 2a. 1980 a 1986 - Fase de Afirmao: criados organismos como Afirmao: o Conselho Nacional do lcool - CNAL e a Comisso Executiva Nacional do lcool - CENAL para agilizar o programa. 3a. 1986 a 1995 - Fase de Estagnao:contra-choque do Estagnao: petrleo, colocou em xeque os programas de substituio de hidrocarbonetos fsseis e de uso eficiente da energia em todo o mundo.

EVOLUO DO PROGRAMA NACIONAL DO LCOOL Prolcool


4a. 1995 a 2000 - Fase de Redefinio: os mercados de Redefinio: lcool combustvel, tanto anidro quanto hidratado, encontram-se liberados em todas as suas fases de produo, distribuio e revenda sendo os seus preos determinados pelas condies de oferta e procura. 5a. Fase Atual: trinta e cindo anos depois do incio do Atual: Prolcool, o Brasil vive agora uma nova expanso dos canaviais com o objetivo de oferecer, em grande escala, o combustvel alternativo.
Motores flex & Sustentabilidade

Combustvel
y

lcool hidratado, comercializado via bombas especficas nos postos de abastecimento, em veculos movidos exclusivamente a lcool e em veculos Flex Fuel;

lcool anidro em mistura obrigatria gasolina. A lei n 8.723, de 28 de outubro de 1993, dispe que o Poder Executivo fixar o percentual da mistura de lcool anidro na gasolina no intervalo de 18% a 25% 25%.

Combustvel
y

Desde 2005 a indstria aeronutica Neiva, subsidiria da Empresa Brasileira de Aeronutica (Embraer), comercializa avies agrcolas movidos a lcool hidratado usados para pulverizao de lavouras.

Motos flex Honda Modelo: CG Titan Mix

Combustvel
y

Em outubro de 2007 ocorreu o lanamento do primeiro nibus brasileiro movido a lcool, no mbito do Projeto BEST - BioEthanol for Sustainable Transport

Combustvel
Exportao
 

Em 2011 (at abril) o Brasil exportou 356 milhes de litros de lcool. O Brasil exporta para pases como EUA, Japo, Jamaica, Nigria, Coria do Sul, Sucia, Pases Baixos (Porto de Roterdam, Holanda), Costa Rica, El Salvador e Mxico.

Fonte: IEA (Instituto de Economia Agrcola)

Combustvel
Cooperao Internacional O Frum foi lanado em 2007 e trata-se de uma iniciativa brasileira para o desenvolvimento do uso de biocombustveis com o objetivo principal de promover a consolidao de um mercado internacional para os biocombustveis e, em particular, com vistas a transformao do lcool combustvel em produto comercializado internacionalmente. internacionalmente.

Outros lcoois

Metanol

 Encontrado

na forma lquida, com ponto de fuso de -98C, inflamvel , txico ao organismo e possui uma chama invisvel. rota mais comum para produo do Metanol atravs do gs de sntese (gs natural).

A

Metanol
A tecnologia, ainda experimental, compreende a preparao da madeira (eucalipto, no Brasil) com:
   

Picadores; A gaseificao; Limpeza do gs de sntese Reforma para CO e H2, ajustando a razo molar CO/H2 para 2.

 

O gs resultante comprimido e, por catlise, produz o metanol. A gua removida por destilao.

Metanol


Utilizado em larga escala como solvente industrial, na indstria de plsticos, como solvente em reaes de importncia farmacolgica. Tambm pode ser usado como combustvel em algumas categorias de postos nos EUA.

Isopropanol


O lcool isopropilico um liquido transparente e incolor, solvel em gua, voltil, altamente inflamvel. Levemente txico se ingerido ou absorvido pela pele, podendo causar leses na crnea.

 Produo se d atravs da mistura de gua e propeno:  Indireta, via utilizao do cido sulfrico;  Direta utiliza um propeno mais puro.

As duas formas de produo exigem uma destilao para separa a gua do isopropanol.

Isopropanol

Utilizado na indstria de tintas, vernizes e removedores; para limpar componentes eletrnicos, superfcies de vidro e quando misturados detergentes no inico, pode ser utilizado na limpeza de lentes de culos e outros materiais;

1,21,2-Etanodiol - Etilenoglicol
y

Mesma reao de sntese do metanol, porm catalisada por Rdio ou Rutnio: 2CO + 3H2 HOCH2CH2OH

Principal constituinte dos fluidos anticongelantes e para radiadores de automveis.

Referncias
http://www.iea.sp.gov.br/out/LerTexto.php?codTexto=4010 http://www.biodieselbr.com/energia/alcool/metanol-biomassa.htm http://www.slideshare.net/renato_akira_okita/apresentao-trabalhode-etanol-presentation http://www.eq.ufrj.br/biose/nukleo/aulas/Microbiol/eqb353_aula_1 2.pdf http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/junho2005/ju293 pag8a.html Acesso em 23/05/2011 www.anp.gov.br Acesso em 22/05/2011. www.petrobras.com.br Acesso em 22/05/2011.

Anda mungkin juga menyukai